Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva 2010 RC2

Enviado por Megaf (mmegafΘgmail·com):

“Acabou de ser liberada a nova versão de testes do Mandriva 2010, a RC2, esta é a ultima versão antes de sair a versão final. Estão disponíveis as edições Free, ONE e pra máquinas virtuais, sendo que a ONE (LiveCD) e pra máquinas virtuais aparecerão nos mirrors nesta segunda feira.

Se você está em dúvida sobre as diferenças entre os Mandriva Free e One, leia este artigo, onde isto é explicado.

Todas estas ISOs são híbridas, o que quer dizer que você pode passar elas facilmente para um pendrive ou outro dispositivo conectado ao barramento USB com grande facilidade, usando o Mandriva Seed, onde com apenas um click isto é feito sem dores de cabeça. Veja um tutorial sobre o Mandriva Seed aqui. Este RC2 é focado principalmente em correções de BUGs, e também inclui estes  novos recursos.

  • Moblin: Conheça e aproveite o novo ambiente gráfico dos novos Linux para dispositivos moveis. Fácil de usar e ergonômico. O Mandriva é a primeira distribuição a integrar o Moblin em uma distribuição Linux gratuita e livre. Para instalar ele é muito fácil, basta instalar o pacote task-moblin, com o gerenciador de pacotes rpmdrake.
  • KDE 4.3.2: Esta é a última versão estável do ambiente KDE 4, aproveite estabilidade e a inovação!
  • GNOME 2.28: Última versão estável.
  • Poulsbo: As ISOs ONE incluem agora os drivers Poulsbo. Usar eles é fácil, apenas deixe as ferramentas de detecção de hardware do Mandriva fazerem seu trabalho.
  • Conta convidada (guest account): Deixe alguma outra pessoa usar seu Mandriva com segurança, é fácil como um click!
  • Nepomuk: A integração continua melhorada. Nos ajude a promover e divulgar esta inovação para os computadores pessoais. Teste!

Por favor tenha em mente que a arte gráfica final estará apenas disponível da versão estável final do Mandriva. Você vai encontrar mais detalhes e informações sobre este RC2 em sua wiki: (http://wiki.mandriva.com/en/2010.0_RC_2). Por favor nos ajude, testando e reportando bugs para a Mandriva. (https://qa.mandriva.com/). As ISOs já estão disponíveis nos servidores brasileiros. ftp://mandriva.c3sl.ufpr.br/MandrivaLinux/devel/iso/2010.0/rc2/” [referência: megaf.wordpress.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-10-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    dk (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 9:25 am

    Nunca usei mandriva, mas com certeza eles adicionam recursos mais interessamtes que o ubuntu. Tá ai uma distro que merece respeito =)

    Welington (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 9:52 am

    @dk,

    Concordo com vc. O meu primeiro contato com Linux foi com estas três distros (RH, Conectiva e Mandrake) e embora nunca tenha provado a salada que fizeram, tenho acompanhado a sua evolução e é notório que ela não tem apenas mudança de papel de parede e temas de área de trabalho, ao contrário das “distros” que surgem todos os dias por ai, lembro que no tempo do Mandrake ela havia sido uma das primeiras a ter uma detecção de hardware facilitada e possuia um painel de controle muito bom para gerenciar o sistema, depois sso passou a ser quase obrigatório em qualquer distro.

    Embora o Mandriva tenha originado de uma fusão bizarra entre dois forks do Red hat (Conectiva e Mandrake) e pouco depois temperada com mais uma (Lycoris LX) ela já passou por um bocado de problemas financeiros mas sobreviveu a todos e ainda assim sempre oferece novidades e merece respeito.

    meujoystick (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 9:57 am

    O Mandriva historicamente foi “A” distribuição em matéria de facilidades.

    No passado quando vários escovadores de bits reclamavam que o Mandrake (Mandriva) era muito amigável, que Linux tinha que ser usado no terminal, que ninguem precisava de mais que um vi e um compilador entre outros comentários da idade da pedra, o Mandrake já era de longe a melhor distribuição para novatos.

    Sempre detectou hardware muito bem, sempre teve centralização das tarefas administrativas num painel MCC, ambiente gráfico logo no início do boot, sempre incluia as maiores novidades, etc.

    Já passou por maus momentos, é verdade, mas a Mandriva não possui um mega milionário por trás enviando CD grátis pra qualquer canto do mundo para divulgar sua distribuição. Teve que se reerguer sozinha e encontrar seu mercado. Hoje possui uma versão paga e versões gratuitas que não devem em nada para a primeira.

    O site EASYURPMI, os repositórios do PLF e o HELP que vem da comunidade MandrivaBrasil.org se somam para fazer o Mandriva Linux uma distribuição muito fácil de usar e acessível por todos. Até meus pais já estão usando! ;-)

    Realmente, não tenho muito a falar sobre a Mandriva. Só que, se ela um dia deixar de existir, e eu for obrigado a usar Ubuntu, Opensuse ou Fedora, além de tantas outras que já utilizei, vou passar novamente por maus bocados. Digo isso não por desmerecimento às demais distros, mas utilizar Mandriva é tão ou mais fácil que utilizar Windows.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 10:20 am

    Eu testei o ONE com KDE4 ontem e gostei. Inclusive é possível desabilitar o maldito Pulseaudio sem precisar desinstalar ele. A versão ONE é o que deveria vir em todos as distros voltadas para iniciantes, pois já vem completa com drivers 3D (Nvidia e ATI), suporte a MP3, codecs de vídeo proprietários e Flash e Java. Ou seja, o tempo de instalação final é bem inferior às outras distros.

    O lado ruim foi que os botões de avançar e voltar do eu mouse não foram detectados como eram no 2009.1, mas tirando isso ele funcionou bem.

    Como o vídeo no K/Ubuntu 9.10 está travando ao abrir qualquer janela, eu estou pensando seriamente em trocar o Kubuntu pelo Mandriva. O que me deixa meio cabreiro é que já tem muita gente fazendo repositórios para Ubuntu por aí, o que pode dificultar a instalação de certos programas menos conhecidos no futuro.

    Tilt (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 10:20 am

    Se um dia o OpenSuse for descontinuado, eu usarei o Mandriva.
    De qualquer forma, vou fazer um teste nesa versão.

    AlphaZine (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 11:06 am

    Clésio, se fosse o Ubuntu eu não diria nada. Mas o suporte da Mandriva ao KDE é muito bom. Acho que vale a pena migrar do Kubuntu para ele.

    Na falta de um binário no respositório você pode tentar usar um rpm do Fedora ou genérico.

    Comecei a usar a partir do Mandrake 7.2 (creio que em 2002). Testei as principais distros, a partir de então, pessoal e comercialmente, em pelo menos 7 máquinas diferentes e em rede com máquinas usando WINDOWS. Nenhuma delas ofereceu a praticidade requerida nos ambientes mencionados como a MANDRIVA e, atualmente, os dual boots estão sendo, aos poucos, dispensados. Não totalmente ainda, porque existem sites como o Bradesco, a SPTrans, etc. que exigem o uso do IE (o crossover resolveu isto quase por completo) e também devido a necessidade de usar softwares como o CorelDraw).

    Nestes 7 anos nunca houve perda de dados, virus, ou coisas parecidas. A experiência obtida me leva a recomendar às pessoas e empresas o seu uso.

    Megaf (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 11:29 am

    @beza, uma máquina virtual não resolveria o problema no caso dos bancos?

    Felipe (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 11:39 am

    Finalmente ta chegando!!!

    bedi (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 12:33 pm

    Estou usando o cooker a um bom tempo e tá muito boa essa versão, pulseaudio, intel e Xorg parece que finalmente estão entrando nos trilhos, KDE ta mais leve e esse plymouth de fato deixa o boot mais limpo. Por mim, podem lançar hoje! :D

    Marcos (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 12:37 pm

    O Mandriva sempre foi a distro que melhor reconheceu o meu hardware. Ironicamente o maior problema dele é ter um mercado minúsculo e ser difícil encontrar pacotes oficiais pra ele, tendo que apelar pra algum outro rpm e torcer pra não dar problemas.

    Outra coisa é que pra quem mexe com Java os pacotes dele demoram bastante pra ser atualizados no repositório. Netbeans, tomcat, eclipse, ant, etc sempre estão pelo menos uns 2 releases defasados.

    Diogo (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 1:33 pm

    @Marcos,
    Não vejo problemas em encontrar pacotes para o mandriva, já ouvi dizer que temos o 2º maior número de pacotes, só perdendo pro Debian.
    Você precisa instalar as mídias PLF e MIB, além das oficiais e pronto, não precisa de mais nada!

    Mandriva é muito bom, estou na família desde o Conectiva, já testei praticamente todas as distribuições relevantes e nenhuma se sai como o Mandriva.
    E não esqueçam, a maior parte dele é feito aqui no Brasil :-)

    E eu concordo, pode lançar o final hoje que já tá bom!

    Megaf (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 2:15 pm

    Pessoal, realmente tá valendo a pena testar este RC2! Aí quando lançar a ver~soa final, é só mudar as mídias de repositórios de cooker para os repos da versão final, nem precisará baixar novamente dempois. ;)

    Smaug (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 4:29 pm

    Uso Mandriva com Gnome no desktop há bastante tempo. Tá cada vez melhor, mais bonito, mais bem acabado.

    Tilt (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 5:36 pm

    Estou pensando em mudar do OpenSuse para o Mandriva.

    Só estou confuso com estas terminologias PLF, MIB e tal.

    Estou acostumado com o Yast, pratico e facil. Há algo similar no Mandriva?

    Charles (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 6:19 pm

    @Tilt, sim o MCC (Mandriva Control Center) é o correspondente ao Yast, basta ir em software e pronto…

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 7:59 pm

    Sim, a mandriva merece respeito e… consertar um bug para reconhecer teclado usb abnt2 q

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 8:00 pm

    Sim, a mandriva merece respeito e… consertar um bug para reconhecer teclado usb abnt2 que ninguém consegue resaolver. Tive de deixá-la de lado por causa disso.

    O engraçado que distros “menos famosas” – como o puppy linux – não tem este problema…

    wallacy (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 8:24 pm

    O Mandriva Control Center é exelente. Estou no momento usando Mandriva aqui, desinstalei meu OpenSUSE temporariamente (até sair a nova versão).

    Porém eu não diria que ele é exatamente o “correspondente do yast”, dependendo do que se usa, e de como se usa a ferramenta, ainda falta um pouco de feijão para o MCC chegar no Yast. Apesar de ser muito bom, e muito eficiente na gestão de pacotes.

    Daniel (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 9:32 pm

    Comigo o Mandriva 2010 RC1 reconheceu o som do meu notebook (hp tx2540) perfeitamente e até o plug do fone de ouvido funcionou, algo que jamais eu tinha conseguido fazer funcionar em qualquer distro. Entretanto, no RC2 agora o som ta completamente mudo. Ainda bem que não desinstalei o RC1.

    Smaug (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 9:41 pm

    @Tilt

    Sobre PLF (e outros facilitadores), dá uma olhada aqui (e veja como não tem mistério):

    http://www.howtoforge.com/the-perfect-desktop-mandriva-one-2009.1-with-gnome

    É sobre a versão 2009.1 com Gnome, mas serve. Com certeza, quando a versão nova sair, eles vão publicar outros artigos, um pro Mandriva KDE, outro Mandriva Gnome.

    PS – Cadê o Manoel Pinho, o maior dos mandrivistas?

    Sobre essa terminologia de repositórios, além dos repositórios oficiais da mandriva, existem vários outros não oficiais.

    Os principais são o PLF (que contém pacotes que não podem ser incluídos nos repositórios oficiais por causa de patentes e etc), MIB (repositório de pacotes da comunidade de usuários italiana), MUD (da comunidade de usuários alemã) e BDK-Packagers (comunidade de usuários de língua espanhola).

    http://docs.mandriva-br.org/mandriva/configurar_midias

    Para ter uma idéia de como é o MCC e como lidar com repositórios e instalação de pacotes no mandriva, recomendo a leitura do artigo do Morimoto

    http://www.guiadohardware.net/tutoriais/mandriva2/

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 13/10/2009 às 10:16 pm

    “Não vejo problemas em encontrar pacotes para o mandriva, já ouvi dizer que temos o 2º maior número de pacotes, só perdendo pro Debian.”

    @Diogo, eu poderia citar pelo vários softwares que não estão no repositório, seja por serem mais específicos, ou simplesmente por estarem faltando mesmo ou por serem comerciais ou por serem de uma empresa específica (mesmo sendo gratuito).

    Lembre-se que o mundo não se limita a softwares de repositórios ou livres. Nenhum repositório teria o Oracle ou o Sybase por exemplo.

    Além dos softwares defasados, já citados anteriormente. Muitos dos softwares que procuro, seja por serem comerciais, ou por serem muito específicos, não tem versões para Mandriva e isso é um impedimento.

    E sim, eu conheço os repositórios PLF, etc, tenho eles adicionados mas mesmo assim falta muita coisa.

    bedi (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 1:56 am

    @Marcos Alexandre:
    Mas então isso não é um problema do Mandriva desses pacotes estarem faltando já que são tão específicos para você, e sei lá né, você deve usar o que melhor te servir, assim como todos os linuxeiros tem o privilégio de escolher sua distro ;)

    Marcos (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 8:30 am

    @bedi, só que o Suse e o Red Hat tem muitos dos pacotes disponíveis no repositório. Outros o Ubuntu tem. Além disso, outros que não possuem, mas é oferecido pela empresa no formato compatível e homologado pra essas distribuições.

    Se esse problema é grande ou pequeno, creio que o tamanho do mercado da distribuição se comparado com Red Hat, Ubuntu e Suse já responde a pergunta.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 3:19 pm

    Eu era fã nº 1 do Mandrake. A partir da fusão Conectiva + Mandrake surgiu o SuSe e passei a usá-lo. Hoje eu uso Ubuntu. Tenho ouvido falar muito bem do Mandriva e estava querendo mudar, principalmente por saudades do KDE. Mas a minha maior preocupação é o suporte a 3G. Como está isso no Mandriva. Alguém sabe? Obrigado!

    Tony Souza (usuário não registrado) em 14/10/2009 às 11:09 pm

    Fica no ubuntu para 3g ou senão Kubutu que tem o KDE lindão.
    Eu tenho o Ubuntu 9.04, Mandriva 2009.1 e SUSE 11.1 instalados aqui e estes são os melhores de todos que já testei. E incrível que nenhum deles me deu dor de cabeça. É claro que tenho problemas, pois instá-lo desde das versões de testes e vou dando upgrade e qualquer usuário intermediário sabe que funciona uma coisa e para outra e depois para de funcionar a primeira e vai. Mas, depois de algumas atualizações e configurações corretas, que no final são mais do que desafiadoras e divertidas, tudo funciona redondinho. Pelo menos para mim, apesar de ter uns 15 anos de Linux, houve muitas mudanças no quesito interface gráfica com suas ferramentas facilitadoras. É,,, mas ainda recorro ao prompt de comando, que admito ser um vício….

Este post é antigo (2009-10-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.