Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google abre o código de implementação do protocolo do Google Wave

Faz algumas semanas que o hype a respeito do Google Wave se mantém sadio e alimentado, mas hoje há um motivo para o assunto aparecer também por aqui: o Google lançou uma implementação em código aberto do protocolo do Wave, para quem quiser estudar o assunto.

A licença adotada é a Apache, e o código vai permitir experiências de integração de softwares em geral ao Wave. Mas com cautela, porque ainda está longe de ser uma versão completa e estabilizada – mas o Google pretende que, ao longo de sua evolução, essa seja a implementação de referência das suas funcionalidades. (via tech.slashdot.org)

Saiba mais (googlewavedev.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patola (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 8:48 am

    Sabe qual vai ser a principal “inovação” do Google Wave?

    Acabar com a maldita porcaria fétida do top posting. Para quem não sabe o que é isso, é a irritante mania de escrever a resposta de um email acima (ou seja, antes) daquilo que se está respondendo.

    Antigamente, lá pelos anos 90, a internet era sadia, com as pessoas percebendo que o fluxo normal de pensamento é você fazer uma pergunta ou afirmação e a resposta ou desenvolvimento do ponto vir depois.

    Aí, quando a internet começou a ser popularizada e os bobões de pára-quedas começaram a usá-la, distorceram e mudaram todos os padrões e costumes possíveis. O principal foi nos emails: apertavam “reply” no seu programinha e escreviam a resposta no primeiro espacinho em branco que viam, sem se preocupar em estilo, em legibilidade ou em preservar um fluxo de pensamento. Alguns programas – como o Lotus Notes da IBM – até encorajavam esse estilo (de fato, praticamente proibíam uma resposta sã).

    Hoje a coisa piorou, pois com a facilidade de clientes como o gmail que “colapsam” as partes citadas para melhor visualização, o “bobo-de-pára-quedas” mal se dá conta que está incluindo um imenso trecho de texto que talvez nem precisasse ter sido colocado no email.

    (E capacidade de armazenamento não é desculpa para facilitarmos isso, já que é texto inútil que já teria aparecido antes; em um thread típico de lista de discussão, você pode ter email dezenas ou centenas de vezes maiores do que se necessitaria; quando você precisar procurar nesses dados – fazer o data mining para, por exemplo, classificação semântica – vai ser extremamente prejudicado por causa do lixo agregado.)

    Rafael (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 8:57 am

    O que é google wave? Entrei nos links e ainda não descobri pra que serve.

    Rafael (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 9:13 am

    Um pouco de SFTW e achei este video que pode ajudar.
    http://www.youtube.com/watch?v=v_UyVmITiYQ

    @Patola. Naqueles tempos havia uma RFC de Netiqueta. RFC 1855, lembra-se? Putz é tempo pra burro.

    Nhonho (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 9:47 am

    Patola > Montanhas

    André Moreira (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 1:05 pm

    A minha primeira impressão do google wave foi muito negativa. Mas foi baseada numa notícia muito pequena em algum blog de informática.

    Com essa nova onda de “informação” sobre o assunto fiquei com a impressão de que o sistema tem potencial para ser um orkut com mais recursos.

    Enfim, é só ir acompanahndo mais de perto pra ver no que vai dar. Se algum desenvolvedor já se cadastrou e já está usando o google wave eu gostaria de saber o que tem achado.

    grande abraço
    andré

    hell (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 2:21 pm

    esse logo ta mais para Google Windows. :D

    Foi mal não resistir…

    - (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 2:35 pm

    nada a ver com o logo do windows

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 2:44 pm

    Acho que fui dos poucos que tiveram paciência de asssitir o vídeo de 1 hora 20 minutos da apresentação do serviço.

    Sobre top posting… juro que foi a coisa que menos notei. Até porque é muito mais que mail o serviço.

    É estranho de explicar o Wave, mas seria um ambiente colaborativo. Pode usar como mail, quando está offline, se ficar on line vira chat.

    Um Wave(ou uma) seria uma espécie de sala de bate papo que pode ser convertida em um documento. Excelente para trabalho coletivo, ata de reuniões. Serve também como twitter para uso profissional.

    O bom que a tecnologia é feita em cima de base padronizada aberta e já existente: XMPP . Permite que uma empresa tenha um servidor fechado na sua LAN, até mesmo com implementação própria para os mais desconfiados, não é centralizado. Tem chance de realmente substituir o mail (tomara) com muita vantagem.

    O ruim é que é algo complicado de explicar, acho muita informação nova para se criar cultura de uso em cima. Até por isso discordo de ser Hype, pouca gente falou, e dos que falaram, poucos explicaram bem. Incluo minha explicação acima como uma das pobres :) .

    Outro ponto negativo é o nome, precisam tirar o “Google” dele, como fizeram com o Gears.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 29/07/2009 às 2:50 pm

    Outro ponto positivo:

    Não é necessariamente algo para Web. No vídeo mostraram até um cliente modo texto, legal como prova de conceito.

    Se vingar, vai ser excelente opção para colocar em uma mesma plataforma as operações de uma empressa:

    1-Documentação colaborativa

    2-Instant Messaging

    3-”Mail”

    4-E até desenvolvimento de aplicativos (simples) na plataforma. Os tais bots que mostraram.

    Enfim, boa idéia, vamos ver se vinga ou fica nas boas idéias que não “pegam”.

    @Patola,

    Bom saber que eu não sou o único a sentir falta do tempo que havia respeito na Internet!!!

    Bremm (usuário não registrado) em 30/07/2009 às 12:11 am

    @ João Santana, Rafael e Patola

    Não assino há anos listas de e-mail justamente pelo fato de não gostar de “top posting”. E infelizmente, o Gmail web foi uma das ferramentas que mais deturpou o uso da comunicação por escrito na Internet (talvez legado do Outlook Express, mas prefiro não comentar muito sobre).

    R.: Não.
    P.: Faz sentido a resposta vir antes da pergunta?

    Pelo pouquinho que observei… O Waves tem o que conhecemos por “nested threads”? Outro motivo pelo qual não gosto de usar a maioria dos fóruns, pois quase nunca se sabe quem respondeu para quem…

Este post é antigo (2009-07-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.