Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firefox ultrapassa IE na Europa pela primeira vez

“Atenção gente, essa não é uma notícia de primeiro de Abril, mas até parece, depois de um longo tempo as perspectivas em relação ao navegador livre estão se concretizando na Europa, o que nos leva a refletir sobre as outras previsões em relação a ele para o resto do mundo.

A Microsoft perdeu na semana passada a liderança do mercado europeu de navegadores pela primeira vez em anos. O Firefox 3, do Mozilla, assumiu a posição do Internet Explorer 7, informou a empresa de pesquisa StatCounter nesta terça-feira (31).

O Firefox 3, da Mozilla Foundation, tinha 35,05% do mercado europeu de software para navegação na internet na semana passada, seguido pelo Internet Explorer 7 com 34,54%.”

Enviado por Jose Pissin (pizza) (jpissinΘgmail·com) – referência (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Cardoso (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 8:49 am

    Mas mas mas não era o terrível e insuperável Explorer que precisava de uma intervenção multinacional da União Européia, para dar espaço para que os outros navegadores pudessem existir e competir?

    Cuidado, Firefox senão o Opera coloca vocês na blacklist também…

    diego (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 8:53 am

    E o IE6 e o IE8 não contam?
    35,05% + 34,54 != 100%
    E o resto não usa Opera.
    Não que o número não seja expressivo, mas dizer que Firefox ultrapassou o IE é, no mínimo, tendencioso.

    Christian Ferreira (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 8:53 am

    Olá, eu acredito que a estatística está correta. Mas aqui na Alemanha (onde eu moro), diria que o Firefox já deve estar perto dos 50%. Pois nos centros de pesquisa e universidades por onde já andei, eu tenho visto Firefox e Thunderbird como padrao em 60-70% dos PCs. Em Macs, o pessoal já tende a não usar o Thunderbird, mas o Firefox sim.

    Gustavo Tondello (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 8:58 am

    Não gosto quando as notícias citam dados estatísticos, mas não colocam o link para a fonte para eu poder conferir por mim mesmo.

    Felizmente, essa não foi muito difícil de achar. Os dados que basearam a notícia estão em http://gs.statcounter.com/#browser_version-eu-weekly-200904-200913.

    O título da notícia no G1 (e em outros sites, em inglês também) não está muito correto: uma versão específica do Firefox (3.0) passou uma versão específica do Internet Explorer (7) e o Firefox 3.0 foi a versão de browser mais usada na Europa no período.
    No entanto, somando todas as versões do Firefox e todas as versões do IE, nota-se que o IE ainda teve aproximadamente 10% a mais de uso que o Firefox. A notícia menciona isto no texto, porém o título leva a uma falsa impressão, se não houver uma leitura atenta do conteúdo.

    De qualquer forma, é uma importante conquista para o Firefox!

    Outro dado que chama a atenção na página indicada é como o percentual de uso do IE 6, um browser bastante ultrapassado — ainda mais após o lançamento do IE 8 — ainda é grande. No Brasil o IE 6 ainda é mais usado que o Firefox 3…

    É uma boa notícia o Firefox ter mais usuários que o IE7 mas, como foi dito acima, temos que lembrar que tem muita gente ainda usando IE6 e outro tanto já usando IE8.
    Seria legal saber como está a porcentagem dessas outras versões bem como dos outros browsers lá na Europa e mesmo aqui no Brasil.

    Gustavo Tondello (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 9:02 am

    Christian, você está certo: olhando lá na página do StatCounter, na Alemanha o Firefox já passou o IE de longe: 59,24% do Firefox (todas as versões) contra contra 32,67% do IE (todas as versões), 3,93% do Opera.

    Gustavo Tondello (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 9:04 am

    cenoura, na página do StatCounter dá para ver tudo isto. No Brasil: IE 7 = 39,08%; IE 6 = 26,05%; FF 3 = 25,35%; os outros browsers/versões têm menos de 3% cada um (FF 2, IE 8, Chrome, Opera, etc.)

    João Marcus (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 9:29 am

    Para mim, só uma coisa realmente importa: que o Internet Explorer não domine novamente esse mercado. Por mim, o IE morreria em uma morte lenta e dolorosa. Se você já se sentiu assim, também, é porque teve que desenvolver para a web e percebeu que muita coisa funcionava direitinho em todos os browsers, exceto no IE, que era incompatível com padrões de 10 anos atrás.

    Cleverson (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 10:11 am

    Cardoso, é tamanha a falta de qualidade do IE que mesmo pré-instalado e absolutamente pronto para ser usado, as pessoas, mesmo os não especialistas, se dão ao trabalho de instalar outro navegador. Não é só uma questão filosófica ou mérito do Firefox, é incompetência da outra parte também.

    Outro dado que chama a atenção na página indicada é como o percentual de uso do IE 6, um browser bastante ultrapassado

    Estava lendo os comentários sobre essa notícia em um blog inglês, e disseram que algumas grandes corporações de lá não migraram do IE6 porque senão todos os sistemas das intranets param de funcionar. E agora, com a crise, o investimento para alteração dos sistemas não vai existir. Ainda veremos muito IE6 nessas estatísticas, pelo menos na Inglaterra.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 11:32 am

    Eu vou falar uma coisa para vocês mas não me crucifiquem, apesar de saber que o Firefox é muito melhor que o IE. Estas estatisticas nao convencem, onde estão? Qual a veracidade delas? Tem auditoria?
    Outro detalhe mais importante, estes cadastros do tipo, usuarios linux, usuarios firefox e outros. Não valem nada, já pensou se tivesse um cadastro para usuarios do IE e usuarios do windows por exemplo. Mas quem usa MS geralmente nao tem esta cultura de divulgação que tem os usuarios do Software Livre. Resumindo.
    Usuarios de software livre, nao fazem estatisticas sobre os usuarios, quantidades, etc.
    Se fizessem iriam ganhar de lavada do Software Livre.
    O Firefox vem crescendo, mas vai demorar muito tempo para passar o IE, ate pela fragmentacao que o chrome vai fazer no cenario.
    Bem, foi só uma opinião.

    De repente posso estar errado. O que vocês acham?

    Hum… Ainda notícia de primeiro de abril? :-)

    psicoppardo (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 12:01 pm

    Não concordo, acho que a notícia e coerente e mostra uma tendência mais que animadora para o firefox já que muitos especialistas pedem para que os usuários mudem sua versão IE 6 e o IE 8 ainda é um beta, sendo assim o que podemos ver é uma forte avanço do mozilla FireFox, em um tempo bastante rápido, ao contrário do Linux em sí (cujo a aceitação em desktops anda mais lenta do que eu esperava), acredito que em dois anos o Fire Fox ou outro navegador livre (Google Chrome por exemplo) tire a liderança do IE.

    Gustavo Tondello (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 12:36 pm

    Profeta do Caos: pelo que entendi, estas estatísticas não são feitas por cadastro. A empresa que as fez monitora milhares de sites no mundo todo e registra os dados de todo e qualquer acesso feito ao site, independente de ação adicional da pessoa; basta ela visitar o site para ser contada. Fazendo isto com os milhares de sites mais populares do mundo, se tem uma estatística bem próxima da realidade.

    Você perguntou onde estão as estatísticas, estão em: http://gs.statcounter.com/.

    Como já foi dito, as estatísticas parecem bastante reais mesmo. Note que o Firefox 3 passou o IE 7 em percentual de uso na Europa apenas, olhando no site indicando os detalhes por país, pode-se ver que em alguns países europeus o Firefox é muito mais usado que o IE, o que é percebido mesmo por quem está por lá, como por exemplo foi dito pelo Christian.

    Já em outros lugares, o IE domina de sobra, é o caso do Brasil, pois se olharmos lá, veremos que o IE tem mais de 60% de participação no Brasil. É por isso que nós que estamos aqui temos a sensação de que o IE ainda é bem mais usado, sensação que é correta para a região onde estamos, porque é isto mesmo que ocorre no Brasil.

    Fellype (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 12:36 pm

    Fazendo um link com o que disse o psicoppardo, algumas pessoas (incluindo eu) acreditavam que a introdução de softwares livres em SOs proprietários, particularmente no Windows, ajudaria a aumentar o percentual de usuários de Linux, devido à familiarização prévia com os programas mais comuns nesta plataforma.
    Bom, parece que isso não tem dado muito certo. Talvez (eu disse talvez), uma das explicações para isto seja a existência de um maior número de softwares livres (e/ou gratuitos) para Windows que para Linux (isto é verdade em algumas categorias de aplicações), somada ao fato de alguns programas que existem em ambas plataformas terem desempenho melhor no Windows.
    Só espero que isto não faça com que os entusiastas de Linux deixem de divulgar/recomendar o uso de softwares livres.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 12:46 pm

    Gustavo, você deve ter razão, minha mania de caos as vezes leva a tona minha ignorância. Acho que tem sentido o que falou.
    Eu torço para que o Firefox tenha sucesso e a MS prove do seu veneno, quando acabou com a NETSCAPE, a patroa aqui em casa já migrou para o Safari. Agora usamos Mac.

    Valeu.

    marcosm (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 1:06 pm

    Fellype,
    Acho que tem mais pessoas que defendem o software livre do que pessoas que defendem só Linux. (Me parece inclusive que é o caso do Augusto :) ).

    Mas acho que a disseminação do Firefox, mesmo no Windows, é benéfica pra mim que só uso Firefox. Isso porque vai ficando cada vez mais raro sites que só funcionam no IE.

    marcosm (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 1:23 pm

    Curioso,
    Tva olhando o StatCounter e vi que no dia 18 de setembro de 2008, 13,05% dos acesso a internet provenientes do Brasil usavam Linux.

    O que aconteceu nesse dia?

    William S. (usuário não registrado) em 2/04/2009 às 4:25 pm

    Hmm… mas não é o caso aqui na Inglaterra. Só dá IE e a maioria (i.e. não-técnico) nem tem idéia do que seja Firefox, que dirá linux :-(

    Mas o interessante é observar que na maioria dos casos os Firefox está em ascensão, enquanto que o IE7 está em queda. O que mais me intriga são os tigres asiáticos usarem massivamente o IE.

    fernando (usuário não registrado) em 8/04/2009 às 6:51 pm

    acho que de qualquer forma é um mérito para o firefox..
    o problema no brasil é que grande parte dos usuários de internet nem sabem que existe outros navegadores..

Este post é antigo (2009-04-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.