Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


IDG Now: Governo federal padronizará uso de softwares até março

Ainda no primeiro trimestre deste ano, terá início a padronização do uso de softwares desenvolvidos para o governo federal. O presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou que assim que o processo de certificação das soluções for concluído, será lançado o edital pelo Serpro e Ministério do Planejamento para aquisição de programas.

Segundo ele, as vantagens dessa convergência digital serão sentidas não só pelo governo, mas por todo o mercado. Para o mercado, porque serão ditos os padrões tecnológicos que o governo pretende usar e disponibilizar a ferramenta. Não há necessidade de compra de ferramentas para se fazer o desenvolvimento ou se propor o desenvolvimento para o governo federal”, afirmou.

Segundo o presidente do Serpro, a padronização abre a possibilidade de as novas empresas de desenvolvimento de software, especialmente as de pequeno porte, trabalharem para o governo federal. Formadas por poucos profissionais, essas empresas se ressentem dos custos das ferramentas, que podem ser elevados.

Para o governo federal, a grande vantagem é que a partir das definições tecnológicas, poderão ser ligados sistemas diferentes facilmente. Os técnicos do Serpro estão definindo os padrões de ligação entre as diversas soluções. “Isso nos dá grande possibilidade de interoperabilidade a baixo custo.”

O presidente do Serpor salientou, ainda, a questão fundamental da manutenção. “Fica fácil mantermos soluções, na medida em que somos dominadores das tecnologias dessas soluções que vamos operar, não mais comprando solução com uma caixa preta. Nós vamos comprar soluções em cima de tecnologias que nós também dominamos”.

A padronização do uso de softwares do governo federal terá por base a plataforma “Demoiselle”, criada pelo Serpro, e que tem apoio da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

A padronização está sendo efetuada com padrões de código aberto, e por isso o processo de atendimento das demandas do próprio governo também poderá ser acelerado. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2009-01-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.