Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OpenSolaris em vias de ser descontinuado pela Oracle?

Rumores são rumores, você sabe – mas quando um deles sai num dos blogs da ComputerWorld, acompanhado da afirmação de que foi ouvido tanto de gente da Oracle quanto de gente da Sun, pode valer a pena conferir.

E, neste caso, o rumor é de que os funcionários da Sun ligados ao OpenSolaris estão com medo de demissão (ou de ser realocados internamente para outros projetos, como o Linux) após a Oracle completar a compra da Sun, e a suposição é de que a Oracle vai preferir continuar apostando suas fichas de código aberto no Linux, descontinuando (aos poucos e sem anúncio) o OpenSolaris, ainda que mantenha o Solaris como produto.

É muito cedo para saber, e a própria previsão parece daquele tipo difícil de confirmar objetivamente – afinal, quando teremos certeza de que o OpenSolaris está sendo descontinuado aos poucos e sem anúncio?

De uma forma ou de outra, a curiosidade sobre o que será de produtos como o OpenOffice (para o qual já foram anunciadas intenções de mudanças pós-Oracle), MySQL e os diversos componentes interessantes do OpenSolaris só aumenta, e acaba instigando especulações como esta.

Saiba mais (blogs.computerworld.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Conan (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 7:14 pm

    Bem que a Oracle podia licenciar o ZFS sob a GPL. Isso ia fazer a alegria de muita gente!

    Rogério Garcia - RoG. (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 7:18 pm

    De qualquer forma, já deve ter alguém preparando seu fork.
    hehehehe
    Agora, se isso é bom ou ruim (fork)…

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 7:33 pm

    O MySQL pode ir pegando a sua senha na fila, pois vai ser o próximo, sem anúncios e silenciosamente.

    Mas se o MySQL acabar, rapidamente surgirá um fork mantido pela enorme comunidade de usuários. Será como o caso do Joomla/Mambo. O MySQL é MUITO usado e com certeza seria continuado sob um outro nome.

    Já o opensolaris realmente traz pouca ou nenhuma vantagem sobre o linux. A única parte interessante dele é o ZFS e se a Oracle liberasse logo sob GPL resolveria o problema dela (usar no oracle Linux) e de todo mundo.

    Na pior das hipóteses ela manteria o Solaris (não o opensolaris) por algum tempo só por causa dos contratos de suporte que a Sun possui e daria um prazo para o fim do suporte.

    O Opensolaris é uma tentativa atrasada da Sun em atrair a atenção dos usuários linux para o Solaris, diminuindo a dificuldade de migração. É um bom sistema mas chegou tarde demais e sob uma licença que não interessa a pouca gente.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 8:06 pm

    Realmente, o OpenSolaris não estava 100%.
    Agora, Se a Oracle licenciar o ZFS também em GPL, aí o negócio começa a ficar interessante!

    Vicente (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 9:52 pm

    Acho que não, vejam o que diz o próprio Larry Ellison nesse FAQ publica pela Oracle no último dia 7/maio/2009:

    http://www.oracle.com/sun/lje-oracle-sun-faq.pdf

    anonimo (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 9:47 am

    hehehe admins de UNIX Solaris vão começar a ficar preocupados.
    Isso daí vai mudar muito o conceito de admins UNIX que falam mal de Linux, não são poucos que fazem isso. Vamos acompanhar pra ver no que dá.

    Linux é sistema operacional do futuro.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 10:48 am

    Nessa altura do campeonato, dúvido muito da descontinuação do OpenSolaris.

    Eles cresce mais que o Solaris e muitos produtos Oracle, em especial o banco de dados, hoje roda na maior parte dos clientes sob a plataforma Solaris e OpenSolaris.

    Descontinuar o OpenSolaris significaria ter que migrar muitos clientes para Linux, Solaris ou Windows.

    Muitos não migrariam para Solaris por ser pago (eles usam OpenSolaris e pagam só pelo banco Oracle hoje). A maioria não migraria para Windows, já que a primeira escolha foi o OpenSolaris (é muito diferente). O Linux até poderia capitar algum desses clientes, mas muita coisa teria que ser alterada.

    Isso aumentaria muito o custo da migração e alguns clientes poderiam querer migrar de banco de dados. Seria um tiro no pé da Oracle.

    Solaris e OpenSolaris são essenciais para o negócios dela hoje. Essa é minha opinião.

    Psantos (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 10:53 am

    É … Infelizmente o OpenSolaris nunca disse a que veio. Era um bom sistema, mas nunca “colou”.
    Por muitos anos a Sun manteve o Solaris versão Intel, mas ao que parece “só para constar”. Nunca fez a menor questão de fomentá-lo.
    Uma pena, teria sido um bom concorrente frente aos SCO Openserver e Unixware que dominaram o mercado Unix/Intel por muitos anos.
    Está certa a Oracle. É uma empresa que visa o mercado e o lucro. Para ela não faz sentido ficar gastando vela com mau defunto.
    Quanto ao Solarão, este tem um enorme parque instalado, uma multidão de excelentes administradores e legiões de fãs. Duvido que seja descontinuado tão cedo. Muito pelo contrário, este deverá ter importância estratégica para a empresa.
    A maioria absoluta das grandes máquinas RISC (IBM, HP, Sun) são destinadas a rodar bancos gigantescos justamente com Oracle. E agora que a ela possui também o hardware, obviamente vai querer empurrar para o cliente a solução completa. E, pelo menos neste segmento não deverá focar no Linux por agora. O pinguim ainda não está pronto encarar os “UNIXÕES” em grandes máquinas RISC.

    Se isso significa um esforço para agregar alguns dos diferenciais do OpenSolaris no Linux, fica difícil de discordar.

    Pacheco (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 3:35 pm

    Acredito que essa noticia não tem bons referenciais pois, considerando as questões do Banco de Dados, até pouco tempo atrás o Solaris era apontado pela Oracle como melhor Sistema Operacional para hospedar os seu principal software o Banco de Dados Orcale 11g.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 7:01 pm

    Se os recursos utilizados pelo open solaris, fossem utilizados para o desenvolvimento de um linux melhor, sim, tá valendo :D. Mais pessoas se concentrando em um único objetivo. Sim, tá valendo.

    Noway (usuário não registrado) em 14/07/2009 às 8:39 pm

    Quem conhece SO sabe que O Solaris é o melhor SO atualmente, imbatível.

    Conversei com um funcionário da Sun no fisl e fiz essa pergunta para ele, se a Oracle não encerraria o Solaris. A resposta foi que os dois principais ativos mais importante da Sun para a Oracle são: Solaris e Java. Hoje, o OpenSolaris está para o Solaris assim como o Fedora está para o RHEL. Os maiores bancos de dados Oracle rodam em Solaris, portanto, quero crer que o Solaris/OpenSolaris continuarão firmes.

    Outra coisa, lembram-se que a Oracle já teve pretensões de criar seu próprio SO quando lançou o unbreakable linux. Nesse negócio a RedHat saiu chateada já que a Oracle queria tomar seu mercado que crescia (Linux+Oracle).

    A Oracle não é flor que se cheire e no final do dia essa compra não vai ser boa para o mundo FOSS.

    falacy_detector (usuário não registrado) em 15/07/2009 às 2:29 pm

    Quem conhece SO sabe que O Solaris é o melhor SO atualmente
    Falacy detected: Linguagem Preconceituosa
    Check http://www.str.com.br/Scientia/falacias2.htm#pl for details.

    Alex Góes Fuhrmann (usuário não registrado) em 15/07/2009 às 10:26 pm

    que?

    Também acho difícil, principalmente porque a divisão do OpenSolaris sempre foi lucrativa, assim com a divisão Java. Só que a divisão OpenSolaris é pequena, mas é o Fedora da Sun.

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 17/07/2009 às 10:46 am

    falacy detector, essa é boa :P

Este post é antigo (2009-07-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.