Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Implementação de Referência para o Livro Profissional Linux Programando

“Estamos disponibilizando uma implementação de referência para a API do livro Profissional Linux Programando. Caso você tenha interesse entre em contato pelo e-mail abaixo.”

Enviado por Valdomiro Morais (valdomiromoraisΘgmail·com) .


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Daniel Hoisel (usuário não registrado) em 18/04/2009 às 1:39 am

    Não está me dizendo nada com nada!

    atf (usuário não registrado) em 18/04/2009 às 9:30 am

    O que é “referência para API”?
    Como é uma “API de livro”?
    Como se “implementa uma referência”?
    O que vem a ser um “profissional Linux”?

    Que língua é essa? As palavras perderam seu sentido?

    Valdomiro Morais (usuário não registrado) em 19/04/2009 às 11:41 am

    O livro você pode encontrá-lo em algumas livrarias que ainda o tenham em estoque, mas existe muitos disponíveis de segunda mão. Veja http://compare.buscape.com.br/professional-linux-programando-matthew-neil-8534613168.html
    Eu não sei se você sabe, mas normalmente estes livros técnicos disponibilizam o código dos programas de exemplo no site da editora original. O caso é que a editora não disponibiliza mais os códigos dele.
    Quando você desenvolve um sistema normalmente (e este é o ideal) precisa projetá-lo com antecedência. Num projeto onde a linguagem escolhida é C, cujo paradigma é procedural, é importante você definir quais funções vão atender as necessidades do seu cliente, ou seja, definir O QUE o sistema deve fazer. A isto chamamos de API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação). Porém precisamos definir O COMO atender, ou seja, precisamos definir quais os algoritmos devem ser usados em cada função do sistema para que o resultado seja conforme o solicitado pelo cliente. A API está toda no livro, se você comprá-lo você vai vê-la no primeiro capítulo. Porém a implementação (os algoritmos) estariam no site (www.wrox.com) que, aparentemente, não os disponibilizam mais. É aí onde entramos… Como tenho visto muitas pessoas interessadas em aprender a programar no ambiente Linux usando este livro fantástico, resolvemos gastar um pouco do nosso tempo para fazer a nossa própria implementação.
    Um implementação de referência serve para você testar as outras parte do programa (principalmente se for uma equipe) usando um código pronto (o que nem sempre é um código otimizado). Isto vai auxiliar você no estudo do livro e posteriormente modificar o código da implementação para que possa atender aos requisitos de forma mais precisa.
    A nossa implementação vai usar arquivo de texto plano para implementar o banco de dados conforme propõe os autores do livro.
    Como vai demandar tempo isto tem um custo que resolvi dividir com os da comunidade que gostariam de partilhar deste projeto e aprender mais um pouco. Vamos levar em torno de dois a três meses fazendo e assim que estiver pronto vou comunicar a todos que solicitaram sob os termos que colocamos. Os que participarem vão receber os binários e as fontes sob os termos da GPL vigente.
    E lembre-se, free software não quer dizer software gratuito e sim livre com a intenção de que o usuário tem liberdade para fazer o que quiser com ele inclusive distribuí-lo ou vendê-los sob os termos originais.
    Veja http://www.magnux.org/doc/GPL-pt_BR.txt

Este post é antigo (2009-04-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.