Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Banda Larga pública: Ministério do Planejamento diz que anunciará programa em janeiro

O ministro do Planejamento informou nesta terça-feira que anunciará em janeiro um programa de popularização da banda larga no Brasil, usando todas as fibras ópticas que compõem a rede Eletronet. “A internet é uma dívida que o País tem”, disse, ao participar do programa “Bom Dia Ministro”.

Ele lembrou que o governo ganhou na Justiça o direito de assumir o controle de toda a fibra óptica não utilizada e que estava sob a gestão da massa falida da Eletronet. “Tem uma rede de fibra ótica ao longo das linhas de transmissão em todo o Brasil, cerca de 17 mil quilômetros, e vamos começar o trabalho no primeiro semestre para colocar esta rede para funcionar”, disse.

Segundo o ministro, a ideia é oferecer banda larga a instalações públicas como escolas e hospitais, mas o governo poderá permitir que provedores de internet usem a rede, pagando pela exploração, para oferecerem banda larga em pequenas cidades. “Hoje a banda larga não é larga, é meio larga, é banda estreita, é caríssima e não é oferecida em todo território nacional. Seria importante que as empresas atentassem que há um grande mercado potencial de consumidores em todo Brasil que pode ser atendido. Elas podem explorar isso com muito mais ousadia do que fazem hoje”, argumentou.

O ministro contou que quando viaja para localidades como Salvador ou Barra da Tijuca, no Rio, o modem da sua banda larga fica em 10% da velocidade prometida pela empresa. O ministro disse ainda que fora dos grandes centros, a internet ainda é acessada por linha discada, sendo obrigada a compartilhar o espaço de voz.

“Nós não queremos ocupar o espaço das empresas. Nós queremos que a banda larga seja oferecida para todo País. O que não pode é as empresas não oferecerem o serviço e acharem que o governo também não pode”, afirmou. (…) (via ultimosegundo.ig.com.br)

Saiba mais (ultimosegundo.ig.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-12-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    self_liar (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 1:41 pm

    Interessante

    Estão tentando fazer o que a privatização de FHC não fez.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 1:49 pm

    Isso significa pra mim aumento de concorrência, e aumento de concorrência pra mim é sempre interessante, os serviços sempre melhoram sua qualidade.

    Marcos (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 2:04 pm

    Só esperamos que não venhão com 128kbps dizendo que é banda-larga como a Anatel faz… Pelo menos o Ministério do Planejamento concorda que pra ser banda-larga tem que ser no mínimo 2Mbps.
    O melhor é que quem usar a rede terá que oferecer o serviço a preço popular, pois o PNBL não visa só aumentar a infraestrutura e a capilaridade das redes, mas sim que todos os brasileiros possam ter acesso. Como disse o Lula, “Banda-Larga não é luxo, é necessidade.”

    Ioca100 (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 2:26 pm

    self_liar (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 1:41 pm

    Interessante

    Estão tentando fazer o que a privatização de FHC não fez.

    Isso se resolvia baixando os impostos para o setor, simples, não precisa a criação dos monstrengos das estatais,

    Weber Jr (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 2:58 pm

    “Isso se resolvia baixando os impostos para o setor, simples, não precisa a criação dos monstrengos das estatais,”

    Não é bem assim. Os monstrengos privados não se interessam por lugares diferentes de grandes centros: Muito consumidor em alta concentração.

    Se resolvia mesmo é permitindo uma concorrência maior.

    smalltalk_liar (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 3:00 pm

    Só esperamos que não venhão com 128kbps dizendo que é banda-larga como a Anatel faz… Pelo menos o Ministério do Planejamento concorda que pra ser banda-larga tem que ser no mínimo 2Mbps.

    128kbps já é o bastante para regiões (maior parte) do país que tem conexão com 15% da capacidade de uma linha discada (sim, 1.05kB/s, com conexões TCP dropando a cada 5min!) a um custo que gira em torno dos R$150 mensais. Mas se for 2Mbps, melhor ainda!

    Como disse o Lula, “Banda-Larga não é luxo, é necessidade.”

    Com razão. Falta de acesso à Internet neste século é equivalente ao analfabetismo no século passado. Hoje nem todos dão muita importância, mas daqui a um século vamos ver como sua ausência foi determinante para nosso fracasso, ou sua presença foi determinante para nosso sucesso.

    Segundo o ministro, a ideia é oferecer banda larga a instalações públicas como escolas e hospitais, mas o governo poderá permitir que provedores de internet usem a rede, pagando pela exploração, para oferecerem banda larga em pequenas cidades.

    Ótima ideia. É muito difícil para o governo chegar até o consumidor. Atuar fornecendo infraestrutura de base é bem mais simples. Comparando com a Petrobras, chegar até o consumidor final seria equivalente a querer que a Petrobras abrisse ela mesma todos os postos BR que existem por aí. Mas não é assim que funciona: http://tinyurl.com/y8gjcpp

    Já existe muita iniciativa de pequenos provedores que tem desejo de levar Internet a suas cidades, mas não possuem infraestrutura, não tem de onde tirar o link, e acabam pegando links muito ruins a preços exorbitantes.

    Como o interesse vai ser da própria população da cidade em tocar sua Internet, aí as coisas funcionam sem corpo mole.

    Dou todo apoio a essa ideia do ministro.

    “Nós não queremos ocupar o espaço das empresas. Nós queremos que a banda larga seja oferecida para todo País. O que não pode é as empresas não oferecerem o serviço e acharem que o governo também não pode”, afirmou.

    Essa frase simplesmente matou a pau. Nem tem o que dizer.

    carlos (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 3:02 pm

    Só espero que saia do papel antes de 2012!!! e tbm que seja uma coisa concreta e não essa palhaçada da banda larga popular que oferece 128kbps a R$30 e ainda falam que é barato isso… isso é um roubo, essa velocidade deveria ser de graça, por R$30 deveriam oferecer no minimo 2Mbps …

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 3:16 pm

    o ministro reclama da banda estreita e de operadoras oferecendo 10% da velocidade anunciada… regulação que é bom, nada né? ao invés de descer o porrete da regulação para obrigar as operadoras a cumprir o que falam, vai criar um trambolho estatal que com certeza será um dinossauro em 5 anos.

    Smaug (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 3:25 pm

    Bela providência, ministro!
    E deixe a oposição-sem-discurso chiar sozinha…

    Weber Jr (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 3:41 pm

    Curioso que quem está cuidando disso é o ministro do planejamento, não das comunicações.

    O Hélio Costa já deve ter ligado para Globo ou Telefonica para se aconselhar sobre as providências a serem tomadas. :)

    Hever Costa Rocha (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 3:52 pm

    @self_liar

    “Isso se resolvia baixando os impostos para o setor, simples, não precisa a criação dos monstrengos das estatais”

    No Brasil, não acredito que somente isto baste. Nem sempre a redução dos impostos coincide com a redução do preço final.

    Impostos: se taxarmos a especulação, os preços baixam
    http://www.tijolaco.com/?p=7563

    Abraços

    cafecraft (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 3:57 pm

    Baixar juros não resolve!

    vejam o IPI as montadoras não fizeram o repasse total, transformaram em lucro para eles!…

    devnull (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 4:03 pm

    @br-linux
    “Moderação administrativa”, a China é aqui

    welington (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 4:12 pm

    eles esquecem que depois de todo este tempo – provavelmente sem manutenção – deve haver uns bons quilometros de fibra partida, roubada etc.

    devnull, os termos de uso do meu site são bem claros. O funcionamento da moderação também.

    Por favor não utilize o site se acreditar que isso de alguma forma viola a sua liberdade de expressão, ou tem a mesma natureza da censura praticada pelo Estado sob falsos pretextos.

    Se for este o caso, sugiro que você poste suas opiniões em seu próprio site, ou em algum site cujos termos de uso não tenham a mesma natureza.

    devnull (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 5:11 pm

    @all
    Ué mas trollar não é bom para o site, não dá mais audiencia ?

    self_liar (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 5:40 pm

    O interessante é que o unico comentário que fiz foi somente o primeiro .Os outros comentários não foram de minha autoria.

    ale (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 6:48 pm

    @devnull
    inocente , juvenil , aqui não é o meiobit xD

    smalltalk_liar (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 7:41 pm

    @self_liar, Parece que o pessoal leu errado ou não está muito acostumado ao site.

    20comer (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 7:42 pm

    Mais um cabideiro estatal, além do recém aumento da funai, para compra de votos na camara e senado já que o mensalão não deu certo …

    self_liar (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 7:45 pm

    Mas porque está usando um nome parecido com o meu ?

    Espero que não seja outro troll

    Grato

    smalltalk_liar (usuário não registrado) em 30/12/2009 às 7:49 pm

    @self_liar, Não sou troll não, até concordo com algumas coisas que você fala (não todas, claro, somos pessoas diferentes), mas isso não vem ao caso.

    Pesquise sobre as linguagens Self e Smalltalk que você vai entender o porquê do nome.

    Wallacy (usuário não registrado) em 31/12/2009 às 12:28 am

    O que não pode é as empresas não oferecerem o serviço e acharem que o governo também não pode.

    Isso ai acaba com todos a choradeira.

    Rodrigo P Matias (usuário não registrado) em 31/12/2009 às 3:44 am

    Acho que tem muita gente que sabe como resolver o problema do pais, só não tem cabeça para pensar, me diz uma coisa se o governo resolvesse de uma hora para outra acabar com todos os impostos qual seria o papel do governo? Estas pessoas estão propondo aqui neste blog um regime anarquista?

    A solução é bem mais simples, na próxima eleição, vote em quem realmente pode mudar a situação de sua comunidade e quem esta interessado, porque 99,99% dos políticos que ali estão ou que ali estiveram estão por conta de corrupção, caixa 2 e etc.

    Olha e eu sou PTista, mas não me envergonho do que estou falando, e agora tomo as palavras do camarada “Luis Inácio”, como o Mão Santa diz, “Nunca na história deste pais tivemos tanta evolução social e econômica e por que não tecnológica”, afinal redução de IPI nunca tinha acontecido.

    Paulo Celso (usuário não registrado) em 31/12/2009 às 4:06 am

    … enquanto isso em Manaus/Am: NET Combo com 1 mbit: R$ 249,00; velox a 600 kbps: R$ 420,00; Claro 3g (dizem que 250 kbits é 3g – isso parece mais edge): R$ 59,90. Só espero que até a copa de 2014 a bendita fibra ótica chegue até nós e que paremos, assim, de sermos explorados!

    Kowalski (usuário não registrado) em 1/01/2010 às 3:36 am

    Espero ansiosamente por esse Plano de Banda Larga.
    Moro em Teresina, PI, e sou obrigado a usar acesso discado, pois a Oi só atende o Centro e os bairros “nobres”, da elite. Não há concorrência em banda larga fixa aqui.
    Já o plano 3G menos caro da Oi custa R$ 59,90, por 300 Kbps e franquia de míseros 2 Gigabytes. Cada Megabyte excedente custa R$ 0,10.
    Essa é a “maravilhosa” internet brasileira…

    bill (usuário não registrado) em 2/01/2010 às 12:01 am

    qualquer coisa por alguns milhares de votos…
    e novamente quem paga é a classe média

    e o pior pro povo ficar fazendo isso:

    youtu.be/IE5mNhYiGWI

    boa lula.

    jose francisco (usuário não registrado) em 2/01/2010 às 10:52 am

    Bom dia,

    E o uso da banda larga pela energia eletrica ? Sera que nao poderia ser lancado esse ano no Brasil , com custo competitivo ?

    Abc

    Francisco

    Wallace (usuário não registrado) em 2/01/2010 às 10:01 pm

    Não tem jeito dentro do governo, os ministérios(dos diversos partidos) não querem briga com os grandes, vão dar a concessão para os pequenos ,depois vem os grandes e os compram, ai da-lhe o monopólio que se tem hoje.
    Queremos BANDA LARGA PUBLICA – LITERALMENTE!!!

    joao (usuário não registrado) em 3/01/2010 às 9:55 am

    Eu já soube de instalações de internet gratuita em escola pública no DF que a área era de um PTista – Lulista, mas quem estava instalando era um FHCista e então o que aconteceu? Impediram o projeto de ir em frente por que quem iria levar a “fama”seria um cara “inimigo”. Enquanto nossos políticos forem partidários aos seus próprios interesses nada vai dar cer to no Brasil, vejam só a stuação das enchentes no Brasil, que tomo conhecimento desde quando tinha 15 anso hoje tenho 45 e aí… o que vcs acham?

    joao (usuário não registrado) em 3/01/2010 às 11:15 am

    Também já soube de casos de par… se apressarem para providenciar um ambulância de primeiros socorros para atender uma pessoa por que não podiam perder a oportunidade de serem responsáveis pelo atendimento, se adiantando ao outro que não deveria conseguir, para servir de lobby para a próxima campanha política, em detrimento ao próprio paciente, usuário, eleitor, ou seja lá o que somos pra esse grupo de políticos que tomou conta do nosso país. Agora eu pergunto: Como denunciar? Todos devem estar acompanhando o caso Caixa de Pandora, as imagens não falam por sí só, o volume de denúnicas não foi capaz de tirar todos os envolvidos do poder, eles ainda assinam pagamentos forjados, o regulamento do DEMocrátas diz que se um membro sai do partido também deve renunciar ao cargo, por que o cargo é do partido. O Arruda saiu do cargo? Não, por que? por que o presidente do DEM tem relações íntimas com o Arruda-Panetone. Sabe lá se ele também não está recebendo propinas por isso não faz nada. O Arruda-Panetone disse que se radicalizassem com ele que ele ia radicalizar também, aí meu amigo todos calaram: presdiente da república, presidente do partido, e outros… Finalizando, como posso acreditar nessa banda larga? Pra mim ela deveria ser gratuita em lugares públicos (sem fio) e pagamento irrisório na eletricidade. Isso é um resgate à sociedade Brasileira, que ainda tem 3g enquanto por aí já é 5g (60MB na real). Tenho pena de nós brasileiros, renegados ao insucesso tecnológico. Desculpem, mas sabem por que eu acabei falando disso? Por que ainda tem gente humilde nesse pais se dizendo PTista, FHCista, Collorista, se iludindo acahdno que a classe política ainda merece algum credito do povo brasileiro.

Este post é antigo (2009-12-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.