Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ex-presidente de entidade antipirataria é preso por vender CD falso em Goiânia

A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (DECON) apreendeu, na tarde de segunda-feira (16/02) mais de 5 mil CDs e DVDs piratas em três lojas de discos e DVDs em Goiânia (GO) e prendeu o proprietário Cargos Gomes, de 54 anos, que chegou a presidir a Associação Goiana de Combate a Pirataria de CDs e DVDs.

A apreensão resultou de uma denúncia feita na segunda-feira por uma cliente que havia comprado um CD do cantor Amado Batista, em uma das loja Som Livre, pertencentes ao empresário, informou o delegado adjunto do Decon de Goiânia, Otacílio de Oliveira, ao IDG Now!.

“A cliente havia comprado o CD como original, em promoção por 15,90 reais e organizado uma festa para o cantor, que é seu amigo”, conta Oliveira. “Quando foi pedir o autógrafo no CD, o artista afirmou que não autografaria um CD pirata.”
(via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Adilson Sansos da Rocha (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 8:27 am

    Mais uma piada pronta do Brasil..

    abcd (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 9:01 am

    quem havera de dizer…
    quem havera de dizer…
    rs…rs…rs…

    faça o que eu mando mas não faça o que eu faço!!!

    Beto (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 9:25 am

    Pior é que parece piada mesmo, tudo muito estranho, e brega…

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 10:04 am

    O Amado Batista poderia ter sido mais cordial com a moça, que nem o Zé do Caixão foi com os que compravam o DVD pirata dele em São Paulo.

    Marcolino (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 10:14 am

    A culpa é do próprio Amado Batista. Se ele realmente quisesse poderia ter autografado a cópia pirata. Poderia simplesmente deixar para lá e pronto. Se ele tivesse deixado para lá, ninguém tava preso, ninguém tinha passado vergonha e beleza.
    Eu sou a favor de “deixar para lá”. Certo fez o Aguinaldo Timóteo que produziu seu CD indenpendente e foi vender na praça da Sé, em São Paulo.
    Detalhe: o rapa ( fiscais de ambulantes em SP ) não deixou ele vender… Mas os ambulantes que vendem CD pirata podem.

    DexterEX (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 10:16 am

    Fiquei com pena da fã.

    cardoso (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 11:07 am

    Ah, eu adoro o cheiro de ironia pela manhã.

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 11:39 am

    Cardoso, isso é o Apocalipse Now! (:D)

    Precisaria encontrar uma outra forma de ganhar dinheiro com música, porque vender CDs está cada vez mais inviável. Cada dia é mais fácil copiar dados, seja por CD virgem, USB, mp3, Sd, …
    Os cantores ainda conseguem balancear o faturamento aumentando o número de shows, as gravadoras cortando despesas diminuindo o repertorio de artistas e focando nos que dão mais lucro. Compositores, técnicos de som e engenheiros ainda não sabem o que fazem…

    Raul (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 12:45 pm

    Eu nasci,

    há dez mil anos atrás….

    isaac (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 2:05 pm

    Qual o espanto nisso?
    Não foi pega por volta de 2003, uma quadrilha de juízes que vendiam sentenças?

    Isaac, então depois que alguém já cometeu um ato inusitado, ninguém mais pode se surpreender com outros atos inusitados posteriores, anos depois?

    tekmania (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 5:36 pm

    putz essa e minha cidade lol

    cardoso (usuário não registrado) em 20/02/2009 às 10:58 pm

    Marcos, mesmo que o cara ganhe US$1 bilhão em um show, não justifica a pirataria. isso é desculpa Robin-Hood. “ah, esse tem dinheiro demais”.

    Dizer que o artista tem que ganhar dinheiro só com show é muito cômodo, mas como a gente faz por exemplo com o Herbert Vianna ou o Marcelo Yuca? Não consegue mais fazer show, que morra de fome?

    A música vai muito além do show. se eu usar uma música na trilha sonora de um filme, é justo que pague, correto? Então para mim, produtor de cinema, não vale a lógica “tem que ganhar é com show”?

    Eu acho que o artista tem que ganhar sempre que alguém se beneficiar da música. Seja um produtor de Hollywood, seja um fã ouvindo um disco.

    Anti-Anta (usuário não registrado) em 21/02/2009 às 9:17 am

    Cardoso,

    O Marcos colocou uma possível solução, parece que você é o cara que pensa sempre ter razão, isso incomoda, sabia?

    Poderia parar com o moneytardismo por gentileza?

    Ou então, apague toda a mídia pirata que você possuir, e compre original, já que você é tão correto.

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 21/02/2009 às 5:50 pm

    não acho que o artista deva ganhar sempre que alguem se beneficiar do seu trabalho.

    da mesma forma que nao acho que um matematico devia ganhar sempre que alguem – do outro lado do planeta – se utilizar do seu teorema.

    Antônio Marcos (usuário não registrado) em 22/02/2009 às 11:08 pm

    “da mesma forma que nao acho que um matemático devia ganhar sempre que alguem – do outro lado do planeta – se utilizar do seu teorema.”

    A propósito: matemático não ganha, né?
    Ô profissão triste…

    Davi Dalben (usuário não registrado) em 25/02/2009 às 3:36 pm

    O conceito de direito autoral é, para mim, uma ilusão para quem produz suas obras. Eu respeito quem escolhe o modelo fechado para produzir seus serviços (música, texto, software, o que for), mas acredito que dinheiro paga produção, não idéia. Pensar que vou ter uma idéia brilhante e ganhar dinheiro com ela pelo resto da vida não é algo que me agrade.

    Para mim, copiar uma música artesanalmente, para uso próprio, sem que se ganhe nada com isso (sem venda associada ao ato) não deveria ser tratado como pirataria. Equivale a copiar a letra de uma música para aprender a cantá-la, sua tablatura ou partitura para divertir-se com os amigos, etc…

    Na minha opinião, as gravadoras aproveitam-se da falta de preparo comercial dos artistas para transformá-los em grandes sucessos, venderem um zilhão de CDs e darem uma pequena quantia para eles, ficando com a maior parte do bolo.

    Aí surge uma nova tecnologia e as gravadoras, por falta de preparo técnico, abraçam essa tecnologia e aí rapidamente as obras passam a ser copiadas para o desepero delas que, com seu preparo comercial, colocam o autor como vítima da cópia, não como vítima das gravadoras.

    Isso aconteceu com as obras manuscritas e os profissionais que as copiavam quando surgiu a imprensa, depois com o rádio, aconteceu novamente quando as fotocópias se popularizaram, mais uma vez com os gravadores de fita cassete, com a digitalização (CDs e DVDs) e com a transmissão pela internet. Qual será a próxima tecnologia matadora? Transmissão HD pela internet? Holografia? Implante cerebral? Por mais que se esperneie, ninguém vai segurar a tecnologia por muito tempo.

    Acho, sim, que os autores, principalmente os músicos, deveriam procurar ganhar dinheiro com shows e usar CDs e rádios como forma de atrair platéia para os shows. E aí tanto faz se o CD é original ou pirata. Autores de textos deveriam ganhar dinheiro com palestras e usar livros para atrair público para suas palestras (tanto faz se o livro é impresso ou copiado). E assim por diante.

    Dessa forma, as pessoas seriam remuneradas pelo que produzem (o som, a voz, a imagem – ao vivo), não por suas idéias. E, particularmente, gosto muito mais de assistir a um show ao vivo do que ouvir a música gravada; ver um filme numa tela grande de um bom cinema do que na telinha da TV; conversar e questionar alguém numa palestra ou treinamento do que simplesmente ler um livro. Então acho que público não faltaria.

    Pablo Santana (usuário não registrado) em 25/02/2009 às 7:30 pm

    Quem é Amado Batista? É famosos? Ou cantor local de Goiânia?

    Pablo Santana (usuário não registrado) em 25/02/2009 às 7:51 pm

    Agora uma coisa…

    Foi mesmo o cara que fez os CDs piratas? Ou ele comprou da Gravadora e recebeu CD pirata? Gravadora é o cão, como já dizia Lobão, que queria ter seus CDs numerados para evitar o roubo que essas indústrias fazem com os artistas, dizendo que vendeu X quando na verdade foram vendidos 5X.

    Outro dia, vi nas Americas um DVD dos X-men com uma capa vagabundíssima, como se fosse uma imagem pequena da internet ampliada. Ou a Fox fez uma versão porcaria do DVD (diferente de outras as capas anteriores que eu já tinha visto) ou temos aí um outro caso de pirataria…

    Pablo Santana (usuário não registrado) em 25/02/2009 às 7:52 pm

    Agora uma coisa…

    Foi mesmo o cara que fez os CDs piratas? Ou ele comprou da Gravadora e recebeu CD pirata? Gravadora é o cão, como já dizia Lobão, que queria ter seus CDs numerados para evitar o roubo que essas indústrias fazem com os artistas, dizendo que vendeu X quando na verdade foram vendidos 5X.

    Outro dia, vi nas Americanas um DVD dos X-men com uma capa vagabundíssima, como se fosse uma imagem pequena da internet ampliada. Ou a Fox fez uma versão porcaria do DVD (diferente de outras as capas anteriores que eu já tinha visto) ou temos aí um outro caso de pirataria…

Este post é antigo (2009-02-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.