Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


É o Kongoni: FSF atualiza a lista das distribuições que ela chama de livres

A Free Software Foundation anunciou a atualização da sua listagem “Free GNU/Linux distributions“, dando mais uma opção aquem queira rodar uma distribuição que a FSF genuinamente chama de ‘free’.

Para quem está nesta trilha há pouco tempo, vale esclarecer: a lista não inclui nomes como Debian, Slackware, Ubuntu, Mandriva e Fedora – e a FSF até diz o motivo por que ela deixa cada uma destas de fora da sua listagem. Por outro lado, a lista inclui nomes como BLAG, Dragora, gNewSense, Ututo e Venenux.

E é a estes nomes que vem se juntar a africana Kongoni, derivada do Slackware e adotando o portpkg. Boa sorte a ela! (via lwn.net)

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 10:17 am

    me pergunto o que uma lista dessas ajuda?
    olha o critério que eles seguem para excluir as distros mais populares:
    ” *

    They do not have a policy of only including free software, and removing nonfree software if it is discovered. Most of them have no clear policy on what software they’ll accept or reject at all. The distributions that do have a policy unfortunately aren’t strict enough, as explained below.
    *

    The version of the kernel Linux that they distribute includes blobs: pieces of object code, distributed without source, usually to help operate some device.

    nada se fala de usabilidade e compatibilidade com o que o usuário quer. Se eu tenho uma placa de video proprietária cujo driver livre não existe, eu não poderia prover suporte por meio dos drivers proprietários do fabricante.

    Free software não pode ser bitolação. Tem que englobar as necessidades proprietárias também. Com cuidado para impedir os comportamentos do tipo “extend and exterminate”.

    Por essas e outras que prefiro me definir como pró-open source do que pró software livre

    Welington (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 10:38 am

    Eu não conseguiria usar uma distribuição 100% livre em nenhum dos meus computadores, visto que os drivers de vídeo abertos Openchrome e nvidia são umas drogas e que não funcionam direito. Isso só pra começar.

    Juntemos ai algumas placas wifi que dependem de drivers pendurados via ndiswrapper e o que não dizer da necessidade de programas que rodem pelo Wine…

    Não usaria, mas sou totalmente a favor da publicação de listas extremistas como esta bem como do direito do Mr Stalman cantar de galo de expor seu radicalismo. Pelo simples motivo que se não existissem estes pontos de vista, hoje nós teriamos verdeiros GNUs Windows em nossos computadores.

    Concordando ou não, tenho certeza que os lideres de projetos e até os desenvolvedores vez por outra olham para estas coisas e ficam se mordendo de raiva e pensando: “O que eu posso fazer para tirar aquele maldito blob?”

    Para nós usuários finais a listagem é inútil, mas acredito na sua utilidade como referêncial para que o movimento opensource e free-software não saia do rumo.

    Vini (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 10:53 am

    Perda de tempo..acho que ninguém em sã consciência utiliza 100 % livre. O negócio é o seguinte. Parem de desenvolver distros e desenvolvam ou aperfeiçoem os programs atuais.. Deem um gás no Openoffice, GIMP, Inkscape,etc.

    Abraços

    Monge (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 11:11 am

    A Igreja Católica é contra o aborto e o uso de camisinha… se você não concorda, não tente criticá-la – procure outra religião!!!

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 11:45 am

    Essa FSF já deu o que tinha que dar… agora ela mais atrapalha que ajuda…

    Cara… PENSA numa distro CHATA… o Debian… e eles simplesmente não consideram ela livre ? por favor…

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 12:10 pm

    Debian é chato?

    Paulo Celso (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 12:18 pm

    Vini… falou tudo… chega de n distribuições novas e que sejam concentrados esforços em portes de drivers e firmwares. No dia que os fabricantes de hardware perceberem que especificações abertas implicam ==>> mais gente desenvolvendo ==>> maior compatibilidade com os S.Os ==>> mais gente procurando o hardware compatível ==>>>> MAIORES VENDAS!

    Não há problema em mostrar as distros livres. Na pior das hipóteses, serve como referência pra comparar com as outras e saber o quão livre é cada distro.

    Como já disse antes, o meu conceito de liberdade é diferente do Dr. Stallman, mas não vou ficar me remoendo por ele.

    É difícil hoje em dia ter uma distro instalada 100% SL. Eu preciso de codecs para MP3 e DVD, e minha placa Wireless exige o Firmware da Broadcom(fwcutter)…

    Gondim (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 12:26 pm

    O que dizer? :) Eles tem tanto direito de fazer essa lista quanto nós temos em aceitá-la. Utopia simples e certa. É impossível para qualquer empresa hoje ou pessoas usarem sistemas 100% livres mesmo porque não existem soluções para todos os problemas 100% livres. É a realidade de hoje. O que nunca vou fazer é deixar de usar uma distribuição linux estável, com vários anos de vida e bem testada para colocar qualquer uma dessas que ainda não vi. Não estou entrando no mérito se são boas ou não. A diversidade de distribuições também tem o seu lado negativo quando falamos em desenvolvimento de software. Imaginem o quanto é difícil para um programador desenvolver uma aplicação que se adeque à várias distros diferentes. Por isso no mundo corporativo de hoje temos que nos apegar à distros já reconhecidas e até mesmo em alguns casos com suporte comercial. Distros como: Debian, Ubuntu, SuSE, RedHat, Slackware, CentOS, Mandriva já tem certo tempo de casa e por isso estão sendo usadas por muitos. Por se tratarem de serem boas e não por terem softwares 100% como a FSF diz. Por isso escolhemos elas. :)

    Bem essa é minha opinião.

    Grande abraço à todos

    devnull (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 2:41 pm

    > Parem de desenvolver distros e desenvolvam ou aperfeiçoem os programs atuais.. Deem um gás no Openoffice, GIMP, Inkscape,etc.

    Isso mesmo, usuário não usa computador por causa do sistema operacional. Ele precisa aplicações…

    self_liar (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 3:10 pm

    Devemos entender o objetivo da FSF foi sempre criar um sistema inteiramente livre,mas com o passar do tempo , com as ondas do open source em procurar melhoras técnicas e com a falta de compromisso com a liberdade de software , deixamos que software proprietário entre em nos sistemas livres.

    Isso ocorre pela falta de compromisso que a sociedade tem com a propria sociedade , por exemplo o flash, todo mundo usou durante anos ,mas nao teve uma reflexao necessária da dependencia e uso do software proprietário que estávamos usando.

    Segundo, o mesmo problema do software aconteceu com o hardware .Compramos hardware de empresas que fecham o conhecimento para elas mesmas e assim nao há documentação adequada para a criação de drivers.

    Em vez de a sociedade incentivar hardware com documentação de livre uso para aumentar e crescer o conhecimento, estamos dando créditos para empresas sem escrupulos que nao liberam a documentação de seus hardwares.

    Daniel Cairo (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 7:24 pm

    Esse rótulo de “Livre” que algumas pessoas insistem em usar, não passa disso mesmo, é apenas rótulo.
    Homens e animais podem ser livres, um “produto lógico que controla o hardware” não.
    O Software em si não faz suas próprias escolhas.
    : P

    livre (usuário não registrado) em 15/09/2009 às 9:09 pm

    Ignorância, dos comentários aqui é fogo. Infelizmente não existe no Brasil um bom lugar para discussões.

    Roberto Parente (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 1:38 am

    “É impossível para qualquer empresa hoje ou pessoas usarem sistemas 100% livres mesmo porque não existem soluções para todos os problemas 100% livres.”

    Não gosto de generalizações… Uso sistema 100% livre, isso me trás uns problemas, mas uso tudo direitim.

    Gostaria de saber oq quis dizer com “não existem soluções para todos os problemas 100% livres.”… Falando no público comum de estudantes de computação, qual a necessidade não atendida? Fora ter um desktop que roda e wireless que não funciona 100% (problemas que podem ser contornados e não são críticos)…

    Abração,
    Roberto Parente

    Adriano (usuário não registrado) em 16/09/2009 às 9:58 am

    Concordo com o self_liar.

    E quanto à este rótulo de “livre”, foi dado pela organização que, gostemos ou não, é uma das maiores responsáveis pelo sucessso que o software livre tem hj. Tem contribuído com ele muito antes das grandes corporações enxergarem-no como algo que pudesse ser lucrativo, e que elogiamos pela contribuição que elas começaram a fazer apenas recentemente.

    Creio que a filosofia da FSF, muitas vezes tachada de radical, é a mesma filosofia que impulsionou o software livre em suas origens, e acredito que ela está cumprindo bem o papel dela.

Este post é antigo (2009-09-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.