Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como extirpar o Mono do Ubuntu

O Mono é um software polêmico desde sua gênese e, embora tenha seguidores fiéis, também conta com legiões de pessoas que preferem vê-lo distante de seus computadores, devido a motivos variados, incluindo a preocupação com patentes de software nele mesmo ou na linguagem C#, como o bom Dr. Stallman me explicou detalhadamente na semana passada, e também publicou no site de seu grupo.

Se você usa Ubuntu (e portanto provavelmente teve o Mono instalado junto com o desktop, mesmo sem perceber), é fácil removê-lo com uma única linha de comando – perdendo assim o suporte a programas como o Tomboy, Banshee, F-Spot e Gnome Do (alguns dos quais têm substitutos bastante similares e monoless).

O LearningUbuntu tem a dica completa. E se você, informado, prefere continuar usando o software, sinta-se à vontade para prosseguir em seu caminho – certamente não há falta de pessoas que defendem o sistema e contra-argumentam quando a ferramenta é questionada!

Saiba mais (learningubuntu.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-06-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 9:32 am

    Policiamento da verdade.

    PoolS (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 10:15 am

    O Pessoal realmente levou a sério essa história hein? Creio que só haja motivos para esta remoção se por ventura tornar-se problemático com as patentes de software.
    Assim como o Ubuntu permite a instalação de alguns drivers fechados, não vejo maiores problemas em continuar com o mono.
    Só temos que cuidar com xiitismos e toda aquela história de tratar tudo que vem da Microsoft como sendo do mal.
    Software livre é isso, liberdade de escolha. Quem quiser remover, pode fazê-lo e contar com alternativas. Pode até mudar de distro se quiser…

    Até mais,

    Icozinha (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 10:26 am


    Só temos que cuidar com xiitismos e toda aquela história de tratar tudo que vem da Microsoft como sendo do mal.

    ou cuidar do papo que dizem que é de adulto de achar que são tudo negócios e comércio e acreditar que a microsoft ficou boazinha de uma hora pra outra. aí é ter ficado adulto e burro, sem aprender nada do que houve em uns 20 anos de história.


    Software livre é isso, liberdade de escolha. Quem quiser remover, pode fazê-lo e contar com alternativas.

    esse é o estado atual da coisa. por enquanto conseguimos remover, e depois?


    Pode até mudar de distro se quiser…

    é, esse é o exagero e a negação do ponto acima. pode chegar ao ponto de ter que mudar de distro, se você não concorda com o que ela tem, mas nada justifica terem estragado a distro por causa de algumas coisas polêmicas como esse negócio, sendo que não tem nenhuma sangria desatada por aí (não acreditem no icaza que é especialista em criar isso). ninguém mais feliz com isso do que a microsoft.

    Frank (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 10:32 am

    Show de bola!

    Paul (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 10:39 am

    Só temos que cuidar com xiitismos e toda aquela história de tratar tudo que vem da Microsoft como sendo do mal.

    O Mono não veio da MS, é uma implementação por engenharia reversa iniciada pelo Miguel de Icaza, que disse que sem .Net, Windows Presentation Foundation e outras coisas do Windows Vista, o Linux estaria fadado ao atraso.

    Além da própria engenharia reversa ser ilegal nos EUA, a MS liberou apenas a especificação de parte do CLR e a especificação do C#, o que não inclui ASP.Net, Windows Forms, e outros, que são passíveis de processo por parte da MS.

    A MS apóia tanto o Mono, que já deixou os desenvolvedores trancados do lado de fora (por vontade própria) em eventos seus, além de não emitir nota alguma sobre apoio ao projeto.

    Eden (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 10:46 am

    sudo apt-get remove –purge mono-common libmono0 libgdiplus && sudo rm -rf /usr/lib/mono

    Icozinha (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 10:51 am


    O Mono não veio da MS, é uma implementação por engenharia reversa iniciada pelo Miguel de Icaza, que disse que sem .Net, Windows Presentation Foundation e outras coisas do Windows Vista, o Linux estaria fadado ao atraso.

    é, ele é com certeza o “FUD master”, e depois dizem que é quem não gosta do mono que é! ridículo. o Linux sempre andou muito bem pelas próprias pernas com méritos próprios e na galera mais técnica só engole esse papo quem está levando uma graninha ou tem preguiça de mudar seus hábitos. se a microsoft não tivesse feito o c# iam estar insistindo para usar visual basic até agora.

    Frank (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 10:54 am

    Como alguém comentou lá no site original, cedo ou tarde o GNOME será monoficado e aí teremos que mudar para o KDE ou outro gerenciador de janelas se quisermos nos livrar dele.

    Eu já estou testando o LXDE e o E-17 no meu EeePC.

    Rodrigo Kumpera (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 10:58 am

    @Paul, engenharia reversa para compatibilidade é perfeitamente legal nos EUA, tanto que existem vários processos julgados com este entendimento.

    john (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 11:05 am

    Acho que o pessoal tem uma visão extremamente NERD desde tema. O MONO é software livre, ponto. É igual achar que a ORACLE vai destruir o MYSQL ou OpenOffice, eles estão protegidos pela GPL ! Não podem ser destruídos. Parece que as melhores ferramentas do ambiente Gnome vem sendo desenvolvidas em Mono (Gnome-do, Banshee, Tomboy) quem não gostar volte a usar o XMMS.

    Icozinha (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 11:07 am


    Como alguém comentou lá no site original, cedo ou tarde o GNOME será monoficado e aí teremos que mudar para o KDE ou outro gerenciador de janelas se quisermos nos livrar dele.

    eles já estão mexendo os pauzinhos pro lado do KDE também:

    http://www.osnews.com/story/6550/KDE_to_Get_Mono_C_Bindings_with_Kimono_Qt_Speaks_of_Sabotage
    http://www.kdedevelopers.org/node/3696
    http://boycottnovell.com/2008/02/17/kde-mono-binding-osuse-live-cd/

    citando o último link

    The KDE team is hopefully not planning to integrate Mono with the desktop environment’s core. Be aware that Novell is still working on KDE, so it’s part of its agenda. What’s more, the new leader of the OpenSUSE project is a long-time KDE developer.

    It’s worth keeping an eye open, especially knowing Jody Goldberg’s involvement with ECMA (for improved OOXML documentation). He is a former Novell employee (departed months ago), much like Miguel de Icaza who preaches about the greatness of OOXML while wearing a Novell VP hat in Microsoft conferences.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 11:26 am

    Mas que papinho infantil hein? Quem tem medo do mono-mau, mono-mau, mono-mau. Quem tem medo do mono-mau, la la la la la!

    Sério, no fundo no fundo é só o bom e velho Micro$oft sucks… Gente, o Mono é OpenSource e garante o C# pra Linux, uma ótima LP e com boa (não excelente e nem de longe total) compatibilidade com o Framework. Não é questão de mudança de hábito, é praticidade mesmo. Se eu gosto de C# e posso resolver meu problema com 10 linhas de código,por que eu preciso fazer o mesmo com 200 linhas em C?

    A Microsoft também não é boazinha. Nunca foi e provavelmente nunca será. Mas o Mono não infringe patentes, tem “apoio” até certo ponto e no resto a comunidade se vira. Não vejo por que não.

    Agora se a birrinha é contra a Microsoft, os incomodados também deveriam parar de usar processadores Intel e AMD, driver da NVidia, plugin do Flash, enfim…

    Alan de oliveira Silva (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 11:32 am

    sou contra o Mono, acho que é totalmente sem nocão este projeto. A microsoft e suas jogadas. se a Microsoft fosse realmente boa ela mesma deveria desenvolver o mono, não deixar que outros o faca, pois com certeza a qualidade naum é a mesma. Agora se a microsoft desenvolver o Mono e dar suporte a ele aí sim eu até apoio ele, ao contrário não.

    Habeas_Corpse (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 11:37 am

    no caso do KDE quem está colocando o mono é a Novell, com certeza eles são a microsoft disfarcada. na minha opnião o KDE é show de bola não vai cair na mão do mono não, ao contrário do gnome com o seu criador que sonha em trabalhar na microsoft.
    XD

    a (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 11:49 am

    gnome-do e’ show de bola, vou ficar com ele! :D

    o pro e’ q C e C++ sao linguagens ultrapassadas q te induzem ao erro. tantas outras linguagem mais modernas por ai com otimas ide’s …

    Icozinha (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 11:53 am


    Mas que papinho infantil hein?

    o que foi mesmo que eu falei sobre não poder criticar ou duvidar ser “papo de adulto”? sempre cai nisso, “ah eu cresci e vcs não”. ;)


    o Mono é OpenSource e garante o C# pra Linux

    o que se discute é até que ponto isso se prova verdadeiro. ;)


    Se eu gosto de C# e posso resolver meu problema com 10 linhas de código,por que eu preciso fazer o mesmo com 200 linhas em C?

    ninguém de obriga a fazer em c, viu quantas linguagens boas tem por aí sem toda essa polêmica?


    Agora se a birrinha é contra a Microsoft, os incomodados também deveriam parar de usar processadores Intel e AMD, driver da NVidia, plugin do Flash, enfim…

    e novamente aquele “então não brinca mais, larga tudo, leva a bola embora do campinho”. isso sim é infantil.

    Edinho (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 12:08 pm

    To so esperando o Kubuntu 9.10 pra larga o Gnome. Infelizmente o Kubuntu 9.04 atual não me atende, mas o novo com certeza vai esta no nivel do Ubuntu e vai dar pra mudar. Agora é KDE Rules!!! Mono nunca.

    Rafael (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 12:18 pm

    o pro e’ q C e C++ sao linguagens ultrapassadas q te induzem ao erro
    Alto lá. Cuidado com generalizações. C e C++ são ótimas linguagens. Para alguma situações algumas linguagens se sobressaem em relação a outras.

    Quanto ao Mono, eu defendo que ele deva ser mantido pelos motivos expostos acima. A linguagem C# é boa. Tem boa compatibilidade com o framework (por enquanto) e é livre.

    Lauro César (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 12:27 pm

    Parece que as melhores ferramentas do ambiente Gnome vem sendo desenvolvidas em Mono (Gnome-do, Banshee, Tomboy) quem não gostar volte a usar o XMMS.

    Opinião pessoal sua. Há, como o próprio texto que gerou os comnetários cita, outros programas que substituem estes que vc citou, e, na minha opinião, com vantagens. Ah e não é o xmms não.

    Rogério Garcia - RoG (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 12:27 pm

    Eu desinstalei pois não uso nenhuma app que use o mono.

    Mas eu o usaria tranquilamente.

    Sò não acho certo o que estão pretendendo, de implementar o mono totalmente no Gnome, não por questões de ser da MS, mas sim por performance.

    Lauro César (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 12:31 pm

    Se eu gosto de C# e posso resolver meu problema com 10 linhas de código,por que eu preciso fazer o mesmo com 200 linhas em C?

    Só se for por gosto mesmo, pq senão vc poderia usar outra linguagem (java, Python, Ruby, C++, etc) que não dependesse de um framework/VM controlado por uma só empresa (MS).

    Icozinha (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 12:49 pm


    Alto lá. Cuidado com generalizações. C e C++ são ótimas linguagens.

    e que são, no fundo, a base de todas as outras linguagens citadas por aqui. mas para o icaza, C está morta faz tempo (http://www.onlamp.com/pub/a/onlamp/2004/03/11/mono.html) e a turma que puxa o saco ou recebe dele vai no mesmo embalo.

    dasj (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 1:08 pm

    legal augusto, voçê fex um post ensinando a remover.
    Agora porque não faz um mostrando o OUTRO lado da opnião?

    As vantagens e ate o PORQUE a equipe do UBUNTU resolveu ignorar a opniao do stallman e INCLUIR o BANSHEE na proxima versão oficialmente.

    OU seja, se a maior distribuição LINUX não deu ouvidos ao TERRORISMO do stallman, então o negocio não é bem por esse lado.

    E pros criticos do capitalismo de plantão, sim programar em uma linguagem AMARRADA a um só sistema é uma BAITA DESVANTAGEM competitiva…

    dasj, creio ter publicado também a maior parte das notícias que os defensores do Mono me enviaram – e olha que eles enviam bastante coisa…

    Você enviou alguma que eu deixei de publicar? O formulário e as instruções estão em http://br-linux.org/indicar

    O espaço eu ofereço de bom grado, mas o que você não deve esperar é que as notícias redigidas por mim mesmo reflitam diretamente a opinião que você prefere. No caso específico, a notícia era sobre como remover o Mono, e eu apontei as razões para fazê-lo (e mencionei que existe contraditório, até). Se a notícia fosse sobre como instalar o Mono, aí caberia melhor uma referência direta a razões para fazê-lo, acredito.

    Icozinha (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 1:22 pm


    E pros criticos do capitalismo de plantão, sim programar em uma linguagem AMARRADA a um só sistema é uma BAITA DESVANTAGEM competitiva…

    ué, C, C++, Perl, Python, Ruby, funcionam onde mesmo? poderiam ter utilizado essas.

    Paul (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 1:46 pm

    Rafael, C# nunca foi livre. Tem uma especificação aberta, apenas isso. E se quiser tapar o sol com a peneira sobre asp.net, windows forms e outros componentes não serem abertos, pode tapar.

    emo_csharp_developer (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 1:52 pm

    Bom, o mono não precisaria de engenharia reversa pra implementar o .Net framework. Daria pra usar o código do mesmo como “inspiração”…

    http://weblogs.asp.net/scottgu/archive/2008/01/16/net-framework-library-source-code-now-available.aspx
    http://www.codeproject.com/KB/dotnet/netmassdownloader.aspx

    Agora, como o mono é desenvolvido, de fato, eu não sei.

    Até acredito que a utilização do mono possa causar problemas relacionados à patentes, mas creio que o maior problema esteja relacionada ao aprisionamento tecnológico, que (obviamente) faz parte da estratégia da Microsoft.

    E o mono cresce cada vez mais. Até alguns produtos da Telerik (inclusive, utilizados pela Microsoft no Codeplex, no Msdn e no Codeplex), suportam o mono oficialmente:

    http://www.telerik.com/products/aspnet-ajax/resources/system-requirements.aspx

    Renato (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 2:02 pm

    A verdade é uma só, com tantas liguagens sem “amarras” por ai, o gnome está se prejudicando duplamente por possiveis (eu disse possiveis, mas provaveis) probelmas com patentes e por prejuizo no desempenho.
    Haveria tantas outras maneiras de desenvolver e promover o gnome, como pelo phyton (GPL), por exemplo, e a equipe gnome insiste em usar uma ferramenta polemica e ainda vinculada a Microsoft. Lembro a voces que muitos dos que usam Linux querem fugir das garras da MS, seja procurando soluçoes economicas, seja ideologicas.
    Contradizendo o que falaram acima, implementar o C# no linux nao confere vantagem competitiva ao meu ver. Pelo contrario, traz tantos problemas de desempenho, principalmente, que obviamente nao é a melhor saida competitiva. Querem um linux pesadao que nem o Vista? To fora hein. Ainda, o aspecto mais importante a meu ver, o mono é fruto de engenharia reversa, ou seja, é a interpretação de u processo. Acredito que usar uma linguagem totalmente conhecida, documentada e solidficada confere muito mais vantagens.
    Quanto aos que falam em xiitismo, defender a nao implementação do mono nao é questao de radicalismo, mas sim de prudencia. Lembrem-se a liberdade se constroi, temos que lutar por ela.

    André Caldas (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 3:21 pm

    Um exemplo do que acontece quando não se preocupam com patentes:
    http://br-linux.org/2009/novo-patch-no-linux-para-evitar-patente-do-vfat/

    É veneno de formiga.

    André Caldas.

    Rodrigo Kumpera (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 3:31 pm

    @Renato, você está meio confuso, tanto que cometeu alguns erros:

    Primeiro fala que seria melhor usar “phyton”, acho que você se refere Python. Depois sugere que se trata de software GPL, o que não é verdade, nenhuma das 3 principais implementações (cpython, jython e IronPython) usam essa licença; as duas primeiras estão sob a Python Software License e a última sob a MSPl. Nenhuma possui copyleft.

    Por fim você comenta que o problema de usar aplicações em mono é a performance, porém como pode dizer isso e sugerir que se use python? Cuja principal implementação é 100x mais lenta. http://shootout.alioth.debian.org/u32q/benchmark.php?test=all&lang=python&lang2=csharp&box=1

    Icozinha (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 3:43 pm


    A verdade é uma só, com tantas liguagens sem “amarras” por ai, o gnome está se prejudicando duplamente por possiveis (eu disse possiveis, mas provaveis) probelmas com patentes e por prejuizo no desempenho. Haveria tantas outras maneiras de desenvolver e promover o gnome, como pelo phyton (GPL), por exemplo, e a equipe gnome insiste em usar uma ferramenta polemica e ainda vinculada a Microsoft.

    justamente, mas nenhuma das outras linguagens e tecnologias tem uma verba tão consistente para que contratem pessoas exclusivamente para desenvolver e torrar a paciência dos outros. até o java pega mais leve nesse ponto, por incrível que pareça.


    Lembro a voces que muitos dos que usam Linux querem fugir das garras da MS, seja procurando soluçoes economicas, seja ideologicas.

    tem gente sendo paga exclusivamente para tentar reverter esse processo.


    Quanto aos que falam em xiitismo, defender a nao implementação do mono nao é questao de radicalismo, mas sim de prudencia. Lembrem-se a liberdade se constroi, temos que lutar por ela.

    concordo, mas ficou “cool” dar uma de “adulto” hoje em dia argumentando qualquer coisa a favor de corporações e esquecendo totalmente da questão da liberdade. depois quem paga a conta somos nós.

    Icozinha (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 3:44 pm

    “emo_csharp_developer”
    não podia estar mais certo. ;)

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 4:53 pm

    @Icozinha

    É a questão de sempre. Procuram evitar qualquer discussão classificando os outros como crianças e outras ofensas super maduras.

    Fazem um ar superior, meio blasé, mas no fim não passa de xingamento mesmo.

    Icozinha (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 5:01 pm

    @Weber Jr.
    justamente.

    Renato (usuário não registrado) em 30/06/2009 às 5:43 pm

    Puts, só falei merd@ então.
    O que quiz dizer é que o Software Livre ja chegou tão longe com o Linux e outros programas que me dá um baita dó de ver certas coisas acontecendo… Parece que com o mono coloca-se uma pedra no caminho… Como se já não tivesse o suficiente.
    Eu torço de verdade para que o SL seja sempre beneficiado sempre, para que nós também sejamos beneficiados com bons softwares.
    (PS: Escrevi Python errado mesmo, mas foi sem querer…)

Este post é antigo (2009-06-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.