Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sulamita Garcia apresenta detalhes – e várias telas – do uso do Moblin 2.0

Sulamita Garcia escreveu um longo post apresentando detalhes sobre o uso do Moblin 2.0 beta, recém-lançado.

Trecho: “Eu finalmente tirei algumas horas testando o sistema num netbook Asus eeePC … , e testando como é realizar as atividades que estou acostumada a realizar normalmente na internet. (…) A primeira coisa a ser notada é o boot: uau! Vamos cronometrar, um, dois, três e … pronto! Ok, não foram três segundos, mas menos de 10 para ter a interface gráfica carregada e funcional, é uma ótima marca. Já podemos começar. O sistema teve sua interface completamente reescrita e redesenhada, e desta vez implementada com recursos possíveis através do Clutter. Quando você testar, verá vários efeitos especiais bastante divertidos, que adicionam um atrativo a mais sem comprometer a performance, o que é muito bem vindo para máquinas com poder de processamento limitado.”

Saiba mais (sulamita.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    freak (usuário não registrado) em 17/06/2009 às 4:41 pm

    Pena q no asus eee pc 4G q eu tenho aqui, vindo com o eebuntu não funciona. To louco pra tirar esse sistema q veio, impossivel de usar, e colocar outra coisa mais interessante. Testei o moblin em outra maquina e foi uma maravilha, mas esse aqui to vendo q vai ser jogado as traças. Até pq n me permitem instalar o xp tb.

    Madson (usuário não registrado) em 17/06/2009 às 5:08 pm

    Sulamita, vc tem namorado?
    Quer namorar comigo?

    Paulo Chiva (usuário não registrado) em 17/06/2009 às 9:25 pm

    O Moblin tem visual inovador, e realmente o boot é de impressionar. Porém, ainda há buitos bugs que, a meu ver, o torna ainda pouco viável para o uso diário. Em meu Aspire One, a rolagem do touchpad funciona nos seus primeiros minutos de uso apenas, e o navegador de internet possui muitos bugs, além de não permitir ainda salvar arquivos, fazer busca na página (ctrl+f), etc. Ele ainda não tem suporte a ext4 nem ntfs, e não há pacotes nos repositórios padrão para isso. Ao iniciar um aplicativo, ele exige que se escolha uma “zona” onde ele será aberto, e com o tempo isso se torna uma operaćão um tanto irritante. Mas não há como negar que sua interface é realmente interessante, e que há uma boa integraćão dela com os aplicativos padrão, além do excelente desempenho. Novamente digo: para uso diário eu não recomendo, mas aguardo ansiosamente por novas versões com suas consequentes melhorias.

    PS: Estou escrevendo através dele, e o cedilha insiste em não sair, por mais que se altere o layout. :)

    Felipe (usuário não registrado) em 17/06/2009 às 10:24 pm

    Muito bom e a interface é bela

    Marcelo andrade (usuário não registrado) em 18/06/2009 às 2:33 pm

    @freak

    Também tenho um EeePC 701 (primeira geração) e estava louco pra testar o Moblin. Mas depois de tentar um bocado, já me conformei e desisti. O Moblin é otimizado para processadores Atom, e os EeePC 701 usam Celeron. Ou seja, nada de Moblin até eu pensar em trocar de netbook.

    Paulo: a melhor maneira de ter uma resposta oficial sobre os problemas é preencher um bug em http://bugzilla.moblin.org/ . Mas por curiosidade, porque você quer suporte a ntfs ou ext4? E o cedilha não sai ou sai o c acentuado – a maldição do ć do gnome?

    acabamos de testar aqui, e mudando o layout para Brazil conseguimos o ç no lugar do ; sem problemas.

    O que acho que está acontecendo é que ao mudar o layout, ele começa a valer para as aplicações abertas dali em diante; assim a própria tela de configuração não reconhece, porém se você abrir um terminal por exemplo conseguirá reproduzir o ç.

    Ivan (usuário não registrado) em 20/06/2009 às 4:03 pm

    Rodei o Moblin no meu linux mint em virtualbox, postei um video no youtube rolando por aqui.
    http://www.youtube.com/watch?v=NPk9lIri0cQ

Este post é antigo (2009-06-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.