Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Moblin V2 Core traz novos recursos para as distribuições voltadas aos netbooks e MIDs

Moblin Core é o conjunto de tecnologias baseadas em código aberto que vêm sendo reunidas pela Intel para dar melhor suporte a dispositivos móveis (como os MIDs e os netbooks), formando um núcleo a partir do qual outras distribuições (várias, como Mandriva, Fedora e gOS, já participam) acrescentarão seus próprios complementos e recursos, para formar suas edições especiais para dispositivos móveis.

E ele tem mais uma versão disponível para quem tem interesse em participar dos seus testes ou do desenvolvimento de aplicativos (como os 10 brasileiros que estão concorrendo no concurso YourMove).

O alfa do Moblin V2 Core, recém-lançado, traz uma série de recursos, incluindo o boot acelerado, o novo gerenciador de conexões e versões atualizadas de diversos componentes do sistema, bem como de suas ferramentas de desenvolvimento.


Aigo MID acessando o Efetividade

Por enquanto eu permaneço usando o Easy Peasy no meu Eee PC 900 e o Midinux no Aigo MID, mas é possível que alguma imagem de instalação das distribuições que incluírem a versão corrente do Moblin Core me levem a mudar de idéia em breve.

Saiba mais (moblin.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 31/01/2009 às 10:33 am

    No Phoronix tem um vídeo do negócio bootando num netbook. É -muito- rápido. De um jeito que mal dá pra acreditar.

    Andre Luiz Neves (usuário não registrado) em 3/02/2009 às 11:27 pm

    O Moblin é extremamente rápido, mas tem poucas aplicações e se você tiver uma rede wireless oculta, a dificuldade aumenta muito. O que realmente adorei foi o Easy Peasy(Ubuntu Intrepid Otimizado + Netbook Remix). Instalei no meu Acer Aspire One e tudo funcionou corretamente, nem precisei compilar o módulo para o wireless funcionar, e a performance me impressionou bastante. Recomendo para o Acer Aspire One. Muito grato pela sugestão, pois experimentei outras compilações e esta foi a de melhor resultado.

Este post é antigo (2009-01-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.