Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


IDC: Linux ganha mercado com a crise

“”Um estudo realizado pela IDC mostra que o Linux deve ganhar espaço nas corporações como consequência dos efeitos da crise. Atrás de redução de custos de suporte, 72% dos entrevistados disseram estar avaliando seriamente ou já terem decidido aumentar a adoção do Linux em servidores em 2009, enquanto mais de 68% farão o mesmo para desktops.”

“Já os que afirmaram não adotar o software livre, justificaram que continuam hesitantes por causa da falta de suporte de aplicação e fraca interoperabilidade com Windows e outros ambientes como sua principal preocupação.””

Enviado por Renato Diogo (renato·diogoΘgmail·com) – referência (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Interessante que o famoso ‘suporte ao sistema operacional’ não está mais entre os motivos da não adoção, o que mostra que Red Hat, Novell, Mandriva, IBM e cia conseguiram quebrar a fama do ‘linux não tem suporte’.

    O próximo problema, pelo visto, é o suporte a aplicativos. Felizmente isso está gradualmente melhorando também.

    hell (usuário não registrado) em 21/03/2009 às 9:20 pm

    E eu estou pensando seriamente em substituir o Windows Vista de meu note DELL Vostro por um Ubuntu, já que o mesmo tem suporte da DELL (pena que não der para entorta o E para ficar igual a logo marca).

    Sinceramente os problemas do WinVista no meu note não são lá grande coisa, mas é que são problemas chatinhos como o mouse para de responder quando abro um programa como eclipse.

    Eu (usuário não registrado) em 21/03/2009 às 11:24 pm

    Usa a versão LTS (acho q a sigla é essa!)!

    Eu tô instalando o 8.04 e ninguém tá reclamando, instalando o tema do hp mini então, fica lindo!

    Eu havia lido esse estudo esse estudo há algum tempo, é uma pena ver que pessoas que trabalham com sistema de informação que é algo extremamente dinâmico, não se preocupem em manter seus conhecimentos atualizados. Não migram pra Linux por pura ignorância em alguns pontos.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 21/03/2009 às 11:37 pm

    Eu entendo de gente que não pode mudar para o Windows, nem o WINE salva, entendo mesmo, eu mesmo as vezes tenho que utilizar ele. Não posso ficar sem.

    Mas para muitas coisas o Linux pode ser substituto, muita empresa gasta dinheiro atoa com Windows. Ex: Computador de secretária, Caixa eletrônico, gente que só acessa email… muita coisa. :P

    Lembram que o TRE tinha que pagar um Windows CE para cada urna!? Tá, isso foi burrice, ou “coisa com a Microsoft”. No governo, quanto mais se gasta melhor! :(

    Mello (usuário não registrado) em 22/03/2009 às 8:19 am

    Além do que o usuário Eu disse acima: “Não migram pra Linux por pura ignorância em alguns pontos”, temos que levar em consideração a preguiça de muitos “CIOs” da área… as vezes é impressionante as desculpas que criam para não precisar sair da zona de conforto onde estão. Já ouvi coisas do tipo “prefiro não migrar porquê o Linux tem muitas atualizações” (SIC). Não sei se é para rir ou para chorar…

    Mello

    As maiores resistências, pelo que eu vi, são:
    - compatibilidade com algum programa que não tem versão pra Linux ou não tem alternativa a altura
    - necessidade de trocar informações com alguém que usa Windows
    - custo de treinamento na nova plataforma

    Thiago (usuário não registrado) em 22/03/2009 às 3:26 pm

    Puts, o que me dá mais nojo é ter que ler “fraca interoperabilidade com Windows”. Pô, quem não é interoperável com os outros é o Windows oras! Ele é que é a exceção! Pegue qualquer padrão realmente padronizado, sério e aberto e veja se o FOSS não suporta! Agora experimente pegar qualquer padrão não-MS e veja se o Win ou outros produtos da MS suportam…. A MS é quem não segue padrão nenhum e fica inventando seus próprios (pseudo-)padrões. O pessoal do sw livre ainda faz um baita esforço pra decifrar esses padrões porcos e secretos, conseguindo ainda por cima belos resultados muitas vezes (vide SMB).
    Tudo isso pragente ter que escutar que o FOSS não é adotado porque tem “fraca interoperabilidade com Windows”..
    francamente….

Este post é antigo (2009-03-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.