Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Chrome OS: fabricante do Ubuntu diz que sucesso não é garantido

Trechos da matéria do IDG Now em que um executivo da matriz complementa o que o representante latino-americano já havia iniciado na semana passada (em “Empresários brasileiros do código aberto comentam o anúncio do sistema operacional Chrome“):

Construir bom sistema operacional é mais difícil que anunciar novos recursos em uma ferramenta de buscas, diz executivo da Canonical.

A Canonical, fabricante do sistema operacional Ubuntu, está confiante de que pode manter sua vantagem no mercado de desktops com Linux, apesar do anúncio do sistema operacional do Google, o Chrome OS.

O Google pode possuir reconhecimento e recursos de engenharia para tirar mercado da Canonical, empresa com faturamento anual de 30 milhões de dólares e 200 funcionários, mas o sucesso do Chrome não é garantido só porque o Google fez o anúncio, avalia Gerry Carr, gerente de marketing da Canonical.

Carr disse à Computerworld dos Estados Unidos que construir um sistema operacional amigável é mais difícil do que colocar novas funcionalidades em uma ferramenta de buscas. Ele afirmou também que não viu o post no blog do Google no qual estão listados nove parceiros – a maioria deles fabricantes de harware e processadores -, anunciando que concordaram em desenvolver produtos para o Chrome. “Você sabe tão bem quanto eu que é realmente fácil assinar um acordo de parceria”, observou o executivo. (…)

Alguns analistas, como Jeffrey Orr, da ABI Research, dizem que o sistema operacional do Google vai provar que é um produto melhor do que o sistema operacional para smartphones Android.

O Chrome contribuirá para fragmentar ainda mais o já dividido cenário de Linux, mas também atuará como uma onda que vai levantar todas as distribuições Linux, incluindo Ubuntu, diz Orr. Além disso, o modelo de desenvolvimento aberto do Linux carece de um líder, avalia Orr. “Ubuntu é sensacional, mas quem é o fabricante que carrega a mensagem e cria as aplicações (como Google Apps)?”. Para Carr, o alvo do Chrome pode ser o Windows, não o Ubuntu. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-07-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Garoto_Estranho (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 10:09 am

    Não sei por que o pessoal da Canonical tá com medo. Segundo o anunciado, o Google Chrome será um produto totalmente diferente do Ubuntu, tanto em objetivos como em estrutura/arquitetura…

    E eles falam como se o Google (que é muito maior que eles) não tivesse capacidade de manter uma distribuição. Tem distribuições que uma única pessoa mantém e dá certo, imagina como poderia ser uma equipe montada pelo Google.
    Sem falar que eles deixaram claro que vai ser uma distribuição bem mais enxuta do que as atuais, já que vai ter um foco específico.

    Pegou mal foi pra Canonical.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 10:21 am

    Seria mais bacana se falassem que ainda é cedo para dizer, que precisaria ver realmente as primeiras versões, ou seja, tentar desconversar e deixar pra mídia especular. Do jeito que ficou esta e a outra declaração deu cara de mimimi mesmo.

    Se bem que os humanos são bons mesmo é em mimimi.

    Monge (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 10:26 am

    Eu nem sei se a proposta do Chrome OS, em si, faz medo a alguém.

    A preferência pelo Windows (piratex ou não) continua forte também nos netbooks, o que me faz duvidar muito quanto à aceitação de um SO dedicado à web.

    Uma coisa é ter um smartphone com Android… quem compra um smartphone não quer que ele rode aplicativos desktop, e fica muito satisfeito com suas funcionalidades, mas quem compra um netbook ainda pensa que comprou um “notebook compacto”, e tende a desejar que ele se comporte como um desktop.

    O maior desafio do Google, nesse caso, é a mudança cultural. Vai depender de muito marketing para criar uma nova mentalidade de consumo. Se fosse da Apple, o sucesso seria certo… vamos ver se o Google tem a mesma capacidade.

    Eduardo (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 10:27 am

    Tem gente especulando que o Chrome OS vai ser um tiro no pé do Android, eu acho que não tem nada ver uma coisa com a outra, pelo que eu venho notando o Google só não aderiu a idéia de colocar o Android nos netbooks, e irá continuar com o Android somente nos smarts phones. Eu também concordo com essa idéia.

    lçfdjkdslkfjalkç (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 10:29 am

    A gde realidade é que o povão tá muuuuito preocupado. Google é google e com SO para aplicações webs deve ser muito interessante!!!

    Cagões, alerta!!!!! Agora, se form uma b…. que nem o linspire foi ?…

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 10:47 am

    Também achei que do jeito que ficou, parece mais mimim da Canonical.

    Luis (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 10:50 am

    Desculpe, mas acho que o Carr está falando a verdade. O Google vem como machão e diz que em um ano estará com uma distribuição rodando a milhão, cheio de coisa, com parceiros e blábláblá. Pra mim isso que é mimimi.

    E o pessoal acha que mesmo com um grande grupos de engenheiros o google vai criar um gerenciador de janelas novo e em um ano ele vai estar do nível do KDE e do Gnome que possuem no minimo uns 8 anos. Dizer é fácil… pra mim esse SO vai ser um android “evoluído”.

    Vou esperar sair antes de falar qualquer coisa.

    buntu (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 10:56 am

    Até parece que o Ubuntu é a melhor referência em usabilidade e facilidade dentre as distribuições linux. Ela até pode ser a mais popular por causa do marketing, mas tanto a opensuse quanto mandriva e até mesmo a fedora oferecem mais recursos, melhores instaladores e melhores ferramentas de configuração gráficas.

    Mas concordo que o pessoalzinho do windows só quer saber de computador que sirva para jogar jogos com directx e usar MSN e programinhas piratas. Esse povinho merece mesmo conficker, mydoom e todo tipo de malware.

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 11:04 am

    + uma distribuição para todo mundo ficar discutindo qual é a melhor.

    =/

    No dia q os usuários de linux pararem com essa briga vou ficar feliz.

    CristianoFurtado (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 11:07 am

    Mais sabe o que é isso? Ficam auto-valorizando o ubuntu da nisso.

    Bruno Benfica (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 11:25 am

    Eu acredito sim que o Chrome OS possa incomodar tanto Ubuntu quanto Windows. Para mim, todas as distribuições Linux até que fizeram algum sucesso, foram as que mais se pareciam com o Windows. O Google é inovador e faz sucesso em tudo o que a Microsoft não tem. Acredito que a curto prazo, o Chrome OS seja o Linux mais popular e se a Microsoft não inovar, poder perder mercado sim.

    dasj (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 11:25 am

    Acho que a canonical deu tiro no pe.
    Concordo com o autor que disse que o o modelo “livre” precisa de um lider!
    Talvez com o google investindo em infraestrutura e parceiros comercias pesadamente, podemos cheagar a um sonhado 5% de mercado ?

    A canonical ta a quantos anos no mercado? uns 6 e qual parceiro ela tem de peso, so a DELL.
    O google com um simples anuncio ja arrebatou metade do mercado.
    Essa é a diferença. Canonical não chega nem aos pes do GOOGLE e se uma empresa assim resolve fazer algo, CONCERTEZA não é pra perder.

    Ou voces acham o o GOOGLE summer of code era pq a GOOGLE era boazinha?

    A distribuição do Google é para netbooks e com foco na internet, assim não creio que seja complexo fazer uma interface gráfica pois a única coisa que vai rodar será o navegador Chrome. O navegador é o computador, ou melhor um terminal.

    Ainda existirá espaço para SOs mais robustos e aplicações locais e dados locais, principalmente no Brasil e sua banda “fina”.

    Não acho que Canonical ou mesmo a MS precisem ficar com medo. É apenas mais um competidor num mercado específico.

    E no final beneficiará o software livre pois haverá mais equipamentos compatíveis com o kernel e mais aplicações web, aptas a rodar em qq navegador e independente de SO.

    Ian Liu (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 12:31 pm

    Estou ansioso com o Chrome OS. Acredito que a comunidade livre vai se beneficiar bastante.

    Quanto a escolha do sistema operacional, basta manter o atual =D

    sblsks (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 12:34 pm

    propaganda é a alma do negócio

    não adianta um produto ser apenas bom, se fosse assim o Linux já teria dominado o mercado. É necessário parceiros e muita propaganda, muita mesmo. A Google tem receita para consequir essas outras coisas além da qualidade que o soft livre já oferece. Não tenho porque duvidar do sucesso dela.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 12:50 pm

    O Google vai abocanhar uma fatia do mercado, que tem tudo para crescer em pouco tempo, que são os usuários de “PC light”. Basicamente coisas de escritórios simples, email, internet, etc.

    Ele não vem para substituir o Ubuntu, que está na mesma classe do Windows e MacOSX, que são sistemas de uso geral, que podem ser usados até em aplicações pesadas, coisa que o produto do Google está longe de ser.

    Ele vai tomar mercado dos sistemas tradicionais? Com certeza, pois nem todo mundo precisa de algo parrudo no seu dia a dia. Tem potencial inclusive de ser tornar o sistema mais utilizado no mundo, pois o grosso de usuários de computador não é de “power users”.

    E pode também ser de grande utilidade para o Desktop Linux tradicional, pois irá criar a necessidade de tornar mais hardware compatível com o Kernel Linux.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 1:45 pm

    Eu tenho medo do google

    Eu (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 2:02 pm

    Morte ao Ubuntu!!!

    Eu tenho medo da Canonical

    Bremm (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 2:23 pm

    Eu tenho medo de idiotas. Deixar o poder na mão de um só é a pior coisa que qualquer sociedade pode fazer.

    Dentre os comentários que li acima, o mais próximo da realidade (para não ficar puxando o saco do comentarista) foi o do EmanuelSan.

    O Google até não é muito fã de vapourware, mas eu ficaria com o pé atrás falando sobre Chrome OS e Android: palavra de quem já testou o gOS e usa diversos serviços do Google (e não reclamo porque são de graça, pois jamais pagaria por coisa mal-acabada).

    MaxRaven (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 2:37 pm

    “palavra de quem já testou o gOS”
    Puxa, você testa um ubuntu personalizado por uma empresa de taiwan, que não tem nada absolutamente haver com o Google, e já acha que o sistema ainda não lançado é ruim? Nem vou entrar no mérito do android que é feito para celulares, ai teria de comparar com Symbian (o melhor the best forever), Win Mobile, IPhone OS e Palm-Pre e não com sistemas para “computadores de verdade”.

    Smaug (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 2:41 pm

    Eu acho que o Google vai tirar usuário é do Linux, não da MS. Quem usa Windows fica escravizado no “jeito MS” de fazer e mostrar as coisas. Esse usuário não quer saber de aventuras, não é à toa que rejeitou o Vista. Já quem usa Linux vive testando distro, tanto é que está todo mundo doido pro Chrome OS sair prá ver como é que é. Mas quem usa Windows não quer nem saber, mesmo porque ele desconfia do que é de graça (bom mesmo é piratear software, quanto mais caro melhor).

    Por isso, eu acho que o Ubuntu e outras distros têm, sim, muito a temer e perder.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 3:01 pm

    Minha opinião que é a mesma aqui da companhia:

    O Google OS é uma distribuição (conforme anunciado até agora) com caracteristicas muito diferentes do Windows e dos Linux de uso geral (incluindo ai o Ubuntu).

    O Google OS tem como idéia rodar aplicações via navegador. Aplicações cloud sobretudo.

    Isso é muito diferente de rodar aplicações de uso geral que uisam processamento in house (OSs tradicionais). Portanto, não vemos o Google OS concorrendo em todos os mercados que os outros sistemas concorrem.

    Uma coisa que a Canonical disse é verdade: contruir um OS usando como ponto de partida apenas o kernel Linux, não é nada fácil.

    Contruir um novo servidor gráfico, novo gerenciador de janelas, novas camadas de abstração, novas PIs é realmente muito trabalho e mesmo com todos os recursos do mundo, demora.

    Vejam que só a alguns dias saiu a instalação de plugins do Chromium do Linux. Isso demora mesmo. É normal.

    Muita coisa no Chromium foi construída do zero.

    O Google é grande e possui recursos imensos, mas não pode fazer tudo em questão de meses.

    Acho que essa é a idéia central do comentário da Canonical.

    O Ubuntu deverá continuar a ser uma ótima distro de uso geral e que já anda ganhando diversos recursos cloud. (tanto pelo lado servidor como pelo lado cliente)

    Semana passada inclusive começamos a colaborar com o pessoal de desenvolvimentos pelos canais normais do Ubuntu e grande parte do nosso esforço é em continuar a aperfeiçoar o Ubuntu para uso corporativo (desktop) e para continuar a crescer o sistema na direção da nuvem (lado servidor e cliente).

    Muita coisa nova deverá sair logo mais na versão 9.10.

    diego weber (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 3:40 pm

    O seu Gerry Carr, por que o Ubuntu 9.04 não “boota” no meu Acer 5050-3284??? Já que é tão fácil fazer parcerias de hardware. Debian funcionou que é uma beleza.

    Garoto_Estranho (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 3:42 pm

    Contruir um novo servidor gráfico, novo gerenciador de janelas, novas camadas de abstração, novas PIs é realmente muito trabalho e mesmo com todos os recursos do mundo, demora.

    É que não tem tanta coisa assim a se fazer. A maioria das coisas já está pronta no Android, então tem muita coisa que eles podem reaproveitar.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 3:52 pm

    Olá @Garoto_Estranho

    O Android tem um esquema de chamadas à API que me parece que devem ser bem diferentes em relação ao que o Google OS deverá implementar.

    Claro que pode ser um outro bom ponto de partida. Mas não sei o quanto facilitaria (não conheço a arquitetura do Android).

    Webmarlin (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 4:03 pm

    Eu acho que aplicações cloud não passam de moda. Quero ver quando a conexão falhar, seja por problemas externos ou do equipamento, e o sujeito não tiver como fazer nada no seu netbook… Vai voltar correndo para um SO que lhe dê subsídios off-line. No máximo vai se tornar um navegador e leitor de emails para quando o sujeito estiver em trânsito.

    André Luis Pereira (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 4:20 pm

    Olá @Webmarlin,

    Cloud computing é um formato de tecnologia que a nosso ver, não tem muito como recuar nesse momento. É extremamente conveniente para pessoas e empresas e muitos sem saber o que é, já usam no dia-a-da.

    A questão da falta de conexão, no caso do Google, já foi parcialmente resolvida com o Gears.

    No nosso caso aqui, por exemplo o nosso ERP e CRM, resolvemos implementando uma camada decache nos clientes finais. (isso para os clientes que precisam)

    Hoje o mundo vem ficando cada vez mais conectado. E lembre-se que cloud não é só para o Brasil, que realmente possui internet em banda larga precária. Cloud é para todo mundo, inclusive países com internet mais madura.

    E mesmo assim os brasileiros são o povo que mais fica conectado em horas médias/mês no mundo.

    Nossa carteira de serviços cloud deve aumentar em 150% esse ano em relação ao ano passado e até 2011 pretendemos quadruplicar nossa base de clientes atendidos (principalmente empresas).

    Essas projeções indicam que cloud é viável e não é apenas uma moda. MS, Google, Canonical, Red Hat, IBM e outras apostam pesadamente nisso.

    Diogo (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 4:23 pm

    Ubuntu? O que é isso?
    Essa distro medíocre, bugada? Torço pelo Google Chrome OS, espero que seja muito bom. Se não for, temos coisas muito melhor do que a solução da Canonical por aí. Eu não saio do Mandriva tão cedo!

    Vinícius (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 4:33 pm

    concordo com a Canonical…

    não gosto desse marketing de Cloud Computing, e pra onde vai nossa, privacidade? segurança? mudando de assunto…

    Acho que o Google (e outras gigantes) sabe que o principal defeito do Linux e Cia é descentralização, causando a falta de padronização… o Linux era pra ter uma fatia de 20% pelo menos, mas não existe padronização, todo dia nego divulga uma nova distro… piada…

    Conan (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 4:53 pm

    Eu acho que a Google está mirando no Windows, más vai acertar o MacOS.
    Enquanto que o ubuntu e outras distros continuarão restritas a nichos.

    Henrique (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 5:05 pm

    Chrome OS não tem competidor. Ao que foi anunciado até agora, está criando um mercado novo em sim: um sistema para netbooks no molde de thin-client para acessar serviços online.

    Na minha opinião, o Google viu que o mercado de netbooks iria afundar, dado a insatisfação dos clientes com os netbooks que vem com Linux e o desconforto que é usar Windows que não é nem adequado nem adaptado ao hardware e aos objetivos do netbook – simplesmente acessar a web. Então resolveram pegar e tentar arrumar esse mercado antes que percam potenciais clientes acessando a web de qualquer lugar de um netbook.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 5:16 pm

    Conan,

    Acertar no Mac OS? O Mac OS é um produto de nicho e quem usa Mac OS jamais vai trocar por Windowl, Linux ou o Google OS e isto é fato. Muito mais fácil o Google OS acertr um soco direto nas outras distribuições Linux, o fato de incomodar o Ubuntu é uma prova disso. A Apple tem 30 bilhoes em caixa e uma linha de produtos que fazem sucesso, aos seus fieis seguidores e isto tão cedo vai mudar, a Apple jamais será popular, mas sempre terá seu nicho de mercado.
    E o Google ou outra empresa jmais vão tirar isto da Apple.
    Agora aposto que este OS do Google vai entrar para história como o maior fracasso da empresa de Mountain View de todos os tempos, todas as empresas tem seus fracassos e o do Google com este SO vai ser sem dúvida retumbante. E sem falar que vai atrapalhar bastante o Linux, e os defensores do Software Livre deveriam abrir os olhos para o Google.

    Marco Antonio Rodrigues (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 5:24 pm

    Vinícius, o defeito do linux, no MEU ponto de vista, não é a descentralização, são:
    1) A centralização da disponibilização dos aplicativos por uma única empresa. Nos modelos de sucesso, a empresa responsável pelo sistema operacional fornece e mantém apenas este sistema, delegando aos demais fornecedores a responsabilidade de desenvolver e disponibilizar os binários dos seus produtos. A descentralização de esforços, normalmente, gera um resultado mais satisfatório do que a centralização, além de ser mais ágil. Por exemplo: ainda estou aguardando a versão do Firefox 3.5 do meu distribuidor. Nesse meio tempo, baixei a versão genérica e estou usando até que a atualizaçãoe esteja disponível. Além de gerar custos extras de desenvolvimento.
    2) Falta de Padronização das APIs: isso gera problemas aleatórios no sistema. Por exemplo: um aplicativo que o som não está funcionando sendo que a placa de som está perfeitamente configurada. Motivo: conflitos entre OSS e Alsa e os diversos mixers de som.
    3) Falta de integração com o ambiente (KDE, GNOME, etc…): Qualquer aplicativo que esteja sendo executado em um determinado ambiente, deve ter acesso a TODOS os recursos que esse ambiente disponibiliza. Quantos aplicativos temos hoje que não o faz. Ainda hoje tive problemas para salvar um documento no meu pen-drive: ele aparece no meu ambiente (KDE) mas o OpenOffice não o enxerga. São diversos aplicativos que apresentam o comportamento limitado por falta de integração com o ambiente em que estão sendo executado.

    Um usuário final só irá migrar para uma distribuição Linux se o produto for melhor, ou pelo menos não muito pior, do que o que ele utiliza, senão, continuará no seu XPiratex mesmo!

    Att.

    jereba (usuário não registrado) em 13/07/2009 às 5:36 pm

    concordo e é por esses motivos que a peça central do problema todo aqui é o usuário. Linux não foi criado nem desenvolvido para usuários, e ao tentar tornar isso possível, olha só quanto trabalho tem dado. Ironicamente, o mesmo poder de liberdade para qualquer um poder criar o seu próprio linux, é, sem dúvida nenhuma, o maior problema para a padronização, esta que, seria excelente ao usuário final. Usuário precisa de padrão, senão, ele não é usuário, é especialista nisso ou naquilo.
    Engraçado isso…
    Linux e usuário, quanto barulho por algo que não se mistura. Linux é para experientes usuários quase programadores, analistas, gerentes de redes, qualquer outra coisa fora disso prefira o windows mesmo e o msn, são lindos e funcionam bem para você.

Este post é antigo (2009-07-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.