Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Otimizando imagens para web: optiPNG

“O optiPNG é um excelente utilitário para webdesigners e pessoas com pouco espaço em disco, otimizando imagens PNG (e às vezes em outros formatos).

“Ele analisa as imagens e vai fazendo várias tentativas até encontrar a melhor configuração para cada imagem sem que ela perca qualidade. E quando eu digo sem perder qualidade eu falo de lossless! Para isso ele usa os artifícios do formato PNG, que vão desde ajustar a taxa de bits por pixel até indexar imagens em RGB, alcançando reduções de tamanho superiores a 40%, na maioria dos casos.”

Suas otimizações inclusive conseguem reduzir o tamanho de arquivos já otimizados por outros programas mais populares, como o Fireworks e o IrfanView, ambos proprietários. Escrevi um artigo sobre ele, e posteriormente o Keaton escreveu sobre scripts para automatizar seu uso e esses artigos sobre optiPNG no iCaju ficaram muito bem posicionados no Google, o que indica que o programa é um ilustre desconhecido. ;)

Página oficial do projeto. Profissionais da web, conheçam e divulguem-no, vale a pena!”

Enviado por Ygor Mutti (Mamutti) (mamuttiΘicaju·com) – referência (icaju.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Denios (usuário não registrado) em 16/03/2009 às 9:16 am

    É isso o que fascina no mundo do software livre, ser tão bom quanto o pago, vou já otimizar minhas imagens feitas no fireworks!!!!!

    Vits (usuário não registrado) em 16/03/2009 às 9:54 am

    Opa…
    Este é o tipo de ferramenta que deveria constar no “toolbox” de qualquer cidadão que se proponha a manter um site respeitável.
    No final das contas, uma economia de banda vem sempre a calhar.

    FooooF (usuário não registrado) em 16/03/2009 às 10:05 am

    @Denios
    Ou no mundo da pesquisa academica de qualidade. Uma rapida visita ao site pessoal do autor permite que se verifique que ele e’ um pesquisador de primeira.

    Sandro (usuário não registrado) em 16/03/2009 às 10:49 am

    Software Livre

    Este e muitos outros programas oriundo do Software Livre buscam sempre atender as necessidades do próprio programador ou de uma parcela de usuários que precisam deles e este desenvolvedor visualizou, priorizando em si a máxima eficiência. E claro que nem todo SL atingem esses objetivos. Um software livre que eu gostaria que ouvisse seus usuários seria o GIMP, e que mudassem para uma interface sugerida no Brainstorm…

    Software Proprietário

    O grande problema do proprietário é que ele visa mas o comercio do que o cliente em si, pois ele lança um produto e é obrigado pela concorrência ou não, a retirar o máximo do seu produto visem a Microsoft, que pela falta de concorrência apenas aplica patch ao seus produtos visando apenas algumas correções cosméticas (XP, Windows 2000 melhorado), mas as vezes cometem erros, (VISTA e ME). Garanto que se o Vista não fosse tão rejeitado e o avanço do Linux e MAC OS se tornando cada vez mais reais ao mercado, ela ficaria inerte apenas aplicando PATCHs.

    Essa é apenas a minha humilde opinião (IMHO)

    Mamutti (usuário não registrado) em 16/03/2009 às 6:43 pm

    Faltou dizer que o optiPNG roda em Windows, Linux e Mac. Antes tarde do que nunca…

    @Denios: faça um backup das imagens, pois os arquivos otimizados por ele estão para o PNG original como o programa compilado está para o código-fonte.

    Outra dica: o GIMP não trabalha com imagens indexadas (pelo menos não aqui), só RGB. Então se você for usar o GIMP para fazer uma edição posterior no arquivo, uma das soluções é abrí-lo e exportá-lo através do Inkscape ou outro programa que leia PNG’s indexados.

    Paul (usuário não registrado) em 16/03/2009 às 7:12 pm

    Mamutti, estranho seu comentário, já que o formato PNG é um formato sem perdas.

    Mamutti (usuário não registrado) em 17/03/2009 às 4:29 pm

    @Paul: exato, ele é sem perdas no quesito qualidade de imagem. Quando você cria uma imagem com camadas no Fireworks, por exemplo, quando ela é otimizada (tanto pelo Fireworks como pelo OptiPNG) as informações sobre as camadas são eliminadas, pois isto não interfere em nada na qualidade da imagem e as torna mais leves.

    No caso do RGB/Indexado é a mesma coisa… se você otimiza uma imagem P&B ou com muito poucas cores, o arquivo pode ser indexado sem nenhuma perda de qualidade, porém a informação deixou de ser RGB.

    Outro exemplo de otimização, usado com frequência pelo OptiPNG… muitas vezes a paleta de cores definida no arquivo tem muito mais cores do que a imagem, então a quantidade de bits por cor pode ser reduzida sem perda de qualidade.

Este post é antigo (2009-03-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.