Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Miguel de Icaza “responde” críticas do Dr. Stallman

Como publiquei na capa do BR-Linux um relato da acusação pública in absentia de Richard Stallman a Miguel de Icaza (em “Para Richard Stallman, Miguel de Icaza seria “basicamente um traidor da comunidade de software livre”“), creio que é justo também trazer a resposta que Miguel publicou em seu blog.

Na minha opinião, nem a acusação do bom Doutor, nem a resposta do ladino vice-presidente da Novell acrescentam fatos ou argumentos à discussão, cuja relevância provavelmente depende do interesse que cada leitor dá às opiniões que cada uma destas celebridades manifesta. As questões que motivaram o debate, entretanto, parecem merecer acompanhamento atento, incluindo a “fundação open source” que a Microsoft criou e conta com participação de Miguel, o longo e indefinido embate entre considerável parcela do público interessado em software livre e o Mono, e as implicações teológicas da resposta de Miguel de Icaza ao Dr. Stallman, ele próprio um auto-proclamado santo do panteão da Igreja do Emacs.

Segue a descrição/transcrição enviada pelo leitor Ironmaniaco (nicolasgauchoΘgmail·com):

“Após todo o rolo e briga de “gato e rato” entre Miguel de Icaza e Stallman, De Icaza, lança as seguintes palavras em seu blog pessoal, sob o título de “Sobre Richard Stallman”: “Gostaria de dizer que Deus ama a todas as criaturas. Do formidável/grandioso elefante até a menor das formigas. E isto inclui Stallman.” E ainda: “…se Richard quer discutir como podemos melhorar o conjunto de softwares livres e de código aberto no mundo, ele tem meu endereço de e-mail.”

Link no Blog:” [referência: osnews.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Smaug (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 4:20 pm

    Boa, Miguel, respondeu na bucha… É assim que se faz, seu capanga do Papai Gates!

    bonnot (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 4:22 pm

    O Miguel de Icaza seria o Anakin Skywalker do Software Livre?

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 4:27 pm

    Não, o Anakin tinha muito poder, ele não faria o gnome, mas o kde. :)

    John Doe (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 4:50 pm

    Engraçado. Eu lembro de ter visto o Richard Stallman no primeiro FISL em 1999 em Porto Alegre falando que não deveríamos usar KDE por que não era livre e que deveríamos usar GNOME, um projeto que estava começando a se desenvolvido pelo hacker mexicano que havia escrito o Midnight Commander.

    É. O mundo definitavamente dá voltas.

    Tiago Hillebrandt (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 5:02 pm

    Acredito que o Miguel de Icaza fez a mesma coisa que muitos de nós faríamos na sua situação. Afinal, software livre não é uma religião ou pacto, que julga ou condena “traidores”, mas sim uma filosofia.

    Já trabalhei para empresas de desenvolvimento de software proprietário, assim como já comercializei softwares de mesmo modo, e nem por isso deixei de usar e auxiliar o Ubuntu e a comunidade de software livre.

    Desculpe pela sinceridade, mas todo mundo precisa de dinheiro para sobreviver. Sei que também se ganha dinheiro com software livre, mas infelizmente disponibilizar um software com o código-aberto aqui na cidade onde resido, no interior de Santa Catarina, seria o mesmo que declarar falência, porque os concorrentes simplesmente mudariam o título do software e sairiam vendendo para meus possíveis clientes.

    Comercialmente falando, eu poderia perder um possível cliente, e automaticamente a lucratividade. Sei que podem surgir argumentos do tipo “não é problema do software livre se sua empresa não sabe vender”, “se você não se garante, como quer que sua empresa cresça?” ou algo do gênero, mas infelizmente é de sabença de todos que não é assim que “a banda toca”.

    Sendo assim, poderia ser considerado um “traidor” do software livre? O fato de ter desenvolvido plug-ins para o gerenciador de downloads FreeRapid, ter auxiliado o Ubuntu através de traduções e relatório de falhas, compartilhado e divulgado o conhecimento, entre outros, não é levado em consideração?

    Tristemente, as pessoas tem memória curta.

    PS: Não sou sobrinho e nem tenho parentesco algum com o Miguel de Icaza, hehe.

    Habeas_Corpse (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 5:30 pm

    Cara, essa resposta do icaza foi de deixar o stallman no chão
    heiaheuiahuiehauiehiae
    puts que cortada feia. nunca mais falaria com o Icaza…

    micko (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 5:30 pm

    Miguel rules, o barbudo tem a pança grande, precisa fazer exercícios, andar no parque, pedalar, levar uma vida mais saudável.

    >>> usar KDE por que não era livre

    A velha briga das libsqt com licença dual…
    (que deixou de existir mas mesmo assim algumas pessoas levantam a bandeira do “Just Gnome is Free”)…

    Vinícius (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 6:18 pm

    Esses posts pra mim só servem para descontrair… mas essa frase do Miguel foi bem engraçada huahua

    André Simões (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 6:49 pm

    Como esse povo gosta de escrever, o Miguel de Icaza poderia ter sido mais objetivo: “Ô Stallman, tô obrando e andando pro que VOCÊ pensa.”

    Icozinha (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 7:04 pm

    como eu comentei com o augusto no final dos comentários do post anterior linkado acima, eu acredito que o miguelito estava doido pro RMS dar uma estressada dessa só pra ele poder dar uma resposta de “adulto e maduro” dessas, com direito à … love, no final. ui. é “polido, educado” e dá a outra face. que meigo.

    Miguel rules, o barbudo tem a pança grande, precisa fazer exercícios,

    aposto que você adorou a esbelteza (e sabe lá o que mais) da foto do miguelito no post anterior para fazer alguma crítica levando em conta a pança do sujeito que você não gosta. ;)

    Philippe (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 7:12 pm

    Icaza: I hope that I can last more on this foundation than I lasted at the FSF, where I was removed by RMS after refusing to be an active part of the campaign to rename Linux as GNU/Linux.
    http://tirania.org/blog/archive/2009/Sep-10.html

    E tem gente que acha o Stallman são.

    Icozinha (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 7:31 pm

    E tem gente que acha o Stallman são.

    isso se esse fato for verdade mesmo, coisa que o augusto até levantou nos comentários do último post. pessoalmente por mais que eu não goste do miguelito eu acharia o fundo do poço se ele começasse a inventar histórias assim, mas como bem disso o augusto, fica no ar até alguém provar.

    O tal do Miguel de Icaza…

    … começou até que bem mas não demorou muito para mostrar a sua face “baba ovo” para as tecnologias vindas de Redmond.

    Primeiro veio a implementação COM-Like do Gnome, o tal do Bonobo que de tão parecida com a COM da Microsoft fez com que o Icaza publicamente expressasse sua simpatia pelas tecnologias proprietárias da Microsoft e em meados de 2000 aproximadamente ele já começava a “pregar” que traria as implementações COM-Like cada vez mais para dentro do Gnome.

    Essa mesma época a Microsoft já começava a evangelizar sobre a sua tecnologia inovadora (.Net) e chegou a fazer terrorismo no meio dos desenvolvedores, anunciando em suas palestras/convenções que quem não portasse seus sistemas todos para o “novo” (cópia do Framework Java) .Net, em 1 ou 2 versões do Windows não rodaria mais nenhum sistema pois TODO o Windows seria baseado no Framework .Net e tudo DEVERIA ser escrito em .Net.

    Me lembro que foi aquela correria e todo mundo voou para aprender o “novo” .Net. “Ixi como é fácil fazer dinheiro…só ter o monopólio e os macaquinhos”.

    Nessa mesma época veio uma luz através das palavras do “sábio” Miguel de Icaza, pois o Linux também suportaria a tecnologia salvadora baseada em .Net através do novissimo, award winning, master piece of computational software, ultra safe technology and high performance virtual machine code, chamado Mono.

    Alguém ainda dúvida das intenções do tal Icaza ?

    A tecnologia é tão atrasada que até o nome reflete isso…….afinal o Stereo já não é novidade faz muiiitttoooo tempo.

    #.D
    #.D
    #.D
    #.D

    PopolonY2k
    PlanetaMessenger.org

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 25/09/2009 às 10:46 pm

    O Miguel está certo…O que conta é a grana, ainda mais pras gatas. Porque eles não são sinceros? Porque no mundo as pessoas não falam a verdade: O importante é a grana. Afinal, boas mulheres querem bons carros e roupas de Shopping Center. O romantismo do “amor a profissão” é balela. O que dizer do “amor ao Software Livre”. Pessoas normais diriam isso?

    Icozinha (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 10:16 am

    O Miguel está certo…O que conta é a grana, ainda mais pras gatas.

    depois das três fotos linkadas no último post, sei não hein. :)

    Leão do Sul (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 10:25 am

    @bebeto_maya

    Eu diria assim: Vc prefere ser um barbudo peregrinando pelo mundo, e criticando a todos, ou curtir sua família com uma bela casona e bastante grana no bolso ?

    Icozinha (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 10:34 am

    @Leão do Sul, me lembra de não votar em você se algum dia se candidatar a político. :)

    Harry (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 8:17 pm

    Eu acho assustadora esta ideologia que muitas pessoas defendem de que “dinheiro é o que importa” e coisas do tipo.

    carlos gomes (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 9:22 pm

    Muito legal o GIF ! Esse caso do Icaza (trocadilho não-intencional) parece mesmo um dramalhão mexicano.

    Guilherme Mac (usuário não registrado) em 26/09/2009 às 10:02 pm

    Escrevi até um texto com referência a esse assunto, como é grande fica inviável postar aqui, mas deem uma olhada:
    http://guilhermemac.blogspot.com

    Marcos (usuário não registrado) em 27/09/2009 às 12:01 am

    @Tiago Hillebrand, mesmo que o problema fosse dinheiro, ele não estaria errado em ir pro “outro lado ” por causa disso. O problema é cuspir no prato que comeu, enchendo de FUD na comunidade.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 27/09/2009 às 12:01 pm

    Interessante a política do pessoal: Modera e depois comenta…vai entender.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 27/09/2009 às 12:03 pm

    “Eu acho assustadora esta ideologia que muitas pessoas defendem de que “dinheiro é o que importa” e coisas do tipo.”

    Eu também…Mas o que acho pior é a ideologia negacionista. Digo, ser um maldito avarento ambicioso é tão ruim, que as pessoas hipócritas negam a própria natureza gananciosa para pousar de bons moços (ou boas moças).

    Só é difícil de entender se você fizer esta generalização que considera que foi um mesmo “pessoal” que moderou e comentou. Acho bem mais provável que algumas pessoas tenham moderado, e outras tenham comentado, sem comunicação nem ação coordenada entre elas.

Este post é antigo (2009-09-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.