Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“ReactOS: Uma alternativa real ao Windows?”

Enviado por kristiang (kristiangΘbol·com·br):

“Reportagem publicada na revista Espirito Livre e replicada no blog ReactOS Brasil traça um historico do projeto e depois vislumbra um futuro para o sistema. Depois da polêmica do último artigo sobre o ReactOS no BR-Linux, este artigo elucida muitos pontos levantados pelos defensores e detratores do projeto. Vale a pena dar uma lida!” [referência: reactosbrasil.blog.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 4:13 pm

    “Sinceramente espero que em dez ou quinze anos o ReactOS tenha se consolidado como uma real alternativa ao Windows,”
    Quem viver, verá.

    arrozfeijao (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 4:22 pm

    Em 10 ou 15 anos? tá parecendo a ladainha “do ano do linux no desktop”…

    em 10 ou 15 anos é capaz de nem mais existir windows, nem microsoft, ou talvez nem linux.

    Se em 5 anos acontece tanta coisa, em 10 acontece mto mais.

    beto (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 4:29 pm

    “…Sinceramente espero que em dez ou quinze anos o ReactOS tenha se consolidado como uma real alternativa ao Windows… ”

    Descordo totalmente. Usar o windows 2000 daqui a 15 anos é o mesmo que usar o Windows95 hoje ! Sem contar, que em 15 anos estaremos falando de cloud computing.

    beto (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 4:30 pm

    O autor do ReacOS que me perdoe. Mas mesmo após o artigo, continuo não vendo sentido em desenvolver o sistema.

    Habeas_Corpse (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 4:34 pm

    até lá os emos já tomaram conta do mundo

    Sinceramente, acho que o “haiku os” fica pronto primeiro.
    Não vejo motivo para um clone tão desatualizado do Windows.
    Já o Haiku é um sistema operacional feito para desktop sem nenhum vestigio de servidor do mundo unix, ele pode ser interessante por ser bem mais exuto para o desktop. Mas estou satisfeito com o Linux, só queria que a combinação wine+ati radeon fosse tão boa quanto a combinação wine+nvidia.

    Vinícius (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 4:46 pm

    “beto: Descordo totalmente. Usar o windows 2000 daqui a 15 anos é o mesmo que usar o Windows95 hoje ! Sem contar, que em 15 anos estaremos falando de cloud computing.”

    concordo em parte com vc beto, só não concordo com o marketing do cloud computing, no qual espero nunca depender…

    Um Windows 15 anos atrasado não pode, mas um Beos 20 anos atrasado, pode.

    hehehe

    Ronaldo (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 5:11 pm

    será…

    um salve pra galera da xurupita, e pro Márcio da pizzaria por do sol.

    cristo (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 5:49 pm

    Espero que realmente esteja pronto daqui a 5 anos, pois vei ser muito util para diversas empresas de legado.

    Lembrando a muitos desinformados que o Windows 3.11 só teve seus reparos e atualizações terminados em 2008 e até este ano ainda tinha muitos Windows 3.11 rodando por ai em muitas empresas legadas.

    Para um usuario qualquer um sistema de 10 ou 15 anos é um lixo que deve ser jogado fora, mas para um usuario empresarial seria dinheiro jogado fora, por tal razao se este sistema estiver estavel e pelo menos 99% funcional em relacao aos aplicativos do proprio windows entao estas empresas com toda certeza estaram usando sistema como substituto para seus tantos produtos defasados e sem suporte (além de reduzir muito as dores de cabeça dos administradores e desenvolvedores em questao).

    Barba (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 5:53 pm

    @cristo

    Só para informação:

    Developer: Microsoft
    Releases: Release date 1992-04-06; 17 years ago (info)
    Current version: 3.2 (1994) (info)
    Source model: Closed source
    License: Microsoft EULA
    Support status: Unsupported as of 31 December 2001

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 5:58 pm

    Ó… o ultimo BeOS saiu em 2000 se não me engano… O Haiku pode manter a compatibilidade com essa ultima versão mas mesmo assim ele tem as características dos sistemas mais novos. Não acho que ele seja um sistema ultrapassado.

    Rogério Garcia - RoG. (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 6:25 pm

    Vamos pegar leve pessoal.

    É só dizerem não. :-P

    Conan (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 6:48 pm

    @cristo,

    Oque é uma empresa legada?

    ssss (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 7:10 pm

    Perder tempo com um sistema que simula tão bem o windows que tem BSOD e que não vem com programa nenhum que preste, assim como o windows, é dose ! O que falta mais ? Usar e abusar do sistema rodando como administrador e pegando tudo que é vírus ?

    Só o wine já é o suficiente e roda em linux. Se o usuário é imbecil o suficiente para não saber usar o menu de um KDE ou Gnome para disparar programas, que é a única coisa que o windows serve, não merece usar um computador e sim uma sela, ferraduras e rédeas !

    Linux + wine + associação da extensão .exe com o wine é a única coisa que usuários burros, digo, leigos, precisam.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 7:15 pm

    Como usuário eu não tenho o menor interesse de ter esse SO no meu computador, mas acho fascinante um grupo conseguir reproduzir um SO fechado.

    “mas para um usuario empresarial seria dinheiro jogado fora, por tal razao se este sistema estiver estavel e pelo menos 99% funcional em relacao aos aplicativos do proprio windows entao estas empresas com toda certeza estaram usando sistema como substituto para seus tantos produtos defasados e sem suporte (além de reduzir muito as dores de cabeça dos administradores e desenvolvedores em questao).”

    Hoje em dia não existe mais tantos sistemas legados tão antigos assim, nem em países pobres.

    E as poucas empresas que ainda têm só usam porque não possuem o menor interesse em atualizá-los enquanto estiver funcionando. O trabalho que teriam pra atualizar o SO das máquinas sai muito mais caro que comprar um computador mais novo e substituir.

    Muita gente acreditava nessa lenda urbana, inclusive muitos desenvolvedores Linux que aclamavam o SO como o “sistema operacional que vai ressucitar as máquinas legadas”. Felizmente eles caíram por si há anos. Caia por si também, pelo bem do software livre!!

    Bremm (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 8:45 pm

    Fazer um clone que funciona melhor que o original não é clonagem, é evolução. Cada sistema tem seu mérito, e o ser humano tem aversão a mudanças — um exemplo foi o berreiro quando veio o anúncio do fim do suporte do Windows XP (que foi descontinuado duas semanas depois da data que muitos de nós julgamos ser a ideal). Talvez para esse pessoal que não quer nada além de continuar na mediocri^Zmesma interface, o ReactOS seja a única saída. Ao menos nesse caso específico a fragmentação não é tão grande quanto nas 314159265358979323846264338327950 distros Linux que existem hoje.

    Só espero que ninguém compare o tempo de desenvolvimento do Wine e do ReactOS com o GNU Hurd, aí é covardia.

    Só relembrando, o Linus começou sozinho o clone do Minix que deu origem ao que nós conhecemos hoje por Linux, depois do Hurd.

    “Talk is cheap, show me the code.”

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 8:57 pm

    @cristo,
    Oque é uma empresa legada? [2]

    Aliás o trecho todo abaixo, é real? Tem tudo para entrar na história dos comentários do br-linux.

    Lembrando a muitos desinformados que o Windows 3.11 só teve seus reparos e atualizações terminados em 2008 e até este ano ainda tinha MUITOS Windows 3.11 rodando por ai em muitas empresas legadas.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 20/08/2009 às 10:11 pm

    Para os que acham fácil ficar de deboche (ou seria deboxe, já visto a caligrafia de várias palavras mudou após o acordo ortográfico*) ou invés de pesquisar sobre o que está comentando.

    http://www.bestlinux.com.br/index.php/noticias/19/4274

    http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3014268-EI4801,00-Microsoft+anuncia+fim+do+Windows.html

    http://arstechnica.com/hardware/news/2008/11/microsoft-puts-windows-3-11-for-workgroups-out-to-pasture.ars

    Se quiserem mais sobre o assunto _pesquisem_ no Google ou no Bing.

    * Exemplos: licença -> lincesa, xerife -> cherife, encher -> enxer, entre outras.

    E mais uma vez, a discussão sobre o “sexo dos anjos” se inicia… ‘–

    Bom, eu “ainda” não possuo a necessidade de um “ambiente clone” ao Windows, pois a maioria dos meus jogos(Lineage2, Diablo2…) rodam com performance considerável sobre o Wine.

    No mais, boa sorte ao pessoal do ReactOS.

    >>> Linux + wine + associação da extensão .exe com o wine é a
    >>> única coisa que usuários burros, digo, leigos, precisam.

    Até concordo com essa frase, mas o pessoal do REACT não =)
    Citação do site: http://www.reactos.org/pt/about_userfaq.html

    >>> É a nossa visão que Linux+Wine nunca poderão substituir
    >>> completamente o Microsoft(R) Windows(R). ReactOS tem um
    >>> potencial em maior grau de compatibilidade – especialmente
    >>> para os drivers do Microsoft(R) Windows(R) – no qual o
    >>> WINE não se direciona.

    Bom, no meu caso, substitui ;)

    André (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 12:09 am

    Sério que dá até tela azul? Pfff
    Na boa… não obrigado!

    Cardoso (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 4:02 am

    10 a 15 anos. Na boa, nem o pessoal do Hurd trabalha com prazos assim.

    zina (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 4:11 am

    isso é piada neh?

    Cadu (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 5:35 am

    “beto: Descordo totalmente. Usar o windows 2000 daqui a 15 anos é o mesmo que usar o Windows95 hoje ! Sem contar, que em 15 anos estaremos falando de cloud computing.”

    Cloud computing? Daqui 5 anos ninguém nem vai ouvir falar dessa ‘buzz word’… vão inventar outra, que significa a mesma coisa, e que, por sinal, significa a mesma coisa de outros sistemas distribuídos que existiram há 10 anos.

    Cadu (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 5:39 am

    “10 a 15 anos. Na boa, nem o pessoal do Hurd trabalha com prazos assim.”

    LOL… HAHAHAHAHAAHAHahaHAhAHA
    MUITO BOA ESSA!

    @Covarde Anonimo, você leu os links que postou? A versão 3.11 que a MS dava suporte era apenas para alguns poucos dispositivos embarcados, isso porque a empresa que os fornecia tinha um contrato pago.

    Versões Windows mais novas já foram completamente descontinuadas há anos, como o Windows 95/98 e Me.

    Rodrigo Carvalho Silva (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 9:52 am

    Também gostaria de pedir perdão aos contribuidores do ReactOS, mas acho que o esforço seria muito mais válido se fosse direcionado para o Linux, o Wine ou o OpenOffice.org. Acho que tentar correr atrás do Windows é quase uma perda de tempo, pois, daqui a 10 ou 15 anos, mesmo os usuários do Windows XP o verão como algo totalmente ultrapassado.

    Sobre o caso de “empresas legadas”, eles já vão ter uma licença do Windows, por isso, não precisarão gastar dinheiro com isso (até porque a Microsoft não vai estar vendendo mais esta versão). Se fosse gastar dinheiro, seria com suporte, que também se aplica ao ReactOS (só que será muito mais difícil de achar alguém para prestar o serviço).

    ejedelmal (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 11:28 am

    O XP não é um sistema legado? Não foi por isso que a MSFT fez o Windows Millenium Second Edition?

    Bremm (usuário não registrado) em 21/08/2009 às 7:33 pm

    @ Rodrigo Carvalho Silva

    Correr atrás do Windows pode ser “queimar vela boa com santo ruim”, mas realmente tem sistemas legados onde a migração é complicada. Lembro ainda quando houve o “boom” do Flagship para salvar o pessoal que dependia daquela tranqueira conhecida como Clipper (que eu acabei associando ao assistente do MSOffice, mesmo não tendo nada além da pouca semelhança no nome).

    Prova viva de outro pepino foi quando os “coboleiros” saíram das catacumbas para consertar uma “economia” (a desculpa na época é que os dois números a mais no ano ocupariam muito espaço nos DBs). A maioria deve ter programado achando que o mundo ia acabar em 1999… Lá no início da década de 1990 já poderiam ter começado a consertar as datas, e não ia ser aquela correria desenfreada por conta do “bug do milênio”. Não foi um problema restrito do COBOL, muito menos dos programadores e sim dos cabeças-de-alface que ficam dando ordens detrás das mesas dos departamentos de gerência (e não entendem lhufas de informática). Acabou que o alvoroço do Y2K foi parecido com o da gripe H1N1.

    Sem querer ser fatalista, os endereços IPv4 estão “no mico” e 19 de janeiro de 2038 não está muito longe, então seria no mínimo sensato começar a pensar em IPv6 e 64 bits ao invés de passar o abacaxi para as próximas gerações de programas (e programadores).

    Falando nisso, o ReactOS vai passar a 64 bits antes de 2038?

    http://www.codeproject.com/KB/bugs/The-Year-2038-Bug.aspx

    Do we have a solution ?

    Yes, Of course, There have been many solutions proposed worldwide for this problem. Few of them are listed here.

    1.) Re-define the time_t structure as 64-bit.

    This is not a solution as the binary compatibility of the software would break here. Programmes depending on the binary representations of time would be in trouble. So we can not even think of this one.

    2.) Change time_t from 32-bit signed to 32-bit unsigned.

    This seems to be good at first look, but this would just delay(post-pone) the judgement day to the year 2106 as it will give some more scope by adding another usable bit. You will be in the same trouble by then. So this is a feasible solution but not a practical one.

    3.) Shift from 32-bit systems to 64-bit systems.

    Most 64-bit architectures use 64 bit storage to represent time_t. The new wrap-around date with this new (signed)64 bit representation will not come before 290 billion years. It is positively predicted that by the year 2038 all 32-bit systems will be phased out and all systems will be 64-bit.

Este post é antigo (2009-08-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.