Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Maemo trocando Gtk por Qt

Como muitos já antecipavam desde a aquisição da Trolltech pela Nokia, a próxima versão da plataforma Maemo vai ter o Qt no lugar do Gtk+. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira, mas não se trata de um abandono completo do GNOME, pois diversos componentes do projeto continuam em uso, incluindo glib, dbus, gvfs, bluez, telepathy, avahi, gstreamer e gconf. E até o Gtk+ deve continuar na ativa, embora vá passar para a classe dos componentes cujo suporte no Maemo é mantido pela comunidade interessada.

Mas deve demorar um pouco até a mudança se refletir no mercado, já que o N900 (que em si é um rumor, segundo consta) ainda deve vir baseado no Gtk+. Saiba mais (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Sander (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 2:07 pm

    Bem, todos ja esperavam por isso depois que o Qt foi aberto para desenvolvimento profissional sem ter que apgar suporte.Talvez seja bom, afinal de contas o Qt é um framework não so uma Gui Lib e ja estavam falando que o GTK estava muito difícil de manter no sistema, sem contar que integrar o webkit será bem fácil =P…será o começo do KDE Mobile??? quem sabe hehehe

    Primeiro comentarioo/

    link (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 2:23 pm

    Uma escolha mais do que sensata ! E usar as tecnologias restantes do gnome também porque usar Qt não tem nada a ver com usar KDE.

    Só pegando no pé, mas dbus, bluez, telepathy e avahi não são projetos do GNOME.

    Henrique Marks (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 4:12 pm

    É verdade Bruno, em também ia comentar isto. E sobre o comentário anterior, “usar Qt não tem nada a ver com usar KDE”, não é totalmente verdade. O KDE é um conjunto de aplicativos, atualmente, dentre os quais gerenciador de janelas, o plasma, e componentes-extra que são úteis em vários projetos (strigi, nepomuk, p.e).
    Obviamente, usando Qt como biblioteca base, fica muito fácil portar o KDE para este dispositivo. Além disso, para o desenvolvedor, o desenvolvimento é muito parecido. Tenho até minhas dúvidas se a kdelibs não vai desaparecer no futuro, visto que a princípio, com o repositório git do qt aberto, estas “extensões” podem ser incorporadas como módulos do Qt (como o Webkit, já citado).
    O que eu concordo com o comentário é que, usar a biblioteca não implica em ter que “estar rodando” o KDE. Mas será um desperdício não aproveitar as excelentes idéias desenvolvidas no plasma para dispositivos móveis, e acho mesmo que isto acontecerá.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 4:34 pm

    Acho que a Nokia acertou em fazer isto e afinal de contas ela tem que mostrar para que diabos comprou a Trolltech, realmente QT é mais produtivo que GTK.

    tsc (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 4:49 pm

    Bem bruno,

    não sei o quão antigo você e, so que dbus é uma cópia da dcop(KDE).
    dbus é baseado no dcop heheheeh.
    E outra coisa, não sei se você sabe também, a freedesktop é formada por quase todos os funcionários da red hat(Gnomeiros) quase NENHUM projeto do kde é aprovado no freedesktop.
    Eu acompanho a briga do KDE com a freedesktop e no akademy vão tentar boicotar a freedesktop.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 7/07/2009 às 7:52 pm

    @tsc

    Vão tentar boicotar ?

    Semana passada li no blog do Seigo(KDE) que ele está assumindo umas responsabilidades para ele do Freedesktop, e justamente porque disse que tem muita coisa largada e bagunçada.

    Apenas conheço os sites, já procurei documentação. Olhando nesse sentido, sou obrigado a concordar.

    Não vejo porque o KDE precisaria boicotar. Bastaria simplesmente fazer do seu jeito e pronto. O KDE tem avançado bastante. No blog dele mesmo ele enumera algumas coisas que corrigiram que estavam muito ruins no padrão, de cabeça me vem o funcionamento dos ícones do tray.

    Não precisariam boicotar, não dá para boicotar algo que não faz quase nada, infelizmente. E pelo que li, não é verdade, parece sim estar querendo é ajudar.

    O post ao qual me refiro:

    http://aseigo.blogspot.com/2009/06/saving-freedesktoporg-together.html

    Eu também punha muita fé no freedesktop.org e fiquei decepcionado. Pensei que seria a oportunidade do Linux ficar interoperável com todas as distribuições e acabar esse negócio de um empacotamento não funcionar pra outra distribuição.

    Mas isso é OUTRO assunto pra OUTRO post.

    Eu só gostaria que a Nokia apressasse o lançamento do Maemo com outros dispositivos pra não correr o risco de não conseguirem ganhar mercado frente aos concorrentes.

Este post é antigo (2009-07-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.