Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Fagocitose: CEO da Oracle quer JavaFX no OpenOffice

A compra da Sun pela Oracle ainda não se concretizou, mas o CEO Larry Ellison já vem dando seus palpites, e em um evento recente avisou que andou conversando com a equipe do OpenOffice na Sun, e os “encorajou” a adotar o JavaFX como arquitetura de interface para o seu projeto, atualmente em C++. E foi mais ou menos assim, como se nada fosse: “nós encorajamos o grupo do OOo a rapidamente fazer sua versão de uma planilha, ou um processador de texto, usando o JavaFX.

Ao contrário do que acontece com outros integrantes da família Java, o runtime do JavaFX é proprietário, não foi submetido ao JCP, e é controlado pela Sun(/Oracle), o que pode ajudar a explicar o brilho nos olhos de Ellison – algo que ele pode negar rapidamente (e provar que não tem qualquer relação com A Bolha Assassina) se abrir a ferramenta, mas no momento eu sugeriria que ninguém espere por isso em pé.

Claro que boa parte do desenvolvimento do OpenOffice ocorre também fora do controle da Sun, sob os auspícios da IBM, Novell e outros – e é provável que por lá a proposta não seja nada popular. Vamos, portanto, aguardar os acontecimentos.

A longa matéria do The Register a respeito tem bastante descrição e análise, inclusive do que vêem como risco ao OOo, e eu recomendo a leitura.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ian Liu (usuário não registrado) em 8/06/2009 às 10:27 am

    A interface do OpenOffice no meu note é muito bugada. Se eu abilitar a placa da NVidia então, fica ruim demais. Eu acho que um port para GTK seria o ideal, mas deve ser complicado demais ;)

    Ainda bem que eu me viro com LaTeX…

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 8/06/2009 às 10:39 am

    Na autoridade de Profeto do Caos, eu posso dizer que é o começo do fim. :)

    hauahuahauhauahuahauhauhuahau

    O Openoffice deveria ser reescrito do zero há uns bons anos atrás. A passagem do 1.x para a 2.x foi benéfica e deixou a suíte somente “um pouco menos pesada e com alguns recursos a mais”. A passagem da 2.x para a 3.x foi… houve passagem? srsrs

    Gosto do OpenOffice, mesmo apostando minhas fichas num Koffice 2.x. Mas sei que o OpenOffice ainda é o melhor.

    Percebi q ser em java não é problema, já que temos o Think Office, feito totalmente em java e, embora tenha um tempo de inicialização alto (java vm!) é muito ágil nas tarefas comuns, abrir menus, etc. Pena não ter antialasing nas fontes, mas isto é culpa do java.

    Já o OpenOffice demora em coisas simples como abrir menus de contexto, o que para mim demonstra que há algo de errado no reino das andorinhas (aquele pássaro do logo do OO).

    Ao meu ver: fugir de java é uma boa solução. Faça tudo em c++ usando algo mulltiplataforma, como Qt ou gtk+glib+… Ou mesmo algo mais exótico, como EFL (usado no enlightenment 0.17 e outros), Fox toolkit, fltk… Gtk+Clutter para a interface?

    Mas o principal é abrir o desenvolvimento do OO para a comunidade (e outras mais empresas). Isso ajudaria o OO a voltar aos seus tempos de glória. Que criem e melhorem compatibilidade com o OOXML, que o integrem ao mono (mas somente opcionalmente), etc.

    diego longhi (usuário não registrado) em 8/06/2009 às 10:49 am

    e de qualquer jeito a implementação em java proprietário acho q é uma boa justificativa para o aumento de forks

    self_liar (usuário não registrado) em 8/06/2009 às 10:59 am

    A Oracle esta quebrando os projetos da Sun.Usar javafx como plataforma significa que eles estarão transformando o OO em cloud e proprietário como o google.

    Se continuar assim ,que façam um fork .

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 8/06/2009 às 11:10 am

    Eu disse a vocês antes, a Oracle vai acabar com OpenOffice, MySQL e tudo que não interessa a ela. Mas os puristas cegos me censuram.
    Larry Elisson esta concretizando minhas profecias.
    OpenOffice e MySql vao para o saco mesmo.
    Se alguma empresa de porte não assumir, com todo respeito não serão programadores de cuecas no meio da madrugada que irão levar adiante, sabemos que é preciso dinheiro para grandes projetos.

    ter várias partes do código em java não era um dos motivos de a suíte ser lenta e pesada?

    =o?

    emo_csharp_developer (usuário não registrado) em 8/06/2009 às 11:16 am

    Já ganhei dinheiro um bocado de dinheiro com programas, de cueca, no meio da madrugada.

    Não, não era.

    O Runtime por enquanto não é livre, mas você pode baixar o código fonte (nem precisa explicar aqui no brlinux a diferença de livre a aberto).

    A API do JavaFX é melhor que a API que o OO usa atualmente, que consegue ser mais lenta que o Java normal. Mas o JavaFX ainda não conseguiu cumprir a promessa de ser rápido e leve se comparado ao JavaSE, alvo de tantas (justas) críticas.

    Mesmo assim não acredito que a Oracle possa causar o fim de nenhuma das ferramentas adquiridas. O InnoDB que o diga.

    Por favor indique um link em que o código-fonte do runtime do JavaFX esteja disponível sob uma licença de código aberto.

    Conan (usuário não registrado) em 8/06/2009 às 12:46 pm

    @ Profeta do caos,
    A Oracle é uma das empresas que mais faz pelo open source.

    . Foi a primeira grande fornecedora de banco de dados a suportar o Linux
    . Foi a primeira a disponibilizar um ERP de primeira linha na plataforma linux
    . Após adquirir o BerkeleyDB, introduziu melhorias significativas no suporte java
    . Desenvolveu o OCFS
    . Patrocina o btrfs
    . Fez várias contribuições ao kernel

    Se você não está satisfeito com os rumos do MySQL ou do OpenOffice, você tem toda a liberdade de fazer um fork e fazer melhor. Essa é uma das vantagens dos projetos open source. Se o Linus e tantos outros pensassem como você (“não serão programadores de cuecas no meio da madrugada que irão levar adiante”), provavelmente ainda não teriamos o linux, nem o BSD, nem o próprio MySQL.

    Sério, se a Oracle (vai comprar/comprou) a Sun só para acabar com os projetos da Sun, não era melhor juntar o dinheiro com esta compra e usar para algo mais vantajoso financeiramente para a mesma?

    Hugo do Prado (usuário não registrado) em 8/06/2009 às 1:27 pm

    É possível rodar o Openoffice usando GTK.
    Basta exportar a variável SAL_USE_VCLPLUGIN com os valores:
    The VCL plugin to use. Possible values: “kde” (KDE) or “gtk” (Gnome) or “gen” (generic X11)

    Tipo:
    export SAL_USE_VCLPLUGIN=”gtk”

    Coloque isso no .profile e pronto. GTK

    Agora, a Oracle querer botar td em java….vixie… vai ficar zuado

    Paul (usuário não registrado) em 8/06/2009 às 5:51 pm

    Realmente, é odiável o quanto está se dando destaque ao JavaFX na comunidade Java.

    Alguém entende o pq de tanto alvoroço em um concorrente do Flash à esta altura do campeonato? Mesmo que tenha desempenho superior (como dizem) e que seja uma linguagem razoavelmente bem projetada, não vejo, sinceramente, o motivo de tanto interesse da MS e Sun em lançarem esse tipo de coisa.

    Só se for pra aqueles gerentes que lêem Info e ficam falando “quero isso no meu projeto”.

    De resto, Flash, além de odiado, é 99% usado em players de vídeo (onde futuramente será dispensado), joguinhos casuais, banners do tipo “faça o macaco comer a banana e ganhe um ringtone”, e menus de sites feitos por webdesigners que não sabem css/javascript.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 8/06/2009 às 7:03 pm

    O JavaFX veio para corrigir três das maiores reclamações das gui em JAVA: velocidade, consumo de memória e facilidade de uso.

    Falaram a mesma coisa da MS com o Silverlight, hoje ele conseguiu seu espaço. O mesmo está acontecendo com o JavaFX, que tem a vantagem de ser multiplataforma, coisa que o Silverlight não é. Para rodar no Linux e Mac, o projeto mono está tentando portar, mas como sempre está bem atrasado em relação a ultima versão.

    zeebo (usuário não registrado) em 8/06/2009 às 7:37 pm

    Pois é, java trap ainda à todo vapor.

    Mas não é apenas isso: com a entrada em cena de dispositivos móveis em telas minúsculas, tem havido uma procura maior por GUIs bonitas, funcionais e escalares, coisa que os velhos frameworks baseados em bitmaps têm se mostrado lentos em adotar. GUIs completamente baseadas em tecnologia vetorial, como as de Flash, Silverlight e JavaFX são o futuro. Basta olhar para os netbooks.

    Paul (usuário não registrado) em 8/06/2009 às 11:36 pm

    Marcos Alexandre, onde o Silverlight conquistou seu espaço? E como o JavaFX conseguiu diminuir o consumo de memória, já que é baseado na mesma VM que Java?

    @Paul, a VM está sendo reestruturada para se tornar modular e diminuir o consumo de memória. O JavaFX está sendo criado pra explorar todo o pontencial da VM nova, o que não aconteceu ainda com o Swing, pra não perder a retrocompatibilidade.

    Hoje o download da VM do Java é de 9 Mb, agora pra rodar o JavaFX você vai precisar baixar de 1.5 a 2 Mb, sendo que o restante só vai ser necessário se utilizar algum recurso específico (ele vai baixar sob demanda).

    Já do “outro lado”, cada dia que passa é mais comum ver sites utilizando o Silverlight, há medida que as ferramentas da MS vão se adaptando a tornar seu desenvolvimento produtivo.

    Sidney (usuário não registrado) em 9/06/2009 às 2:23 pm

    Sou contra essa atitude da Oracle, nem tem versão pra Linux ainda de JavaFX =/
    Ainda bem que eu não uso o OpenOffice, instalei o BrOffice no Ubuntu.

    Rodnei (usuário não registrado) em 9/06/2009 às 3:05 pm

    Sidney, do OpenOffice pro BrOffice só muda o nome e o dicionário, fora isso é a mesmíssima coisa.
    Trocou 6 por 1/2 dúzia.

    self_liar (usuário não registrado) em 9/06/2009 às 3:49 pm

    Tem o pulpcore que faz as quase as mesmas coisas que o javafx faz.
    E é livre…..

    Fellype (usuário não registrado) em 9/06/2009 às 8:26 pm

    Não li a matéria na fonte, mas, na minha opinião de “especialista em mercado” (hahaha, té parece), acredito que o Larry Ellison esteja vendo grandes possibilidades de lucro com o OOo se ele tiver um desempenho melhor e mais funcionalidade que a versão atual. Se ele espera ter lucro com venda de licenças ou com suporte, já é outra história… Mas considerando o fato de que vários governos adotaram o OOo pelo fato de ele ser gratuito, aposto na segunda opção.
    De qualquer modo, o OOo que está aí pode ser “forkado” no caso de o modelo de desenvolvimento mudar radicalmente.
    Por enquanto, estou com o Tenchi: apostando no potencial do KOffice2.
    {- será?
    -será, será, será…}

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 9/06/2009 às 10:02 pm

    A primeira versão do JavaFX não tinha pra Linux por causa de uma API de vídeo. Foi resolvido agora na versão 1.2.
    Gtk, Qt, Win32 podem ser usados no OpenOffice para os widgets, que são independentes do resto do código. Tanto que no Mandriva, por exemplo, você pode instalar as duas opções, conforme seu gerenciador de janelas favorito. Mas mesmo assim ele é lento.
    Na lista de desenvolvedores sempre tem threads discutindo performance, mas eles alegam que a equipe é pequena pra uma reescrita radical que pudesse resolver.
    Quem sabe com a Oracle isso muda…

Este post é antigo (2009-06-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.