Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Modem 3G MF622 da BrT no Ubuntu 9.04

As distribuições mais recentes tiveram vários avanços no suporte a modems 3G, e acho que já faz mais de um ano que o modelo que tive a sorte de receber (um Huawei E226) é reconhecido e configurado automaticamente pelas distribuições que eu uso, incluindo o Ubuntu. Mas infelizmente não se pode dizer o mesmo de todos os modems 3G do mercado (nem de todas as distribuições), e se você tiver a mesma dificuldade relatada pelo Carlos, abaixo, é possível que as alternativas trazidas por ele (com grau de complexidade adequado apenas a usuários experientes) sejam úteis. Vale mencionar que, no caso específico do modem MF622, os relatos em geral indicam que a versão corrente do Mandriva já oferece o suporte sem necessidade de alterações na HAL ou no kernel.

Enviado por Carlos André de Sales (csales18Θgmail·com):

“Configuração do Modem 3G da BrasilTelecom para funcionar no Ubuntu 9.04 sem precisar estar plugado durante inicialização do sistema.” [referência: ubuntu-to.blogspot.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Flamarion Jorge (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 11:08 am

    Ok, este funciona já tem bastante tempo.
    Gostaria saber se o autor teve aluma experiência com o MF636, da BrT também.
    O MG636 eu tenho funcionando no meu Debian, mas nem postei nada a respeito,por que fiz tanta coisa que não me lembro exatamente os passos que segui, e quando funcionou eu simplesmente resolvi não mexer mais.

    brt (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 1:37 pm

    Alguém conseguiu 7.2mb com este modem? Parece que o máximo que consegue é 3.6mb.
    Outra coisa, alguém conseguiu usar chip da brasil telecom 3gmais no modem interno do dell mini 9? Ele simplesmente não reconhece, diz que não há chip.

    Eduardo Rolim (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 6:57 pm

    Eu consegui conectar o MF636 no Jaunty com alguns problemas, e relatei num post do meu blog a experiência.

Este post é antigo (2009-06-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.