Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Migrando para o Pinguim: Do Windows ao Fedora

Enviado por Elder Marco (eldermarcoΘgmail·com):

“Escrevi uma série de artigos voltados para usuários iniciantes onde, espero, esse seu problema possa ser resolvido e você tenha tanto o Windows quanto Linux no seu HD. A série aborda o desde o particionamento do disco até a instalação do Fedora 12, lançado em 17/11/2009 e pretendo continuar até que que o usuário possa se sentir confortável usando o Pinguim. Críticas são bem vindas e espero que possa contribuir com aqueles que querem migrar, mas não sabem como. Segue o link para o primeiro artigo:” [referência: idiossincrasias.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Clerveton (usuário não registrado) em 2/12/2009 às 12:22 pm

    Uma montão de páginas para ler.

    Alex Góes Fuhrmann (usuário não registrado) em 2/12/2009 às 1:02 pm

    A iniciativa é boa, mas usuário de Windows usa apenas Windows porque “não sabe” usar Linux, e sim porque não quer saber como usar. É uma mente cheia de preconceitos. Certo que para alguns isso é indiferente, e se tivessem uma chance, mudariam, mas não tem, e são 90 pessoas falando que Linux é ruim a cada 100, onde apenas 2 vão saber explicar que o Linux é melhor e suas vantagens ideológicas.

    Alex Góes Fuhrmann (usuário não registrado) em 2/12/2009 às 1:06 pm

    “(…) se tivessem uma chance, mudariam”. O autor dá essa oportunidade, mas a questão é: como isso vai parar na tela do leitor, que de fato nem sabe o que é sistema operacional?

    @Alex Góes Fuhrmann

    Bom Alex, agora EU é que te pergunto. Quando você dediciu pelo “mundo opensource”, foi alguém que te carregou no colo?

    É só surgir a necessidade(como por exemplo as matérias do G1, que “ensinam” a usar o Ubuntu para transações bancárias), que a pessoa corre atrás deste tipo de matéria ;)

    Uma coisa é a boa vontade para escrever a matéria. A outra é eu sair imprimindo panfletos, e passar por baixo da porta de todas as pessoas do meu bairro, por exemplo, o que é uma atitude meio “insana”, fazendo um paralelo com a sua afirmação.

    Alex Góes Fuhrmann (usuário não registrado) em 2/12/2009 às 1:54 pm

    Minha professora de Geografia disse para mim o que é Linux na 1ª vez em que escutei essa palavra. Mais tarde o colégio ganhou computadores com o Debian instalado (agr DesktopParaná – um Debian personalizado para o governo do Paraná). Claro que fiz um levantamento das distros antes de instalar uma aqui em casa, mas enfim…

    O que eu quero dizer é que apesar do conteudo ser qualificado, são poucos usuários de Windows que vão ler isso. A pessoa só vai parar lá (no site do cara) já tendo uma certa idéia do que é Linux, e ainda estando interessado em usá-lo. De qualquer maneira é uma ótima fonte de informação, e se a pessoa optar por Fedora então, ta feito.

    Elder Marco (usuário não registrado) em 2/12/2009 às 3:07 pm

    Bom, acho que da minha parte faltou dizer que de fato os artigos são voltados para aqueles usuários que estejam interessados em fazer a migração. Embora tenha usado alguns, não foram muitos os argumentos para convencer o usuários a sair do Windows e mudar para o Linux. Parti do pressuposto de que o mesmo já tenha algum interesse na migração e não tem medo de mexer com seu PC e aprender. Afinal de contas, particionar um disco, apagar um sistema operacional, formatar.. isso dá medo em qualquer pessoa que nunca tenha realizado tais procedimentos. Por esse motivo, dei a dica de usar o VirtualBox, como uma espécie de “caixa de areia” para testar isso, mas não explorei essa questão porque não era meu objetivo principal. Também existe o problema de ser uma série muito grande, mas tratar de um dualboot, particionando o disco em poucos post (ou um único) me parece ser algo inviável se se quer manter um certo nível de detalhes para que o usuário se perca o mínimo possível.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 2/12/2009 às 4:52 pm

    Se um ornitólogo, ao escrever seus artigos científicos, se preocupasse com o fato de que a maioria não iria se interessar por eles, não os escreveria.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 2/12/2009 às 6:34 pm

    Tambem nao entendi os argumentos do @Alex.

    O que você espera. Passividade, conformismo?

    Abs!

    foobob (usuário não registrado) em 2/12/2009 às 6:47 pm

    Eu tento gostar do Fedora mas assim como na época do 8, baixei o LiveCD do 12 para avaliar e, assim como o 8, não passa do ícone da distribuição na tela, fica lá, congelado.

    é, talvez na próxima…

    Carlos (usuário não registrado) em 2/12/2009 às 10:06 pm

    Pode criticar então? Então lá vai… usem Linux não… é uma porcaria complicada demais.

    André (usuário não registrado) em 2/12/2009 às 11:41 pm

    E o próximo post vai ser “Do Fedora de volta para o windows”, francamente acha que alguém q nunca mecheu no linux via começar de verdade com Fedora ?

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 12:35 am

    @foobob

    Realmente, gosto muito do fedora e uso a distribuição. Mas instalá-lo é uma missão quase impossível, via live cd então… Nem tento mais.
    Opte pelas opções DVD ou netinstall, que daí funciona.

    Alias, só tenho instalado distribuições linux que tem opção netinst. É muito bom pode ter um leque imenso de pacotes a escolher na instalação e com total personalização.
    E o melhor, sem erro de leituras em cd e já com tudo atualizado.

    Abs!

    Lauro César (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 2:16 pm

    Engraçado… instalei venho instalando Fedora desde a versão 8 em Live Cd e não tenho encontrado problemas, nem dificuladades. Depois de instalado também não, não entendo o que o André quis dizer… em sua concepção, o Fedora é uma distro difícil, voltada para experts?

    @Foob, acredito que vc deve ter algum hardware que o Fedora não se dá bem (sua placa de vídeo é sys, via?). Enfrentei este tipo de problema com o Fedora e outras distros (Fedora a partir da versão 9; Ubuntu a partir da 8.04; Mandriva a partir da 2009) em uma máquina onde trabalho…

    Interessante é que tive o mesmo problema que o foobob reportou, mas ao tentar instalar o Ubuntu. No meu PC, o Ubuntu não consegue sequer dar boot no Live desde a versão 8.04. O Fedora funciona sem problema algum desde a primeira versão.
    Quanto ao que o André falou, não acho o Fedora difícil a ponto de fazer os usuários quererem voltar para o Windows, alias, acho que ele, o Fedora, tem o mesmo nível de dificuldade que outros Linux também populares (Ubuntu, Mandriva, OpenSuse) oferecem. Um usuário está “bem servido” com qualquer um desses que escolher.

    Elder Marco (usuário não registrado) em 3/12/2009 às 9:30 pm

    @foobob E daí você desistiu? Sinto muito em dizer, mas é provável que você desista do Linux logo logo… problemas para resolver sempre aparecem usando essa distro.

    @André, Eu comecei pelo Fedora a NUNCA usei o Ubuntu na minha vida. A primeira vez que instalei ele, quase morri de alegria (e falo sério!). Conheci o Ubuntu depois e adorei essa distro, mas considero o Fedora uma das melhores distros que existe. Mas é claro, isso é opinião pessoal. Também gosto do ArchLinux, mas ela não é voltada para usuários iniciantes. O Fedora sim. Um usuário que esteja interessado na migração e não a faça de maneira radical, me parece que tem grandes chances de sucesso em permanecer no Linux. Daí o motivo de eu abordar o dualboot e até ensinar a instalar o Windows.

    @MarcusJabber, Tanto LiveCD quanto DVD funcionam. Eu prefiro o DVD, mas ambos funcionam. Não entendi porque a instalação do Fedora é uma missão impossível. Se você ainda estivesse falando do querido Gentoo.. :-)

    ——————–
    A minha opinião é que tanto Fedora quanto Ubuntu e algumas outras distros são voltadas para usuários iniciantes (interessados). Aquele que não tem preconceito demais com Linux com certeza o terá sem grandes problemas no seu PC.

Este post é antigo (2009-12-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.