Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


KDE 4.3.3

Foi anunciada a versão 4.3.3 do KDE, com atualizações de traduções e correções de bugs. Os desenvolvedores querem encorajar mais pessoas a experimentar de novo o KDE 4, ou simplesmente fazer o upgrade de sua versão existente.(via lwn.net)

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tacio Andrade (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 1:24 pm

    Oba, vou atualizar meu Kubuntu, pois alguns dos bugs (poucos até agora) estão me deixando de cabelo em pé..

    XD

    Fellype (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 1:35 pm

    Quem instalar o Mandriva 2010.0 nesta semana já vai ter o que fazer na próxima…

    Luciana (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 1:39 pm

    Meu marido realizou o upgrade do sistema e atualizou meu kde pra versão 4.3.3

    Agora vai minha opinião a respeito:

    O visual é muito bom, a organização dos ícones do ambiente na pasta também está muito boa.
    A integração do Amarok com o Konqueror me deixou de queixo caído, ficou sensacional.
    Gostei da possibilidade do slide-show de papéis de parede também.
    Senti dificuldade com a colocação de ícones na barra de tarefas, principalmente das aplicações que não fazem parte do kde, os ícones parecem ocupar locais pré determinados na brra de tarefaz e não possibilitam a movimentação de um lado para outro na barra. Estou acostumada a ter o relógio no canto direito da barra de tarefas e ao tentar colocar o ícone do terminal este ficou após o relógio e não consegui arrastá-lo.
    Claro que com um pouco mais de trabalho e uso posso acabar descobrindo uma forma de driblar esse problema.
    Não estou conseguindo encontrar os arquivos de sons do sistema, parece que viraram os arquivos do kde pelo avesso.
    No geral, ficou lindo, com alguma praticidade porém um pouco menos flexível. Daria nota 8,5

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 1:49 pm

    O KDE tem muita flexibilidade, realmente deve estar faltando como fazer.

    No caso de querer editar os componentes da barra, inclusive a própria, basta clicar no botão bem da direita, no canto inferior. Então pode-se arrastar e redimensionar tudo.

    Se quiser pode apertar no botão superior direito também e adicionar widgets/plasmoids, inclusive de outros relógios.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 1:50 pm

    errei:

    Realmente deve estar faltando SABER* como fazer.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 2:15 pm

    Alguém sabe se já saiu para o Kubuntu 9.10? Até agora eu não nada no site do Kubuntu.

    Jonathan2 (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 2:31 pm

    O KDE é bem legal, mas falta polimento… problemas estes que não vemos no Windows 7 ou Mac OS. Tem uns bugs que não entendo como estão lá ainda. Um deles é do tema “Air”: se você coloca uma lixeira de plasmoid no desktop, com um fundo de tela escuro, as letras do nome “Lixeira” ficam escurecidos também, ou seja, contraste de cores para quê? Mal dá para ler o que está escrito. Com o tema “Oxygen” fica beleza, mas com a maioria dos outros temas não.

    Tilt (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 2:48 pm

    Excelente!

    Assim que chegar em casa eu atualizo.

    Agora só falta a versão 11.2 do OpenSuse que vai vir arrebentando.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 3:04 pm

    Eba, tá instalado aqui, rodando mto bem!

    Filipe (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 4:12 pm

    Clésio Luiz, saiu o Kubuntu 9.10 no mesmo dia do Ubuntu. Estranho vc dizer que não viu no site, muito antes de sair já havia as versões pré e também anúncios do que teria de novo, etc.

    Bom, sobre o KDE4, eu estava até pouco tempo com o Kubuntu 8.04 por que não sentia que o KDE4 estava pronto. Resolvi testar novamente, e atualizei de uma vez para o Kubuntu 9.10 com KDE 4.3.2.

    Pra mim continua faltando o acabamento final.

    Primeira coisa como já comentaram é a barra de tarefas. Eu gosto da barra dupla, e a solução que encontrei foi ir aumentando até que os programas minimizados fosse separados em 2 camadas. O problema é que os ícones como de bateria (uso note) e o envelope de inidicação de evento “crescem” juntos e ficam enorme, ocupando muito espaço. Se tiver alguma forma de diminuir eles, pelo menos não é intuitiva.

    Aproveitando sobre o widget de bateria, sumiu a indicação de tempo estimado. No máximo consegui fazer exibir a porcentagem.

    Os programas padrões foram trocados por outros que me parecem pobres em recursos como o Dragon Player que nem é possível carregar uma legenda!

    Mas enfim, gosto do KDE, espero que logo esteja tudo redondinho.

    Firmo (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 6:41 pm

    @Filipe

    Botão direito -> Task Manager Settings -> Force Rows Settings -> voilá

    Sobre o tempo de bateria, foi decidido retirar a estimativa de tempo porque ela é inerentemente imprecisa. Depende muito da carga, do estado da bateria, etc… Eu não concordo, mas foi algo pensado. E nada impede que qualquer um crie um novo widget com essa estimativa.

    Adriano (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 10:31 pm

    Só não se esqueçam de desbloquear os widgets quando quiserem modificar a(s) barra(s) ou a área de trabalho. Respondendo também a pergunta da Luciana, após destravar você verá um ícone do plasma no canto direito da barra (bem discreto), clique nele e poderá fazer todas as operações de customização.

    Quando comparado com as versões 4.x, as versões 4.3.x estão bem melhores, mas não acho que tenha chegado à maturidade ideal, porém, pelo andar da carroagem não demorará muito para alcançar esta maturidade.
    Estou gostando muito do 4.3.x. :-)

    Lauro César (usuário não registrado) em 5/11/2009 às 10:28 am

    Acho o KDE muito poderoso e bonito… mas na minha opinião falta um pouco de praticidade/objetividade/simplicidade no uso. No Gnome, por exemplo as tarefas do dia-a-dia parecem mais diretas e intuitivas, por exemplo, quer copiar um cd/dvd? Coloque ele na bandeja, clique no ícone que aparece no desktop com o botão direito e mande copiar. Quer formatar um Pendrive? Clique com o botão direito no ícone dele e mande formatar, escolhendo inclusive seu label. São coisas simples/bobas em que eu acho o Gnome melhor. Claro, existem várias outras em que cada um (Gnome ou KDE), são superiores um ao outro, mas a questão do pendrive estes dias me deixou de cabelo em pé no OpenSUSE 11.2 com KDE 4.3.2 e com o Ubuntu 9.10 com Gnome 2.28 foi super-simples.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 5/11/2009 às 4:13 pm

    Lauro César,

    “Coloque ele na bandeja, clique no ícone que aparece no desktop com o botão direito e mande copiar. Quer formatar um Pendrive? Clique com o botão direito no ícone dele e mande formatar, escolhendo inclusive seu label.”

    Talvez isso melhore na 4.4, porque o widget de notificação “Devices” vai ter novidades. É algo a se ver qual seria a forma mais simples “oficial” que sugerem e reclamar mais se não tiver mesmo.

    gustavo (usuário não registrado) em 5/11/2009 às 6:30 pm

    esse kde 4.3 parece um pouco com o windows 7

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 5/11/2009 às 7:13 pm

    ou o correto serai dizer, que o windows 7 parece com o kde4? que por sua vez dizem que parece com o vista, blah blah blah :P

    Curioso (usuário não registrado) em 5/11/2009 às 7:39 pm

    Comparar o Windows 7 com qualquer Desktop Linux é covardia, a Microsoft aprendeu com seus erros, fez um sistema mais robusto, bonito, rápido e intuitivo. Em máquinas consideradas modestas em termos de configuração, como um celeron 420, com 1 Gb de ram o sistema roda até mais rápido que o XP.

    Usou as mesmas técnicas dos sistemas Linux, como uma versão de avaliação aberta aos usuários para corrigir bugs e aprimorar o sistema. Estou utilizando a versão de avaliação 7100 e não encontro nenhuma problema ou bug grave no mesmo, e consigo rodar todos os meus aplicativos no mesmo, até mesmo os feitos em Dos.

    O visual é o mesmo do Vista, mas em baixo do capo as coisas realmente funcionam com ótimo desempenho bem diferente do Vista que foi um fracasso redundante, admitido até mesmo pela Microsoft que teve que prolongar a venda e o suporte ao XP.

    Adoro os sistemas Linux, uso, mas realmente o Seven me surpreendeu positivamente.

    Uma implementação que gostei foi que mesmo utilizando o sistema como usuário comum ao instalar qualquer coisa, ou qualquer alteração de configuração ele pede a senha do administrador, bem como acontece no Linux a tempos.

    Tem vários detalhes interessantes, como avisar até mesmo quando o plug das caixas de som não esta conectado.

    Fica a dica, experimente esta versão, é de graça para avaliação, e espero que o Linux faça como o Windows, ou seja não tenha medo de copiar idéias que funcionam em outros sistemas operacionais.

    Charles (usuário não registrado) em 5/11/2009 às 7:50 pm

    @Weber Jr, só não estou usando o KDE 4.3.X ainda justo porque a notificação do “devices” não é funcional e digo isto com as principais distros, uso o Mandriva 2010.0. Somente se usando as distro com gnome é que os “devices” são todos reconhecidos.

    No Mandriva tanto no 2009.1 quanto no 2010.0 o KDE não reconhece meu celular via cabo usb assim não posso fazer download de fotos ou upload de músicas, por exemplo. Porém se retiro o M2 e insiro num adaptador usb o KDE reconhece e faz o serviço direito.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 5/11/2009 às 9:00 pm

    Por que sempre tem de aparecer alguém pra defender o Vista 2.0?
    Sinceramente, meu irmão instalou essa porqueira no computador dele e é só um Vista melhorado. Ele só é bom se comparado ao Vista, porque de resto tem de crescer muito.

    Curioso (usuário não registrado) em 5/11/2009 às 11:14 pm

    Não é somente um Vista melhorado e sim o melhor SO ja lançado pela Microsoft.

    Esta falta de visão de mercado, só atrapalha o Linux, a Microsoft fez o que os usuários pediram, um sistema mais rápido, simples e seguro, sendo o mesmo ja testado por milhões de usuários.

    A Microsoft não teve vergonha de copiar o que deu certo em outros SO, e na minha opinião fechou a oportunidade que o Linux teve de melhorar a sua participação nos desktops com o lançamento do Vista.

    Agora é esperar o Google com seu SO para ver o que acontece neste mercado, porque o Linux perdeu a sua grande oportunidade.

    SO Google = Linux, seguro, bonito, rápido e principalmente fácil e com grandes empresas apoiando o mesmo, veja o caso do Androide.

    Porque reiventar a roda, apenas vamos melhora-la, é o que as distribuições Linux estão tentando fazer a anos, e não conseguem.

    O grande problema é a existência de várias distribuições que mais atrapalham que ajudam, dividem esforços e complicam a cabeça dos usuários.

    O Google talvez consiga juntar o que cada sistema SO tem de bom e fazer esta roda funcionar.

    miranda (usuário não registrado) em 6/11/2009 às 8:03 am

    O pior cego é aquele que não quer ver. Na area de tecnologia é aquele que não sabe o que vê.
    Uso Linux desde 2001 e nunca gostei do Windows por motivos diversos, mas uma coisa é incontestavel: Dessa vez a MS acertou sim com o 7.
    O assunto aqui é KDE (só uso ele) mas seria interessante mudar sim essa postura de que tudo que os caras fazem não presta, é no minimo esconder o rabo pra pisar no dos outros.
    Como ja foi dito o KDE tem perdido muito pela sua pouca flexbilidade, perdendo ate para ele proprio (3.5.10). Usei por esses dias o Gnome (depois de muitissimos anos) e gostei do que ví, confesso que quase mudei de WM só pelo simples fato dele criar automaticamente um atalho no Desktop para um compartimento SMB que eu tinha acabado de acessar. Achei aquilo bem legal.

    Tambem gostei de outras coisa no Gnome, ele parece bem ajustado, as coisas parecem que se encaixam perfeitamente. Hoje no KDE (pelo menos no OpenSUSE) não tem programa associado para assistir um DVD quando inserido a midia, tem que abrir o Kaffeine (ainda em versão….sei la o que) e depois clicar para abrir a midia.
    Os efeitos do kwim são lindos de se ver mas deixa qualquer Core 2 Quad Q6600
    com 4 GB RAM igual ao meu com cara de 486 DX2 66 tranquilamente. E sem falar que ate pra deixar o painel transparente é necessário ter uma placa de video 3D, (modo ironia on) coisa muitissimo facil de se ver no mundo Linux (modo ironia off)

    Antes que joguem os tomates, video 3D no Linux é sim uma labuta, os driver Intel atuais estão bugados, os ATI sempre tiveram e só salva a lavoura os da NVIDIA.

    Curioso (usuário não registrado) em 6/11/2009 às 2:18 pm

    Ficou meio off, mas os papéis estão se invertendo, o Windows procurando ser mais leve e o Linux se tornando cada vez pesado no Desktop.

    Estou testando o Seven numa maquina antiga, um celeron 420 com 1 gb de ram, (ta certo que menos que isso acho que não roda) e placa de vídeo onbord da sis. No Seven tenho efeitos de janelas, transparência, efeitos gráficos sem notar perda de desempenho, nesta mesma máquina só consigo rodar o Linux, tanto com Gnome como KDE sem efeitos gráficos. E é visível a diferença de performance a favor do Seven, que consegue ser até mais rápido que o XP, sem efeito gráfico.

    Na minha visão e da maioria dos usuários queremos um desktop com agilidade, a carga inicial de memória do Seven no meu micro, ja com antivírus, fica em torno de 600 Mb, ele deve ja carregar várias processos e todos os softwares rodam quase que instantaneamente, sem alterar muito o consumo de ram, ja o Linux a carga inicial fica em torno de 230Mb, mas as aplicações demoram para abrir, parece que o micro se arrasta. Se for usado programas com QT e GTK o consumo de ram vai as alturas, chegando a usar o swap.

    Sei que ficou off, mas espero que o Linux consiga dar a volta por cima nos Desktops, só que a grande oportunidade foi perdida agora vai ser muito mais difícil.

    Quem sabe um integração entre KDE e Gnome, uma coisa que acho que nunca vai ocorrer, principalmente pelo ego dos desenvolvedores, não seria a solução.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 8/11/2009 às 12:25 pm

    KDE 4 , o Windows Vista do mundo Linux! LOL
    Ei, só um detalhe, o Windows já saiu do mega fracasso do Vista, quando o KDE vai sair do atoleiro do KDE4 e lançar o seu KDE 7?!?!

    wagner (usuário não registrado) em 8/11/2009 às 2:56 pm

    porque voces nao arregaçam as mangas, e começam a contribuir com a turma que desenvolve o KDE, e muito simples ficar criticando em vez de ajudar, é sempre a mesma coisa, temos que focar mais no resultado colaborativo e não ficar comparando windows + linux, isso ja foi, se voces nao quizerem colaborar usem o windows e sejam felizes….

    sandro (usuário não registrado) em 8/11/2009 às 4:05 pm

    Atualizei aqui o KDE no Arch e esta muito bonito mesmo e leve,mas tem alguns bugs ainda…espero que melhorem mais,abraços!

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 8/11/2009 às 6:36 pm

    “porque voces nao arregaçam as mangas, e começam a contribuir com a turma que desenvolve o KDE, e muito simples ficar criticando em vez de ajudar”

    Talvez porque nem todo mundo é desenvolvedor e nem todo mundo tenha tempo livre.

    E ao contrário do que você pensa, criticar é sim uma forma de ajudar, apontando as falhas para que sejam corrigidas. Se nós que somos entusiastas não criticarmos, pode ter certeza que os usuários que tentarem usar e suas máquinas não aguentarem vão criticar e trocar para Windows.

    wagner (usuário não registrado) em 9/11/2009 às 9:31 am

    O problema é que as criticas sempre são as mesmas e as comparações com o windows tambem, voce nao precisa ser um desenvolvedor para colaborar, a falta de tempo e voce quem faz, lugar de criticar, use o tempo para isso em pro a comunidade, os brasileiros tem essa mania de criticar e nao fazem nada vejamos os politicos que estao ai deitando e rolando…..

    Jonas (usuário não registrado) em 9/11/2009 às 9:35 am

    O Curioso falou quase tudo que gostaria de falar sobre o KDE/Gnome vs Windows. O Windows sempre me pareceu mais leve, ágil e redondo, mas pouca gente do mundo Linux falar abertamente disto.

    Jr.Gyn (usuário não registrado) em 9/11/2009 às 2:49 pm

    É verdade que o Win 7 está se mostrando um ótimo S.O., já instalei o RC em várias máquinas de clientes e na minha máquina estou rodando em dual-boot. Só não dá para esquecer da luta ingrata contra os vírus que adoram explorar as falhas do windows e muito menos esquecer do preço exorbitante das licenças, ou alguém acha que, quando o RC expirar a MS vai dar o sistema de graça? Lógico, sempre tem os piratas, mas nesta questão não tenho ne comentário.

Este post é antigo (2009-11-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.