Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


G1: “Teste mostra que novo Ubuntu está simples para a maioria dos usuários”

Abertura da matéria do Fernando Panissi, que tem feito várias coberturas bastante positivas sobre código aberto no portal G1:

O Ubuntu caiu no gosto dos usuários e não poupa esforços para ser leve, completo e fácil de usar. O foco desta nova versão não está no visual e no pacote de aplicativos mas, sim, em deixar o sistema mais completo, seguro e rápido.

Por padrão, a interface gráfica do Ubuntu é o Gnome, que não traz grandes novidades estéticas. Ela é bastante simples e direta, com ícones grandes e permite a organização de aplicativos e de configurações em uma barra de ferramentas na parte superior da tela. Para quem gosta de um visual mais rebuscado e detalhado como o do Windows 7, o Gnome deixa a desejar. Mas quem prefere simplicidade e praticidade, ele é um prato cheio.

Claro que não posso deixar de dizer que a aparência da interface é altamente personalizável, permitindo ao usuário deixá-la do jeito que desejar. Vamos às novidades. (…) (via g1.globo.com)

Saiba mais (g1.globo.com).

O mesmo artigo foi motivo de um post sobre a definição de facilidade no cabaladada.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Leão do Sul (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 8:22 am

    Quero ver a mudança do super visual que o Shuttleworth prometeu …

    Michel Wilhelm (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 8:37 am

    Por isso uso ele! Excelente para produção também e não somente para desktop.

    :)

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 8:51 am

    Excelente o artigo na globo.com. Parabéns!
    Apesar de não usar o Ubuntu, gostei mesmo da avaliação. E assim como o autor não entendi a saída do Pidgin :(

    Abs!

    Só acressentando que “Para quem gosta de um visual mais rebuscado e detalhado” como eu pode optar pelo Kubuntu que também é muito bom.

    Schneider (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 10:13 am

    Legal, temos que repensar como o software livre está sendo feito, para onde está caminhando…

    João Águias (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 10:26 am

    Alguém aí por acaso está usando o kubuntu 9.10 64 bits? Poderiam fazer um apanhado geral?

    aba (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 10:49 am

    Estou usando o kubunt 9.10 32 bits, achei muito bom.

    O pidgin não é mais instalado por default mas continua sendo suportado nos repositórios, não vejo o motivo para comoção. Muita gente não gosta do Evolution e instala Thunderbird (eu sou um deles).
    De qualquer modo esta mudança tem um motivo: preparar a implementação do empathy como base para toda a estrutura de comunicações como IM, VoIP, etc.
    O 9.10 foi a distro que mais mudanças internas teve, foi realmente um quebra muito grande em preparação para o quem vêm por aí.

    Bremm (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 11:34 am

    O Pidgin já foi tarde (apesar de que eu ainda o uso), pois ele tem uma série de pequenos bugs realmente irritantes. O mais notável deles é o que deixa o programa “congelado” por alguns instantes e depois o mesmo volta ao normal; e só acontece quando fica muito tempo aberto (coisa de 24h ou mais). Na janela de depuração nada parece indicar o problema com exatidão, mas já notei que isso acontece quando ele está salvando informações para o disco (nos eventos “accel changed, scheduling save” e “saving accels to ~/.purple/accels”). E como já é histórico o fato dos desenvolvedores do Pidgin serem extremamente arrogantes, as versões vão se passando e eles não se preocupam em corrigir o problema. Notem também que o Pidgin só passou a ter suporte de voz e imagem quando o Ubuntu removeu ele do posto de software padrão de mensagens instantâneas (talvez uma última tentativa de “Ei! Aceitem-me de volta, pois estou evoluindo!).

    Sobre G1, R7 e outros sítios jornalísticos “sérios”, eu prefiro não comentar. Se os sistemas operacionais fossem realmente intuitivos, qualquer pessoa (mesmo) poderia usá-los sem treinamento algum.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 3:26 pm

    Tanto o Kubuntu como o Ubuntu 9.10 estão demais! =D

    Frank (usuário não registrado) em 4/11/2009 às 3:36 pm

    Também sou usuário do Pidgin. Achei o Empathy bem bacana, mas não consegui encontrar nele onde ativar o salvamento automático das conversas (histórico). Nem sei se tem.

    Outro problema é que não existe (ou eu não vi) plugin que permita conversas diretamente com os contatos do facebook.

    Ainda não vi todas as funcionalidades do Empathy e por enquanto prefiro continuar com o Pidgin. Mas se essas duas funcionalidades estiverem disponíveis no novo instant messenger do GNOME, eu topo fazer a troca.

    Não pretendo ser nenhum troll mas o que a matéria da Linux Magazine publicada recentemente mostra um outro lado do Ubuntu. Entendo que ele tem trazido muitos usuários para o Linux mas ao mesmo tempo ele não mostrou o verdadeiro Linux para os usuários novos. A Canonical tem transformado o Linux em algo mais palatável mas ao mesmo tempo mais Windowze que antes, i.e., bugs. Gostaria de ver essa matéria publicada e discutida aqui: http://www.linux-mag.com/cache/7600/1.html
    Cujo título é: “Hey Ubuntu, Stop Making Linux Look Bad”.

Este post é antigo (2009-11-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.