Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o Epidemic 3.0

“A equipe de desenvolvimento do Epidemic tem o prazer de anunciar o lançamento do Epidemic GNU/Linux 3.0 (codinome Symbiotic Evolution) que traz importantes novidades em relação à versão anterior e representa, sem dúvida, uma grande evolução na linha de desenvolvimento do Epidemic.

Esta nova versão é a primeira a utilizar o KDE 4, mais especificamente, o KDE 4.2 (Codename: “The Answer”), como desktop padrão, razão pela qual teve que ser realizado um grande esforço para portar para o KDE 4 as aplicações específicas do Epidemic, que são, em sua grande maioria, desenvolvidas em C++, com a utilização da própria API do KDE, algumas delas, inclusive, integradas ao Systemsettings (o centro de controle unificado do KDE e do Epidemic).”

Enviado por Tiago Vieira (tiagoΘtvieira·net) – referência (epidemiclinux.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    tux (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 3:39 pm

    ai meu DEUS, mais uma versão Linux, que saco isso !!! daqui algum dia sai a pumlinux, eoquecolinux, goiabalinux, ventolinux, azulejolinux, litorallinux, serralinux, qualquerlinux …

    Por favor, nada contra esta distro em questão que não a conheço !!!

    pq essa galera, que considero gente super inteligente, não se junta e melhora a compatibilidade de aplicativos, drivers … etc …

    precisamos todo dia ver + uma distro de linux, esse nem sei, pelo jeito já tem um bom tempo, mais pra que ?

    eu queria um player pra minha unidade bluray, e ainda nada no linux, não me venha com a opção de conveter e depois rodar o arquivo convertido … já fiz isto mais não é nada prático !!! tem tanta coisa que poderia ser melhorada.

    Mas a cada segundo nascendo uma distro nova fica difícil !!!

    kernel (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 4:13 pm

    Tux, vc disse tudo.

    Tem tanta documentação que ainda precisa ser traduzida, tanto suporte a novo hardware que necessita de implementação ou aperfeiçoamento que não se justifica a criação/aparecimento de mais e mais distribuições Linux.

    Também não ganho nada com a proliferação de distribuições, mas acho que você está falando de 2 problemas separados: as pessoas que lançam novas versões de distribuições todos os dias provavelmente não estariam se dedicando a desenvolver um player bluray, nem nenhum outro aplicativo relevante para você, se deixassem de fazer o que estão fazendo agora.

    Na verdade, se nem mesmo você, que sente a demanda por este aplicativo, está envolvido no desenvolvimento dele, não vejo razão para exigir de outros para que resolvam prioritária e voluntariamente o seu problema.

    Da mesma forma, acho excesso de otimismo acreditar que estas pessoas, se não estivessem fazendo o que estão, estariam traduzindo documentação, escrevendo drivers ou realizando outras tarefas consideradas relevantes pelos demais.

    Smaug (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 4:25 pm

    Antigamente eu era contra essa proliferação de distros, mas hoje mudei de ideia. Realmente, quem garante que as pessoas que montam distros estariam fazendo alguma outra coisa, como traduzir manuais ou desenvolver drivers?

    Acho que cada um deve fazer aquilo de que gosta e de que se sente capaz.

    Além do mais, o Epidemic é da hora, não foi essa distro que o Morimoto elegeu como sucessora do Kurumin?

    Opa este assunto de distros ja foi amplamente discutido aqui, façam uma pesquisa e leiam os comentarios.
    No mais é isso q o Augusto falou, fazer uma distro faz parte do aprendizado pessoal para entender o Linux mais a fundo.
    Mas este não é o caso do Epidemic q ja existe a um bom tempo e continua firme e forte.

    Desumasuku (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 5:19 pm

    Smaug,
    Pelo que eu saiba foi o Biglinux que o Morimoto recomendou para sucessor do Kurumin.

    Tiago Vieira (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 8:57 pm

    Essa é uma questão complicada!

    Mas nesse caso específico foi como ja comentaram, o Epidemic é uma distribuição que ja esta a um bom tempo aí (aproximadamente 3 anos), então é uma excessão é um excelente trabalho!

    Eu (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 11:59 pm

    Será que nessa distro minha placa de captura encore enltv-fm (saa7134) funciona legal com som pelo menos :) se sim é a melhor distro nacional! (na minha opnião, o que pra mim é a que conta)

    Epidemic pq não!? Vai que ela é boa!

    mmm mais uma distribuição… ¬¬

    Emanuel Victor (usuário não registrado) em 14/04/2009 às 4:17 am

    Essa é uma ótima distribuição, muito rápida, bonita e estável, recomendo testar.

    Qual o problema de “mais uma distribuição”?? Pelo o que eu vi, o Epidemic tem umas idéias muito boas, deixem esses preconceitos de lado, testem e depois comentem. =)

    E pensar que eu já fiz uma distribuição… Isso há uns três anos para mais :-)

    E não, não distribuí, não disponibilizei na Internet e nem fiz propaganda. Acho que nem tenho mais a imagem ISO dela. Só tenho o CD mesmo :-)

    Na verdade fiz somente pra testar um sistema chamado linux live, o mesmo utilizado no slax. Me lembro que o negócio tinha que ser feito numa partição ext2 e como eu não tinha uma partição desta e tinha um HD reduzido de somente 40GBs dividido pela metade entre Windows e Linux (20GB pra cada) tive o maior trabalho para reparticiona-lo e criar uma partição ext2 de pelo menos 2GB :-)

    Hoje não sei se ainda existe o sistema em questão (me lembro que vc tinha que recompilar o kernel com um patch do squashfs e acho que outro do unionfs… hauahua) mas para mim foi uma experiência interessante. Acho que usei na época o Xfce 4.2 mais alguns aplicativos tipo joguinhos, etc.

    O bicho era tão desprezado que nem nome tinha (e ainda nem tem) :-)

    Gente, até me emocionei agora…

    Ainda não usei este tar de epidemico, mas algumas idéias da distro são interessantes, como o Ecommunity (embora coisas começadas com E me lembram aplicativos do Enlightenment) e o suporte nativo à softmodems, o que torna a distro ideal para os lares brasileiros que ainda utilizam Internet discada. Sendo baseado no Debian e que usa seus repositórios, talvez seja uma boa distro para ser utilizada em PCs populares, não?

    AH sim, e acho que seria interessante se os autores da distro não colocassem tantas informações técnicas na página iniciar do site da distro, como API, C++, etc.

    Na verdade nunca fui muito fã de sites de distros. Compare o site de uma distro com o site de um sistema comercial como Windows e Mac. Há uma diferença gritante, pois, por exemplo, os sites destes sistemas não mostram simplesmente screenshots, mas recursos que o sistema tem para benefício dos usuários. É muito bonitinho dizer que a área de trabalho do seu SO pode ter a forma de um cubo, mas é mais complicado mostrar que ela tem todos os aplicativos e ferramentas que você precisa para produtividade, entretenimento, etc.

    Veja o que tem no site da Apple: “Leopard, com mais de 300 novidades, é a versão mais impressionante do Mac OS X já vista. Saiba mais”. Caramba, até eu tive vontade de clicar!

    Capiscaram?

Este post é antigo (2009-04-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.