Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Flash, Java, DVD e mais: Instalando CODECs e Plugins no Fedora 11

“Se você não tem tempo ou está cansado de instalar todos os codecs e plugins do Fedora a cada vez que formata ou faz uma instalação nova, esta coleção de scripts pode ser o que você procura. O 1step-install vai realizar para você o trabalho duro da instalação e configuração de codecs e plugins com o mínimo de esforço. Apenas execute o script e relaxe. Como o próprio nome diz, o processo tem apenas um passo. Nada lhe será perguntado e o mínimo de ruído durante a instalação será feito; apenas tenha certeza de executar o script como root, lembre-se de reiniciar seu navegador e pronto.

Inicialmente o script foi feito apenas para atender a minha própria preguiça de sempre instalar tudo, no entanto, pode também lhe ser útil. Aproveite.

Este script fornece * Flash * Java (OpenJDK) **NOVO** * DVDs Criptografados * Suporte total a MP3 * Amarok MP3 (na versão full ou KDE) * Extras do K3b (na versão full ou KDE) * DeltaRPMs ativados **NOVO**”

[Enviado por Henrique "LonelySpooky" Junior (henriquecsjΘgmail·com) - referência (lonelyspooky.com).]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lindrix (usuário não registrado) em 12/06/2009 às 8:35 am

    Uma ótima iniciativa. Uma pena o pessoal do Fedora não apresentar uma solução tão direta, apesar de estarem melhorando aos poucos nisso.

    marcelo (usuário não registrado) em 12/06/2009 às 9:15 am

    Pelo menos eles são razoáveis, afinal, instalar codecs no linux é ilegal, e não há implementações livres que não violem patentes e direitos de copyright. O LAME, o libdvdcss, o W32-codecs, etc… todos violam patentes e direitos autorais, e não há como contornar isso, com esse tipo de instalação.

    A única alternativa viável para se ter acesso a esses “codecs” sem violar patentes de software e demais direitos é utilizar o pacote de plugins “fluendo”.

    Instalar CODECs, em si, não é ilegal. Em muitos casos comuns há ilegalidades envolvidas (que podem se estender ao próprio ato de instalar), mas em vários outros não há.

    Instalar CODECs independentes, para acesso a tecnologias cobertas por patentes de software de terceiros, viola estes direitos apenas nos países em que existem patentes de software, que no momento são poucos. Creio ser o caso do LAME, por exemplo.

    No caso do libdvdcss, que não é um CODEC, há a situação adicional (jamais confirmada pelo judiciário) de potencialmente violar o DMCA, também um dispositivo cuja vigência é restrita a determinadas áreas geográficas que não incluem a maioria dos países.

    Já distribuir, sem licença, CODECs protegidos por direitos autorais certamente viola direitos de seus autores ou distribuidores originais, em praticamente todos os países, incluindo o nosso. É o caso frequente com pacotes como o W32CODECs, por exemplo.

    Deusdará (usuário não registrado) em 12/06/2009 às 11:32 am

    Olá

    Além deste 1step-install existe outro mais completo o easylife do Duli

    http://easylifeproject.org/

    É muito fácil de instalar e usar.

    Existem outros mais no momento me refiro somente ao produzido por desenvolvedor brasileiro.

    Abraços

    Deusdará

    self_liar (usuário não registrado) em 12/06/2009 às 12:05 pm

    Mas estamos no br então essas leis estúpidas não valem aqui.

    Mas tomem cuidado pois muitas empresas de origem estado unidense fazem lobby para tentar aprovar tais leis em outros países.

    Nos da Europa por exemplo….

    Olá, como diz na própria página do 1Step, o easyLife é uma solução interativa e super completa. Nesse caso, o 1Step serve mesmo para quem quer somente codecs e plugins sem muita conversa. Como fiz o script pra mim (já que formato muito o PC) e muita gente achava útil, desde o Fedora 9 decidi disponibilizar para que outros usassem.

    Garcia (usuário não registrado) em 13/06/2009 às 12:20 am

    Henrique, ótima iniciativa. Já indiquei para uns amigos que estão na febre para instalar o F11 ainda essa noite.

    Porém pra mim ainda vou ficar pelo tradicional método, pois até me divirto executando aqueles comandos de instalação, hehehe.

    Abraços

Este post é antigo (2009-06-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.