Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


É possivel montar um Media PC rodando Linux?

Se é possível para você eu não sei (depende dos seus requisitos), mas aqui em casa roda um que atende a todos os meus.

Enviado por Ian Castro (iancsouzaΘhotmail·com):

“A equipe do Polish Linux decidiu fazer uma experiência, no mínimo, curiosa: a de montar um media PC com Linux.

Entretanto, o real desafio era utilizar o máximo da miniaturização do hardware (que os fascinou, especialmente depois dos processadores Intel Atom) e da evolução que as distribuições Linux sofreram ao longo destes anos. Mas não só construí-lo, e sim questionar-se quanto a real utilidade de um media PC.

O processo foi (meio) longo mas, até agora, também bastante bem-sucedido. Neste primeiro momento da experiência eles deram 8 passos (detalhadamente descritos) e conseguiram fazer um media PC, funcionando perfeitamente com o XBMC Media Center. Agora a equipe vai para a segunda parte da aventura, onde irá se concentrar no software e a sua usabilidade.

Vale a pena dar uma olhada em todo o processo no post original do Polish Linux.” [referência: intermidias.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-11-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Hum… Será que hoje em dia é viável montar um media center com sistemas baseados em processadores ARM? Por exemplo, o beagleboard (http://beagleboard.org/) possui um destes, consegue rodar Linux, tem saída hdmi, é capaz de executar videos em alta resolução, dentre outros. Não sei com relação à possibilidade de expansão, suporte à HDs de alta velocidade, mas me parece uma boa possibilidade para o futuro. Talvez para o meu pelo menos :-)

    Isso porque eu fico imaginando se existe mesmo a necessidade de montar um “supercomputador” para a tarefa.

    Qual o hardware (e software) que você usou, Augusto?

    Olá.

    Eu estou preparando um post sobre a minha experiência de fazer isso com um hardware bastante parecido, também baseado em ION, com a diferença que a idéia principal é apenas tocar o XBMC. Eu aviso aqui quando estiver pronto.
    @tenchi
    O problema com as placas ARM é aceleração de hardware para decodificação de vídeo HD.

    Adilson, olha só isso então:

    http://www.youtube.com/watch?v=-YLROdDPpZY

    e isso:

    http://www.youtube.com/watch?v=5DHu_nEy6Ew

    Me parece que grandes projetos como o XBMC e o LinuxMCE não estão disponíveis para a plataforma, mas há outros como o próprio dos vídeos (http://nthcode.com/) ou o Enna (http://enna.geexbox.org/index.html), que até hoje testei só em processadores x86, mas que, devido á natureza multiplataforma das bibliotecas na qual se baseia (EFL) tem todo o potencial para rodar num aparelho com processador ARM.

    Digo isso pelo menor consumo de energia e menor tamanho físico destes aparelhos, comparados aos baseados num PC comum.

    Tenchi, segundo a especificação do NthCode player, mostrado nos vídeos, a decodificação é limitada a 500×350 por ser feita em software, esse que é o problema das placas baseadas em ARM: a falta de codecs para aceleração em hardware. Já existem algumas implementações com acesso via gstreamer mas ainda são bastante incipientes e limitadas. Eu tenho uma olaca aqui baseada no mx51 da freescale que consegue até tocar videos HD mas tem que ser especialmente formatado em relação aos codecs usados.
    Concordo contigo que ARM é uma plataforma muito bacana para este tipo de sistema mas ainda não temos a versatilidade de um x86 + ION, por exemplo, como o pessoal da notícia original e eu usamos.

    @adilson, interessante. Espero ansioso para futuramente ler sobre sua experiência com este hardware.

    newloran2 (usuário não registrado) em 16/11/2009 às 2:08 pm

    Senhores,

    Apenas um adendo.

    Há hoje media players de mesa muito competentes para ver videos HD nos mais diversos codecs e containers.

    Eu particularmente tenho um popcorn hour a110 e o acho muito bom.
    http://www.popcornhour.com/onlinestore
    http://www.syabas.com/

    @newloran2
    Eu tenho um MVix Ultio e, realmente, ele toca de tudo mas a interface e as funções são muito limitadas. Com o XBMC eu posso ter sinopses, clipes, organizar minha coleção, etc, sem contar que o sistema destes equipamentos é bem fechado. Embora muito deles rodem linux, os codecs são proprietários e só dá pra mexer mesmo com acesso ao SDK do fabricante do decoder. Se for só pra tocar o arquivo, pura e simplesmente, uma maquininha destas realmente é uma opção interessante.

    @tenchi
    Falta só eu sentar a retaguarda e escrever pois o bichinho está aqui na minha frente funcionando perfeitamente :)

Este post é antigo (2009-11-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.