Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Senado investiga violação de direito autoral em sua rede

Em continuidade à notícia de ontem (“Congresso em Foco: rede do Senado tem servidor interno de “pirataria”“), o Congresso em Foco apurou que “O Senado retirou da rede interna de computadores milhares de arquivos com músicas, filmes e jogos eletrônicos. Os recursos permitiam a qualquer servidor com senha da rede usufruir e até copiar o produto artístico (…)”

E houve resposta oficial:

O diretor-adjunto do Prodasen, Deomar Rosado, disse ao site que a Polícia Legislativa do Senado será acionada para investigar a divulgação não autorizada do material artístico, uma vez que, nesse caso, “bens públicos foram usados de forma indevida”.

“Uma rede com mais de dez mil usuários não é fácil [de controlar]”, ponderou Deomar, adiantando que a secretaria especial tomará providências além de recorrer à polícia do Senado. “Estamos elaborando uma série de normas para evitar que isso volte a acontecer.”

Em nota encaminhada ao site (veja íntegra abaixo), o Prodasen se exime da responsabilidade pela aplicação dos arquivos, dizendo que a ação teria sido individualizada. “O compartilhamento de arquivos é facultado para o uso em trabalho em todos os microcomputadores do Senado Federal. A utilização deste recurso, bem como de todos os outros oferecidos pelo Prodasen, não autoriza a ninguém o desrespeito a qualquer lei”, diz trecho do comunicado.

Leia a íntegra da nota oficial na matéria do Congresso em Foco. Agradecemos a Alysson dos Santos (alyssonΘprimersistemas·com·br) pela URL.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    machado de assis (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 9:36 am

    Posso ser ingênuo, mas eu realmente acho que essa rede era acessada mesmo pelos funcionários do baixo escalão. Não creio que os senadores soubessem disso.

    Eu trabalhei em órgão público, sei como funcionam essas redes internas. Sempre tem uma mafiazinha que quer se beneficiar das facilidades e da certeza da impunidade. Sem fiscalização rígida dos responsáveis (neste caso, o PRODASEN), a coisa descamba mesmo.

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 9:59 am

    “Uma rede com mais de dez mil usuários não é fácil [de controlar]”

    Engraçado. Trabalhei em dois lugares com mais de 250.000 usuários e o controle era muito bem feito, obrigado.

    Conivência é uma palavra que me vem à mente.

    VSMoraes (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 10:19 am

    E como sempre, vai acabar em pizza.

    Não acredito em conivência, ao menos por parte das chefias. Acredito sim em desleixo. Coisas do tipo “dá muito trabalho implementar ACLs e monitorar logs, vamos mapear esta partição aberta pra todo mundo e pronto, fica todo mundo feliz.”

    Smaug (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 10:39 am

    Não acredito em conivência, ao menos por parte das chefias. Acredito sim em desleixo. Coisas do tipo “dá muito trabalho implementar ACLs e monitorar logs, vamos mapear esta partição aberta pra todo mundo e pronto, fica todo mundo feliz.”

    É o que eu acho também.

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 11:00 am

    @adilson

    Verdade. Eu não deveria assumir como maldade alguma coisa que pode ser explicada por pura incompetência. ;)

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 11:02 am

    Realmente, é possível controlar sim. Mas aí vem a questão, controlar O QUÊ? Investigar O QUÊ? Qual é!?

    Isso só ganhou notoriedade por que rolava no Senado, mas muuuitas empresas mesmo – privadas E públicas – possuem material pirata em seus servidores. Trabalhei num grande banco estatal e também tinha. E pode até não ficar num servidor de arquivo (pois nós cuidávamos deles e apagávamos tudo – não por ser pirata, mas por que consumia um espaço considerável em disco), mas sempre existe na máquina de algum usuário, e é compartilhada com todo mundo.

    Eram pendrives e pendrives de filmes descarregados por dia, com direito a rotina de manutenção – exclusão dos antigos, organização dos títulos, etc. E sabem como são os usuários, você pode até proibir (vetofiles do samba é uma maravilha), mas eles vão lá e renomeiam os arquivos, mudam as extensões pra .doc, .zip e etc. Vai sair demitindo funcionário por conta disso? Sem justa causa? Não compensa, sai caro…

    Eu mesmo duvido que os arquivos do Senado foram apagados. E o motivo? Isso é uma questão habitual, todo mundo faz, e só a velha mídia ainda não entendeu como funciona a internet e que isso é impossível de ser bloqueado.

    Eles PRECISAM aprender a usar a internet como aliada, e não desafiá-la. Pois hoje o conhecimento é tão aberto quanto as redes P2P.

    Jjones (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 11:19 am

    Conversa para boi dormir , pelos comentários muitos são coniventes pois não importa a quantidade de usuarios mais sim como é implementado a rede , no fundo é um reflexo da realidade, quem está
    no Senado faz o quer ,se é ético ou não só é definido se gera escândalo na imprensa , depois é só baixar uma portaria “legalizando”
    a improbidade administrativa , é o Brasil

    guax (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 1:01 pm

    “Uma rede com mais de dez mil usuários não é fácil [de controlar]”

    E eles querem por lei controlar os MILHÕES de usuários da internet? Boa cabelo.

    Macunaíma (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 1:55 pm

    Engraçado. No mundo real rolam cabeças por causa disso. No de faz de conta acontece um “bah, foi mal ai”.

    E outra, as empresas que tem mais de 10k de usuários não são controladas bem? Fala serio. Empresas sérias tem muito controle e por quase nada a tua cabeça rola, com toda a razão, isso se chama ética e responsabilidade.

    Pirataria é crime e sempre será crime. Não vendam a desmoralização de uma lei como algo certo ou com um novo produto. Mania do povo seguir filósofos e não usar o cérebro.

    Compartilhar, de uma outra forma, que não seja contra a lei, bacana! Sou totalmente a favor do compartilhamento, não da pirataria, pq sou um dos otários que procura seguir a lei. Agora pirataria é crime(mais uma vez) e fazer apologia contra é oportunismo.

    Usem o cérebro, produzam código. Não sigam um discurso pronto.

    john (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 2:23 pm

    Já trabalhei no prodasen na área de suporte a usuario. Não acharam nada ainda. kkkkk.
    Aquilo ali é uma zona igual aquele plenário!! Funcionarios do Prodasen compartilham material e usam até gravadores de dvd e impressoras pra tirar um extra.

    Paulo Braga (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 2:42 pm

    HAHA agora descobri por que a internet está tão lenta em Brasília. temos um tracker bem no planalto central!

    Tarcísio (usuário não registrado) em 3/06/2009 às 3:55 pm

    Infelizmente aqui no Brasil não podemos dizer que o exemplo deve vir de cima, pelo contrário, de cima só temos maus exemplos.

    Um crime no senado?!?! =O Pare o mundo que eu quero descer!

Este post é antigo (2009-06-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.