Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Hack: “Veterano” celular G1 ganha versão não-oficial do Android 2.0

Do iG Tecnologia:

O desenvolvedor japonês Akira Harada anunciou que conseguiu portar o Android 2.0, de codinome Éclair, para o T-Mobile G1, o primeiro smartphone Android a chegar ao mercado nos EUA. O sistema foi lançado na semana passada e traz melhorias como busca universal, navegador aprimorado, um modo para uso em veículos (com reconhecimento e síntese de voz) e integração de e-mail e calendários com servidores Microsoft Exchange.

Os sistemas operacionais para telefones, ao contrário dos usados em PCs, “casam” com o aparelho em que estão, e sua atualização é muito difícil. Normalmente, os fabricantes de celulares (e as operadoras) não oferecem a opção de upgrade. Um dos motivos mais prováveis é o de forçar a compra de um celular novo, que venha com a nova versão do sistema, mas algumas vezes há mesmo alguma impossibilidade técnica.

Por falta de atualização oficial, sempre há algum hacker que “mete a mão na massa” e a faz com recursos próprios. Segundo o site italiano Android HDBlog a versão criada por Akira, demonstrada em um vídeo no YouTube, ainda não tem nenhuma otimização e não é recomendada para uso no dia-a-dia, embora tais modificações, dada a natureza Open Source do Android, não devam tardar a chegar. (…) (via tecnologia.ig.com.br)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    PoolS (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 2:08 pm

    Essa notícia me assustou, visto que o Android não é um S.O. comum, e que sua atualização seria garantida.
    Uma pena, visto que o iPhone O.S. permite até mesmo ao iPhone 2G clássico a versão 3.1.2 mais recente, apenas não disponibilizando funcionalidades que não são compatíveis (3G, GPS, Bússola etc).

    É um retrocesso, pois acredito que cada vez mais o celular irá se tornar um computador.

    Ainda bem que temos hackers….

    Até mais,

    Ezequiel (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 2:21 pm

    Acredito que esta seja mais uma grande vantagem na hora de comprar um celular ou smartphone. Atualmente QUALQUER aparelho eletrônico que não permite a atualização de seu sistema operacional (ou firmware) está fadado a uma rápida obsolecencia.
    Comprei um DVD-player da Samsung que toca DviX e o fabricante libera de tempos em tempos um novo firmware. Agora se o software fosse livre, talvez estas atualizações seriam mais rápidas.
    Também tive a oportunidade de testar um firmware para câmeras Cannon, desenvolvido por um grupo russo, que acrescentavam dezenas de funcionalidade à máquina fotográfica (no caso uma simples SD1000).
    É a força do open source…

    Lewis (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 4:16 pm

    @Pool5

    Android tambem atualiza, mas algumas atualizações não rodam bem num hardware antigo.

    Nesse caso a atualização oficial ainda não saiu, na verdade o 2.0 nem saiu de forma alguma, foi portado antes de aparecer no mercado, quero ver fazerem isso no iPhone!!!

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 5:03 pm

    Se tem o código-fonte, tudo é possível.

Este post é antigo (2009-11-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.