Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Info: IBM perde apoio a seu plano de ‘nuvem aberta’

A iniciativa que promove uma visão de “nuvem aberta” capitaneada pela IBM pode ter problemas para decolar, reportou a BBC.

A companhia é autora do Open Cloud Manifesto, que prega a interoperabilidade entre as iniciativas de cloud computing.

Mas o chamado da Big Blue não está sendo respondido por todos. O Google desistiu de apoiar a causa, a Amazon disse que não vai se envolver e a Microsoft criticou o plano, dizendo que foi intimada a assinar o manifesto secreto em dois dias sem a possibilidade de dar inputs.

Durante o final de semana, o Cloud Computing Interoperability Forum também retirou seu apoio à iniciativa.

Algumas companhias, como AT&T, Cisco, Sun, Red Hat, SAP e AMD, ainda mantêm seu apoio ao manifesto.

O manifesto veio à tona no meio da semana passada, antes que a IBM anunciasse oficialmente a iniciativa.

Uma porta voz da empresa disse que ainda tem esperanças que a Microsoft venha a aderir ao plano, mas não quis comentar a desistência do Google. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    “Quem quiser coloque o dedo aqui, que já vai fechar…”

    Sei não… Tenho medo destas coisas abertas pois sempre há algo fechado que é o que faz com que a coisa no final não seja lá muito aberta. Ou é um protocolo fechado ou de praticamente impossível implementação, ou é um determinado hardware ou serviço…

    E com um monte de empresas criando suas próprias redes quem iria querer se juntar à IBM sem que seus interesses fossem levados em consideração?

    Marcos (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 6:13 pm

    Pelo que entendí, para as empresas de hardware o ganho é obvio, então tá tudo certo.
    Óbvio isso não

    Cardoso (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 6:14 pm

    A Microsoft reclamou que inclusive o próprio manifesto “aberto” foi passado com cláusula de sigilo, sem saberem ou poderem revelar quem estava por trás.

    SiBeRiaN (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 8:06 pm

    O que a Microsoft diz em relação a padrões abertos é irrelevante. A postura deles é mais do que conhecida. Ingenuidade é acreditar que o problema foi realmente a cláusula de sigilo.

    Livio Ribeiro (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 9:26 pm

    O que a Microsoft diz em relação a padrões abertos é irrelevante. A postura deles é mais do que conhecida. Ingenuidade é acreditar que o problema foi realmente a cláusula de sigilo.

    É incrível como as pessoas tendem a fazer críticas quando se tem o nome Microsoft no meio.

    A saber, MS Office SP2 trará suporte ao ODF, Windows Media Player 12 trará suporte a OGG Vorbis e Theora, especificações abertas do padrão OOXML, contribuição de código para o Apache, comunidade CodePlex…

    Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 9:55 pm

    Livio,

    É que o passado e o presente dela a condena, ela sempre atacou o Software Livre, sempre fez FUD (criar medo), mesmo que de uma hora pra outra ela resolve fazer algumas coisas para aliviar a imagem tudo bem. Se for para comparar, imagine aquele seu vizinho ou colega que sempre falou e fez mal a você e quando viu que é feio ficar fazendo o mal das pessoas (e pega muito mal pra imagem dele) resolve querer ser amigo, e ai como você faz? esquece tudo que ele lhe fez no passado? e aceita assim de bom grado a nova amizade, mas será que ele vai ser seu amigo mesmo?

    Mas vamos ver os seus exemplos:

    MS Office 2007 (SP2) com suporte a ODF, ótimo, mais isso tem mais a ver com o mercado do que filantropia, simplesmente vários países e empresas aderiram a este padrão ISO, se o MS Office não suportar eles não compram, simples assim.

    Windows Media Player 12, o OGG e o Theora já estão provando sua qualidade, há muito material em vídeo e audio com eles, não custa nada a ela colocar eles no seu player até porque não precisam pagar nenhuma licença, e os outros codecs que ela não coloca por não serem livres e ela não querer pagar licenças?

    Especificações abertas no OOXML? você tem realmente certeza disto? aconselho que você leia as especificações dele e verá que tem muita coisa que só roda dependendo de algum binário dela. Então não é tão aberto assim.

    Contribuição de código para o Apache, bem pelo que me lembro ela está fazendo isso pois o Apache é mais usando nos servidores Windows que o seu IIS e o seu desempenho não é o ideal como em outros sistemas operacionais, ela simplesmente quer que o Apache rode melhor, já que ela não ta conseguindo derrubar ele, que pelo menos ele rode mais em servidores Windows, assim diminui a participação de GNU/linux, BSD’s e demais outros sistemas operacionais suportados pelo Apache.

    Legal essa comunidade CodePlex, é sempre bom ter iniciativas como essa, particularmente nunca visitei, mas para quem está ligado aos produtos da microsoft é uma boa ter uma ferramenta a lá Sourceforge, parabéns para ela, os clientes dela devem agradecer.

    Livio Ribeiro (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 10:29 pm

    Cláudio Martinelli,

    Até onde eu sei, vivemos num mundo capitalista, e as melhores soluções são as mais lucrativas. A Microsoft não fará nada por ser boazinha, mas por seus interesses, da mesma forma que a RedHat, Novell, Canonical.

    Mas é realmente interessante notar que até mesmo quando a Microsoft toma uma atitude mais filantrópica ela é criticada, como sua resposta ao suporte do MS Office SP2 ao ODF. Logicamente que isso seria feito por interesse financeiro, e há algo errado nisso? Eu falei que o WMP 12 suportará OGG e ainda assim você não se dá por satisfeito?

    Quanto ao OOXML, ouvi dizer dos binários, mas também ouvi dizer que para ter sido aprovado pela ISO seriam necessárias mudanças nesse aspecto, mas não sei como anda isso.

    E se o apache é mais usado que o IIS nos servidores Windows, então provavelmente o Windows Server é bem mais usado do que pensávamos. Mas, novamente, interesses financeiros no meio, há algo errado nesses interesses?

    Eu nunca vi ninguém criticar a Apple por se aproveitar de um Kernel livre para servir de plataforma para suas aplicações proprietárias. Nunca vi ninguém reclamar que a Apple não libera o código da Dock, do iTunes, do iWork, etc.

    Como já dizia Albert Einstein “Triste época a nossa! É mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito”

    Paul (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 10:38 pm

    Diga “nuvem” ao invés de internet, e você será cool.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 6/04/2009 às 11:51 pm

    @Lívio: o problema da Microsoft não é que ela é capitalista ou não, e sim por praticar atos de concorrência desleal (o caso da TomTom recentemente mostrou que, quando ela quer, ela se utiliza de dois pesos e duas medidas).

    Uma empresa não deve (e nem vai) utilizar uma estratégia de “Embrace, extend and extinguish” só pelo fato de ser uma empresa. Conheço empresários que, até nos piores momentos, não passam a rasteira nos concorrentes.

    Há um documentário, chamado The Corporation, que mostra como a “personalidade jurídica” de algumas empresas adquire um caráter psicótico, e que isto é visto como algo normal (e até incentivado) por muita gente. Assim como a falta de ética entre pessoas é intolerável, assim devia ser entre as empresas.

    Genilson (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 3:41 am

    Pelos comentários, dá pra ver que o pessoal se desviou do assunto. A questão é se a tal “nuvem aberta” é boa ou não, se vai funcionar ou não. Pelos nomes citados em favor dela (AT&T, Cisco, Sun, Red Hat, SAP e AMD) eu diria que pode conseguir alguma coisa.
    E eu acho que citar a Microsoft nessa história não tem nada a ver, por que computação em nuvem precisa ser independente de plataforma, alguém pode acessá-la num Windows ou num Linux, etc., basta a empresa (IBM em questão) saber desenvolvê-la.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 7:24 am

    Essa é uma das vezes que tiro o chapéu para a Microsoft, pois o que adianta dizer que o produto é aberto se precisa pressionar outros assinarem, neste caso a Microsoft, e ainda ser sigiloso. Isso é ser aberto??? Acho que desta vez confundiram open com close.

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 8:09 am

    Minha Opinião:

    Botou IBM no meio, é certeza de problemas, de todas naturezas possiveis.

    SiBeRiaN (usuário não registrado) em 7/04/2009 às 9:44 am

    Livio, a questão aqui é a livre iniciativa de assinar um acordo, adaptando seus objetivos a um objetivo comum. Não critiquei a MS e sim sua postura diante de uma proposta. As carpideiras da MS é que não dão folga.

    Ridícula é a choradeira por não participar da elaboração do documento. Isso é politicagem barata. Ninguém é obrigado a assinar este acordo. A pressão virá(?) pelo mercado. Se não vier, bom para a MS. Se vier, sorte nossa.

Este post é antigo (2009-04-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.