Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Info: O mundo se rende à brasileira Lua

O que há em comum entre jogos dos mais avançados da atualidade, os set-up boxes de TV digital, o Adobe Photoshop Lightroom e a Wireshark, ferramenta de análise de rede muito usada em data centers? A resposta é um belo tempero brasileiro: a linguagem Lua, desenvolvida por três professores da PUC-RJ há 16 anos. Apesar de não ser tão famosa como seus “concorrentes” Ruby, PHP e Java, a criação brasileira possui uma reputação muito boa entre desenvolvedores de todo o mundo e tem como principais destaques o código extremamente simples e a sua portabilidade. Veja mais detalhes no link a seguir. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lua é minha linguagem de script favorita, tirando Ruby que nunca mexi e shell script que tem outro foco, não gosto das outras.

    kayo (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 4:05 pm

    Era bom ter um canto em pt_BR do Lua, mas o pessoal disse que tirou pq não tiveram retorno dos Brasileiros. Eles quiseram comprar a comunidade do Brasil com o mundo, la fora enquanto eles tiveram retorno de 100 pessoas em 1 dia, por exemplo, aqui eles tinham 1 em 1 dia, e por isso, sem mais nem menos, foi decidido retirar. Como professores, eles não deveriam saber/imaginar que, com o tempo, o bolo aumentaria? Enfim, vai tio sam!

    Graças a essa inteligente TACADA dos Professores, ainda não temos nenhuma comunidade do Lua, e olha que legal, continuaremos a não ter.

    Os números não são oficiais.

    Leandro Hamid (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 4:38 pm

    É!!!O foco dos ilustres professores é consolidar a força da linguagem fora do Brasil, eles não estão preocupados em formar uma comunidade brasileira de programadors e desenvolvedores Lua.
    Eu andei dando uma lida na documentação da linguagem e gostei muito do que li, o que me desanimou foi justamente o fato de não se preocupar com a formação de uma comunidade brasileira para suporte à lingaugem.

    “Estamos entrando em tempos de linguagem de programação tipo exportação!!!”

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 5:14 pm

    Certo eles! Imagina se todos tivessem ficado por aqui, de chapéu na mão, contando com esse “retorno” da comunidade agendado pro dia de São Nunca… será que a Lua teria dado tão certo quanto deu?

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 5:30 pm

    Desculpem pessoal, mas as vezes acho essas atitudes de reclamar que o pessoal está “focado nos usuários de fora” algo simplesmente bairrista.

    O pessoal do Brasil que rala para fazer algo bacana acaba não sendo reconhecido pela comunidade nacional. Que dizer do Kurumin, que muitos reclamavam e reclamavam sem uma motivação mais consistente?

    Acontece assim com Lua, acontece assim com Dreamlinux, acontece assim com vários projetos nacionais. Se o pessoal de fora está mais interessado que os daqui, cês acham que os criadores devem desmerecê-los apenas por serem “os de fora”?

    ELS (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 5:37 pm

    E daí que não tem comunidade brasileira? A comunidade que existe é internacional, não é focada em nenhum país. O acesso á tão fácil para um brasileiro quanto é para qualquer outra pessoa. Se alguém quiser criar uma comunidade nacional, que crie.

    O povo aqui só gosta de reclamar, sempre acham algum detalhe pra implicar. Vocês que reclamaram, programam em Lua há quanto tempo? Tiveram alguma dificuldade em consultar os “ilustres” professores quando tiveram dúvidas, ou quando tentaram organizar eventos de Lua no país?

    Parabéns ao time da linguagem Lua.

    cristo (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 6:18 pm

    Essa é um linguagem que merece o reconhecimento que tem, pena que no Brasil nunca houve o reconhecimento desta linguagem, concordo com os criadores, se o pessoal internacional dar mais valor que o pessoal naacional, então melhor ser feito internacional, antes a tecnologia tinham um manual totalmente em pt_BR, mas poucos foram que reconheceram, então era perda de tempo montar algo que ninguem lê.

    Acho a linguagem bem interessante, para o que propõe, uma linguagem de script facil de usar e intuitiva, é incrivel como se trabalha com ela, muito organizado e um código bastante prático e legível.

    Acho ela melhor que php.

    Pessoal a questão é manter a comunidade em português e em inglês dá bastante trabalho, ao passo que se você fizer em inglês o mundo inteiro terá acesso, e não apenas os americanos como foi sugerido. Além disso, a maioria dos brasileiros da área de computação tem certo domínio da língua inglesa. Eu sei, eu sei, não é legal essa (im)posição do inglês como língua franca, mas é o que têm aí. Além disso creio que os desenvolvedores não impedirão alguém que montar uma comunidade sobre Lua em língua portuguesa.

    É o famoso “teorema de tostines”. No Brasil nunca teve o reconhecimento porque eles não promovem a linguagem aqui, ou não promovem porque não tem reconhecimento?
    Por que tantas outras linguagens estrangeiras que se voltam para o mercado brasileiro tem um retorno legal aqui enquanto eles não?

    Particularmente acredito que o principal motivo é culpa dos próprias desenvolvedores do Lua.

    ronron (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 7:29 pm

    Parem de reclamar e montem uma comunidade brasileira então. Por que são os desenvolvedores que têm que fazer isso? Eles já são ocupados demais para liderar uma comunidade.

    É o Linus que lidera a comunidade finlandesa de Linux? Será que ele ao menos lidera alguma comunidade de usuários? Pensem nisso antes de criticar desenvolvedores.

    Mas este “reconhecimento nacional” seria em benefício de quem? Se for no dos autores, parece que eles não estão interessados, e acho que é direito deles não almejar isso.

    Se for no interesse de alguma outra pessoa ou grupo, aí acho que a tarefa cabe a esta pessoa ou grupo interessado, e aparentemente não há ninguém tentando impedir que estes interessados comecem a resolver o problema que eles parecem estar identificando.

    O que faz menos sentido, para mim, é esperar que os próprios autores resolvam um problema que aparentemente não os afeta, e cujo interesse aparentemente ocorre principalmente fora da comunidade existente do projeto.

    Paul (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 8:09 pm

    Nossa, essa notícia saiu na Info há uns bons meses atrás! Se bobear, já deve ter dado um ano!

    kayo (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 8:15 pm

    Eu não fiz nenhuma alegação de que os ilustres Professores, como disse o Leandro Hamid (inclusive eu me chamo Kayo Hamid), estão se ‘focando’ nos desenvolvedores fora do Brasil.

    Eu simplesmente aleguei que, em uma comparação sem pé nem cabeça, foi decidido, por tais Professores, que nunca existiria uma retorno da comunidade brasileira, e por isso, cancelaram os ‘esforços’ de manter um canto pt_BR para o pessoal.

    É certo que a comunidade brasileira é pequena para as linguagens já ‘antigas’, e deve ser pior para uma linguagem ‘nova’, porém, quem concorda que HOJE existiria uma comunidade pequena de desenvolvedores BR do Lua, caso eles tivessem mantido desde a fundação do Lua, um cantinho pt_BR?

    Mas tanto faz. Eu cheguei a perguntar o motivo a um dos desenvolvedores do Lua, diretamente por e-mail, e ele me disse isso em outras palavras: “Não tivemos retorno da comunidade brasileira e não queriamos ter o ‘esforço’ de manter uma documentação para duas linguas”.

    Para mim, errados. Mas, tanto faz, né?

    Paulo Scearin (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 8:24 pm

    Eu considero que os autores da linguagem estão corretos em tentar reconhecimento internacional da linguagem. O brasileiro em geral vive criticando o que é produzindo aqui como se fosse produto inferior ao produzido fora. E isto não é só na área de tecnologia da informática não, tecnologia em geral, nas artes, na música, na literatura, etc, tudo que é estrangeiro é melhor que o que é produzido aqui. Muitos que conseguiram reconhecimento aqui no Brasil primeiro tentaram ter reconhecimento lá fora. O brasileiro em geral não valoriza o que é produzido aqui. Por isto que para mim os criadores da Lua estão corretos.

    hellnux (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 8:49 pm

    Embora eu não seja desenvolvedor, tive contato com essa linguagem em um game on-line coreano que eu jogava, o ragnarok. É usado como um tipo de IA para controlar certos personagens dentro do jogo, e isso tem mais de um ano. Não sei hoje, mas na época eu não achei muita coisa em pt_BR sobre o LUA.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 9:36 pm

    Não tivemos retorno da comunidade brasileira e não queriamos ter o ‘esforço’ de manter uma documentação para duas linguas.

    A nota Dreamlinux volta-se aos usuários internacionais deveria nos fazer ponderar porque bons projetos brasileiros, principalmente na área de software livre, acabam por tomar este rumo.

    Wilson (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 9:46 pm

    Querem aprender ou usar uma linguagem de programação (seja qual for) como ferramenta para desenvolver algo, então, aprendam a língua inglesa. É só uma sugestão de um Cientista da Computação com alguns anos de experiência. Em se tratando de linguagem de programação, não há espaço para o bairrismo. Para que perder tempo traduzindo documentação de linguagem se você pode lê a documentação em inglês que o mundo inteiro lê. Linguagem de programação é para programadores e não para leigos que só conseguem aprender algo ou só se interessam por algo que esteja em português.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 10:35 pm

    @Wilson, completamente certo.

    Só tive um colega no curso de Ciência de computação que não sabia ler quase nada de inglês. E só depois que aprendeu que começou a deslanchar, porque logicamente havia muito mais material para estudo. Ele se esforçava, coisa que é rara nesses casos.

    Outra coisa, talvez o primeiro meio no qual Lua fez sucesso tenha sido como linguagem script para Jogos. E se faz jogo no Brasil ? Além de joguinhos flash e o Taikodom, nada. Estão certos eles, se dedicam a quem dá valor ao que criaram.

    devnull (usuário não registrado) em 12/05/2009 às 11:38 pm

    Patriotada besta achar que deveria existir um “cantinho br” mantidos pelos caras. Ou será que a Python Foundation mantem um “cantinho holandês”?

    Se alguém quer documentação em português, pq não começa logo a escrever alguma e ponha na internet.

    Bison (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 12:25 am

    uma correção: dois professores da PUC-Rio e _um do IMPA_.

    Rafael (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 7:37 am

    Os brasileiros tem de entender que o mercado deles aqui no Brasil é pequeno. Se quiserem escala e visibilidade, o pessoal do LUA tem mesmo de se internacionalizar. É questão de sobrevivência, não de patriotismo. Ou vocês acham que o mundo inteiro vai aprender português só para frequêntar o forum dos mano da comunidade pra resolver as treta com LUA? Haja paciência.
    Quem quiser forum de LUA em portugues é bem simples. Abre um grupo no google e manda uma noticia para o Augusto procurando voluntários para participar do forum. Tenho certeza que ele publica a notícia e todos ficam felizes. Engraçado que tudo é culpa dos outros. Tudo é culpa do governo. E ninguém faz nada.

    devnull (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 7:42 am

    > Engraçado que tudo é culpa dos outros. Tudo é culpa do governo. E ninguém faz nada.

    E você é ignorado se reclamar disso…

    “Os brasileiros tem de entender que o mercado deles aqui no Brasil é pequeno. Se quiserem escala e visibilidade, o pessoal do LUA tem mesmo de se internacionalizar.”
    Se quisessem poderiam manter os dois, a exemplo de várias outras linguagens.
    Mas, como o Augusto disse, eles não tem o menos interesse em crescer no Brasil. Logo, quem aqui vai investir em uma linguagem onde os próprios desenvolvedores não se interessam no nosso mercado? Vamos trabalhar com quem investe aqui.

    Tenho a impressão de que várias das maiores comunidades associadas a linguagens de programação de origem não-corporativa no Brasil surgiram por iniciativa dos próprios integrantes da comunidade, sem investimento específico no Brasil dos autores destas linguagens, que usualmente não têm origem no Brasil também.

    Acredito até que é o caminho mais natural: o movimento surge por iniciativa e interesse de seus participantes, que têm algo a ganhar e buscam isso, e não por algum interesse de cunho nacionalista, de prestar reconhecimento ou por iniciativa dos criadores das linguagens.

    Conde (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 11:06 am

    O inglês é a língua dominante, já foi o latim, já foi o francês, futuramente pode ser o mandarim… fazer o quê ?? Aprender ou ficar de fora…

    Mas tenho uma idéia cretina, se alguém quiser popularizar a linguagem por aqui (e até obter alguma ajuda “de cima” quem sabe) é só fazer um fork e chamar de LULA. Sucesso garantido de popularidade !!

    Conde

    kanji (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 11:07 am

    Quem critica a atitude dos desenvolvedores não conhece o conceito de COMUNIDADE e LIBERDADE.

    Os desenvolvedores são livres para escreverem na lingua em que melhor lhe interessem e melhor retorno tenham para o projeto como um todo.
    E SE existirem pessoas capacitadas e INTERESSADAS, elas vão lá e fazem a tradução ao invés de ficarem choramingando no br-linux porque nao tem tudo de mão beijada. Somente as esponjas ficam chorando porque tem que fazer algo de util, ao invés de somente reclamar.
    Provavelmente a esta hora ja existam comunidades em lingua francesa, inglesa, catalã e até basca.

    Provavelmente algum deputado ou presidente irão instituir o bolsa-tradução.
    são tantas, ne? o brasileiro desaprende a trabalhar, ficar sentado é mais facil e a cultura brasileira ajuda.

    Rodrigo Kumpera (usuário não registrado) em 13/05/2009 às 2:21 pm

    Lua é uma linguagem muito divertida de usar, mesmo tendo suas bizarrices as qualidade se sobressaem em muito.

    Porém ela vem cada dia mais sendo contestada pelo mercado de jogos devido a baixa performance. Exatamente o mesmo problema que existe com python.

    A Revista Espírito Livre desde sua edição n.1 está trazendo uma série de artigos sobre a Linguagem Lua. A quem interessar: http://revista.espiritolivre.org, basta baixar. A publicação é em pdf e é gratuita.

    Se os desenvolvedores não interessam no mercado aqui, quem vai interessar?

    cristo (usuário não registrado) em 18/05/2009 às 9:43 am

    @marcosalex

    Sua afirmação foi meio infeliz, se ler a história da tecnologia Lua, verá que ela foi mais que descoberta pelos entusiastas em outros países do que promovida, assim como você faz quando precisa de algo e procura pela internet (assim como muitas outras tecnologias foram reconhecidas), e foi por essa época que existia documentação pt_BR/US que o mundo a descubriu e o Brasil não.

    Se quiser faça um teste, pergunte a 20 desenvolvedores de ciencia da computação da seu estado que foca em estudar e usar Lua, nem que seja como suporte para seus projetos pessoais, se fizer essa pesquisa dependendo do lugar onde trabalha e do estado pode ser que encontre 2 desenvolvedores.

    Eu mesmo se fosse meu foco C/C++ com toda certeza usaria essa linguagem justamente pelo seu conceito de trabalho que me deixou bastante interessado na mesma, já que o conceito de módulos e uso é bastante prático, assim não preciso fazer bindings ou ter uma trabalheira absurda como faço em Python, Ruby, PHP e outras; eu posso escrever meu código em C/C++ como módulo em Lua e a mesma a usará como uma chamada de função de forma totalmente nativa, isso sim é um grande diferencial e para game enginers isso é ótimo.

    Seria ótimo que este mesmo conceito pudesse ser aplicado em Java ou mesmo mono/.net.

    Se eu tiver tempo e disposição vou ver se faço uma versão que seja construída com base Java e que carregue scripts desta forma, seria interessante para certos projetos.

Este post é antigo (2009-05-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.