Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  notebook  

Linux levado a sério desde 1996. O BR-Linux.org atua na cena Linux brasileira há mais de 10 anos, com notícias, opiniões, comentários e intensa participação dos mais de 50.000 leitores diários em todos os temas que interessam às comunidades brasileiras de código aberto e software livre. Saiba mais.

FISL: fotos do bloqueio aos expositores e comunidades, motivado pela visita do presidente

Complementando a nota de meia hora atrás que trouxe as informações do Eduardo Habkost, agora quem dá notícias é o Fernando Martini, que a esta hora estaria no estande ALT Linux (onde aliás está sorteando diversos brindes, incluindo uma viagem a Moscou).

Ele relatou, por e-mail ao BR-Linux:

Enviei agora algumas fotos para o flickr da altlinux com as fotos do que está acontecendo por aqui.

  1. Os participantes da feira estão trancados, sem acesso a feira
  2. Todos os corredores estão fechados
  3. Entre as 11h e 12h da manhã serão todos “evacuados” do local para a federal vir com os cachorros para verificação de bombas :O
  4. Os expositores e grupos de usuários estão parados, olhando uns para os outros… já que ninguém pode entrar…

Não encontrei orientações no site do evento, nem no do PSL-Brasil. Comentários a respeito abundam no Twitter, alguns com a tag #lulafail, informando que as grades de acesso à feira ainda não haviam sido abertas até as 9h30, e que no momento só os expositores podem entrar.

Deve ser chato acordar cedo neste frio e chegar lá para encontrar este tipo de restrição imprevista e suas consequências (como o adiamento de palestras), mas provavelmente a organização logo apresentará a razão para ter procedido desta forma. Relatos adicionais do público serão bem-vindos!

Saiba mais (flickr.com).

- Indique este artigo para um amigo!
Notícias em destaque:
Notícias em discussão:

52 Comentários para “FISL: fotos do bloqueio aos expositores e comunidades, motivado pela visita do presidente”

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

  1. André Luis Pereira (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 9:57 am

    Esse é o procedimento normal em qualquer evento do qual o Presidente da República (seja ele qual for) participa.

    Só gente credenciada pode ficar perto e o local deve ser inspecionado horas antes.

    Quem pode ter falhado é a organização do evento, caso essa visita já estivesse programada e acabou não se aprontando para esse inconveniente (avisar a todos, nãomarcar palestras nesse horário, etc).

    Caso a visita seja de última hora, ai não é falha da organização, já que não estava prevista.

    Não sei qual é o caso, mas é isso ai.

  2. A possibilidade concreta da visita foi divulgada pela imprensa já no dia 23, antes mesmo do primeiro dia do evento.

  3. Eduardo Habkost (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 10:02 am

    Mais fotos: http://www.flickr.com/photos/ehabkost/tags/lulafail/

    Sugiro que usem a tag “lulafail” no flickr também para localizar as fotos.

  4. Giovani Spagnolo (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 10:23 am

    A visita nao foi oficialmente anunciada antes, era somente uma “provavel visita”… a organizaçao nao poderia reservar espaços e/ou preparar tudo e depois o presidente nao aparece…

    O FISL contar com um presidente da republica é o maior sinal do sucesso do evento, e mostra ao resto do mundo o quanto o Brasil da valor ao Software Livre… temos q ficar contentes e aproveitar a onda e nao tentar sempre colocar um problema, apontar uma “falha” etc…

  5. Não é mais “Lula, lá”… Agora é “Lula, aqui” :-P

    Penso que ninguém acreditava muito que o Presidente fosse aparecer por aqui, até porque à poucos dias a organização do FISL estava reclamando a falta de apoio. Estranho…

    Eu estou acreditando que vem algum anúncio relacionado ao Software Livre nessa visita, ou será que ele está vindo apenas prestigiar o evento? Veremos…

  6. Giovani, foi anunciada sim, e pela própria assessoria de imprensa do evento, na terça, com o título bem elucidativo (“Presidente Lula vem ao fisl10″), e se referindo à data de hoje.

    Se você acha que, mesmo sabendo disso (ainda que fosse no terreno das probabilidades sem confirmação definitiva), a organização não deveria “preparar tudo”, certamente não vou discutir com você – é questão de opinião.

    Mas na minha opinião, se a possibilidade era tão clara a ponto de ser afirmada em destaque no comunicado à imprensa especificamente sobre isso, não há espaço para achar que “a organizaçao nao poderia reservar espaços e/ou preparar tudo e depois o presidente nao aparece”.

    Na minha opinião, ontem o público deveria ter sido informado de que a cerca seria ativada já desde a abertura, de como seria a natureza e os critérios para a restrição de acesso, e dos novos horários das palestras afetadas – talvez bastante gente tivesse se agendado de forma diferente se soubesse que ia chegar e ficar esperando do lado de fora de um aparato de segurança, e que bastante gente não teria acesso ao motivo que deu causa a estes procedimentos.

  7. Fernando (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 10:32 am

    Ontem ainda, a Federal chegou no evento para fazer as devidas verificações e cronogramas, em resumo.. a organização do evento sabia sobre isso para avisar a todos os participantes.

  8. Em tempo: em defesa da organização do evento, tenho a dizer que não tem como não conturbar um evento em um caso assim. Já participei em várias feiras que contaram com a presença do Presidente (desde a época do Fernando Henrique) e é sempre assim: conturbado, por mais que se planeje.

    Mas o bom disso tudo é a divulgação, provavelmente o FISL vai até aparecer no Jornal Nacional, heheheh

  9. otávio (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 11:03 am

    Antes o Lula do que o Michael Jackson.

  10. Chato (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 11:14 am

    “Penso que ninguém acreditava muito que o Presidente fosse aparecer por aqui, até porque à poucos dias”

    “HÁ poucos dias”, do verbo haver.

  11. Tiago Cruz (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 11:57 am

    Eles avisaram que iria rolar isso. É por isso que só vou pra lá depois do almoçp :-p

  12. Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 1:58 pm

    Alguém deve ter falado para o Presidente que é um evento cheio de Hackers, daí ele ficou com medo de um atentado, julgando que hackers são do mal e pediu um reforço na segurança.

  13. Fernando (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 2:10 pm

    aahahahaahaha… realmente Marcelo Vilar… ficou com medo.. bom, so faltou os federais ir computador por computador para vistoriar… bom… fotos no flickr da altlinux

  14. Calma, senhores! Imprevistos assim acontecem na maioria dos eventos, principalmente na vinda do Presidente. Acredito que todos sobreviverão. E aos que ficaram sem ter o que fazer, com R$ 5 (ida e volta) poderiam ter ido ao shopping que fica na Ipiranga (ou até uma caminhada, para os mais econômicos) para passar o tempo.

    Quanto à confirmação da vinda dele, já é praxe haver confirmação e na hora vir um “ministro da atividade agropastoril de ovelhas albinas do Acre” para representá-lo. Por isso, a presença só estará confirmada quando ele pisar no solo FISLense. E, mesmo nesse momento, confiram se não é um “companheiro sósia”.

    E aos que aí estão, cobrem comprometimento da autoridade-mór do Brasil com o Software Livre.

  15. Bremm (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 3:11 pm

    E que horas acaba a “chacrinha”? O nove-dedos sempre que aparece dá confusão… Esses tempos ele veio visitar o Hospital Nossa Senhora da Conceição (também em Porto Alegre), e só faltou fecharem a emergência e desviarem os pacientes em estado grave que chegam a todo instante para o já superlotado Hospital Cristo Redentor (HPS Zona Norte, especializado em traumatologia).

    Tudo bem que ele seja o “cacique”, mas o governo deveria preocupar-se com a segurança de toda a população, não apenas com a do Presidente.

    Troll, eu? Talvez, mas apenas cobrando o que é do povão, por direito.

  16. Vits (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 3:13 pm

    Mas e ae, presidente usa Ubuntu, Fedora ou PT/Linux?

  17. Fabiana (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 5:02 pm

    Gente!
    O povo merece…

  18. Moderação: Manter oculto um comentário moderado negativamente pelos leitores.
  19. Ligeirinho (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 5:55 pm

    Tu que deveria crescer um pouco Cardoso ao invés de chamar os outros de crianças, e notar que ano que vem é ano eleitoral, e que o Lula está fazendo qualquer coisa para mostrar que tá vivo e “que vai fazer algo pelos jovens e pela tecnologia do país”.

    Sério, tudo bem que realmente a instituição da Presidência da República é importante, e a presença do lider maior de nossa república em um evento como o FISL mostra a importância tamanha. Neste quesito tu está completamente certo.

    Porém, não podemos esquecer que ano que vem teremos que votar para presidente… E que ele é que é o responsável-mor pelos problemas do país.

    Lá pergunta: alguém gravou o discurso do nove-dedos lá?

  20. Filipe Rosset (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 6:20 pm

    Rídiculo o que estão fazendo durante todo o dia de hoje, prejudicando os expositores, prejudicando os participantes, prejudicando o software livre como um todo. #lulafail
    Em resumo, o FISL teve 3 dias. Hoje o dia foi perdido!
    FORA LULA! :)

  21. André Luis Pereira (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 6:35 pm

    Eu concordo com o Cardoso (isso é meio raro ultimamente).

    Apesar da aparente desorganização dos responsáveis pelo evento, que deveriam ter dado um jeito de amenizar o transtorno (já que a possibilidade da vinda do presidente era grande), o SL só ganha com o Lula presente.
    Ganha visibilidade, senso de importacia perante a mídia e parte da população que adora Jornal Nacional dentre outras vantagens.

    E o SL precisa disso: visibilidade. Propaganda.

  22. Essa é boa (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 6:35 pm

    Essa é boa. Claro que o Presidente, enquanto autoridade, é bem-vindo a eventos. Se a presença dele dá legitimidade ao movimento de software livre, eu não sei – até acho que não altera. Certamente não prejudica.

    O que não é nada bem-vindo, e que gera essa reação toda, é fazer a mudança (que afeta tanta gente presente, milhares de pagantes, etc.) em cima da hora, avisando em definitivo só depois de já ter fechado os portões, ainda mais quando o próprio evento já havia anunciado esta “presença VIP” há 3 dias.

    Foram improvisar, danou-se – e quem estava lá para participar ou contribuir com o evento e não pôde tem toda a razão em reclamar e ficar descontente. A raiz do problema não é a visita, é a falta de planejamento e de comunicação.

    Só o que falta é agora vir alguém achar que todo mundo tem que achar que a presença da autoridade, conhecida de antemão pelos organizadores, justifica a desconsideração e a falta de planejamento sobre como recebê-lo, e que quem critica ou reclama por ter sido prejudicado está errado e é criança.

  23. barna nabex (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 6:36 pm

    Calma pessoal, em 2.011, depois que o Serra assumir, com certeza o problema não irá ocorrer. Isto se, um baita se, acontecer o Fisl 12. A julgar pelo comportamento da governadora Yeda, que só mandou um representante de terceiro escalão para representá-la no evento, os tucanos não querem nada com o software livre. É estas coisas que podem representar mais autonomia e reduzir a dependência deste país embolam a cabeça dos caras.

  24. Eddie (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 7:11 pm

    Se o governo não usa e nem sabe o que é software livre, se reclama, se indigna, etc…, se o governo usa e incentiva o software livre, se reclama, se indigna, etc…
    Realmente difícil agradar a todos :)

    Como sempre um ótimo humor.
    http://nerdson.com/blog/lula-day/

  25. barna nabex (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 8:08 pm
  26. Yan (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 9:01 pm

    Esse é o cara, esse é o governo, apoia o software livre, incentiva o software público. Apesar disso tem uns consideram que vale tratar c/ desprezo, como o Breem “E que horas acaba a “chacrinha”? O nove-dedos”.

    barna nabex acima está certo, se prevalecer este pensamento, em 2011 feira como essa estarão tranquilas, provavelmente sem patricínio, por isso pouca publicidade, pouco público, bem tranquila.

    Vejam os patrocínios http://www.fisl.org.br/10/www/patrocinadores

    Patrocinio de orgãos Federais:
    BB, CEF, Correio, Serpro, Dataprev, Minstério da Ciencia e Tecnologia e Ministério do Planejamento.

    Fora isso só o Patrocinio do Estado do PARANA e da Prefeitura de Porto Alegre que é sede do evento

    Quando ao serra, recentemente fez acordo com MS em SP, provavalmente não colocaria um centavo num evento como esse.

    é só pensar quantas autoridades no mundo estão apoiando o software livre. No Brasil, que eu saiba, só o Requião no PR e o Governo Federal, isso já daria um crédito para o Lula:

    O pessoal do FISL foi muito respeitoso com ele:

    http://www.youtube.com/watch?v=FdLSTVOdAb8

    http://www.youtube.com/watch?v=5xEIyUmTpAA

    *****************

  27. Amerika (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 9:40 pm

    Por que será que derrubaram a parca wifi e a rede cabeada no evento? estranho que o site do fisl também encobre as críticas na velocidade da luz…as vezes fico pensando…quando teremos um evento de informática de real NÍVEL no Brasil ?

  28. Legal que venham autoridades visitar o evento, o SL merece visibilidade, mas que não atrapalhem quem realmente tem interesse e investe seu tempo e dinheiro em contribuir e desenvolver o SL.

  29. Smaug (usuário não registrado) em 26/06/2009 às 10:33 pm

    Saindo do gueto (e dando uma paulada na Lei Azeredo):

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u587048.shtml

  30. Jaime Balbino (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 1:02 am

    É chato ter que parar um evento inteiro por horas, prejudicando público (pagante), palestrantes e expositores. PORÉM, é também muitíssimo positivo e prestigioso receber a visita (e apoio) do Presidente da República.

    Não é só marketing (que por si só já significaria muito) mas também significa interesse e apoio ímpar.

    Centenas de eventos e encontros acontecem no Brasil, cada um deles reúne interesses diversos, para o bem e para o mal, e todos querem “uma visitinha” do Presidente, mesmo quando ele nem é tão popular.

    É claro que o notório senhor só comparece in loco naquilo que lhe interessa ou que tenha significado político para seu governo.

    Receber o Presidente traz prestígio e sinais políticos claros, e com ele vem os contratempos que nenhuma organização consegue superar. Mesmo que o FISL tivesse se programado para prejudicar o mínimo possível a rotina do evento, na hora H a polícia federal iria exigir mais segurança e impor suas regras mais duras.

    A questão é: vale a pena ter esse apoio explícito OU seria muito melhor preservar a rotina programada no folder?

    Lembrem-se que o Governo Federal poderia ter mandado apenas representantes técnicos e algum ministro ou secretário para demonstrar seu apoio. Mas seria a mesma coisa?

  31. Oh, oh, oh….

    ….muito bom, evento de SL agora virou palanque político.

    O bicho sobe no palco com a Dilma (claro que não é campanha), alfineta a Microsoft num evento de maioria anti-Microsoftianos e ganha alguns votinhos para sua candidata.

    Quando ele aparecer no evento de empresas amanhã ou depois, deverá falar da importância da Microsoft para o mundo moderno.

    Muito bom….a equipe do presidente está antenada na internet.

    #.D

    PopolonY2k
    PlanetaMessenger.org

  32. barna nabex (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 1:59 am

    Ainda que você esteja certo, mesmo se houver ambiguidade ela em si já é útil. Exige que as empresas de software proprietário botem as barbas de molho. Se exagerarem nos preços o presidente mostrou que o software livre tá no radar do governo e eles não podem garfar o país à vontade. Já os tucanos, ao desprezarem o software livre, sinalizam pros caras que o que é deles tá garantido. Pô, a governadora poderia ter dado uma força pro evento. Afinal, na inauguração do novo parque gráfico da RBS ela foi…

  33. Ricardo (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 4:01 am

    Ainda bem que não fui onde Lula pisa não vou, sou honesto e ganho com o meu suor não com o dos outros.

  34. Moderação: Manter oculto um comentário moderado negativamente pelos leitores.
  35. yan (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 10:12 am

    A Yeda do psdb assumiu o governo do RS e tirou o linux do Banrisul e botou a MS.

    O Serra psdb acabou de colocar MS nas escolas.

    Eles não dão e não vão dar $ para SL ou FISL, por isso não comparecem a eventos como estes, mandam representante do 3 escalão.

    Eles tiram o linux e o software livre por onde passam, porque ainda iriam querer prestigiar o FISL?

    O atual prefeito de Porto Alegra não tá nem aí para o SL e o FISL, por isso se discute a saída do FISL do Porto Alegre.

    Mas pelo que li, os comerciantes, donos de hoteis e restaurantes pressionaram o Prefeito de Porto Alegre a manter o FISL na cidade, devido a atividade econômica que isso gera, mas não por causa do software livre.

    Apoiando o SL só tem o REQUIÃO e o LULA, e isso não é só com discurso, mas com patrocínio pesado e ação de governo coerente.

    Quanto ao tumulto, acho adequado se questionar os organizadores do evento, que já sabia da visita antes.

    Criticar o convidado Lula é absurdo, principalmente pelo apoio que ele dá ao SL,ao evento e a repercussão instantânea da sua ida no FISL, nos jornais, internet, blogosfera etc

  36. Fernando (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 10:44 am

    Todas as autoridades são bem-vindas em eventos de SL, porém com organização e sem nenhuma perda aos visitantes e patrocinadores.. já que todos os stands que estão aqui..estão pagando para divulgar suas ideias nos 4 dias… porém com tudo isso, tivemos na Verdade 3 dias de feira.. Quarta, Quinta e Sabado.

    Muitos dos participantes foram para casa.. ja apenas foi liberado para acesso proximo das 17horas (1 hora de feira) e o fechamento das portas as 18h.

    Abraços a Todos

  37. Ligeirinho (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 11:50 am

    Não querendo botar lenha na fogueira, mas penso que o Governo Federal continua e apóia o Open Source pois além de economia, é o próprio governo que gerencia tudo e pode assim pedir um nível de excelência em software que atenda as suas necessidades.

    Infelizmente, os Estados e as Prefeituras não conseguem muitas vezes ter o poder de cobrar de quem trabalha com Open Source uma excelência em Software, e ainda por cima acabam trabalhando com parcerias ou licitações que “traumatizam” e acabam fazendo os orgãos públicos generalizar, dizendo que qualquer software open source é ruim. Pode ser por isso que muitas vezes acabamos vendo um Governo do Estado do Rio Grande do Sul voltando a utilizar sistemas Microsoft, ou acordos como já citados.

    Voltando ao Lula no FISL, continuo achando que é ano eleitoral ano que vem. Porque se realmente o Lula desse uma importância boa ao Software Livre, ele teria ido ANO PASSADO, que pelo menos apesar de ser ano eleitoral, não era de presidente. =D.

    Mesmo assim, é lovavel a atitude, e que ano que vem possa ter a presença dele de novo. Mas com maior liberdade e inclusive espaços para perguntas e discurssão, pois pelo visto o pessoal criticou que o evento do discurso do Lula foi bem restrito.

  38. Dorival (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 12:09 pm

    Ainda bem que não fui onde Lula pisa não vou, sou honesto e ganho com o meu suor não com o dos outros.[2]

    Os seus amigos mensaleiros também foram ?

  39. self_liar (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 12:32 pm

    Acreditem pessoal , a vinda do lula nao é tão ruim quanto ao bush ao brasil .

    No caso do bush ,chegou-se ao ridiculo de contratar agentes,atiradores de elite e tudo mais. ,isolar o hotel onde ele mora e tudo o mais.

  40. marvelous (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 12:37 pm

    Bom, como já foi dito este o procedimento padrão para qualquer visita do presidente a algum local.

    Claro que a sua presença não faria a menor diferença lá então ele nap precisava ter ido, mas deve ter sido remorso pelas infindáveis promessas de “eu vou” e na hora H não vai.

    Trabalho em uma instituição federal bicentenária e que devido a sua responsabilidade no cenário cultural e cientifico mundial havia sido enviado convites para muitas pessoas tão ou mais importantes que o presidente, no dia da festividade de aniversário dos 200 anos estava agendado para o infeliz aparecer por lá mas quem apareceu um foi representante. Estava tudo preparado para o presidente estar lá e nada. A mídia ficou frstrada, já que tinham preparado um verdeiro estúdio para o evento em si.

    O FISL fez em bem não dar a mínima. Iria gastar rios de dinheiro para preparar algo que poderia não ser usado. Já que como sempre nosso presidente promete e costuma não cumprir.

    Quanto ao atraso concordo que foi injusto com quem acordou cedo no frio, mas isso faz parte.

  41. João Carlos (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 2:10 pm

    Realmente é muita estranho o presidente ter vindo justo agora. A comunidade de software livre chegou onde chegou sem a ajuda deste senhor, e acredito sinceramente que ja demonstrou nao precisar de nada que venha dele. Visitou o Brasil especialmente para o FISL, mas a meu ver, somente estragou um dia do nosso evento.

  42. MarcusJabber (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 3:32 pm

    Xii…

  43. Jaime Balbino (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 4:12 pm

    “A comunidade de software livre chegou onde chegou sem a ajuda deste senhor”

    Quer dizer que somente o mercado privado, o voluntariado e as doações sustentam o software livre?

    O que é então o Portal do Software Público, os Telecentros do MEC, os softwares (e hardware) para a TV Digital, a exigência de software livre nas licitações do executivo, o Serpro, Computador para Todos, etc… etc… etc…

    Todas as iniciativas listadas acima foram iniciadas ou ganharam força nesta gestão – e ainda há mais outra dúzia que não passaram da intenção (como o “Um Computador Por Aluno”). Arrisco a dizer que a participação direta ou indireta do governo federal é mais decisiva no desenvolvimento do SL do que o mercado privado, ficando atrás somente do voluntariado.

    Aliás, a evolução da participação governamental com os anos e sua comparação com o comércio privado de SL é um levantamento interessante que deveria ser feito. Mas a comunidade de SL é muito despreparada para esse tipo de levantamento.

    Quanto ao fato de aparecer no Fisl mais de 1 ANO ANTES das eleições (estamos há 6 meses do início do “ano eleitoral”) não é nada questionável e plenamente justificável. O Stalmam esteve em todas as edições? E o Linus?

    É normal uma personalidade notória, presidente ou não, aparecer uma única vez em eventos periódicos, simplesmente porque sua presença é mais simbólica do que efetiva. Poderia ter sido no ano anterior ou no outro, mas caiu de ser nesse e ponto. Tinha o evento da RBS e finalmente sobrou tempo e espaço na agenda.

  44. Ailton (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 6:35 pm

    O povo só sabe reclamar mesmo.
    No Brasil temos ou ano eleitoral ou pré eleitoral, então se exigir que o presidente fosse ao FISL sem ser em um ano assim seria simplesmente impossível.

  45. Ligeirinho (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 8:49 pm

    Ailton, há um porém: se o Lula não fosse um cara que quando abre a boca ou a gente se supreende ou a gente da risada, aí tudo bem, não valeria o que falei sobre ano eleitoral.

    O Lula quando abre a boca todos tem medo do que ele vai dizer. Sério. Eu não estava na FISL ou vi os vídeos (preciso ver), mas se prestar atenção na maioria dos discursos, quer seja divulgado pela mídia ou indo pessoalmente, nota-se o quão o Lula usa a palavra para tentar cativar o povo, e muitas vezes comete graves gafes ou erros. Além disso também, na maioria das vezes ele tenta engrandecer “o quanto bom foi seu governo para tal coisa”, e de fato na área de informática o Brasil deu um salto, graças a boas e lováveis atitudes. Ele não precisa ser repetitivo e óbvio. O Brasileiro não é non-grato. Só não gosta quando a pessoa se gaba, erro máximo do presidente.

    Porém, se o Lula fosse apenas para prestigiar, não tivesse vindo sem avisar (só prevendo não adianta, tem que confirmar mesmo, né), e ainda por cima não fizesse propaganda do governo, aí sim.

    Como já mostrado, veja quantos orgãos públicos patrocinam a FISL. E quantas vezes aparece o logo “Brasil, um país de todos”. ;)

  46. André Luis Pereira (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 9:39 pm

    Putz. Quando não vai é porque não dá a mínima.

    Quando vai é porque é interesseiro.

    A galera precisa ser mais prática.

  47. Ligeirinho (usuário não registrado) em 27/06/2009 às 9:54 pm

    André está certíssimo.

    Já disse que é louvável a ida de um REPRESENTANTE DA NOSSA REPÚBLICA, porém, é ruim quando vai uma pessoa pública que não sabe falar legal e acaba muitas vezes se prejudicando.

    Só concluíndo:
    Se não vai, dá motivo, porém prestigia e respeita o evento, pelo menos mandando alguém da área do governo, beleza.

    Se vai, porém só fala bem “dele mesmo” (ou melhor, do governo), e começa a falar besteiras para tentar chamar a atenção, como que “Inclusão Digital é a palavra mais ’sexy’ do governo”, aí não dá né?

    Por que o Lula não disse simplesmente : “Conseguir a Inclusão Digital para Todos é nosso objetivo”? Tão mais simples, um pouco menos impactante, porém objetivo. Cara, dizer que “Inclusão Digital é a palavra mais ’sexy’” não é meio rídiculo não?

    O cara fala cada coisa que depois que aparece um monte de blog zoando com ele…

  48. [...] dos frutos positivos da polêmica visita presidencial (bem descrita no Nerdson) ao evento. Do G1: O Presidente da República [...]

  49. Flávio Casas de Arcega (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 11:40 am

    Esse pessoal além de radical é ingrato.
    Acompanhando a conversa na lista de e-mails do fsfla.org observei que a repercusão foi muito positiva lá fora.

    “Es envidiante el sentimiento que comparten los brasileños con su presidente referente al SL, quisiera que en mi país Bolivia también fuéramos así…hay un proyecto de Ley para adoptar SL pero no le dan importancia….es que mi Presidente se ocupa de temas de otros países y no de los que tenemos acá….en fin..no los aburro más con temas políticos.
    Salu2 y Adelante Brasil.” Gabriel Edmundo Perrogón Justiniano

    Não sou petista mas reconheço que este governo fez muito pelo SL e espero que os pŕoximos continuem o trabalho.
    Divididos não somos nada, mas unidos somos imbatíveis Brasil!

  50. Joe Doe (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 12:58 pm

    Em primeiro lugar, respeito aos participantes do evento, pois pagaram e são para eles o evento.

    Será que se tivéssemos apenas membros de GU e expositores o fisl seria o que é hoje ?

    O povo vai no fisl por causa, principalmente, das palestras. Sem palestras, não teria fisl.

    A grande maioria dos palestrantes não recebem ajuda de custo. Uma pequena parcela recebe. Antigamente não era assim, se aplicava a meritocracia na prática. As melhores palestras avaliadas recebiam ajuda de custo. Hoje, além dos palestrantes internacionais, só algumas figurinhas carimbadas e desgastadas continuam sendo convidadas e, consequentemente, custeadas pela organizacao.

    A propósito, seria interessante ter o balanço financeiro do evento disponível publicamente. Tem muita gente que ajuda a divulgae o evento, se esforça para montar caravanas, etc., ou seja, estão de fato captando dezenas de novas inscrições para o evento, e ainda, precisam pagar para participar.

    O que dá para observar é que se pede ajuda de todos para tudo, para divulgar, para montar caravanas, para páginas amigas, etc., mas nem todos participam das coisas… Eventos que rolam no fisl e só alguns participam. A organização promove jantar para palestrantes, mas só alguns dos palestrantes ficam sabendo… Nem tudo é livre e aberto. Essas coisas não são divulgadas no site.

    Se vc compra ingresso em um show e o mesmo é cancelado, então eles devolvem o dinheiro. Nesse caso, quem não assistiu a palestra que foi cancelada ou não pode visitar os estandes na sexta, recebeu algum reembolso ?

  51. Flávio Casas de Arcega (usuário não registrado) em 29/06/2009 às 6:12 pm

    O link oficial de acesso ao Discurso.

    http://www.imprensa.planalto.gov.br/download/discursos/pr1323-2@.doc

    OBS: É .doc, que decepção. haha

  52. Ricardo (usuário não registrado) em 1/07/2009 às 3:20 pm

    Sinceramente, a cobertura do br-linux nesse sentido ta uma palhaçada. Parece aqueles a toas do “Cansei”.

    Por que será que vc´s não comentam o que o presidente falou lá? E da importancia de um presidente mudar a agenda dele para prestigiar o evento?

    Se fosse um presidente americano visitando um evento equivalente, vc´s acham que não teria um esquema semelhante? Alias, se o presidente americano apoiasse abertamente assim a comunidade de software livre, tinha neguinho enfartando de felicidade!

    Ta dando é pena a postura de vc´s.