Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Open Source na academia

“Cesar Taurion publicou um interessante artigo no Blog dos embaixadores acadêmicos da IBM sobre a utilização do modelo de desenvolvimento Open Source na vida acadêmica.

O artigo mostra os benefícios de se implementar tal modelo no ensino de TI nas faculdades brasileiras e demonstra que os alunos só teriam a ganhar com tal formato.

É uma leitura muito interessante, principalmente para coordenadores que podem se inspirar e alterar as formas como os TCCs são concebidos.”

Enviado por Juliano Martins (julianomΘbr·ibm·com) – referência (ibm.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    John (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 12:25 pm

    Os alunos são medidos por testes e fazem, ao fim do ano o famoso TCC (trabalho de conclusão do curso) de forma individual. Colaboração e team-work não são valorizados nestes testes! São chamados de cola e combatidos…E na maioria das vezes os testes não colocam o problema no contexto, tendem a ser teóricos e fora da realidade do dia a dia do futuro profissional. Para mim este modelo deve ser repensado!

    Lembro de uma coisa que um professor disse: “Se o aluno tira 9 na prova, nao tenho certeza que ele aprendeu. Mas se ele tira 2 eu tenho certeza que ele nao aprendeu nada”. Na minha opiniao os alunos empenhados em realmente aprender nao sofrem com o modelo atual, mesmo porque a maioria dos cursos de TI usam (e abusam) de trabalhos praticos pra avaliar os alunos, muitos deles em grupo. Quanto `a aplicabilidade do que se aprende no “mundo real”, ai depende da qualidade da instituicao e do professor, nao do modelo de avaliacao em si. Quando comecei a estudar aqui na Europa notei grandes diferencas nesse aspecto em relacao ao Brasil. Os trabalhos que os professores passam exigem muito do aluno, e muitas vezes sao problemas reais propostos por grupos de pesquisa ou empresas parceiras. Em algumas disciplinas que fiz rolou contratacao de aluno no final do semestre e ateh mesmo publicacoes.

    b)Atividade real. Fazerem os alunos contribuírem com código real para uma comunidade Open Source existente ou a ser criada pelos próprios alunos, é um trabalho útil e uma experiência profissional sem preço.

    Isso eh muito bonito na teoria, mas mesmo em um curso bom de Ciencia da Computacao eh muito improvavel voce ter pelo menos 10% dos alunos com capacidade e talento para contribuir de fato com um projeto real.

    De resto, o artigo foi mais do mesmo. A principio achei que o autor falaria de software open source produzido na academia e empregados em pesquisas. No Brasil pelo menos a maioria desses softwares, muitas vezes de boa qualidade, nao eh open source. Ja trabalhei com orientadores que nao liberavam o codigo das suas aplicacoes nem pros alunos que faziam doutorado com ele. Falar em uma licensa livre era a mesma coisa que ofender a mae. Nao sei se eh por medo de plagio, ou por objetivos comerciais (e.g., fundar uma empresa no futuro e usar o software como base), mas o fato eh que a comunidade academica brasileira gosta muito de usar open source, mas na hora de abrir os codigos que produz, emprega de toda cautela.

    Tiago Vignatti (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 3:06 pm

    “Imaginem um curso de graduação de quatro anos em ciência da computação. Metade do que o aluno aprende no primeiro ano estará obsoleto lá pelo terceiro ano. Os mecanismos de atualização dos cursos atuais ainda estão, em sua maioria, adaptados aos tempos pré-Internet e não conseguem acompanhar na velocidade adequada a evolução tecnológica.”

    Este cara não cursou ciência da computação e não sabe o que tá falando aqui. Este comentário que ele fez faz sentido em um curso de tecnologia.

    Roberto Parente (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 9:39 am

    Vignatti falou certo…

    Estou no mestrado e lembrando do meu primeiro semestre na graduação:
    i) Álgebra Linear (base de Computação Gráfica)
    ii) Cálculo (isso é base para quase tudo :P)
    iii) Fundamentos de Programação (Pascal e C),
    iv)Matemática Discreta (base para teoria)
    v) Circuitos Digitais.

    Realmente está tudo desatualizado e virou sucata…

    Gostaria de saber quais as Universidades que o Sr. IBM pegou como referência…

    Outra coisa, o Software Livre num surgiu dentro da Academia (GNU, X, BSD, Linux, PGsql e etc)? O artigo deveria ser “Open Source na Academia Brasileira”, faria muito mais sentido…

    Atualizações são necessárias, mas esse artigo é bem fraco…

    Att,
    Roberto

    Juliano (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 10:55 am

    Pessoal, certamente o autor não se refere as matérias fundamentais, e sim as tecnológicas. E isso é fato. Tenho contato com mais que 50 universidades, muitas ainda ensinam coisas do arco da velha. É fato que as faculdades são um pouco engessadas quando se fala em introduzir técnicas e tecnologias novas.

    Qunato a contribuição com um projeto real, concordo que faltaria talento para os alunos contribuírem, então por que não fazer que eles mesmos criassem seus projetos?

Este post é antigo (2009-04-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.