Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Screenshots: notificador do Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope dá as caras

“Já se falou bastante no notificador da próxima versão do Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope. Como uso a versão Alpha fiz algumas capturas de tela para mostrar.

Ainda há mais programas que tendem a usá-lo.”

Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com) – referência (andregondim.eti.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bandeira (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 8:04 am

    http://growl.info/

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 8:19 am

    Vamos ver se até o 9.10 muda mais o visual como o disseram. :P

    Mas gostei das notificações.

    Tilt (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 8:26 am

    Windows-like.

    diego (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 8:40 am

    Windows-like.
    mac-like?

    tenchi (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 9:03 am

    Não sei para que estardalhaço por causa disso… Caramba, em minha opinião os balõeszinhos amarelos estavam muito bons.

    Foi só uma mudança na aparência da coisa! Se eles estivessem refazendo toda a especificação do sistema de notificação, aí até haveria razão. Mas foi só uma mudança no visual. Basicamente um “tema”!

    Caramba Canonical. Que tal colaborar, por exemplo, para a melhoria do protocolo “systray”, considerado por muitos como não um rascunho, mas um lixo, por exemplo? Ou uma maior atuação dentro da freedesktop?

    Passei a ter uma certa simpatia pelo Ubuntu, mas vejo que ele muito barulho – quantas vezes notícias relacionadas com este notificador saíram aqui no br-linux ou em outros blogs? Muitas – por pouca coisa ainda. As mudanças tão necessárias que tanto falam (seremos mais bonitos e usáveis que o OS X!) não chegam nunca, e pelo que vejo não está havendo esforços com relação a isso.

    Fred (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 9:19 am

    @tenchi
    De acordo com este link [https://wiki.ubuntu.com/NotifyOSD] a coisa vai além de um simples tema.

    Alex (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 9:19 am

    Isso é reflexo da explosão de blogs. Quase todo mundo tem um blog e é preciso gerar conteúdo. Por isso, existem muitos blogs com tantas notícias de importância duvidosa. Contudo, quem não se interessa, é só ignorar. Pra falar a verdade, gastei mais tempo escrevendo essas linhas do que lendo o notícia dos balões. :-)

    Henrique (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 11:00 am

    “Foi só uma mudança na aparência da coisa! Se eles estivessem refazendo toda a especificação do sistema de notificação, aí até haveria razão. Mas foi só uma mudança no visual. Basicamente um “tema”!”

    Mesmo saindo tanta notícia sobre isso no BR-Linux você ainda fala uma besteira desse tamanho?

    Não é só uma mudança na aparência, ele funciona de um modo bem diferente pois: a) ele se limita a dar notificações não instrusivas, ao contrário dos balões b) ele é um concentrador para qualquer aplicação emitir sua notificação (como o Growl do Mac) c) refizeram toda a especificação do sistema de notificação, as notificações agora não tem mais botões e os aplicativos que as usam tem patchs aplicados…

    Enfim, não foi só “deixar bonitinho”.

    Rodrigo Manga (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 11:05 am

    falou tudo henrique!

    a principal coisa é que existe uma fila de notificações pra não explodir sua tela de balãozinhos, tem muito mais coisa envolvida q um simples TEMA

    braun1928 (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 11:09 am

    Comparável com o knotify? Até onde minha limitada capacidade de fuçar chegou, parece um sistema tipo o knotify. Talvez com uma uniformidade nas mensagens e na aparência…

    Allan (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 11:39 am

    Tenchi, você tem toda razão, toda essa afobação por um notificador? Mew, systray está um lixo e a Canonical nada…

    Jonas Costa (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 1:20 pm

    O diabo com o Ubuntu não são as notificacoes, é o excesso de promessas.A tão esperada “interface nova” propalada pelo Canonical Guru, cadê? E ainda não vimos os temas novos, sem marrons please,bem como interfaces com maior usabilidade.

    É preciso falar menos e entregar mais experiência rica ao usuário.O resto é campanha eleitoreira, disso o Ubuntu nem o SL precisa.

    Na minha opinião, um sistema de notificações que cumpra melhor o seu papel sem ficar no caminho do usuário cabe direitinho na sua categoria das novidades que levam a “interfaces com maior usabilidade”. O fato de seu desenvolvimento ser patrocinado diretamente por um distribuidor torna a solução ainda mais bem-vinda para mim.

    No que me diz respeito, podem postergar indefinidamente a criação de novos temas, se forem agregando funcionalidades adicionais que tornem o ambiente mais funcional. Eu já aprendi a mudar os temas, mas não sei criar novos sistemas de notificação.

    E não tenho a menor expectativa de que algum dia uma “tão esperada interface nova” caia do céu, prontinha, e de uma vez só. A mudança é incremental e ocorre aos poucos, como esperado.

    Joaquim (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 5:21 pm

    http://growl.info/ [2]
    Uso no meu MAC!

    Jonas Costa (usuário não registrado) em 27/02/2009 às 7:15 pm

    Augusto,

    em parte tens razão:”O fato de seu desenvolvimento ser patrocinado diretamente por um distribuidor torna a solução ainda mais bem-vinda”, ocorre que o “mundo Ubuntu” aprendeu muito rapidamente a soltar “sonhos de verão” sobre usabilidade e experiência do usuário (sic).Minha bronca é simples: O Ubuntu não pode ficar fazendo vapor sobre o que só será entregue de modo “incremental e ocorre aos poucos”, ou seja, não espero um OSX like, nem me prometam interfaces novas. Se corrigirem bugs, melhorarem perfomance e simplificar as tarefas do dia-a-dia, já fico feliz.

    alguém sabe se este projeto do notificador será contemplado ao gnome? ou se será usado só no ubuntu.

    .deb (usuário não registrado) em 28/02/2009 às 9:40 am

    Deixem o Tio Mark ficar feliz de divulgar uma novidade que sua equipe desenvolveu!
    Eles estão trabalhando e isso é o que importa.
    Lembrem que não é só a Canonical que distribui Linux pra desktop, então não adianta nada cobrar que apenas ela resolva todos os problemas…

    Mas eu sei que no fundo todo mundo gosta de ver o linux (neste caso o Ubuntu) saindo diariamente nas notícias.

    Comemorem junto com o Tio Mark.

    ;-)

    De minha parte, se estivesse mesmo sendo feito algum marketing do produto baseado em uma visão de futuro ou em planos a longo prazo, seria muito bem-vindo também, em especial se pudermos continuar acompanhando estes planos se transformarem em realidade.

    Wallacy (usuário não registrado) em 28/02/2009 às 11:09 am

    Jaunty Jackalope….. Ainda vou conseguir falar isso sem me enrolar!

    A primeira vez que vi uma area de notificação assim, no KDE4 pensei! Ei porque não fizeram isso antes! E realmente aquelas telinhas de aviso no centro são um saco. Adorei quando conectei minha pendrive ainda no KDE 4.0 e percebi que subiu uma janelinha pequena perto do relógio mostrando os dispositivos conectados.

    É muito legal ver boas ideias sendo levadas adiante.

    Wallacy (usuário não registrado) em 1/03/2009 às 5:42 pm

    Pô esse sistema de moderação ta virando piada… Agora que fui ver que minha mensagem foi moderada! Até elogios é passível de moderação negativa? O que tem de errado com minha mensagem?

    Veja como funciona a moderação pelos usuários, que não é piada e a que todos os comentários estão sujeitos.

    Wallacy (usuário não registrado) em 1/03/2009 às 11:35 pm

    O sistema em si não é piada… O problema são justamente as pessoas que estão fazendo mal uso dele. Existem pessoas que simplesmente moderam um comentário porque “fulano falou”.

Este post é antigo (2009-02-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.