Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ooops! Fedora 11 Beta (KDE Live 64 bits) saiu com pacotes de 32 bits

“Pois é, pessoal, como ninguém é perfeito somos obrigados a pedir que todos os que baixaram as versões F11-Beta-x86_64-Live-KDE.iso comecem novamente a baixar as imagens do zero. Devido a um engano, as versões 64 bits foram compostas com pacotes de 32 bits. As imagens já foram recriadas e agora estão OK. Se você baixou as imagens dos códigos fonte esse aviso também serve para você.

O anúncio foi feito por Jesse Keating e nós realmente lamentamos se isso criar algum incômodo e pedimos desculpas.”

Enviado por Rafael Gomes (rafaelgomesΘprojetofedora·org) – referência (projetofedora.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    ubuntu (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 8:19 am

    “Ninguém é perfeito”, essa é a desculpa dessa vez?

    Uia (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 8:29 am

    Powww!!!
    Será que ninguem verificou a ISO depois de criar?
    Cade o controle? Que tal ao menos ter um checklist!!!
    Não precisa ser algo complexo.. um checklist resolveria o caso.
    Ao vencedor as batatas!!!

    Vocês estão certos, ainda mais pela grande contribuição (moentária, tempo, bugs, etc) que vocês fizeram ao projeto, correto?

    Acho engraçado pessoas que na verdade nem usam a distribuição, não contribuem e ainda assim se sentem no direito de detonar quem está contribuindo (de graça) para que essas mesmos pessoas possam se tornar usuárias do trabalho delas.

    O projeto Fedora é tocado por voluntários, por que vocês não se candidatam a verificar os releases antes deles serem liberados? Taí uma boa contribuição que vocês poderiam fazer ao projeto, sem gastar nada além de tempo e banda de download.

    Eu sei, reclamar é ainda mais barato, né?

    Uia (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 8:45 am

    A velha desculpa: “é feito por voluntários…bla bla bla…..voluntários…bla bla bla”.
    Ser feito por voluntários ou não. não os exime (o Projeto Fedora, não a comunidade) de ter um controle.

    John (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 8:49 am

    Nao eh pq eh feito por voluntarios que o negocio pode ser ruim. Se eles estao comprometidos, que facam um trabalho de qualidade. O minimo que podem esperar eh criticas quando fazem algo errado. Nem soh de boa vontade vive um projeto FOSS, competencia tb eh importante.

    Uia,
    “Ser feito por voluntários ou não. não os exime (o Projeto Fedora, não a comunidade) de ter um controle.”
    Qual a diferença entre o “Projeto Fedora” e a “Comunidade do Projeto Fedora”? O projeto Fedora é feito pela comunidade, apenas alguns indivíduos da comunidade se destacaram e estão em posição de “decisão” quanto aos rumos. Não estou dizendo que não houve erro (claro que houve) mas estou criticando a postura de só reclamar, sem propor nada. Proponha um sistema de verificação, então, seja lá quem for o verificador. Existem muitas formas de contribuir, exigir que o projeto seja como você quer não é uma delas.

    John,

    Não afirmei que pode ser ruim porque é feito por voluntários. Pelo histórico do projeto eles tem lançado coisas de qualidade na maioria das vezes e podemos deduzir que eles sinceramente tentam fazer o melhor.

    Criticar é válido e, quando feito de forma positiva, extremamente bem aceito. QUERER que se faça um trabalho de qualidade, todo mundo quer. EXIGIR que se faça um trabalho de qualidade, só se você for EXIGIDO a contribuir. A diferença nem é tão sutil.

    Minha crítica (não é pessoal em relação a ninguém) é que a maioria critica por criticar, mesmo não ajudando e nem mesmo usando o software. NÃO estou dizendo para não criticar, estou dizendo para não ofender e exigir a perfeição quando a própria pessoa não é perfeita. E se for perfeita, porque não ajudou a fazer algo perfeito? Erros acontecem sim, porque são feitos por pessoas e não máquinas. E pessoas não ficam ofendidas quando a crítica é “olha, encontrei um erro na ISO, estão com pacotes 32 bits quando deveriam ser de 64 bits” mas ficam ofendidas quando a crítica é “nossa, como é que você fez uma bobagem dessas e deixou passar um erro tão infantil como colocar pacotes de 32 bits numa ISO de 64 bits”. O tom da crítica é tão importante quanto o conteúdo, afinal um humano do outro lado vai ler a crítica a um erro dele, o que já não é tão fácil, não precisando ser chamado de incompetente ou burro por causa disso.

    andré (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 9:16 am

    Só tenho uma coisa a dizer: Se alguém acha que algo está ruim então se prontifique a ajudar, o resto é o que eu chamo de “criticismo”, ou seja, mania de criticar, e pior, sem dar soluções práticas.

    Gustavo Lopes (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 9:24 am

    Pois é… criticar todo mundo critica. O cara vem aqui pedir desculpa por um erro que já está corrigido, e mesmo assim vemos pessoas que não se sentem satisfeitas enquanto não criticam e arrasam um projeto. Criticar ainda é mais barato realmente.

    Tião (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 9:32 am

    >>>Vocês estão certos, ainda mais pela grande contribuição
    >>>(moentária, tempo, bugs, etc) que vocês fizeram ao
    >>>projeto, correto?

    Tá certo. Só porque eu USO e não tenho a disponibilidade necessária pra contribuir eu não posso criticar. Essa é a desculpa número 1 que me irrita dentro do mundo Linux

    >>>A velha desculpa: “é feito por voluntários…bla
    >>>bla bla…..voluntários…bla bla bla”.

    E essa, é a desculpa de número 2…

    Antes de criticar, devemos lembrar que é um Beta! Versão para corrigir os problemas, e pelo post, estão concertando. Depois podemos criticar, mas devemos sempre nos concentrar em fazer criticas construtivas, que apontem os defeitos e se possível, como concerta-los. Criticar só por criticar é muito fácil. Elogiar também é preciso! Não esqueçam disso. Afinal a ultima versão estável do Fedora esta muito boa. O Fedora tem se tornado uma distribuição muito estável e bem acabada, com problemas as vezes como qualquer software.
    Tem bastante gente usando o Fedora 10 aqui na empresa,e gostado bastante.

    Luiz Henrique Coelho (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 9:52 am

    Lamnetável!!
    É uma invasão aqui…
    Uns pacotinhos bestas que por engano foram parar em uma iso alí…
    Usava o Fedora… Deixei de usar a um certo tempo.. principalmente por causa do suporte “tiro curto” …
    Bom.. pelo menos me livrei desses “pequenos equívocos” …
    Cara.. ma s tem um lado bom da coisa… pelo menos estão assumindo e alertando os usuários.. isso é legal!!
    Sorte!

    Sergei Boschta (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 10:03 am

    Fedora sucks. Ubuntu rules!

    Conan (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 10:15 am

    É o recall do software livre!

    Rafael Gomes (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 10:20 am

    Primeiramente quero que entendam que foi uma falha e já foi reconhecida e corrigida.

    Estamos na versão BETA, que serve pra isso mesmo. Verificar os erros. Por fim acho muito infantil e inútil esse tipo de disputa Ubuntu vs Fedora.

    Nós aqui da Bahia nos empenhamos juntos (Projeto Fedora e Ubuntu) para que possamos crescer unidos e estamos tendo bons frutos, seja usando Ubuntu ou Fedora, pois no fim das contas estamos promovendo o Software Livre e é isso que conta.

    Resumindo, deixem o sucks e rules pra lá e vamos trabalhar para fazer do software livre uma realidade e não uma brincadeira de jovens estudantes nerds que são sustentados pelos pais.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 11:12 am

    Fedora sucks. Ubuntu rules!

    Argumento mais técnico, impossível.

    John Doe (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 11:18 am

    Certamente. Os desenvolvedores gastam tempo demais retornando patches para os mantenedores do projeto que não cuidam do que colocam nas imagens. Obviamente isso não acontece em outras distribuições por que elas não trabalham em mainstream.

    Foi um beta, eu não sei por que todo esse alarde.

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 12:22 pm

    Erros humanos acontecem todos os dias…
    Já foi consertado, pq ainda tem alguns infelizes q não sabem o q SL significa…

    Fedora sucks. Ubuntu rules!

    Usei Red Hat, Slack, Gentoo, Fedora e atualmente estou com Ubuntu. Porém não falo que Ubuntu é melhor q Fedora pq Distribuição é q nem religião, música, futebol e política, pq gosto não se discute. Todos tem seus prós e contras.

    ubuntu (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 12:42 pm

    são sempres as mesmas desculpas, por isso o Fedora continua tendo esse tipo de problema.
    Pode até ser uma versão beta, mas esse é o tipo de erro que aconteceu por falta de cuidado, por isso não deveria acontecer.

    Antes errar, corrigir e divulgar o erro quando ainda em beta, como o Fedora fez, do que deixar a senha do usuário principal em cleartext em alguns arquivos de log de instalação, como o Ubuntu já fez numa versão final algum tempo atrás.

    E aí, qual foi a pior falta de cuidado?

    Independente disso, *sempre* existirão erros em qualquer distro, uns erros mais graves que outros e uns erros sendo detectados ainda em beta e outros não.

    É chato ver erros como esses acontecerem, independentemente de distro, mas é bom ver que corrigiram *antes* da versão final.

    luiz (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 2:01 pm

    Como diria aquele presidente americano:
    “Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar”

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 2:07 pm

    Antes errar, corrigir e divulgar o erro quando ainda em beta, como o Fedora fez, do que deixar a senha do usuário principal em cleartext em alguns arquivos de log de instalação, como o Ubuntu já fez numa versão final algum tempo atrás.

    5.10? Eu lembro :P

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 3:07 pm

    O Debian atual (ao menos até semana passada) tinha um problema semelhante.

    Baixava versão i386 mínima, depois de instalar dava bug ao iniciar porque ele colocava kernel de 686.

    Só percebi o problema porque testei com virtual box antigo, que só aceita 386.

    Sedentario (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 4:00 pm

    Parem de chorar… já tá tudo certo pra que reclamar, acha ruim não usa.

    Weber Jr.
    Então como não tem versão de instalação minima 686 nao posso usar kernel 686?
    Muito louco isso. Nunca ví.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 4:14 pm

    Powww!!!
    Será que ninguem verificou a ISO depois de criar?
    Cade o controle? Que tal ao menos ter um checklist!!!
    Não precisa ser algo complexo.. um checklist resolveria o caso.
    Ao vencedor as batatas!!!

    Esse daí deve ter baixado a imagem com problema e deve ter ficado p… da vida!

    miranda (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 4:24 pm

    A competencia de avisar antes superou a aparente imcopetencia na troca dos pacotes, parabens pelo ato nobre.
    Mas ainda sou radicalmente contra essa corrida frenetica por novas versões, nessa pressa alvoroçadora por novas versões acaba acontecendo problemas dessa natureza.
    Release ?? De 8 meses a 1 ano, ta bom pra caramba.

    Andre (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 5:09 pm

    Ubuntu sucks. Fedora rules!

    Comigo é assim, esse Ubuntu da mais problema que o win98 !!!

    machado de assis (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 10:56 pm

    A COMPETENCIA de avisar antes superou a aparente IMCOPETENCIA na troca dos ….

    Pqp!!!

    Paul (usuário não registrado) em 9/04/2009 às 9:25 am

    cenoura: e o recente comprometimento de alguns pacotes (ssh entre eles) do Fedora (por descuidarem das assinaturas PGP)?

    mimimi (usuário não registrado) em 9/04/2009 às 3:02 pm

    Cambada de chorão!
    Vamos parar com o mimimi! Duvido que a metade das pessoas que comentaram neste post tem massa encefálica e culhões suficientes para dar um passo a frente e propor de maneira prática uma forma de corrigir este e muitos outros problemas presentes nas comunidades de SL/CA.
    Engole o choro piazada, cresce e aparece!
    E para os que acham que não tenho culhões para me identificar, vão a mer*! Fim de papo.

Este post é antigo (2009-04-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.