Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Entrevista: Shuttleworth fala sobre GNOME 3.0 e colaboração com o Debian

O site do derStandard publicou uma entrevista com Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu, sobre uma série de assuntos associados à distribuição, inclusive como está sendo a colaboração com o Debian (e os planos para o futuro), a opinião dele sobre o GNOME 3.0, melhorias de usabilidade, calendários sincronizados entre projetos e, ao final, a previsão de quando o Ubuntu terá um novo tema. (via lwn.net)

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    humm… isso promete…

    Paul (usuário não registrado) em 16/07/2009 às 10:11 am

    Desde que não levem a sério a idéia do Icaza de fazer o Gnome 3 em Moonlight, tudo bem.

    meleca cósmica (usuário não registrado) em 16/07/2009 às 10:15 am

    Nem uma ameba levaria tal idéia a sério.

    Darkstarfire (usuário não registrado) em 16/07/2009 às 12:00 pm

    meleca cósmica, não tenha tanta certeza disso.

    Mota (usuário não registrado) em 16/07/2009 às 12:12 pm

    Não sei ler inglês muito bem, mas parece que o homem vai adiar o novo visual do ubuntu para a versão 10.04

    Filipe (usuário não registrado) em 16/07/2009 às 12:20 pm

    Finalmente vejo algo do ubuntu sobre colaboração com outros projetos… pois o ubuntu não faz nada que não seja so para usu próprio mesmo!

    luiz (usuário não registrado) em 16/07/2009 às 12:26 pm

    Filipe, tudo que o Ubuntu faz eh distribuido livremente, se outros não querem utilizar não eh problema do Ubuntu.

    john (usuário não registrado) em 16/07/2009 às 1:17 pm

    Mas acho que não faz sentido desenvolver um novo tema agora. Estaríamos limitados ao GTK2 sendo que o GTK3 está quase saindo do forno. Mais prudente esperar mesmo.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 16/07/2009 às 1:42 pm

    Pois eu também achei engraçado essa de que o Ubuntu só faz coisas par ele próprio. Código aberto e livre…

    Qualquer um pode pegar, usar e/ou alterar.

    Qualquer distribuição pode usar.

    Pôxa.

    rafasmart (usuário não registrado) em 16/07/2009 às 1:50 pm

    luiz, o ubuntu tudo bem, vc pode dizer isso, mas a empresa do shuttleworth por trás do ubuntu, a Canonical… sobre distribuir livremente acho que você está enganado…
    faz tempo que não procuro info sobre o que ela está desenvolvendo, mas lembro vagamente do landscape disparar minhas “teorias conspiratórias”…

    leia por exemplo sobre o launchpad e se vc achar o codigo fonte, deixe o endereço num comentário aqui ok?

    rafasmart, seu erro é achar que a Canonical trabalha somente com software free. Ela desenvolve software proprietario tambem.
    O Launchpad é o sitema de colaboração de software. Todos os softwares dela e de outros se encontra la. Os bugs de software livres de terceiros são tambem feitos upstream para o freedesktop.org, o Roseta sitema de tradução para o Ubuntu, agora faz upstream para o gnome e kde.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 16/07/2009 às 4:00 pm

    De novo essa ladainha de Ubuntu não coopera.

    Cooperam, esses tempos mesmo foi falado aqui sobre o Upstart, que eles criaram.

    Vou precisar usar a típica frase dos redmondianos: “A Canonical é uma empresa, foi feita para lucrar”. Mas vou complementar… ela apesar de visar lucro, “monta” e mantém a distro, e chega a distribuir Mídias gratuitamente.

    Acho que isso deve ser louvado. Como o Google, podia deixar tudo proprietário, mas não, libera muito código, além de belas iniciativas como o Summer of Code e incentivar o uso de padrões abertos.

    “Ah, mas tem muita coisa fechada”. A função deles não é ter tudo aberto, quando eles fazem isso, é um “plus”. Não confundam essas empresas com a fundação Apache. Excelente iniciativa, mas com objetivos completamente diferentes.

    Obrigado Sergey Brin e Shuttleworth!

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 16/07/2009 às 5:50 pm

    @Weber Jr

    De novo essa ladainha de Ubuntu não coopera.

    Cooperam, esses tempos mesmo foi falado aqui sobre o Upstart, que eles criaram.

    Vou precisar usar a típica frase dos redmondianos: “A Canonical é uma empresa, foi feita para lucrar”. Mas vou complementar… ela apesar de visar lucro, “monta” e mantém a distro, e chega a distribuir Mídias gratuitamente.

    Acho que isso deve ser louvado. Como o Google, podia deixar tudo proprietário, mas não, libera muito código, além de belas iniciativas como o Summer of Code e incentivar o uso de padrões abertos.

    Weber, como a Red Hat conseguiu ficar bilionária em 1998 só fazendo softwares livres? Será que isso de empresa liberar código-fonte por completo é uma coisa tão-anos-90 assim? :D

    E (não tenho estatísticas, mas é o que eu percebo) todas as outras distribuições “majors” contribuem mais com os softwares que inserem que o Ubuntu. Red Hat e Novell ajudam bastante a desenvolver o Gnome e o Kernel, a Mandriva, mesmo quebrada, ajuda a desenvolver o KDE. E a Canonical? As traduções do Ubuntu e do Kubuntu não são compartilhadas com asa traduções oficiais dos softwares, o sistema de notificações deles está sendo empurrado goela abaixo para todos, passando por cima do FreeDesktop.org e dos programadores dos ambientes gráficos que não usam esta distro, e não há um esforço deles em promover o Linux como um todo, e sim só a distro deles. Não estou falando da comunidade de usuários e entusiastas, e sim somente da Canonical, que, em sua postura egoísta, tende a se isolar mais e mais das outras empresas que fazem distros.

    Ressalto: não estou afirmando um fato, e sim a minha opinião ;)

    Paula Tejando (usuário não registrado) em 16/07/2009 às 10:00 pm

    Finalmente vejo algo do ubuntu sobre colaboração com outros projetos… pois o ubuntu não faz nada que não seja so para uso próprio mesmo!

    a (usuário não registrado) em 17/07/2009 às 6:58 am

    e essa estoria de q linux è livre? se eu fizer um desses sites web e virar um milhionario, vai ter um monte de gente choramingando q eu usei linux pra fazer meu site e nao fiz um site pro linux?

    acho q alguem tem q escrever na licenca do linux algo assim: pode usar gratis, mas nao pode ter sucesso!
    neste caso eu preferiria pagar e ter sucesso.

    Marcos (usuário não registrado) em 17/07/2009 às 8:06 am

    Por mais que muita gente esperneia, o linux deve muito da sua populariação à Canonical e seu Ubuntu. Isso por si só é uma enorme contribuição.

    Edinho (usuário não registrado) em 17/07/2009 às 8:25 am

    O pessoal gosta de reclamar só porque o Ubuntu faz sucesso a distribuição deles não fazem. Essa reclamação toda é simplesmente inveja.
    Nem deveríamos levar em consideração.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 17/07/2009 às 10:23 am

    @Edinho: isso que você falou não tem nada a ver! Atualmente, uso o Ubuntu no trabalho e o Kubuntu em casa, e considero as duas distros boas (inclusive até recomendo elas para novatos, junto com o Mandriva). Mas isso não me impede de perceber que a Canonical contribui pouco com os softwares que ela empacota em suas distros, comparando-a com outras empresas que mantém distribuições (como eu citei acima).

    Edinho (usuário não registrado) em 17/07/2009 às 1:34 pm

    @Tércio Martins

    mimimi anotado.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/07/2009 às 2:00 pm

    @Tércio

    “Weber, como a Red Hat conseguiu ficar bilionária em 1998 só fazendo softwares livres? Será que isso de empresa liberar código-fonte por completo é uma coisa tão-anos-90 assim? :D”

    Só porque a Red Hat fez isso, não significa que todas devam fazer. Não é um modelo obrigatório.

    Admiro o Stallman, mas com isso de tudo só pode ser livre, eu não concordo. Não acho nem viável na verdade.

    E (não tenho estatísticas, mas é o que eu percebo) todas as outras distribuições “majors” contribuem mais com os softwares que inserem que o Ubuntu. Red Hat e Novell ajudam bastante a desenvolver o Gnome e o Kernel, a Mandriva, mesmo quebrada, ajuda a desenvolver o KDE. E a Canonical? As traduções do Ubuntu e do Kubuntu não são compartilhadas com asa traduções oficiais dos softwares, o sistema de notificações deles está sendo empurrado goela abaixo para todos, passando por cima do FreeDesktop.org e dos programadores dos ambientes gráficos que não usam esta distro, e não há um esforço deles em promover o Linux como um todo, e sim só a distro deles. Não estou falando da comunidade de usuários e entusiastas, e sim somente da Canonical, que, em sua postura egoísta, tende a se isolar mais e mais das outras empresas que fazem distros.

    Na própria entrevista o Shuttleworth fala de conferências e discussões de idéias que tem com Gnome e outros projetos.

    O sistema de notificação não é metido goela abaixo, é só para quem baixa e usa a distro. Óbvio, mas é assim, escolha.

    Vejo problemas nesse tipo de pensamento. As licenças livres foram feitas inclusive para isso, que se customize conforme seu gosto.

    E como já foi dito aqui, o freedesktop.org está no mínimo lento. No geral bagunçado.

    Espero mesmo que o Seigo, do KDE, ou dê um jeito ou largue de mão e invista seu tempo somente no KDE.

    cristo (usuário não registrado) em 17/07/2009 às 2:24 pm

    Para mim em minha sincera opnião o gnome deveria ser todo feito com base na idéia do mono.

    Tecnológicamente falando daria certo além de melhorar o nível do desktop.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/07/2009 às 5:58 pm

    Cristo, querendo criar polêmica ou não, você está errado.

    Não é uma questão somente tecnológica.

    Enquanto os fãs da MS dizem que isso é só ideológico, tem gente do departamento comercial vendendo seu peixe bem forte. Seus publicitários criando campanhas para convencer todos a usarem seus produtos.

    Vendedores e Publicidade não tem nada de tecnológico. Sempre que se fala isso, se está marcando passo.

    self_liar (usuário não registrado) em 19/07/2009 às 2:39 pm

    Tentaram empurra pro desenvolvedor do zeitergeist usar mono no software,mas graças a Deus ele deu um NÃO aos pro-mono.

    Banshee será integrado com o f-spot e o banshee usará moonblight na sua interface .Ou seja , quem usar só o mono sem as partes não ecma poderá rodar o banshee.

    Pra mim isso é ótimo . Não gosto de tais apps mesmo.

    self_liar (usuário não registrado) em 19/07/2009 às 2:41 pm

    E pior , como o f-spot vai ser integrado ao banshee eles provavelemtne vão incluir o banshee no ubuntu por causa da integração com o f-spot e automaticamente com isso a equipe do ubuntu remove o rhythmbox e inclui moonlgiht por cima!!

    cochise (usuário não registrado) em 19/07/2009 às 7:47 pm

    de acordo com o relatório da Gnome Fundation a canonical é a segunda maior contribuidora financeira e contribuiu com U$$20,000,00 atrás apenas do google que contribuiu com U$$30,000,00. (E provavelmente o tamanho da contribuição deriva do tamanho da empresa)
    Aliás Mark Shuttleworth é patrono gold do KDE junto com a Novell, a Nokia e uma tal Klarälvdalens Datakonsult AB. Talvez a Canonical prefira contribuir com dinheiro ao invés de com empregos como é costume fazer.
    Vejo sob a superfície um descontentamento da Canonical com os rumos que o Gnome (cujas maiores influências são Red Hat e Novell) vai tomando desde o lançamento do KDE 4.
    Acho meio injusto falarem que a canonical não contribui, e digo isso como usuário de Debian, Arch, Mandriva e Suse que defende que o Ubuntu tem que melhorar bstante o seu processo de qualidade e que já teve com o Ubuntu problemas que não teve com nenhuma outra distro.

Este post é antigo (2009-07-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.