Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Começa o desenvolvimento do Ubuntu 9.10

Poucos dias após o lançamento do Ubuntu 9.04, o desenvolvimento da próxima versão já começou. O Ubuntu 9.10 Karmic Koala deve ser lançado em 29 de outubro, com o seu Alpha 1 em meados de maio, Beta em primeiro de outubro, e RC em 22 de outubro.

O Ubuntu 9.10 deve ter seu foco em funções de servidor relacionadas à computação em nuvem, conservação de energia, menores tempos de boot, tela de login revisada e melhor suporte ao hardware de netbooks. (via heise.de)

Saiba mais (heise.de).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    rev. Beraldo (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 10:42 am

    Cara, o Linux, como um todo, tinha que melhorar os drivers. Os drivers, o suporte a hardware, que é ridículo! Minha placa de vídeo não funciona mais nesse Ubuntu 9.04, e funciona quase perfeitamente no 8.10. Vai entender.

    E qual é a placa?

    reverendo (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 10:51 am

    Não importa qual é a placa, se no release notes fala que a placa está com problemas na versão etc etc.
    O pessoal fica se preocupando com preciosismo de tempo de boot, algo insignificante pra quem mantem a máquina ligada a maior parte do tempo.

    Como assim não importa? Pois você mesmo se importou a ponto de vir aqui criticar o kernel e a distribuição a partir da sua experiência com o suporte a ela!

    Importa sim, especialmente pros demais proprietários dela que ainda não passaram pelo mesmo problema, para que possam se prevenir a partir da sua experiência.

    Qual é a sua placa, e o que aconteceu quando você a testou com a nova versão?

    no meu caso, o Ub 9.04 me atendeu mto bem, inclusive já faz vários dias q nem entro no Vista, coisa q era o contrário com o Ub 8.10

    a única coisa q ainda está me encucando é o emesene q não “chama a atenção” (nudge), e tlz instale o amsn por isso.

    bom, mas alguém tinha q reclamar né? mas, técnica e estatisticamente, o Ub 9.04 veio bem melhor e estável, e espero q o 9.10 siga esta tendência de melhorias crescentes.

    pena q não sei como instalar a home separada, pq dae dava pra fazer uma instalação ‘limpa’, caso o upgrade falhasse.

    [ ]s

    André Caldas (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 11:33 am

    @Augusto Campos,

    E qual é a placa?

    Adorei seu post, Augusto!! É muito fácil sair espalhando FUD genérico sobre placa de vídeo. Ao menos eu acho que é mentira do reverendo.

    Lauro César (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 11:34 am

    pena q não sei como instalar a home separada, pq dae dava pra fazer uma instalação ‘limpa’, caso o upgrade falhasse.

    Wallyson, não é difícil não. Vc só tem que criar uma partição e escolhê-la com /home na hora do particionamento do disco durante a instalação (ah tem que escolher a opção manual ou algo assim).

    Um abraço.

    wallysou, acho que vc tem q ativar os plugins.

    @ghost,

    então, ativei o plugin e continua sem funcionar…

    =o/

    @Lauro,

    sem um tuto, e com receio de perder dados, fica complicado. Todavia, vc poderia me ajudar com um link para um tuto q me ensinasse a salvar minha atual home em uma partição separada.

    =o)

    Eden (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 12:32 pm

    Não sei qual é a vga dele mas provavelmente é ati radeon.
    Eu estou com um grave problema também. No ubuntu 9.04 minha VGA radeon HD2400 só funciona com o driver open source, que não oferece recurso 3D. Poucas semanas antes do lançamento do Jaunty, a amd/ati lançou um driver (propietário) que supostamente deveria funcionar com o novo xorg do ubuntu 9.04. Rapidamente o pessoal do ubuntu colocou esse driver na distro, porém ninguem consegue instalar ( http://www.linux-magazine.com/online/news/proprietary_driver_for_ubuntu_9_04_fglrx_for_x_server_1_6 ) veja os comentários.

    Aqui mais um relato de uma pessoa que acompanhou todo o processo, desde quando era release candidate, e também não consegue instalar o driver propietário. ( http://forums.scotsnewsletter.com/index.php?showtopic=24480 )

    Aqui no wiki não oficial sobre as placas radeon, que inclusive é linkado lá no site da ati/amd, também informa que não funfa ( http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Jaunty_Installation_Guide )

    O jeito é esperar :(

    obs: no 8.04 e no 8.10 funfa

    Rodrigo (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 12:51 pm

    Realmente deve ser ati radeon, ainda nao fiz upgrade do 8.04 para o 9.04 porque uso uma radeon e li que há problemas no suporte a esta família de placas.

    Eu usava o kubuntu 8.04 e migrei para o ubuntu 9.04, resolvi dar uma chance ao gnome, e estou gostando muito. No meu acer 4520 tudo esta funcionando.

    O único problema, é que quando mando desligar meu notebook, ele faz o shudown, ouço o hd desligar, mas o sistema não desliga, fica uma tela preta com o prompt piscando. Dai pressiono qualquer tecla umas 2 ou 3 vezes e ele desliga. Até agora não encontrei solução para isso.

    Abraços…

    Bom, não sei qual a placa do reverendo. Mas esta questão dos drivers virem com problema no Ubuntu existe sim. O Ubuntu 8.04 funciona na primeira tentativa de se utilizar o livecd. Já no 8.10 não funciona nem por decreto. A minha placa é uma chrome9 da VIA. E antes que digam que é uma placa ruim, digo que não precisam se dar ao trabalho. Sei que não é lá essas coisas. Mas quero ver é alguém explicar porque funciona no 8.04 e não funciona no 8.10. E mais: funciona com várias outras distros, como o Mandriva, Debian, Opensuse, Dreamlinux, Biglinux e outros com sucesso. Já no 9.04 eu ainda não sei, mas assim que puder por as mãos em um cd com esta distro eu vou testar. Minha prioridade agora é atualizar o PCLinuxOS que está bombando, de tão boa que está.

    Katsutoshi (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 1:27 pm

    Nessa versão o meu amigo nao consegue ativar o Compiz-Fusion no notebook dele (placa gráfica VIA Chrome HC) e no 8.10 ele conseguiu (ou sei lá também).
    Mas eu dei uma experimentada, e gostei muito do Ubuntu 9.04. Alguém me confirma se ele tem suporte a ext4?

    cristo (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 1:33 pm

    Engraçado ainda pretendo instalar essa versão do Ubuntu aqui no meu note, mas por enquanto ainda preciso proteger meus precisos dados (culpa minha de ter feito um péssimo particionamento), mas no meu note Vostro 1000 da Dell que usa de uma GPU AMD/ATI nunca tive quaisquer problemas, e ainda uso efeitos composing do compiz com tudo que tenho direito e roda que é uma blz, detalhe eu estou usando o driver opensource, nem se quer é o driver proprietário, assim como o da rede wirelles é também um driver opensource e estar perfeito.

    Ponto para a parceria Dell/Canonical, além que a atual distro que tenho instalada (Ubuntu 8.10) está muito bem obrigado, pretendo migrar para a 9.04, mas creio que vou aguardar um pouco pois ainda tenho muitos trabalhos importantes nesta máquina que também é supimpa.

    Mas um ponto que dou a equipe da Canonical é seu foco em usabilidade que a cada versão esta melhor, só aguardo pelo finalmente o pulseaudio estar estável, pois ai vai acabar aquelas frescuras de ficar resetando o alsa o tempo para usar som pelo device.

    Raphael S. Freitas (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 1:38 pm

    Ricardomoc
    no meu notebook da itautec vem com essa placa chrome9 da VIA, funciona normal no 9.04, só não funciona os recursos 3D.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 1:51 pm

    “Alguém me confirma se ele tem suporte a ext4?”
    Sim.

    Flávio S. (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 2:51 pm

    sem um tuto, e com receio de perder dados, fica complicado. Todavia, vc poderia me ajudar com um link para um tuto q me ensinasse a salvar minha atual home em uma partição separada.

    wallysou, inicia seu PC pelo Live-CD do Ubuntu e roda o Gparted, que está no menu Sistema > Administração. Tudo que você precisará fazer será redimensionar a sua partição raiz e criar outra no espaço “em branco”, primária mesmo (acho que isso tanto faz), definindo seu ponto de montagem em /home. O redimensionamento de partições com sistemas de arquivo usados no Linux (EXTs da vida etc.) não implica em perda de dados.

    Digo isso com a segurança de quem fez esse procedimento. Quando migrei do Vista pro Ubuntu (não, não é dual boot, e não, eu não usava Linux antes havia muitos anos), eu tinha duas partições – uma de trabalho – e nenhuma forma de fazer um backup. Foi apagando a partição do Vista, criando 3 outras p/ o Linux no lugar, copiando os dados da NTFS restante p/ a /home e apagando a primeira e redimensionando a última que eu cheguei à situação que você deseja. Como pôde entender, tive que redimensionar, e não deu problema nenhum.

    Mas, se precisa mesmo um tuto, voilà: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu/

    Espero ter ajudado.

    Abraço!

    marcosm (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 3:16 pm

    wallysou,

    se você não sabe particionar é possivel que já tenha criado com o home separado (acho que é o padrão).

    Tente assim:

    $cd
    $df .
    (Isso para ver em que partição está o home)
    $cd /
    $df .
    (Para ver em que partição está instalado o sistema)
    Se não vier a mesma resposta é porque já tem tudo separado mesmo.

    Bom…eu já comecei com a versão 8.10 e sinceramete no momento uso o Windows só para jogar (ñ abro mão do Ubuntu e sempre que possivel tento expandir mais falando pra amigos e conhecidos). Mas a dúvida é o seguinte: Atualizo na boa pelo gerenciador (que já ta aparecendo aqui) ou queimo um cd e instalo a nova versão diretamente? (Fazendo back dos arquivos e pacotes antes).
    Pq já escutei falar que alguns problemas quando se atualiza duma versão para outra.

    Vlw!?!

    Wallysou, existe uma questão importante a considerar, aí. Alterar particionamento é uma operação drástica, e exige de todos nós, pessoas prudentes, um backup completo antes.

    Mas quando o backup completo estiver pronto e testado, eventualmente os passos adicionais para redimensionamento de partição deixam de ser necessários, uma vez que torna-se possível simplesmente iniciar uma instalação nova, particionar os discos da maneira desejada usando a opção de particionamento manual do próprio instalador (apagando a partição hoje existente, e criando, dessa vez, uma partição separada para o /home, além da partição raiz), e depois baixar do backup os dados preservados.

    É uma questão de escolha. Se para você a opção de redimensionar não for custosa ou excessivamente complexa, recorra a ela (com um bom backup antes). Caso contrário, simplesmente use o backup para repopular a nova partição separada que você criar durante o seu próximo processo de instalação normal.

    Paulo Braga (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 4:20 pm

    Dessa vez tiro o chapéu, tudo funcionou perfeitamente, ele hiberna e volta!

    Luis (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 4:20 pm

    Tenho uma ATI Xpress 1150 no meu note e nada do driver funcionar, tentei instalando o driver do site da Amd, do repositório, mas nada funciona, resolvi por enquanto deixar com o driver genérico ati.. e até que ele está aguentando bem… rodou o fm2008, o stelarium.

    Andei lendo que a amd botou pro legacy uma carrada de placa da mesma época da minha, então mesmo que arrumem o problema com o xorg 1.6, todo mundo que tem placa da amd de uns 3 anos pra trá, voltem a usar o 8.04 xD

    Paulo Braga (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 4:22 pm

    “Alguém me confirma se ele tem suporte a ext4?”
    Sim.

    E funciona lindamente!

    Diniz (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 6:21 pm

    Acredito que seja essa uma das causas de problemas com os drives das radeon
    AMD has moved a number of DX9 ATI Radeon™ graphics accelerators products to a legacy driver support structure. This change impacts Windows XP, Windows Vista, and Linux distributions. AMD has moved to a legacy software support structure for these graphics accelerator products in an effort to better focus development resources on future products.

    The following products have been moved to the legacy software support structure (including Mobile and All-in-Wonder Variants):

    ATI Radeon 9500 Series
    ATI Radeon 9550 Series
    ATI Radeon 9600 Series
    ATI Radeon 9700 Series
    ATI Radeon 9800 Series
    ATI Radeon X300 Series
    ATI Radeon X550 Series
    ATI Radeon X600 Series
    ATI Radeon X700 Series
    ATI Radeon X800 Series
    ATI Radeon X850 Series
    ATI Radeon X1050 Series
    ATI Radeon X1300 Series
    ATI Radeon X1550 Series
    ATI Radeon X1600 Series
    ATI Radeon X1650 Series
    ATI Radeon X1800 Series
    ATI Radeon X1900 Series
    ATI Radeon Xpress Series
    ATI Radeon X1200 Series
    ATI Radeon X1250 Series
    ATI Radeon X2100 Series

    AMD may periodically provide Windows XP and Windows Vista driver updates (for the products listed above) for critical fixes only. No new features will be provided in future driver updates. The Linux ATI Catalyst™ driver will only be supported in Linux distributions prior to February 2009 for the legacy products listed above.

    Any customers using a combination of a ATI Radeon™ HD 2000 Series, ATI Radeon™ HD 3000 Series, or ATI Radeon™ HD 4000 Series product with any of the legacy products listed above in a single PC system must use the ATI Catalyst 9.3 or earlier driver. All future ATI Catalyst™ releases made available past the ATI Catalyst™ 9.3 release will not include support for the legacy products listed above or any of the features associated with those legacy products.

    Valeu, Rafael. Obrigado pela dica. Comprei o cd do Ubuntu 8.10 que veio junto com uma revista e está decorando a prateleira do meu escritório. Aliás, também utilizo o Itautec W7635, que vem com a bendita placa.

    tenchi (usuário não registrado) em 29/04/2009 às 8:53 pm

    @Jeanloose, atualizei aqui na minah maquina da versão 8.10 para a 9.04 e funcionou muito bem. Só houve alguns momentos onde o atualizador pediu para setar algumas configurações, já que eu havia feito algumas modificações manuais no grub. Mas fora isto funciona tudo as mil maravilhas (sim, estou falando bem do ubuntu). Alguns pacotes antigos são removidos, outros são atualizados, os que foram instalados manualmente continuam funcionando… Falar a verdade, ficou uma beleza.
    Só vou converter a partição raíz do sistema de ext3 para ext4, pois a cada tantas montagens a partição em ext3 passa por um loooongo processo de checagem. Espero que isto tenha acabado ou mesmo diminuído com o ext4.
    O problema de fazer a instalação do zero é que você perderá vários arquivos (mesmo fazendo backup é chato restaurar tudo) e demais configurações do sistema.

    @tenchi, Vlw pelo comentário…vou atualizar pelo gerenciador numa boa então. Pq fazer back é meio chato mesmo. xD

    Abração ae.

    Vagner_Fonseca em 29/04/2009 às 11:30 pm

    @tenchi

    Este procedimento de checagem pode ser desabilitado no ext3 com o seguinte comando:
    $ sudo tune2fs -c 0 /dev/sda1

    Presumindo que sua partição seja sda1, essa checagem foi criada na era préjournaling e portando não contava com certas funções encontradas no ext3, se bem que é uma precaução de segurança contra erros na estrutura dos dados. Para aumentar o número de montagens, para 60 por exemplo, execute o seguinte comando:
    $ sudo tune2fs -c 60 /dev/sda1

Este post é antigo (2009-04-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.