Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Blogueiros da IBM querem sua ajuda para responder “Por que estudar Linux?”

“Os blogueiros da IBM, através do projeto IBM Academic Initiative, ministram muitas palestras, cursos, tutoriais, etc pelo Brasil afora. Neste eventos muitos alunos questionam sobre os motivos para se estudar Linux.

No link eles citam alguns e pedem a colaboração da comunidade para levantarmos mais argumentos e podermos evangelizar melhor, é muito importante saber a opinião da comunidade. Vale a pena colaborar com seu argumento.”

Enviado por Juliano Martins (julianomΘbr·ibm·com) – referência (ibm.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ate hoje me faco essa pergunta.

    Quem souber a resposta, por favor poste aqui.

    As vezes fico mais profundo e me pergunto. “Porque estudar informatica?”

    rs

    Abs!

    Ezek (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 2:24 pm

    Poderia completar a resposta do Marcus Jabber e ainda acrescentar: “Porque respirar ?”

    JPayne (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 2:28 pm

    Para que estudar Linux?
    Para que todos achem que você é um nerd idiota e que vai fazer tudo de graça ou quase isso pra eles. Daí eles te dão um servidor web pra fazer, vc instala e configura o apache e entao te pedem pra fazer um firewall, entao vc faz com iptables, entao te pedem pra vc fazer todos os servidores. Depois te pedem pra instalar winxp pirata nas maquinas, norton antivirus pirata, office pirata e ainda acham que vc tem que dar manutenção em todo o ambiente acima (fora as novas inclusoes de servidores e serviços) e quando vc diz que não lida com pirataria eles te chamam de antiprofissional….rs…
    É mole ?

    Pra que estudar informatica?
    Pra todo mundo achar que você tem que sair da sua casa domingo a tarde pra quebrar o galho deles (formatar uma maquina, instalar um software, instalar um jogo, etc) e ganhar um obrigado ou um “te devo essa”. Ou ainda pra quando você está numa festa, num churrasco, te encherem com perguntas: Qual micro é melhor ? qual notebook é melhor? pq o orkut nao ta abrindo em casa ?… etc…etc…

    JPayne.

    Stallman (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 2:38 pm

    hehehe boa jpayne… eh mais ou menos isso..
    eu ainda iria mais longe.
    Por que estudar um sistema operacional com menos de 1% de usuários?
    nem os caras da ibm conseguiram resolver… jogaram a batata quente pra comunidade.
    HILÁRIO!

    Linus (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 2:57 pm

    Eu acho se deve estudar Linux porque ele é muito dificil e uma interface muito complicada e os clicadores não podem usar intuitivamente. Se fosse fácil não precisava estudar.
    Será isto?

    PS: Não me moderem, estou só brincando.

    Ioca100 (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 2:58 pm

    Estudar é o propósito do ser humano, pois, a gente nasce e morre aprendendo, senão o bicho pega literalmente, se não estudar, nos tornamos animais.Agora estudar Linux nos torna livres, não escravizados por sistemas proprietários ,tipo pague e use sem esforço, massificando a todos.

    Fellype (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 2:59 pm

    1 – Porque ele existe. O Linux está presente em menos de 1% dos desktops, porém no caso de servidores o percentual é bem grande (não sei o valor). Além disso, o número de dispositivos com Linux embarcado só tem aumentado nos últimos anos, o que leva a
    2 – Versatilidade deste SO. Pode ser customizado para (praticamente) qualquer dispositivo, sem a necessidade de fornecer especificações de hardware ao “fabricante do Linux” para que ele diga o que é necessário fazer pro dispositivo funcionar usando Linux.

    Se eu lembrar de mais algo interessante eu digo depois.

    Linus (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 3:03 pm

    Se eu fosse blogueiro da IBM, eu lançaria a questão: Se o Windows, e o Mac OS, fossem grátis e tivesse o mesmo modelo de desenvolvimento do Linux. Vocês usariam Linux??

    Acho que seria uma abordagem interessante.

    Sinceramente, eu teria muitas dúvidas.

    Poucas linhas:
    1- É o sistema usado em 60% dos servidores web, em embarcados, servidores de arquivos/firewall/proxy de empresas. Sem falar em automação, caixas de supermercado, que o OS vem ganhando muito espaço hoje em dia.
    2 -Poucas pessoas entendem de tudo isso, o que torna um profissional qualificado na area com emprego garantido.

    Obrigado Jpayne, agora entendi! :)

    Roberto (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 3:17 pm

    Gostaria de acrescentar 2 pontos aos comentários já feitos.

    O uso de software livre, permite o real aprendizado de TI, e não um simples treinamento em certos sistemas operacionais e ferramentas de software. TI é muito mais que apenas o uso de sistemas operacionais e ferramentas de software, é composto de teorias, informações, técnicas, arquiteturas, métodos e processos; e apenas o software livre, por ter os fontes a disposição, e de ser desenvolvido e mantido por uma comunidade, permite o estudo das arquiteturas e técnicas mais utilizadas (estas técnicas poderão depois ser utilizadas em outros tipos de sistemas).

    De acordo com o site do SERPRO, a nova arquitetura de software do governo federal será totalmente baseada em software livre, e usará padrões desenvolvidos no Brasil para atender as necessidades e a cultura brasileira. Esta decisão influenciará também os governos estaduais e municipais, além de influenciar todo o mercado de TI brasileiro, pois o principal comprador de tecnologia é o governo.
    Bases da nova arquitetura :
    – Plataforma de desenvolvimento JAVA, utilizando o framework Demoiselle (desenvolvido pelo SERPRO)
    – Banco de dados PostgreSQL
    – Migração dos bancos de dados ADABAS (mainframes) para PostgreSQL
    – Groupware (correio eletrônico, agenda, gerência de projetos, workflow, …) Expresso Livre
    – BROffice (OpenOffice)
    – Linux (servidores e desktops)
    – Servidor de aplicação, framework e linguagem de programação (NCL) para o desenvolvimento do sistema de TV digital – Ginga

    Abraços,

    Linus (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 3:24 pm

    Roberto,

    Eu acho que o uso de Software Livre não é o que garante um grande aprendizado, acho que você forçou um pouco. As pessoas é que fazem a diferença, o aprender ou não, depende das pessoas e não é a tecnologia. tem muitos gênios que usam Linux é fato, mas tem muitos gênios que fazem coisas admiraveis com Windows e Mac também, isto tenho que admitir.
    É igual a história da programação, todo mundo briga e se mata pelas linguagens, mas o programador bom de verdade não esta atrelado a nenhuma tecnologia.
    Isto é regra para TI, tem muito burro usando Linux, como tem muito burro usando Mac e Windows. E por outro lado, tem muita gente boa e inteligente nas duas plataformas.
    De repente posso estar errado. Mas penso assim.

    Acho que o simples fato de qualquer poder estudar Linux já resume grande parte da sua “liberdade”.

    [flame]
    Além de ter o melhor modelo de segurança.
    Notícia relacionada: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3654019-EI4801,00-Mac+OS+X+com+Safari+e+invadido+em+segundos.html
    [/flame]

    Corrigindo:

    [...] qualquer UM poder [..]

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 3:42 pm

    Considerando que quem vai estudar for ou pretende ser da área de informática…

    1-Porque não se deve ficar restrito a uma tecnologia, principalmente quando ela é dominada por uma única empresa

    2-Porque embora o windows tenha 90% dos desktops do mundo, a maioria dos sistemas operacionais seguem o modelo do Unix. O linux é uma das melhores alternativas pra se entrar nesse mundo, por ter maior compatibilidade e suporte ao usuário comum. Depois, se for o foco do estudando, se deve seguir para Unix de verdade.

    3-Porque os SO da MS, embora (de novo) maioria, são péssimos como modelo de segurança e arquitetura. Só os mais recentes (XPsp2 em diante, Vista e Seven especialmente) podem ser melhor considerados.

    4-Porque com a Virtualização e migração de aplicativos para a tal nuvem, cada vez mais é importante ter no mínimo uma noção das opções de sistemas disponíveis.

    5-Porque o Linux, além de ser gratuito, facilitando a instalação em diversas máquinas, tem código aberto, o que permite que se veja como funcionam as diversas partes do sistema.

    Sinceramente, alguém que se considere profissional e não saber um mínimo de cada sistema, é algo preocupante.

    E quem acha que devia estudar só uma plataforma, deve estar fazendo o curso errado, seria mais útil fazer um curso visando certificação de uma tecnologia específica. Considero aliás, que isso deveria ser melhor esclarecido antes de se escolher no que investir na vida.

    André Caldas (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 3:46 pm

    Não me faça essa pergunta. Sou matemático. ;-)

    O que me dá medo, não é a pergunta “pra que serve a matemática”. O que dá medo é a pergunta “pra que serve o matemático“. =P

    Kevin-Moc (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 4:18 pm

    Se quiser estudar Sistemas Operacionais na teoria, existem ótimos livros, se quer estudar na prática, provavelmente o linux é o mais indicado.

    Se for atuar em uma empresa que preza pela legalidade do software, provavelmente o linux é o mais indicado(Custo Beneficio).

    Se for se especializar em servidores Web principalmente ou mesmo em servidores em geral, o Linux tem excelentes soluções.

    Se precisar de uma instalação mais automatizada de estações, com todos os softwares necessários a uma empresa, o modelo Open Source é mais eficiente.

    Se precisar de independência e ou liberdade em software, provavelmente o linux é o mais indicado.

    Se precisar de um servidor totalmente otimizado rodando apenas as aplicações de missão critica, sem ambiente gráfico…

    Hummm, por que estudar Windows?

    Qualidade do produto?
    Segurança?
    Garantia de suporte?
    Melhor Custo Total (TCO)?

    Alguma outra resposta ao invés de líder de marcado e consequentemente treinamento dos usuários?

    Kevin-Moc (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 4:23 pm

    Outra pergunta, o software essencial para a sua empresa é de código fechado?
    A qualidade/agilidade do suporte e o desenvolvimento de novas soluções é de qualidade?
    Em caso negativo, é possível ter suporte através de outra empresa?

    Se o desenvolvimento desse software fosse aberto como seria escolhida a empresa de suporte? Ter esse poder de decisão é importante?

    Acho o pinguinzinho do Linux (conhecido por Tux) bonitinho. Só isso. hauahuahauhauah

    Para mim que uso o Linux (ops, GNU/Linux) mais como plataforma de desenvolvimento, para jogar (sim, Linux é minha plataforma de jogos) e entretenimento em geral, não consigo me imaginar usando Windows, por exemplo. Depois de todos estes anos me sinto totalmente perdido: eu simplesmente estou despreparado para o mercado, pois me desacostumei ao Windows :-) Agora, convivo ocasionalmente com o uso do Linux na parte “bruta” da coisa, em servidores web (não tenho a mínima idéia de como instalar o apache e o mysql no windows) e não consigo imaginar o comportamento de um Windows num servidor. Simplesmente não entra na minha cabeça a idéia de você só poder controlar um servidor (iniciar serviço, configurar, etc) unicamente por interface gráfica (acostumei em ter que conectar remotamente via ssh e usar as ferramentas de linha de comando para tudo :-)).

    Enfim, hoje posso dizer que gosto do Linux por pura ignorância… hauahuahuahau. Acho o Windows muito difícil. Cruz credo.

    Ah sim, ainda não usei efetivamente o OS X. Dizem que o Mac é tudo que o Linux tem mais toda a facilidade do Windows (e ainda mais). Quem sabe um dia que o Steve Jobs morra eu não decida chegar perto da fruta? Ui.

    Ozzy (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 5:20 pm

    Eu estudo Linux porquê ele é o meu ganha pão a praticamente 10 anos. Se só este motivo não me bastasse, ainda tem o prazer (que pode ser até bobo, mas é um prazer) de olhar para os “técnicos” de windows com uma mistura de discreto desprezo, piedade e uma pontinha de ironia ehehe

    O.O.

    @Kevin-Moc, acho que é até possível estudar sistemas operacionais baseado no Windows. Se não me engano algumas instituições podem ter acesso à parte do código do kernel do Windows. Mas aí tem que fazer juramento e pacto de sangue :-).

    Este ano na faculdade tenho a disciplina de sistemas operacionais e o professor – que não é linuxista – já disse de cara que vamos estudar o linux. Isso numa turma onde a maioria usa Windows e boa parte realmente odeia o Linux (já ouvi de tudo, acreditem :-)).

    Não sei em que estadp está o Minix, mas dizem que, para estudos, ele é muito bom (principalmente o Tanenbaum rsrs).

    Juliano (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 5:35 pm

    Oi pessoal.
    Eu que criei o post no blog da IBM (trabalho lá), vou compilar questões e idéias apresentadas aqui e colar lá.
    Valeu pela ajuda, estarei acompanhando este tópico.

    tenchi eu-ri huhhahahahahhaha

    Mas o Mac OS não eh tudo isso não >
    1- Não da para mudar o tema dele (huhhahhahaah serio)
    2- Não roda live-cd pois seu setup eh diferente
    3- Para colocar um segundo sistema em dual boot foi um parto, tem que usar uma ferramenta bugada do proprio OS.

    Cadu (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 8:16 pm

    1. Porque sou apaixonado por Sistemas Operacionais (para aqueles que não entendem o que isso significa, estou me referindo ao kernel mesmo), e o Linux é um dos tecnicamente bons que valem a pena conhecer, e ainda é Open Source;

    2. Porque é rentável;

    3. Porque uso Linux no meu Desktop, na faculdade e no trabalho.

    Em resumo… estudo Linux porque ele é *tecnicamente bom*. Ao contrário do que alguns falaram sobre liberdade e etc, se eu fosse estudar algo *apenas* por ser livre, estaria estudando a desgraça do GNU Hurd. Claro que a liberdade do Linux é um ponto relevante nas minhas decisões também, mas não aceito qualquer porcaria só porque é livre.

    9r33n (usuário não registrado) em 24/03/2009 às 9:53 pm

    Por causa disso …

    COMMUNISM!!!

    nacionalista (usuário não registrado) em 25/03/2009 às 1:04 am

    “3-Porque os SO da MS, embora (de novo) maioria, são péssimos como modelo de segurança e arquitetura. Só os mais recentes (XPsp2 em diante, Vista e Seven especialmente) podem ser melhor considerados.”

    win xp recente? Esse SO ja tem quase 10 anos…
    querer compara arquitetura de segurança do win 98 ja eh sacanagem…
    ai a gente compara a usabilidade do red hat 4 sei la.

    Mario Filho (usuário não registrado) em 25/03/2009 às 10:52 am

    Por que na minha opinião todos tem a ganhar:

    ganho eu com minha mão de obra, aumentando meu conhecimento entendento para que servem realmente as coisas e não ficar só no clica aqui e avança sem saber o que se passa por traz das cortinas,

    ganham as empresas por não ficarem presas a uma só tecnologia e centrada na dependência de inovação daquela tecnologia, tendo que investir muito dinheiro nisso.

    Se as todos (empresas e usuários) fizessem suas contribuições, sejam elas usando e até mesmo financeiras, por que ninguém é relógio, tudo seria bem melhor, não só na questão de ser Livre, que não visem só a questão financeira, pois não confundam Liberdade com Libertinagem.

    Juliano (usuário não registrado) em 25/03/2009 às 2:12 pm

    Stallman: Você está redondamente enganado. Linux não tem menos de 1% de usuários. Faca uma breve pesquisa na internet e vera os numeros. Estamos falando de coisa grande aqui, e nao de desktops.

    Juliano (usuário não registrado) em 25/03/2009 às 2:15 pm

    Linus, sobre sua pergunta: “Se o Windows, e o Mac OS, fossem grátis e tivesse o mesmo modelo de desenvolvimento do Linux. Vocês usariam Linux??”

    Provavelmente o Linux nem existiria se o modelo de desenvolvimento do Windows fosse o mesmo que o do Linux. :-)

Este post é antigo (2009-03-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.