Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Programando em Ruby no Estilo PHP

Enviado por Rogerio Ferreira (rogeriotuxΘgmail·com):

“Se você quer programar pra Web em Ruby como está acostumado a programar em PHP, mas ainda não quer se aventurar num dos frameworks modernos pra Ruby, você pode usar o eRuby.” [referência: rogerioferreira.objectis.net]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Só tenho uma palavra a dizer: Nããããããããããããão

    Tudo bem, o negócio é legal até, só que esse título meio que pega mal… Bom, na verdade depende de como você interpreta a expressão “Estilo PHP”

    luiz (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 3:29 pm

    puelocesar,

    Não vai me dizer que você pensou que “Estilo PHP” tivesse alguma relação com POG. Você tem a mente muito poluida.

    foobob (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 3:49 pm

    sinto uma náusea se formando…

    Paul (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 4:31 pm

    luiz: acho que vários pensaram.

    Rogerio Ferreira (usuário não registrado) em 28/08/2009 às 5:33 pm

    Pessoal,

    Não existe linguagem ruim ou uma linguagem que resolva todos os problemas, o que importa para os nossos clientes é a solução, independente de linguagem que você use. Pra muitas coisas o PHP é soberano, não tem pra ninguém, e assim é com todas as linguagens. Eu por exemplo precisava fazer algo, mas um framework como Rails, não se encaixava no que eu queria, precisava de uma coisa como PHP, e como conheço ruby, resolvi usar o eruby, que possibilita escrever código ruby direto nos arquivos HTML. Só isso.

    Henrique (usuário não registrado) em 29/08/2009 às 2:50 pm

    Código embedded é uma péssima prática para qualquer coisa maior que um script. Isso independente da linguagem.

    Daniel Koch (usuário não registrado) em 30/08/2009 às 3:08 am

    Realmente são poucos que pensam por conta própria.

    O problema desses frameworks como o Rails é que eles são montados sob convenções.

    Além da “convenção sobre configuração” pioneira do rails, há aquela convenção final que define a forma como o software “deve ser escrito”.

    Tudo isso gera uma produtividade muito boa, mas obstruí toda a criatividade. Convenção nada mais é do que a somatória do que as pessoas aceitam como certo, e não necessariamente o melhor para determinado projeto.

    As boas práticas, os bons modos, tudo muito bom para qualquer empregador deter controle sobre o código escrito.

    No final, a convenção é segura e confortável para todos e qualquer iniciativa de pular fora dos trilhos será taxada de “péssima prática”, até que o próximo rails venha e determine novas formas.

    Enquanto isso eu fico como o Rogerio, fora dos trilhos. :)

    Que preconceito é esse com PHP? Eu já estou há quase um ano me aventurando com PHP e não vejo pq tanto preconceito com ele…

    Já conhecia a linguagem antes, mas nunca havia feito um sistema realmente sério. Este ano entrei num projeto onde precisava desenvolver um determinado sistema.

    Peguei firme com PHP, peguei mais forme ainda mais firme em css e html, e estou criando um sistema totalmente orientado a objetos em PHP (eu amo o cakephp :-)), pela primeira vez na vida criei um site totalmente tableless. Pode parecer pouco mas para mim foi um avanço imenso. Nunca gostei de desenvolver para web, mas hoje se vc falar “faça isso!” eu até faço cara feia, mas faço :-)

    Há sim como programar em PHP sem apelar para gambiarras. Eu, pela minha pouca experiência, tento me livrar delas sempre que possível.

    O problema é que tive q desconsiderar quase tudo o que já existia no projeto, pois os outros sistemas são feitos na base da gambi, com código e visualização no mesmo lugar (o outro cara usa dreamweaver, nada contra, mas eu não gosto da idéia de arrastar coisinhas, gera um código html totalmente ilegível, imenso, poluído e cheio de tabelas. bleh).

    Usando um framework sério (alguém usa ruby sem rails?), é possível criar um sistema totalmente MVC, modular, sem gambiarras, e tudo isso com PHP. Assim como deve ser possível criar um sistema totalmente gambi com ruby, asp.net ou o que quer que seja. Até em Java :-)

    Ah sim, não me imagino usando algo além do que o Vim para programar :-) Só estou precisando de um vimrc melhor, pois o meu está bem fraquinho…

    Felipe Ribeiro (usuário não registrado) em 30/08/2009 às 11:46 am

    Programar em Ruby no estilo PHP, mas no estilo PHP de *QUEM*?

    PHP, ao contrário de Rails, não inclui entre suas bibliotecas uma de lavagem cerebral, existem várias maneiras de se fazer as coisas, as boas e as ruins. Assim como em qualquer linguagem o bom programador tem o poder de escolha.

    Me dá náusea ver programadores do Fails com suas frescuras e códigos purpurinados que não resolvem os problemas do mundo real e não escalam falando bobagem por aí…

Este post é antigo (2009-08-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.