Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva 2009 Spring (2009.1) beta disponibilizado

“A versão beta do Mandriva 2009 Spring (2009.1) já está disponível. Esta versão beta fornece algumas atualizações nos componentes principais da distribuição, incluindo o KDE 4.2.0, GNOME 2.25.90, Xfce 4.6 RC1, X.org server 1.5, OpenOffice.Org 3.0.1 e qt 4.5.0 (RC1).

Esta versão também propõe o passo 1 do SpeedBoot, que deve melhorar o seu tempo de inicialização (boot). Este recurso não está ativado por padrão. Para testá-lo, digite a palavra speedboot em tempo de boot e então você pode usar o programa Bootchart para testar precisamente os efeitos no seu tempo de boot.

Esta versão beta está disponível como:

  • DVD da versão Free (x86-32 e x86-64), com o instalador tradicional
  • 2 CDs da versão Free com KDE (x86-32 somente), com o instalador tradicional
  • 2 CDs da versão Free com GNOME (x86-32 somente), com o instalador tradicional
  • Versão One com KDE (x86-32 somente), live CD instalável
  • Versão One com GNOME (x86-32 somente), live CD instalável

A versão Dual arch (para x86-32 e x86-64) estará de volta na versão RC. A edição com 3 CDs foi dividida em pacotes de 2 CDs devido à falta de espaçoo para o KDE e o GNOME juntos. Outras edições da versão One (para suportar outras línguas) estará disponível na versão RC1.”

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) – referência (mandrivabrasil.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Estava vendo no Platena KDE uma discussão se era ou não possível ainda usar o KDE 4.2 com Qt 4.5, pois alguns diziam que há problemas de incompatibilidade principalmente com o plasma e que só o KDE 4.3 suportaria esta versão da Qt e tal, mas outros diziam que não, que funcionava normal…

    Alguém aí notou algum problema nesta versão do Mandriva?

    Instalei o Mandriva numa máquina e em seguida atualizei o KDE para o 4.2. Achei interessante, embora no mandriva o KDE pareça bastante normal, acho que pela disposição dos menus.

    Achei uma distro interessante, já que a última que testei foi o Mandrake 10 (sim, faz tempo).

    Pena que o repositório não é tão vasto, embora tenha pacote para tudo.

    Alguém sabe qual a previsão do lançamento da versão final?

    MaxRaven (usuário não registrado) em 14/02/2009 às 2:10 pm

    @tenchi, quanto a qt não reparei nem que versão da qt está instalada hahaha, isso que dá a falta de tempo, mas quando for lá no mandriva dou uma olhada. MAS:
    “KDE pareça bastante normal”
    Você queria o que? Que fosse a cara do ET de Varginha? :p
    Eu to usando o Lancelot, um tema que baixei do kde-look e mudei a disposição das barras, tá quase com o 3.5 em matéria de personalização. Agora, quanto a repositórios, se só colocou o o oficial e o PFL, realmente, vai ficar meio restrito, tbm tem de ver se habilitou os backports, sempre tem coisa pacas por lá.

    @Solon, está previsto para Abril, daqui uns 60 dias +/-, tem até uma contagem regressiva (virou moda) na pagina inicial que a Mandriva poe no FF, mas como tirei nem sei em quanto está este.

    Phantom X (usuário não registrado) em 14/02/2009 às 2:43 pm

    tenchi, acho que já fizeram uns patches pro KDE não chiar com o qt 4.5.

    bedi (usuário não registrado) em 14/02/2009 às 2:58 pm

    Eu fiz a tradução da notas de lançamento e mandei pra cá também, não sei se ele vai colocar também ou só atualizar este aqui…

    Tradução das notas de lançamento:
    http://wiki.mandriva.com/pt/2009_Spring_Beta

    Sobre a QT4.5 já tem vários bugs reportados e estão sendo extintos :D

    strongthing (usuário não registrado) em 14/02/2009 às 3:14 pm

    Um amigo estava usando KDE 4.1 com Qt 4.5 sem problemas no Arch Linux. Depois que saiu o KDE 4.2 não perguntei se ainda estava OK, mas imagino que sim.

    Felipe (usuário não registrado) em 14/02/2009 às 4:12 pm

    Aguardo ansioso essa nova versão do Mandriva

    Parece que alguns desenvolvedores do Plasma estão com receio do Qt 4.5

    http://vizzzion.org/?blogentry=906

    porque não o testaram com o Qt 4.5 (testaram com o 4.4.3), mas segundo o Thiago Macieira isso não procede porque o pessoal da Qt Software já testou e o KDE 4.2 funcionaria até melhor e mais estável. Leiam

    http://labs.trolltech.com/blogs/2009/02/10/why-kde-42-should-use-qt-45/

    A Mandriva deveria lançar apenas uma versão por ano, já que a “Spring” sempre é melhor que a anterior. Acho que o custo seria menor e durante esse tempo daria para maturar uma bela versão.

    Era mais simples disponibilizar o firefox 3.0, o OpenOffice 3.0 dentre outros para a versão 2008.Spring e somente lançar a versão 2009.Spring quando todos os pacotes estiverem estáveis.

    É muito complicado fazer uma atualização quando a quantidade de máquinas é grande num período curto.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 15/02/2009 às 3:36 am

    Não sei se essa historia de que o Spring é sempre melhor é verdadeira, sempre ouvi o povo falando, mas depois de testar o 2008, 2008.1 e 2009, não consegui perceber isso, até poderia ser em tempos atras.

    Quanto ao tempo de se atualizar a distro, conheço gente que está com o 2008.1 em servidores e desktops e não migrou, está tudo ok, só pretende migrar após testes com o próximo Spring. Enquanto houver atualizações e suporte oficial não vejo obrigação de se migrar. Sem contar que tem aquelas versões corporate com suporte de 1 ano incluso.

    MaxRaven,

    A atualização dos pacotes do mandriva 2008 só afeta correções de erros e pouca coisa em melhoria, por exemplo:

    O Firefox e o OpenOffice recebem atualizações dentro da versão instalada. Em outras palavras, A Mandriva não atualiza um firefox 2.0.x para 3.0.x. A mesma coisa com o Openoffice que no 2008 é a versão 2.x enquanto na 2009 é 3.0.

    O problema é ter que esperar por cerca de 1 ano para fazer uma atualização oficialmente ou fazer algo manual. Mas o problema reside quando há uma quantidade considerável de computadores.

    Por isso insisto que a Mandriva deveria lançar apenas uma versão a cada ano, mas mantendo os pacotes mais usados na versão mais atual do “fabricante”. além do que, a Mandriva sempre faz modificações para que o pacote fique mais “integrado”.

    Não sei se ela faz isso na versão paga. De qualquer forma, fica ai um apelo a quem tem algum contato com a Mandriva, para dizer a ela, que é mais viável, é mais econômico e salutar, atualizar por exemplo o 2008.1 com novos pacotes até que o 2009 Spring fique pronto.

    Pode ser que no modelo de negócio da Mandriva, eles pensem que, ficar atualizando uma versão, possa gerar perda de receita, ou seja, se a versão 2008 for atualizada pra que alguém iria comprar o 2009?

    A questão é o marketing, coisa que infelizmente está engatinhando em termos de software livre. Tem que ser mais agressivo, mais atuante.

    Max, com “me pareceu normal normal” eu quis dizer que não tive aquele “woooooooooooow” que o KDE 4.x normalmente me faz ter :-)
    Achi bastante simplão, ícones no desktop, nenhum plasmoid, painel com ícones bem-comportados, como se quisesse disfarçar todas as inovações do novo KDE. Não que eu tenha achado ruim, mas bastante discreto :-)

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 15/02/2009 às 12:26 pm

    O problema de lançar uma versão por ano, é que os softwares livres evoluem muito rápido e a máquina logo iria ficar defasada. Pra atualizar tudo na versão atual, sai mais barato lançar outra do que ficar testando todas as combinações de dependências pra alguém que atualizou parcialmente.

    Acredito que uma alternativa boa seja igual à do Ubuntu, que lança uma versão com suporte extendido.

    AlphaZine (usuário não registrado) em 15/02/2009 às 9:44 pm

    Acho o modelo atual de lançamentos da Mandriva interessante. Porém creio que seria mais prático se a versão Spring fosse disponibilizada como um update.

    JPayne (usuário não registrado) em 15/02/2009 às 11:35 pm

    Pessoal,
    Na minha opinião, várias distribuições adotaram esse cronograma de lançamento de 6 meses devido ao sucesso que o ubuntu teve em seus primeiros releases. Pra quem não se lembra, o ubuntu foi uma das primeiras (se nao a primeira) distros a ter lançamento à cada 6 meses. Com esse período para lançamentos, o ubuntu conseguiu criar soluções inovadoras e necessárias em um pequeno período de tempo. Devido a esse sucesso, as outras distros (opensuse, fedora e mandriva) resolveram mudar seus cronogramas de lançamentos para acompanhar o ubuntu (aliás, a mandriva sempre tenta lançar a versão final dias antes do ubuntu pra ver se consegue que os usuários do ubuntu testem o mandriva e migrem). Eu acho bem verdade que as versões Spring do mandriva são as melhores. Simplesmente porque as mudanças mais radicais eles sempre fazem nas versões .0 e nas versões Spring (.1) eles corrigem os principais bugs e acrescentam pequenas novidades. Venho usando o Mandriva desde a versão 2007.1 one e não tenho do que reclamar. Em cada versão parece que eles focam em alguma coisa e vão fundo atẽ conseguir o que querem. Na versão 2009.0 por exemplo, o que eu percebi nítida diferença foi o tempo de boot, melhorou radicalmente da versão 2008.1. Quem ainda não usa mandriva, sugiro que faça um teste drive. Pode ser que não migre, mas com certeza vai ter boa impressão…

    MaxRaven (usuário não registrado) em 16/02/2009 às 12:21 am

    @Roger, agora entendi sua colocação do “ser melhor” e até concordo em partes, levantei mais a bola porque já vi gente chegar a dizer que a versão cheia (que seria, por exemplo, a atual versão 2009) é instável, só tornando-se estável no lançamento do Spring.

    @tenchi, agora sim entendi sua colocação, realmente é bem limpão mesmo, chegando a ser simplório, mas eu até gosto, me dá a oportunidade de personalizar mais rápido, sem precisar remover um monte de tranqueiras que sei que não usar e por as minhas próprias tranqueiras no desktop.

    bedi (usuário não registrado) em 16/02/2009 às 3:12 am

    @Roger: O Firefox e o OpenOffice recebem atualizações dentro da versão instalada. Em outras palavras, A Mandriva não atualiza um firefox 2.0.x para 3.0.x. A mesma coisa com o Openoffice que no 2008 é a versão 2.x enquanto na 2009 é 3.0.

    Justamente o Firefox3 foi lançado para as versões antigas como update, mas foi feito porque o mozilla parou as atualizações de segurança e isso fez as distros atualizarem de versão :)

    andré (usuário não registrado) em 17/02/2009 às 5:02 pm

    alguem testou aí o 2009.1 beta, tá estável? Ou melhor só atualizar o kde 4.2 a partir da 2009.0?

Este post é antigo (2009-02-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.