Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nova busca do Firefox no alfa do Ubuntu Karmic é… curiosa demais

Preocupações com a privacidade dos usuários e com a ausência de maior divulgação da inclusão da nova extensão foram bastante comentadas por usuários que acompanham a série de desenvolvimento do Ubuntu, a caminho da versão que será lançada em outubro.

Ocorre que a instalação default do Firefox da recente versão alfa passou a incluir uma extensão ativada por default que permite ao Ubuntu ter acesso à mesma natureza de dados que a Mozilla e o Google recebem quando um usuário usa os recursos do navegador para facilitar suas buscas on-line.

Além disso, a extensão altera o comportamento padrão da funcionalidade ‘Nova aba’, que deixa de criar uma nova aba em branco e passa a criar a nova aba exibindo a página de buscas do próprio Ubuntu.

Na minha opinião, o fato de ser uma versão alfa atenua levemente, mas é comum vermos o ultraje de usuários quando outros fornecedores incluem discretamente recursos nos navegadores, especialmente quando se trata de rastreamento de parte potencialmente sensível da navegação do usuário, e consta que foi isso que os usuários da versão alfa encontraram – rapidamente, ainda bem.

Ubuntu recently released an unannounced and experimental ‘multisearch’ extension to Firefox alpha 3, apparently in an effort to improve the default behavior of new tabs and of search. In a response to one of the initial bug reports the maintainers mentioned that the extension’s other purposes were ‘collecting the usage data’ and ‘generating revenue.’ Since this extension installs by itself and offers no warning about potential privacy violations, quite a few people (myself included) feel pretty unhappy. The only way to opt out is to disable the extension manually via Tools > Add-ons. (via yro.slashdot.org)

Saiba mais (yro.slashdot.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-08-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vou dar uma olhada nas modificações. Mas pagina principal com a busca personalizada realmente ja existia, e não impede q outra pagina inicial seja setada.
    O engraçado é que as modificações tem que serem feitas por complementos(addon) pois se mudarem o codigo fonte não podera ser utilizado o nome e o logo do Firefox.

    Melissa (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 11:29 am

    Como sempre, a galera do /. exagera… É sim, preocupante, que a modificação tenha sido feita sem aviso aos usuários. Mas essa é uma versão ALPHA, e os dados coletados não são nada diferentes dos dados que o firefox coleta normalmente quando se usa a barra de procura no firefox. Portanto, na minha opinião, a única coisa mal feita nessa história é a instalação “às escuras”.

    Edinho (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 12:12 pm

    Começou o mimimi.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 12:40 pm

    Recomendo a todos que leiam a explicação de um dos integrantes do time de desenvolvimento do Ubuntu sobre esse assunto:

    https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/firefox-3.0/+bug/402767/comments/24

    Os únicos dados que são coletados são o que foi buscado e por qual canal foi feita a busca (barra de buscas ou pagina de buscas persolizada do Ubuntu).

    Isso o Google faz com todo mundo, o Bing faz, o Yahoo etc.

    São estatisticas de uso de ferramenta de busca. Não liga login, nome endereço, filiação nem nada assim.

    O código é livre e pode ser auditado por qualquer um, tanto que já o foi.

    Não vi nada de mal nisso. Alias, para aqueles que não quiserem esse recurso rodando, basta desativar a função nos complementos do Firefox no Alpha do próximo Ubuntu.

    Pronto. Nada mais é coletado por eles.

    Mas voce vai continuar a ser coletado pelo Google, Yahoo, Bing, coletado em todos os links que você clica aqui no BR-Linux etc.

    Uso de ferramentas em TI são sempre monitorados. Quem não gosta ou se acostuma ou usa máquina de escrever.

    PS: Não sou a favor de invasão de privacidade. Alias, o que esta no Alfa do Ubuntu não é invasão de privacidade. É apenas coleta estatistica, sem identificar quem buscou o que.

    kayo (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 1:09 pm

    se você busca no google, é claro que vc é coletado, mas o google não coleta o que você busca no yahoo, entende?

    o ubuntu quer sniffar vc. cuidado.

    :)

    Marcos (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 1:12 pm

    Sou TOTALMENTE a favor de formas de arrecadar dinheiro para custear produtos Open!
    Uma aba nova que acesse um tal site (dinamicamente, melhor ainda) é uma idéia e tanto, mas tem que ser feito as claras.
    Propagandas em programas (pequenas e não invasivas), sou a favor também.

    Free de livre, não de grátis, lembrem-se!

    Agora, sobre coletar informações, se bem usadas (de forma correta), são uma boa forma de dar o que o usuário quer e nem ele mesmo sabe que quer.

    Takeuspa!!! – Voltando a ativa na miúda!

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 2:30 pm

    Ola @kayo.

    Seria um sniffer se eu não soubesse dele.

    O código e o que ele faz não tem nada de secreo. Esa aberto. Todo mundo sabe o que ele faz.

    hell (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 4:50 pm

    Gosto pacas deste blog, mas tem alguns comentários que caramba as vezes me faz passar vergonha, teoria da cospiração em um produto que ainda é ALFA e OPENSOURCE, tá de sacanagem né…

    studioz (usuário não registrado) em 10/08/2009 às 11:38 pm

    Chega a ser hilário ver o pessoal defendendo um recurso que é atacado quando aplicado por empresas que não são do meio open source. O mundo dá voltas e revela o quanto se pratica a relatividade de pensamento…

    Bom, eu sou contra a instalação e/ou ativação de qualquer coisa na máquina sem a expressa concordância do usuário, venha de quem vier. E a equipe do Ubuntu pisou na bola sim. Ou sniffer open source não é mais sniffer?

Este post é antigo (2009-08-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.