Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firmware alternativo GPL amplia recursos da Canon EOS 5D mkII

Desde que chegou ao mercado em setembro passado, a câmera fotográfica SLR Canon EOS 5D Mark II tem atraído a atenção de cineastas amadores. Entretanto, alguns defeitos a impediam de ser usada como câmera de vídeo, apesar do sensor poderoso e de seus 21 megapixels. Agora o projeto Magic Lantern, um firmware alternativo licenciado sob a GPL se propõe a resolver essa questão, transformando uma câmera fotográfica de médio custo numa filmadora de altíssima definição extremamente barata.

Equipada com um sensor de 35 mm e 21 MP com profundidade de campo similar à do filme, capaz de gravar imagens com resolução Full HD (1080p) no formato h.264 e de trabalhar com qualquer lente Canon EF, a EOS 5D Mark II parecia tornar realidade o sonho de todos os que desejam trabalhar com vídeo em alta definição.

Infelizmente, a 5D Mark II, do jeito que sai de fábrica, tem suas falhas no tocante a vídeo: (…) Desapontados com tanto potencial sendo desperdiçado, um grupo de hackers empreendedores liderado por Trammel Hudson se dispôs a estudar seu firmware (o software que controla as funções da máquina), consertar o que estava quebrado e adicionar alguns recursos extras.

Nasceu assim o projeto “Magic Lantern”, um firmware alternativo que transforma sua EOS 5D Mark II em uma “EOS 5D Mark Free”, livre das limitações impostas pelo fabricante. (adaptado de tecnologia.ig.com.br – leia também a versão integral, e a cobertura do Slashdot.)

Saiba mais (tecnologia.ig.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 24/06/2009 às 8:48 pm

    Grande coisa codificar em h264. A filmadora seria profissional MESMO se codificassem em Theora… :D

    Mudando de assunto, as más linguas dizem que o hardware do Playstation 4 seria o mesmo do Play 3, e que a Sony prefere liberar as especificações do videogame a doses homeopáticas – para impedir as softhouses de criarem agora jogos que aproveitem todo o potencial do aparelho.

    Receio que um dia ficarei refém de um firmware limitado, seja na filmadora, ou no videogame :(

    Bremm (usuário não registrado) em 25/06/2009 às 12:03 am

    Para quem é fã de Canon, vale a pena dar uma espiada no CHDK. Eu uso na minha velha S3IS. Com ele é possível inclusive obter fotos RAW e mudar as taxas de compactação do CODEC de vídeo.

    Tércio, já ouvistes falar em obsolência programada?

    ELS (usuário não registrado) em 25/06/2009 às 1:48 pm

    @Tércio Martins
    Nao sei ate’ que ponto essa informacao e’ verdade, ja’ que ha’ muito tempo existem grupos de pesquisa usando clusters de PS3 explorando todo o potencial (dentro dos limites da programacao paralela) dos Cells.

Este post é antigo (2009-06-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.