Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Speedcrunch, calculadora programável multiplataforma, poderosa e simples

Enviado por cochise (cochisepoetaΘgmail·com):

“Na área de ciências exatas não raro é preciso fazer cálculos longos, complexos, usando valores que se repetem varias vezes. Por isso existem calculadoras científicas, financeiras, estatísticas extremamente poderosas como as da HP. A curva de aprendizado dessas calculadoras entretanto costuma ser extremamente alta.

A Speedcrunch é uma calculadora científica escrita em QT com precisão de até 50 dígitos que trabalha com números binários, octais, decimais e hexadecimais, ângulos em graus e radianos e foi concebida para ser simples de usar.” [referência: open.lafactoria.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Robson Cardoso dos Santos (usuário não registrado) em 23/11/2009 às 1:13 pm

    O legal ficou na tradução do site. Tudo misturado hehehehe.

    sheldon (usuário não registrado) em 23/11/2009 às 1:26 pm

    O que vc espera do aplicativo se a pagina de download entra em loop?

    devnull (usuário não registrado) em 23/11/2009 às 1:39 pm

    Comigo não entrou em loop…

    cochise (usuário não registrado) em 23/11/2009 às 2:43 pm

    @sheldon
    como instalei pelo gerenciador de pacotes não testei o download. Mas você pode reportar o bug

    A página de download entra em looping. Aqui no serviço, uso o Firefox e Windows…

    cochise (usuário não registrado) em 23/11/2009 às 3:30 pm

    uso firefox e linux e apenas para desencargo de consciência entrei e testei os links.
    A pagina entra, carrega e para.
    para quem está tendo esse problema bizarro, baixa do site do projeto: http://speedcrunch.googlecode.com/

    Maurício Silva (usuário não registrado) em 23/11/2009 às 5:14 pm

    Aqui baixou tranquilamente, sem bugs. Firefox 3.5.5

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 23/11/2009 às 8:11 pm

    Essa calculadora vem por padrão no Kubuntu, mas eu recentemente estou usando o Kcalc porque ao ser carregado ele já é a janela ativa, ou seja, você pode começar a digitar no teclado imediatamente. Já o Speedcrunch precisa que você clique na janela dele para poder digitar as operações.

    Vidente Digital (usuário não registrado) em 23/11/2009 às 9:42 pm

    Esse é um projeto muito promissor. Quem sabe, em um futuro próximo (muito próximo) teremos uma calculadora de desktop que possa aposentar de vez as “limitadas” HP e TI?

    Uso as versões científicas (e mais poderosas) das mesmas calculadoras, a mais de 10 anos. Elas são ótimas. Mas em vista das crescentes limitações de desenvolvimento (hardware e software), do preço sempre estratosférico, e da limitação de interação com computadores, esse é um projeto que pode acabar de vez com essa letargia (e a falta de vergonha na cara da HP e da TI por terem preços tão altos por algo que nunca evolui de acordo com o resto dos “gadgets” e da própria informártica).

    As calculadoras científicas da HP e TI estão para aplicativos como o SpeedCrunch (pelo menos o que se espera dele no futuro), assim como os telefones fixos estão para os smart-phones. Não evoluem como deveriam e são horrivelmente caros.

    Atualmente tenho utilizado muito o SciLab. Mas falta um módulo “SpeedCrunch” nele (ou algo voltado para emular calculadoras científicas “profissionais” no mesmo) para ficar perfeito. Sabe como é… ficar usando o SciLab para fazer contas científicas mundanas a toda hora é um saco. O SciLab foi feito para suportar grandes projetos em desenvolvimento, além de ser possível projetar módulos para o mesmo. Mas falta esse tipo de “interface” (nem que seja um módulo a parte) para que o mesmo possa ser utilizado em pequenos projetos. Ou até mesmo em salas de aula ou provas, onde você precise fazer contas científicas “mundanas”, e poder gerenciar essas informações de forma trivial (como se faz numa HP ao se calcular integrais, ou mesmo traçar planos no espaço). Inclusive gosto muito da notação polonesa reversa e acho que a mesma deveria ser implementada em qualquer calculadora, como uma opção extra de interação.

    O SciLab é poderosíssimo. Mais poderoso que o MatLab e cia., além de ser um projeto de código aberto. Mais ainda falta muita evolução modular em sua interface para atender “com um sorriso no rosto” qualquer profissional de qualquer área que necessite “efetuar cálculos” simples e/ou complexos (sim! poder utilizar o SciLab como uma calculadora científica “normal” como uma HP seria ótimo, principalmente com a opção de botões de “funções”).

    O futuro de qualquer dispositivo é a sua implementação em/com computadores. E o hardware, que venha a parte para podermos brincar de programar nele (sempre mantendo a interação com os computadores). E que sempre sejam projetos livres e de código aberto (e para Linux). Mais uma vez, parabéns aos desenvolvedores do SpeedCrunch e a toda sua comunidade. Espero que esse projeto cresça a todo vapor. Sucesso!

    Leonardo Marques (usuário não registrado) em 23/11/2009 às 10:35 pm

    Na boa, não troco minha HP 50G por nada nesse mundo. Eu faço trabalhos científicos tanto usando o MATLAB, Maple e o FORTRAN. Na hora do dia-a-dia, pra resolver problemas mais simples que exigem agilidade, na hora da prova, nada se compara a praticidade e a velocidade de uma HP.

    De fato, a curva de aprendizagem tem inclinação de quase 90º e realmente ela não tem nada de autoexplicativa, mas depois que se pega o traquejo (é bom ter o manual por perto), ela funciona muito bem e é uma mega ferramenta.

    Estou instalando essa speedcrunch para testar.

    tails (usuário não registrado) em 24/11/2009 às 1:26 am

    O pessoal aqui manja mesmo…

    Vidente Digital (usuário não registrado) em 24/11/2009 às 6:29 am

    @Leonardo Marques

    Infelizmente, por enquanto, ainda não existem substitutos adequados para as calculadoras científicas da HP e da TI. Mas espero que isso seja por pouco tempo (muito pouco tempo). Nós precisamos e muito de uma calculadora dessas em nossos computadores, notebooks, e até mesmo, em nossos netbooks.

    Se você tivesse toda a funcionalidade e praticidade de uma HP 50G, ou mesmo de uma TI-Nspire CAS, ou uma Voyage 200 em seu computador (não emuladas, mas sim, aplicativos com botões que pudessem pegar o melhor de todas elas em uma interface de seu computador) você não usaria?

    Por que pagar caro em um hardware limitado se você pode ter uma pluraridade de ferramentas em um único dispositivo (computadores), rodando tanto sistemas operacionais quanto softwares livres?

    Hoje o SpeedCrunch nem se compara em poder a uma calculadora HP ou TI, Mas pense na potencialidade de um aplicativo como ele no futuro, funcionando diretamente em seu computador. O quanto ele pode crescer, que as respectivas calculadoras não conseguirão acompanhar? Agora pense na realidade brasileira. Do pouco dinheiro que a maioria esmagadora teria (e sempre teve) para gastar em um “dispositivo” como esse (calculadoras científicas decentes).

    Hoje, aqui no Brasil, as calculadoras HP dominam a cena nas áreas tecnológicas, universitárias e/ou técnicas (a TI nunca teve interesse e/ou condições de penetrar nesse mercado aqui no Brasil). Mas sempre foi para poucos, devido aos sempre altos custos desses “gadgets científicos”.

    Imagine que, um aplicativo como o SpeedCrunch, se bem desenvolvido, poderá suplantar em funcionalidade e facilidade de uso uma HP ou uma TI. E por ser um projeto de software livre, todos terão acesso através de um computador (e não precisarão pagar nada por isso). Inclusive, você poderá ter várias ferramentas poderosas em um único container (o computador, seja ele um desktop, um notebook, ou mesmo um netbook), sem gastar mais que o hardware utilizado, e ainda poder levar para a sala de aula, tanto para estudar (se você for aluno) quanto para dar aula (se você for professor).

    Hoje com certeza o SpeedCrunch não te atende (nem a você nem a mim, nem a ninguém que utiliza a anos uma HP ou TI científicas). mas no futuro, ele ou outros softwares livres que surjam, poderão dominar esse mercado e aposentar de vez essas calculadoras físicas. E assim espero que aconteça.

    Vidente Digital (usuário não registrado) em 24/11/2009 às 6:40 am

    @TODOS

    O erro de loop está no link de download da página traduzida. O link fornecido foi o do texto traduzido, e quem montou a página errou feio ao efetuar o link para download, o que gerou um loop infinito. No endereço:

    http://speedcrunch.org/pt_BR/

    Apaguem a parte do “pt_BR” e recarreguem.

    Vai entrar na versão original, em inglês. Lá vocês irão conseguir efetuar o download do aplicativo.

    Um bom dia a todos.

Este post é antigo (2009-11-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.