Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Partido Pirata ganha cadeira também no parlamento alemão

Além da recém-conquistada (via voto dos suecos, como noticiamos recentemente) representação no Parlamento Europeu, agora é a vez da instância alemã do partido chegar ao parlamento federal do país, por meio da mudança de partido de Jörg Tauss, que abandonou o Partido Social Democrata de lá, por discordar – possivelmente em conexão com seu próprio histórico pessoal – da posição deste partido sobre a censura na Internet.

O Partido Pirata, ou German PiratenPartei, ganhou uma cadeira no Parlamento Federal Alemão, duas semanas depois das eleições parlamentares européias.

O grupo político defensor do P2P e da internet livre se beneficiou da mudança de partido de Jörg Tauss, que fazia parte da cúpula do Partido Social Democrata (SPD). Já eleito, ele entrou em conflito com os seus colegas por não concordar com a política de censura da internet adotada pelo partido. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    lewis (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 3:29 pm

    Recomendo:

    http://www.partidopirata.org/

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 5:45 pm

    Espero que ele tenha outras ideias propostas além de defender os interesses de quem baixa conteúdo pirata na Internet.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 5:49 pm

    Absurdo, a mesma coisa que o PCC fundar um partido. Se a ideologia for violar direito autoral é um absurdo.

    Roberto (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 5:55 pm

    “Partido Pirata, organização que defende o acesso à informação, o compartilhamento do conhecimento, a transparência na gestão pública e o direito à privacidade – direitos ameaçados pelas tentativas de governos e corporações de controlar e monitorar os cidadãos. Entendemos que a defesa da chamada “propriedade intelectual” no âmbito digital implica no controle dos cidadãos e na supressão dos direitos civis e liberdades individuais fundamentais. O Partido Pirata do Brasil defende ainda a inclusão digital, o uso de softwares livres e a construção de políticas públicas de forma efetivamente participativa e colaborativa.”

    Profeta do Caos, O que é certo ou errado pode ser considerado o que a grande maioria da população pensa. As leis devem ser moldadas(pelo menos deveria ser) neste pensamento. Logo se a grande parte do povo considera certo baixar conteúdo com direitos autorais, logo este deveria ser permitido.

    Pense como eram as leis antigamente e o q são hoje, muita coisa mudou. Não é a toa que o Partido Pirata esta ganhando força na Europa. Pois se estão ganhando votos deve ter um motivo…

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 6:36 pm

    Você deve falar isso porque nunca criou nada e teve algo copiado descaradamente.

    Profeta do PI (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 7:35 pm

    Profeta do Caos, se o fulano cria algo e tem esse algo copiado descaradamente, ou ele é um abnegado, ou não sabe trabalhar. Aliás, se o fulano que tivesse feito o protocolo tcp/ip tivesse resolvido cobrar por ele, provavelmente seres verminosos como vossa pessoa talvez não tivessem a chance de expor a excrescencia de seus pensamentos. Ou seja, ajoelhe e reze em memoria de seres abnegados.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 8:02 pm

    Nem um problema. Já temos PC do B, PT, PSol e outros voltados para as causas “sociais”…No brasil, um partido pirata não teria como ser pior…

    @Profeta, hoje mais do que nunca está havendo embates entre o modelo atual dos direitos autorais e os consumidores comuns.

    O poder emana do povo e em seu nome é exercido. O poder não está nas gravadoras, RIAAs, ECADs ou mesmo nos autores e cantores, que são poucos em relação a população em geral.

    A mesma canetada que deu direito, um dia pode tirá-lo. RIAA, ECAD, etc. estão dando os últimos rugidos. Ou o direito autoral muda ou será extinto (ok, um pouco menos, mas é nessa linha).

    Veja que ridículo uma ECA(d) da vida está querendo cobrar direitos sob ringtones. Imagina se vc tiver no metrô e seu celular tocar, vc terá que pagar direitos por executar a obra em público, normalmente eles cobram por cabeça.

    E se vc chamar os vizinhos para uma festa? O aniversário do seu filho. O seu casamento? E na mesa de bar quando vc resolve soltar a voz? Se vc for num show e sair assobiando as canções enquanto volta para casa de ônibus?

    É preciso limitar bem o que se pode cobrar pois a corja está sedenta e pode arranjar pretexto em qq situação corriqueira quanto estas que citei.

    Smaug (usuário não registrado) em 25/06/2009 às 9:16 am

    Quer dizer que lá um deputado pode mudar de partido apenas duas semanas depois de ser eleito? Dando uma banana pros seus eleitores, que certamente votaram nele pela plataforma do partido em que ele estava? Interessante… eu achava que essas coisas só aconteciam em nossa chamada (por muitos) República de Bananas (onde, aliás, isso de trocar de partido não é mais possível).

    E então, quem é mesmo República de Bananas?

    ELS (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 7:29 am

    Gostaria de saber se quem escreve software proprietario, seja para sua propria empresa, ou para alguma software house em que trabalha, apoia o Partido Pirata. Seguindo os moldes de liberdade da informacao que eles pregam, software proprietario fechado nao poderia legalmente existir.

    Sobre acesso a obras de terceiros, eu considero isso um privilegio e nao um direito. So’ o criador sabe quanto sua obra vale, e na minha opiniao e’ o unico que deveria ditar como sua obra sera distribuida. O Partido Pirata prega algo que ao meu ver nao so’ limita (ou impoe) as escolhas de quem cria, mas tambem fere suas liberdades individuais.

    Concordo que o sistema de patentes e tambem de direitos autorais precisa ser reformado, mas nem de longe a solucao e’ liberar tudo. Essas solucoes ingenuas nao funcionam na pratica.

Este post é antigo (2009-06-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.