Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Guia em Português para o Blender, orientado a Design

Embora neste caso trate-se de material disponibilizado sob uma das variantes não-livres das licenças Creative Commons, a presença de mais guias em português sobre softwares como o Blender é sempre muito bem-vinda por aqui.

Guia em Português para o Blender, orientado a Design.: “Após um ano de sangue, suor e lágrimas, finalmente estou disponibilizando em domínino público sob a licença Creative Commons Para uso Não-Comercial, este guia “completo” ( pelo menos pretende-se que seja ) orientado a designers, aspirantes e simpatizantes sobre Blender 3D.

Haja visto a necessidade de tal conteúdo no meio, tenho ouvido comentários de colegas sobre a necessidade de se fazer cursos de softwares 3D, comprar literatura, pagar licenças etc. Pois bem, com o Blender, que é disponibilizado gratuitamente sob a GPL (General Public License) mais este guia, também gratuíto, e outros encontrados pela Internet, o discente de design (ou aspirante e simpatizante), será introduzido no mundo da Computação gráfica com uma excelente relação custo-benefício (o que não significa que não deva adquirir os já excelentes livros disponíveis em português). Publicado em PDF, é um trabalho bastante “completo” (porém não totalmente) , visto ser meu projeto de graduação em Design, dividido em três partes, utilizando versão equivalente ou superior a 2.45 do software, já contando com o novíssimo sistema de partículas do Blender.

Entre os destaques: Modelagem por sólido de revolução, texturas, materiais, Mapeamento UV, animação, partículas e soft bodies, modelagem de um carro, iluminação, produtos e um Guia rápido de atalhos, para quem não consegue decorar todas as combinações de teclas.

Aguardo a resposta dos usuários, para eventual correção de “bugs”.” [Enviado por bebeto_maya (artedeagradoΘgmail·com) - referência (blenderufpe.wordpress.com).]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Cícero Moraes (usuário não registrado) em 12/06/2009 às 11:00 am

    Que maravilha ver despontando na internet obras como essas. Além de ajudar muitas pessoas, vai ajudar também quem já us ao Blender. Se alguém perguntar como se faz, basta mandar o link :D

    Parabéns pela iniciativa!

    MaxRaven (usuário não registrado) em 12/06/2009 às 12:43 pm

    Parabéns ao bebeto_maya, colega de debates aqui e em outros locais (é o mesmo do antigo fórum do kurumin? Sempre estou para perguntar, mas sempre esqueço), embora não seja um assunto que eu goste de me inteirar, muito bom ver material como este no nosso idioma. Até porque “nóis mau sabi ler o portugueis, quanto mais o ingreis”. :p

    []‘s

    Estêvão Soares (usuário não registrado) em 12/06/2009 às 1:18 pm

    Excelente! Orientado a Design matou a pau! Parabéns mesmo ;)

    Murilo (usuário não registrado) em 12/06/2009 às 2:56 pm

    Olá , parabens pela iniciativa.

    abraços

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 12/06/2009 às 9:05 pm

    Obrigado aos colegas…;- ). Gostaria de avisar que revisei o texto e a diagramação e corrigi alguns BUGs. Quem baixou a versão antiga, tá valendo. Mas a nova tá mais “limpa” e certinha. Entrem lá!

    wryel (usuário não registrado) em 13/06/2009 às 5:36 pm

    thanks for share! :D

Este post é antigo (2009-06-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.