Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Openginga disponível para download sob licença dupla

Enviado por Overmedia (contatoΘovermedianetworks·com·br):

“Apenas quem acompanhou o heróico trabalho do LAVID/UFPB e TELEMíDIA/PUC-RIO sabe das enormes dificuldades encontradas para a criação da norma Ginga, e para sua implementação de referência, o OpenGinga. Entretanto, finalmente esta etapa foi vencida, e hoje está definitivamente liberado para a comunidade o software que permite a interatividade na TV brasileira: o OpenGinga. Você pode baixar o software liberado pelo LAVID/UFPB.

Na minha opinão, este é um marco, que fecha o primeiro ciclo de desenvolvimento do que talvez seja um dos projetos de maior sucesso de nosso país. Após 4 anos de pesquisa e desenvolvimento, oficialmente, e também aproveitando os mais de 10 anos de experiência destes dois grandes laboratórios de pesquisa, conseguimos integrar pesquisadores, universidades, governo, empresas e sociedade para um objetivo comum, criando um ambiente auto sustentável para o amadurecimento desta fabulosa tecnologia.

Pessoalmente, fico feliz por ter contribuído diretamente em 2005 para o FlexTV, o antecessor do OpenGinga, e mais recentemente na divulgação da tecnologia Ginga, em forma de capacitação tecnológica. A pegunta agora é: o que conseguiremos fazer com essa tecnologia? Estamos acostumados a olhar lá fora (exterior), e trazer para nosso país as idéias de sucesso internacional. Porém, este não é o caso. Nossa tecnologia atualmente é a mais avançada do mundo, e a resposta deverá vir daqui mesmo. A interatividade não decolou em nenhum outro país, mas o Ginga amplia as possibilidades, integrando também os dispositivos móveis, e assim poderemos criar o primeiro case de sucesso do mundo. E a resposta à pergunta anterior? Na minha opinão, dependerá da criatividade de nossos desenvolvedores! E em se tratando de ginga, somos os melhores!” [referência: overmedianetworks.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Esperei alguns dias da notícia original para ver se as coisas eram esclarecidas, mas não aconteceu.
    Fiquei com uma dúvida: Os caras gastaram 7,8 milhões de dólares para comprar um produto, anunciaram mudar totalmente seu modelo de negócio sem ter definido como será este novo modelo, sem pesquisar se os usuários aceitariam/continuariam usando o produto e sem saber se as gravadoras aceitariam tais mudanças (e quais condições seriam impostas).
    É isso mesmo? O dinheiro está sobrando para eles? Ou estou acostumado com outra realidade e este dinheiro nem é tanto assim?

    Comentário na notícia errada…

    André (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 9:49 am

    A idéia do ginga é incrível, mas falta muita coisa, um exemplo básico é a falta da padronização do canal de retorno, e sem ele a interação ( no sentido estrito da palavra ) simplesmente não existe.
    Mas é muito louvável o openginga, espero que não desistam da idéia.

    André Caldas (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 5:45 pm

    OpenGinga é um software com licenciamento duplo. Para uso academico e não comercial, a licença é GPL GNU General Public License Version 2 (GPLv2). Para uso comercial, por favor entre em contato através de email para ginga at lavid.ufpb.br

    Desculpe se eu for um pouco duro… mas eu não consigo ver algo de bom em nada feito por idiotas que não sabem a distinção entre:
    * Comercial,
    * Acadêmico,
    * GPL,
    * Não comercial,
    * Etc.

    É a mesma ideia da biblioteca QT e outros. Difundem a ideia de que a GPL é para estudantes/amadores. Não conseguem associar a GPL com “uso comercial”. É, de certa forma, um retrocesso.

    Acho a TV digital Brasileira uma grande piada. É uma pena que os caras não saibam que o maior valor do ginga é (seria) o fato de ser livre.

    E outra… porque não dizem logo qual seria a licença pra “uso comercial”? (não que a terminologia faça sentido)

    André Caldas.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 3/07/2009 às 6:04 pm

    Software Livre, lincensiado?
    Vejam se tem comentario la nos codigos do ginga ncl…

Este post é antigo (2009-07-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.