Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


HTML 5 esbarra nos codecs de vídeo

Enviado pelo Luiz Cruz (lucruzΘabril·com·br):

“Ian Hickson, funcionário do Google, é o principal editor da próxima versão do HTML. Por enquanto, a especificação é um rascunho (draft). Nos primeiros rascunhos, dois codecs de vídeo poderiam ser adotados. O H.264 e o open source Ogg Theora. O objetivo desse tipo de abordagem é não depender de aplicações proprietárias como Adobe Flash e Microsoft Silverlight. Também reduz a complexidade de criar páginas ricas em interatividade, já que tags específicas foram definidas – por exemplo, a tag video. Mas infelizmente Hickson, deu um passo atrás. Ele retirou, por enquanto, da especificação a definição dos codecs de vídeo. Segundo ele, há um grande impasse.

Confira a posição das empresas envolvidas.” [referência: info.abril.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    João Marcus (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 4:04 pm

    Não foi exatamente um passo atrás. O problema é que não há como dar um passo à frente sem decidir o que fazer com a questão dos codecs. Uma decisão precipitada agora pode inviabilizar o HTML5.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 4:24 pm

    Problema maior é que não há nenhuma perspectiva que isso se resolva.

    O Google bem que poderia investir em melhorar o OGG para acabar com as críticas que eles fizeram.

    Nem pareciam ser tão sérias segundo quem entende. Mas se existem, que se melhore.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 4:38 pm

    Há muito mais por trás disso tudo. Essa especificação ameaça muita gente graúda. O Flash da Adobe e o Silverlight da MS perdem grande parte da sua utilidade (ou seja, elas perdem muito dinheiro).

    Tem também a questão da DRM para os arquivos multimídia, que ficaria comprometida se o Theora e o Vorbis fossem escolhidos.

    A MS não quer opinar na questão de vídeo do HTML 5, o que no futuro irá gerar conflitos porque ela com certeza não irá adotá-lo de forma completa porque ela “não foi ouvida”, igualzinho ao que aconteceu na formulação do ODF. Adotar H264 ou Theora vai de encontro aos interesses do time que cuida dos codecs WMV e WMA. Fica claro que quem for adotado pelo HTML 5 irá se tornar um padrão da indústria. E um padrão da indústria que não seja da MS não agrada ao lacaios bem pagos de Redmond.

    Como apenas a Apple (entre os grandes produtores de navegadores) se nega a implementar o Theora e o Vorbis com uma desculpa esfarrapada de patentes, resta torcer para que o Firefox se torne ainda mais forte, para que a adoção dos codecs livres se torne um padrão de facto no HTML 5. Portanto felas, usem o FF, pois o futuro da WEB está em suas mãos ;-)

    emo_csharp_developer (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 5:08 pm

    Aquela velha batalha .. padrões abertos VS vendor lock-in…

    Como naquele antigo, misterioso e não documentado memorando do sr. Gates, disponível em http://antitrust.slated.org/www.iowaconsumercase.org/011607/2000/PX02991.pdf:

    From: Bill Gates
    Sent: Saturday, December 5 1998
    To: Bob Muglia, Jon DeVann, Steven Sinofsky
    Subject : Office rendering

    One thing we have got to change in our strategy – allowing Office documents to be rendered very well by other peoples browsers is one of the most destructive things we could do to the company.

    We have to stop putting any effort into this and make sure that Office documents very well depends on PROPRIETARY IE capabilities.

    Anything else is suicide for our platform. This is a case where Office has to avoid doing something to destroy Windows.

    I would be glad to explain at a greater length.

    Likewise this love of DAV in Office/Exchange is a huge problem. I would also like to make sure people understand this as well.

    Cardoso (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 5:12 pm

    Eu adoro essas análises objetivas. Clésio, por curiosidade, pq você deixou de lado de sua teoria da conspiração dois pequenos pontos citados no artigo de origem?

    “- A Mozilla se recusa a implementar o H.264, já que não consegue obter uma licença que cubra toda a cadeia de distribuição;

    - A Opera se recusa a implementar o H.264, citando o alto custo das licenças;”

    De resto, é claro que você está ciente que o Windows Media Player do Windows 7 já toca Ogg nativo, correto?

    Colossos (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 5:13 pm

    O mundo da computação está em um momento de grandes transformações,os que vencerem a corrida nos próximos dois anos irá liderar o mercado na próxima década do século 21

    O único concorrente legítimo para se tornar um padrão é o Theora, pela ausência de patentes. O pessoal da Mozilla Foundation está inclusive patrocinando o criador do Ogg e Vorbis (Monty) para que ele melhore o Theora, e apenas o seu trabalho inicial já mostra que o codec pode superar a qualidade do h264. Veja

    http://www.0xdeadbeef.com/weblog/?p=1300

    Para quem não conhece, o cara (Monty) é um gênio. Bom, criou o Vorbis, falar mais o quê?
    A Apple quer forçar o Quicktime, obviamente. E está usando o seu poder no projeto WebKit para retardar esse processo de adoção do Theora, que é claro que seria o natural.
    Portanto, realmente usem o FF e tornem o Theora o padrão “de facto”, porque se depender da Apple/MS/Adobe a gente vai cair em um padrão que exige pagamento de licenças (o h264).

    Ué, porque não se define um conjunto de codecs suportados? Tipo, quicktime, theora e h264? Aí o usuário poderia obter de terceiros os codecs necessários… Pensando bem, isso seria o mesmo que haver vários plugins, como é hoje… hauahuahauahuahauh Brincadeira…

    Ah Cardoso, finalmente a Microsoft ficou boazinha, né? :-)

    nooby (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 6:53 pm

    Não entendi essa do h264 ser um padrão pago, o x264 não é um encoder opensource para h264? Alias esse ultimo é dos mais conceituados atualmente. E a libavcodec não é uma biblioteca opensource para decodificação/codificação de h264? Alguém poderia explicar isso melhor.

    Livio Ribeiro (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 7:37 pm

    De resto, é claro que você está ciente que o Windows Media Player do Windows 7 já toca Ogg nativo, correto?

    Pelo menos no meu computador o WMP 12 ainda não reproduz ogg

    hmmm (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 8:05 pm

    Não entendi essa do h264 ser um padrão pago, o x264 não é um encoder opensource para h264? Alias esse ultimo é dos mais conceituados atualmente. E a libavcodec não é uma biblioteca opensource para decodificação/codificação de h264? Alguém poderia explicar isso melhor.

    Acho que estão falando de outros países, nos quais pode ser necessário pagar royalties de patentes.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 8:18 pm

    Tudo lobby. Querem empurrar os WMA, WMV, Quicktime e aquele lixo do RMVB. Só funcionam no S.O. de BillG e companhia (o RMVB não, mas que eu saiba, só deveria funcionar no Real Player, não tivesse sido surrupiado e clocado nos demais players).

    Sinta-se na obrigação de incluir, Sr. Hickson.

    Aproveite e acrescente o Matroska também.

    Livio Ribeiro (usuário não registrado) em 8/07/2009 às 8:50 pm

    Aproveite e acrescente o Matroska também.

    Matroska é um container, não um codec.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 6:37 am

    “Eu adoro essas análises objetivas. Clésio, por curiosidade, pq você deixou de lado de sua teoria da conspiração dois pequenos pontos citados no artigo de origem?”

    E daí? Não vi nada de teoria da conspiração no Clésio. É praxe corporativa. Eu não acho que seja errada a disputa entre empresas, padrões, especificações etc. porque sou adepto do livre mercado e seus jogos. Atualmente, todo mundo puxa o “coringa” da Teoria da Conspiração, quando quer descaracterizar um racíocinio.

    Não alimentem o Troll do Cardoso.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 9:19 am

    @Cardoso

    É obvio que não se espera da Mozilla e da Opera que eles implementem um codec que precisa de dinheiro para ser disponibilizado. De onde eles tirariam esse dinheiro? Seus navegadores são distribuídos de forma gratuita e as empresas que os desenvolve não nem bolsos largos para apoiar isso.

    Quanto a MS, se eles passaram a suportar Vorbis e Theora no WMP do Windows 7, ótimo. Só espero que o silencio deles sobre a questão dos navegares não se transforme em um problema no futuro, como aconteceu com o projeto OASIS.

    @nooby

    O X264 pode ser alvo do sistema de patentes dos EUA. Repare que as distros grandes como Debian e Ubuntu não incluem nada que não seja Theora/Vorbis na distribuição porque todo o resto (como o Xvid) pode ser alvo de processos nos EUA.

    leitor do meiobit (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 12:09 pm

    “Não vi nada de teoria da conspiração no Clésio.”
    Duvido que o Cardoso tenha visto tmb. Trollagem de cunho publicitário é a especialidade do cara, deixa ele sossegado com o ganha-pão dele…

    Ricardo Carvalho (usuário não registrado) em 9/07/2009 às 4:48 pm

    Para mim o único e maior problema do Theora é a falta de suporte por aceleração de hardware que o H.264 tem e mesmo que ele seja adotado como padrão e que o padrão comece a ser usado vai demorar algum tempo até que ele alcance o mesmo patamar de suporte a hardware que o H.264 tem.

    @tenchi
    > Ué, porque não se define um conjunto de codecs suportados? Tipo, quicktime, theora e h264?

    Porque é justamente isso que a especificação quer evitar, que alguém tenha que instalar plugins ou codecs pra fazer qualquer coisa na internet, tipo ouvir música ou assistir um vídeo e no futuro quem sabe até jogar, esse foi o modelo que muita gente usou no meio dos anos 90, mas que está caindo em desuso por parte da comunidade de desenvolvedores web, ninguém quer saber mais do que uma linguagem de marcação, uma linguagem de folhas de estilo e uma linguagem de script (fora todos os outros negócios que rodam no lado do servidor) pra desenvolver pra Web, com a feliz exceção dos desenvolvedores de jogos em flash, ninguém quer geralmente ter de ficar aprendendo algo novo toda hora pra ter de desenvolver, esse é o motivo pelo qual você só vê o Silverlight sendo usados em páginas da MS, na cobertura de eventos patrocinados pela MS ou em coisas desenvolvidas por entusiastas da MS.

    jereba (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 5:50 pm

    so shit!

    Rodrigo Kumpera (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 10:34 pm

    A Apple não está mais no mercado de codecs a muitos, muitos anos. Ela investiu muito no h.264 e seria estranho ver ela apoiar outro codec. Quase todo produto que ela vende hoje tem suporte a decoding acelerado por hardware.

    O encoder padrão do Theora ainda tem muito que melhorar para produzir, no geral, vídeos com a mesma qualidade do H.264 High Profile.

    Curiosamente ninguém menciona o Dirac, que está muito mais avançado, com hardware em fase de prototipação.

Este post é antigo (2009-07-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.