Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Dimensional Research: A busca de alternativas ao Windows 7 nas empresas

“No mundo corporativo, onde os consumidores possuem um comportamento mais sensível aos custos, um levantamento da Dimensional Research indica que 84% das empresas consultadas não pretendem fazer migração do sistema operacional de seus PCs em 2010, mesmo com o lançamento do Windows 7. As coisas parecem sérias e feias para a Microsoft, pois esses clientes sequer cogitaram adquirir cópias do Vista e nada indica que possam mudar de idéia com relação a já muito antecipada próxima versão do Windows.

O número de empresas que consideram migrações para outras plataformas (notadamente MacOS e Linux) atinge 50% dos pesquisados, número que era 40% em uma pesquisa semelhante de Julho de 2008. Mas impressiona o fato de que 74% das 1100 empresas pesquisadas preferem manter o XP a migrar para outro Windows, incluso o Windows 7 entre as alternativas. As empresas preferem um SO de 2001 do que a nova alternativa proposta pela Microsoft. Isso é que é confiança no fornecedor!”

Enviado por Fabio (Falcon_Dark) Luiz (luiz·fabioΘgmail·com) – referência (falcon-dark.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    C. Alamino (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 12:36 pm

    Mais um tópico falando de Windows !!!

    Trabalho com diversas multinacionais e alguns bancos desenvolvendo aplicações em office há anos e desde de o lançamento do vista, a exceção de uma construtora, ninguém quis atualizar suas máquinas para o vista e a construtora que o fez, gastou os tubos no parque de máquinas, e teve que fazer downgrade, mesmo o office 2007 só foi implementado em uma das empresas 100% (na marra mesmo, já que a grande maioria dos usuários detestou, isso a 4 meses atrás, hoje suportam, mas se pudessem voltavam para 2003), não ouço nem comentário em trocar a versão.
    Em tempo, a exceção da construtora supra citada, as demais empresas tem um contrato de leasing das máquinas, não qual o fornecedor (IBM/HP) são responsáveis em manter o hardware e software atualizados, mas nenhuma homologou o Vista.

    eu (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 12:41 pm

    Na boa.. na disputa entre Microsoft x Apple, ficam com a Microsoft.. nunca vi uma empresa tao fdp qto a Apple.

    Eu tenho um Mac, mas digo que bichinho trava que é uma blz.. dependendo do software que trava, vc nao consegue abrir mais nada para tentar mata-lo.. a tela toda trava.. aí meu amigo, é meter o dedao no reset.. um exemplo: Finder (ao criar thumbnail para videos grandes na pre-visualizacao, ele trava)… amsn de vez em quando faz o sistema todo travar…

    so tem interface bonitinha…

    ejedelmal (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 12:42 pm

    Reactos!

    http://www.reactos.org/pt/

    Fellype (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 12:55 pm

    “Isso é que é confiança no fornecedor!”
    Muito adequada essa última frase. Já diz tudo.

    Bruno (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 1:11 pm

    Claro que tem culpa do povo de TI nisso.
    Vão querer por um Vista em maquina que não aguenta nem o xp direito , ai é claro que vai dar errado.
    Vista precisa de hardware bom , o povo cisma em piratear em maquina fuleira ai se ferra mesmo.

    Limão (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 2:19 pm

    “Isso é que é confiança no fornecedor!”

    Isso não tem nada a ver com não confiar na Microsoft!!!
    Me arrume um bom motivo para uma construtora(que deve utilizar softwares de CAD e planilhas) trocar todo um parque de máquinas só para atualizar o SO? Segurança? Bem, para isso fica mais barato ter um bom firewall, e um bom anti-vírus.
    Ainda hoje não vejo necessidade de grandes empresas terem máquinas rodando o Vista. Mesmo para o povo de TI não há essa necessidade, já que hj estamos migrando para linguagens cross-platform, web, onde o SO é menos importante.
    Para um engenheiro, não importa se o Auto-CAD dele está rodando no Vista ou no XP, mas sim que rode, e rode bem…

    @Bruno, se seguirmos o ser raciocínio – que parece lógico para mim – hoje não há muitas alternativas ao Windows.

    Porque? Para usar Mac é necessário a troca de todo o hardware (a não ser que queiram usar hackintoshes), e isso somado ao custo das licenças dos softwares para Macs…

    Se for para usar Linux, acho pouco provável que consigam com o hardware existente e que está rodando o Windows XP. Afinal o XP foi dimensionado para máquinas do ano de 2001 (já vi rodando de forma extremamente porca com 96MB de RAM, mas hoje é difícil com menos de 512).

    Usar uma distro Linux com suporte longo como o Ubuntu 8.04 vale até a pena, já que roda até bem em máquinas um pouco mais antigas (tenho um 8.10 aqui na minha máquina e esta versão não roda bem com menos de 512MB). Mas se você levar em conta o fato de muitos softwares do repositório desta versão serem um tanto antigos e novas versões mais difíceis de serem instalados (como o OpenOffice 2.x, sendo a versão 3.0 melhor), pode levar isso como um ponto negativo.

    Algumas vezes um software ou outro pode rodar bem em “emuladores” como o Wine ou o Crossover Office.

    Mas falar em uma ou duas máquinas eu sei que é fácil. Mas quando falamos de um parque com dezenas ou centenas de máquinas… (se bem que ainda acho que os sistemas opensource se dê melhor em situações do tipo).

    Pode ser que o 7 nem faça tanto sucesso, mas isto não significará o fim da MS, já que ela ainda domina em outros setores.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 3:02 pm

    Eu,

    O seu Mac deve bem antigo ou você tem problemas de hardware. Tenho Mac e não lembro a ultima vez que o sistema travou. O Mac Os é muito estavel. O problema pode ser você ou a sua maquina que tem problemas.
    I

    C. Alamino, você propõe algum tipo de censura às notícias que tratem do Linux como integrante do mercado de sistemas operacionais mas que mencionem o produto predominante nele? Eu acho que seria bem inadequado.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 3:09 pm

    Não vejo mal nos Hackintoshs, visto que a EULA da Apple é claramente ilegal no Brasil: Venda casada!

    isaac (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 3:36 pm

    Windows?
    O que é isso?
    É uma máquina de fazer café?
    Uma marca de sabonete?

    Jonathas Rodrigues (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 3:45 pm

    ejedelmal,
    ReactOS é muito bugado ainda…

    e será q ele realmente recebe suporte suficiente pra ir pra frente?

    Estamos num momento muito bom para as empresas passarem a adotar cada vez mais o GNU/Linux e o software livre em geral. O mal é q as pessoas acham q Linux é Ubuntu e Ubuntu é Linux, né..

    Quando vc fala Linux, algumas pessoas podem dizer: “ahh.. eu testei a versão 8.10 e não gostei muito”, quando na verdade o Linux tá na versão 2.6 no momento. o_0
    Como uma vez, numa palestra sobre um software livre pra edição de video, que o palestrante tava usando o Ubuntu, e disse q na “versão 7 do Linux”, o programa era de um jeito, mas agora na versão nova tá de outro jeito.. e o q tem a ver a versão do programa com a versão de uma distro? Não se pode instalar a versão que quiser do programa?

    Sou usuário do ArchLinux, não gosto do Ubuntu e ele é realmente pesado.

    @Jonathas Rodrigues, sem falar que os programas que rodam no ReactOS rodam graças ao wine. E o wine roda também em Linux. Logo todos os programas que rodam no ReactOS rodam também no Wine e por consequencia no Linux. Mas a proposta do ReactOS é boa, pena que ainda está longe de ser estável, e ainda por cima utilizar coisas como sistema de arquivos FAT e ter os mesmos bugs que o Windows (como a tela azul, onde penso que poderiam ter ao menos mudado de cor :-)).

    Paulo Scearin (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 4:12 pm

    Hahahahaha, bom comentário tenchi. :P

    zer0c00l (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 5:18 pm

    “Não vejo mal nos Hackintoshs, visto que a EULA da Apple é claramente ilegal no Brasil: Venda casada!”

    venda casada de que? cara-pálida?

    claitom (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 5:53 pm

    Agora é a hora do software livre começar a se infiltrar nas empresas ,porque se não for neste momento de dúvida e incerteza acho dificil outra oprtunidade. A microsoft parece que acerta a mão deta vez vamos eperar para ver(se acertar vai ficar difícil para o software livre).Além do mais o hardware já esta começando a ser subistituido.Uma boa coisa que acontece na minha região no Rio Grande do Sul é o ataque feroz a pirataria principalmente microsoft e auto-desk isto está gerando mais uma brecha com a possibilidade de mudança nas plataformas
    Estamos aos 44 do segundo tempo e o jogo ainda está 0X0.

    Hornet (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 6:01 pm

    Recentemente o INSS comprou novos computadores (modernos com core2duo e bastante memória da Itautec) para substituir os velhos PCs com Windows 2000.

    A compra foi feita trazendo o Windows Vista Business, mas de cara já deu problema com a Dataprev que alegou que os programas não funcionarian no Vista. Será feito downgrade nestes PCs para usarem o XP.

    É bom lembrar que o INSS possuí o maior banco de dados do Brasil e o maior número de acessos, nos sitesmas do INSS são armazenados a relação de documentos dos trabalhadores do Brasil, todos os seus vínculos trabalhistas, todas as remunerações recolhidas pelas empresas para os trabalhadores mês a mês, todos pagamentos de aposentadorias e demais benefícios, com os bancos de dados sendo compartilhados com a Receita Federal e diversos bancos.

    Nessa gigantesca rede de computaodores deu Windows XP, nada de Vista

    Paulo Braga (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 8:31 pm

    É bom lembrar que o Windows XP era pesado, programas eram incompatíveis e mesmo assim ele se tornou o padrão, com o Windows 7 acho que vai acontecer tudo de novo.

    eu (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 9:54 pm

    Profeta do Caos,

    nao.. é Intel.. o branquinho… ele é estavel mas tem coisas q faz ele travar e nao é brincadeira.. acho q travar um programa vai.. mas deixar o programa travar o SO todo nao da..

    É Leopard o meu

    Anderson Prado (AndeOn) (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 10:11 pm

    Se o Linux estive-se melhor preparado esta crise teria impulsionado muito mais! Dependendo de quanto pendure isto, a microsoft talvez não seja ameaçada, mas sentira na pele se forçar a migração, pois ela tem muito a perder.

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 11:21 pm

    As pessoas, no fundo, não estão preocupadas com o sistema operacional.

    As pessoas estão preocupadas com os PROGRAMAS.

    As pessoas aprendem a usar uma coisa e não querem testar alternativas. Isso só alimenta um grande monopólio. Estou falando de Adobe, Autodesk, Corel Corporation, Ahead Software, Cyberlink e, claro, a Microsoft. Isso só pra citar algumas.

    As pessoas fecham a visão só em uma solução. Como isso é antigo, acabou gerando um mal costume na população, alimentado pela própria população.

    Ou seja, as pessoas só conhecem um produto pela marca, e não pelo nome correto.

    É Excel quando estão falando de planilha. PowerPoint quando se referem a uma apresentação de slides. Quando vão gravar CDs, não perguntam se o PC tem um programa de gravação de CD, perguntam se tem Nero. Quando querem dizer que uma imagem foi manipulada, dizem que “fizeram um Photoshop na imagem”. Isso só pra dar alguns exemplos. Já vi cada absurdo que cansei de corrigir as pessoas.

    Enfim, isso é revoltante, mas é a realidade.

    O cenário é desfavorável à Microsoft, mas enquanto existir um bando de administradores incompetentes, sempre haverá quem alimente os lucros das grandes corporações.

    A grande culpa, na minha opinião, é dessa turma de pangarés que aprendem a usar a primeira coisa que vêem na frente e acham que só existe aquilo.

    Se o chapéu servir em alguém, não me leve a mal, mas vá tirar o traseiro da cadeira e aprender a usar outras soluções.

    A primeira regra para quem quer sobreviver é aprender a se adaptar às mais diversas situações. É aprender que existem muitas maneiras de se conseguir o que se deseja, e algumas até melhores do que as que se conhece.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 11:38 pm

    zer0c00l:
    “venda casada de que? cara-pálida?”

    Hardware, Mac, Sistema operacional, Leopard. Claramente, o Leopard não precisa de hardware Apple para funcionar, então o que me impede, que seja ilegal, de comprar um Leopard na loja e instalá-lo no meu PC? Se a Apple está achando ruim, deveria ficar calada, afinal seu negócio é ilegal e ninguém xiou ainda.

    Fabio (Falcon_Dark) Luiz (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 11:58 pm

    bebeto_maya:

    Não há venda casada. O Windows é feito para x86, da mesma forma que o MacOSX é feito para Macs. Hackear um Windows Vista para rodar em PowerPC é tão ilegal quanto hackear um MacOS para rodar em um x86 de outra marca. Chamar isso de venda casada é a mesma coisa que dizer que vender pregos é ilegal porque você precisa de um martelo para usá-los. Você pode comprar o MacOS sem levar um Mac junto, portanto não há venda casada. Ainda que fazer isso seja como comprar gasolina para andar de bicicleta, o fato de ter que comprar gasolina porque você é dono de um carro não significa venda casada.

    Fred (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 12:27 am

    Fabio (Falcon_Dark) Luiz o Linux roda em hardware da Apple, ou melhor em quase tudo.

    José Luiz de Matos (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 1:14 am

    Fabio (Falcon_Dark) Luiz, Procure se informar melhor antes de opinar.

    1) Por que você falou de PowerPC? A Apple já está usando Intel faz tempo.

    2) O Mac OS X roda normalmente em um PC comum. A arquitetura é x86.

    3) O único “hack” que é necessário é carregar um módulo no GRUB que emula a EFI BIOS da Apple. E isso é tão ilegal quanto trocar a MBR do Windows pelo GRUB e bootar o Windows pelo GRUB, ou seja, NÃO é ilegal.

    4) É venda casada sim. Se o software roda normalmente no meu computador, mas a licença diz que eu não posso rodar sem que a marca do hardware seja Apple, isso é venda casada. Usando a sua analogia, é a mesma coisa que vender um galão de gasolina com um rótulo “apenas para Mercedes”. Seria ilegal abastecer um Fusca com essa gasolina? O motor do Fusca também aceita gasolina.

    5) Mesmo que fosse necessário um “hack” maior do que emular a EFI BIOS, ele seria permitido pela legislação brasileira. A legislação brasileira permite livremente a prática de engenharia reversa para compatibilização de software. Tanto que a engenharia reversa já foi amplamente utilizada pelo IBGE, por exemplo, para fazer adaptações em softwares proprietários que acessavam bases de dados geográficos que estavam em formato proprietário. E eu não duvidaria que a engenharia reversa continue sendo amplamente utilizada pelas mais diversas empresas e órgãos do governo neste país.

    Mendes Pinto (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 8:04 am

    Foi mencionada acima a resistência dos usuários comuns a mudanças. Mas talvez seja também preciso notar que em muitos casos não há necessidade real de upgrade. Atualizações de segurança, claro, devem sempre ser aplicadas, mas é plenamente razoável que usuários estejam satisfeitos com uma dada versão de um programa ou sistema e não precisem de nenhuma feature extra. Em um exemplo simples, para muita gente o xmms é tudo o que precisam para escutar música no computador, e ele continua popular mesmo não sendo mais mantido. Existem bons motivos para não usar um programa/sistema que não é mais ativamente mantido, mas haver manutenção e suporte não implica contínua inclusão de novas funcionalidades e características.

    Carlos Faustino (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 8:16 pm

    @MidnightHunter

    O quê fazer quando as “outras soluções” não atenderem as necessidade do usuário ???

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 1:22 am

    @Carlos Faustino

    Isto é um caso de menor abrangência. A grande maioria dos usuários poderia usar sem problemas soluções alternativas.

    Claro que existe uma parte que precisa das ferramentas que você defende, e, por isso elas existem. Mas a grande maioria das pessoas (pelo menos as que eu vejo) não precisa necessariamente de muitas coisas que usam. É assim: você não precisa usar um caminhão para ir comprar leite ou biscoitos no mercado da esquina. Entende?

    Aliás, não se trata nem disto. Minha crítica é relacionada aos usuários que nem sequer pensam em verificar alguma solução diferente nem fazem o menor esforço para se adaptar.

    Pra ficar mais claro: Não consigo encontrar algo que justifique a utilização do Nero para gravações. Eu não encontrei algo que outros programas não façam. Aliás, já existem até soluções muito melhores que ele e mais leves também. E mesmo assim, quase todo mundo que eu conheço não sabe que existem outros programas de gravação. Outro exemplo é o PowerDVD. As pessoas pegam a primeira coisa que vêem pela frente, mas será que isso é mesmo a melhor opção?

    Fabio (Falcon_Dark) Luiz (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 1:26 am

    Fred:
    Eu sei que o Linux roda em muitas plataformas, mas não estava falando disso. Comentei que a licença do MacOSX restringe o uso do sistema em hardware não-apple da mesma forma que a licença do Windows restringe o uso desse sistema em hardware não-x86. E não existe a configuração de venda casada apenas por conta disso.

    José Luiz de Matos:
    1)Falei de PowerPC em caráter ilustrativo, eu poderia ter falado também Motorola 68K ou Zilog Z80. A licença do Windows também te impediria de adaptá-lo para rodar nessas plataformas;

    2)Eu sei disso, mas é ilegal fazê-lo, pois a licença da Apple proíbe;

    3)Garanto que você está errado neste item. Provavelmente a EFI da Apple possui um copyright que você estaria violando. É a razão pela qual não existem empresas vendendo isso. Você não acha que muitas pessoas pagariam para poder rodar o MacOS em seus PCs genéricos? Se não há ninguém tentando ganhar esse dinheiro não é porque deve haver algo errado? Não tem nada, absolutamente nada, a ver com rodar o GRUB como gerenciador de inicialização, pois a licença do Windows não proíbe isso. Ao contrário do hack de MacOS que a licença do SO proíbe claramente.

    4)Só seria venda casada se você fosse obrigado a comprar os dois produtos juntos. Por exemplo se você, ao comprar um Mercedez, fosse obrigado a comprar gasolina da Shell isto seria venda casada. Mas como, ao comprar o Mercedes você pode comprar gasolina de qualquer marca, o fato de ser OBRIGADO a comprar gasolina não é venda casada.
    No caso do MacOS você pode comprar o sistema em separado e você também pode comprar o Mac sem o MacOS, basta pedir para desinstalar o SO e pronto. Ninguém está te OBRIGANDO a comprar nada. Venda cada seria te obrigarem a comprar o computador quando você comprasse o SO. Mas ao reclamar que o SO não funciona em computadores de outra marca é como reclamar que o diesel que você comprou não funcionou no seu carro a gasolina.

    5)Toda vez que falamos de legislação a questão é muito fácil de resolver. Pegue o trecho da lei que “permite livremente a prática de engenharia reversa para compatibilização de software” pois eu fiquei curioso para ler.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 24/04/2009 às 3:22 pm

    Falcon_dark,

    É ilegal, sim! Da parte da Apple, a EULA da dita não pode passar por cima da constituição, apenas porque a Apple quer. A constituição está acimade tudo.

    A sua analogia com “comprar pregos para martelá-los” é falseável, porque eu posso usar um cabo de uma faca, uma pedra, uma chave inglesa…Assim como posso comprar gasolina pra colocar num cortador de grama:

    Outra gafe:

    No caso do MacOS você pode comprar o sistema em separado e você também pode comprar o Mac sem o MacOS, basta pedir para desinstalar o SO e pronto. Ninguém está te OBRIGANDO a comprar nada.

    Você SÓ pode comprar para instalá-lo num computador da Apple, portanto é venda casada, ainda que premeditada, do contrário seu sistema é inútil. E pedir pra quem desinstalar? A Apple não vende hardware sem Mac OS X. No final das contas eu sou OBRIGADO pela Apple a comprar uma caixinha do MacOs X para instalá-lo num…Mac!

    Leia mais em:
    http://www.vendacasadaecrime.org.br/

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 24/04/2009 às 3:25 pm

    Outra coisa, Falcon. Se informe mais. EFI não é da Apple!
    http://pt.wikipedia.org/wiki/EFI

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 24/04/2009 às 3:27 pm

    Com relação ao Mercedez, eu posso comprar um carro e convertê-lo a gaz, do mesmo modo que posso fazê-lo com um PC e um Leopard da vida, desde que tenha comprado o software.

    Não me parece ser venda casada, não. Se há alguma tentativa de amarração, é na licença de copyright (provavelmente questionável, talvez até mesmo com apoio do código de defesa do consumidor), mas a venda em si é independente, e não é verdade que eu só posso comprar o OS X para instalar em um computador da Apple.

    O Mac OS X em si (mídia e licença do software) pode ser comprado sozinho no varejo (legítimo) brasileiro, sem necessidade de levar um Mac a tiracolo nem declarar ser proprietário de um.

Este post é antigo (2009-04-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.