Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Aulas do MIT e de Harvard grátis no YouTube

O preço de uma faculdade não cabe no seu orçamento? Então recorra ao YouTube. Parece ilógico procurar por educação de alto nível em meio a vídeos de artistas pop, mas o site do Google está se tornando um dos maiores bancos de conteúdo de universidades do mundo.

O YouTube nos últimos anos vem formando parcerias com diversas instituições de ensino e, recentemente, reuniu esses canais de vídeos educativos sob a marca YouTube EDU (www.youtube.com/edu).

Mais de 100 faculdades já colaboram com o arquivo do YouTube, incluindo Stanford, MIT, Harvard, Yale e a UC Berkeley, primeira a se aliar ao site. Os vídeos mais interessantes são aqueles capturados dentro das salas de aula e de espaços de palestras. Várias universidades publicaram no site gravações de palestras feitas por profissionais importantes de diversas áreas, aulas introdutórias e até mesmo a grade completa do semestre de alguns cursos.

Em um momento em que muitos têm dificuldade para pagar a mensalidade de uma faculdade e a taxa de desemprego atinge altos níveis, aprender gratuitamente pode ser uma ótima forma de passar o tempo.

“Existe um imenso apetite por conhecimento no mundo todo, tanto por assuntos familiares aos repertórios das pessoas quanto por temas sobre os quais elas nunca haviam se informado antes”, comentou Obadiah Greenberg, gerente de parcerias estratégicas do YouTube. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Muito bom, hoje você pode fazer um curso superior de altíssimo nível sem sair de casa, sem gastar um centavo e sem se matricular.

    Gabriel (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 6:51 pm

    Sem sair de casa, sem se matricular, sem reconhecimento algum de conclusão do curso, sem, sem, sem… Interessante ter os vídeos no Youtube, mas pra mim isso ajuda muito mais a quem está fazendo o curso presencial e precisa estudar o conteúdo apresentado em uma aula/palestra antiga do que alguém que caia de para-quedas apenas assistindo os vídeos.

    Mas é bom saber que estão fazendo isto.

    []s

    É uma coisa que toda universidade pública brasileira deveria também fazer. Não custa quase nada filmar uma aula e colocar na internet hoje em dia.

    Se nós pagamos impostos para custear o ensino público, nada mais justo do que pelo menos fornecer o acesso a todas as aulas e material escrito produzidos nelas. Se não há vagas para todo mundo que queira entrar, que pelo menos os autodidatas possam aumentar a sua cultura assistindo as aulas.

    Quando vejo aquelas aulas dos telecursos produzidos pela Globo vejo que com pouca coisa daria para educar o povo. Mas como no horário nobre só passa novela e BBB e o telecurso só passe em horários ingratos, pouca gente assiste.

    Hypolito (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 9:46 pm

    http://video.if.usp.br

    Fábio Prudente (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 11:07 pm

    Além dos vídeos, no YouTube, o MIT disponibiliza o material completo dos cursos, podendo conter apostilas, notas de aulas, exercícios, provas, gravações em áudio, e até mesmo os vídeos, muitos deles com legendas e transcrições. É o programa MIT OpenCourseWare.

    sem@email.org (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 11:36 pm

    Coisas obivias acontecem, obviamente!

    Eh questao de tempo. Em uns 4, 5 ou 6 anos todo curriculo do primeiro e segundo grau vai estar disponivel na Internet na forma de aulas gravadas e distribuidas gratuitamente pelo Youtube, por exemplo.

    O que impede um professor desempregado de gravar suas aulas em video e distribuir na WEB? So precisa de um quadro negro/branco e uma webcam. Todo professor experiente ja tem suas aulas planejadas para o ano todo – antigamente eram naqueles cartoes pautados, hoje eu nao sei.

    E quem ganha eh o estudante!!!!!!!!!

    Assistiu uma aula sobre binomio de Newton, mas nao entedeu nada? Procura na web por uma aula sobre o assunto: com direito a repetir a parte nao compreendida quantas vezes quiser e ate fazer um videoclip com o pedaço mais importante.

    Nao estamos falando de substituir os professores ao vivo! Estamos falando de material de apoio!

    Quando conheci a Internet, uma das primeiras ideias que me ocorreram foi o uso para distribuiçao de material didatico na forma de videos. Na epoca nao havia bandalarga e portanto a coisa era impraticavel.

    Junte as aulas gravadas e distribuidas livremente a isto, por exemplo:

    http://coulon.publi.free.fr/openeuclide/

    E voce vai ter uma ideia da qualidade que o ensino vai ganhar nos proximos anos.

    Vou verificar as aulas do MIT, por curiosidad.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 12/04/2009 às 12:15 pm

    Se nós pagamos impostos para custear o ensino público, nada mais justo do que pelo menos fornecer o acesso a todas as aulas e material escrito produzidos nelas.

    Se isto lhe servir de consolo, os professores do IME-USP costumam fornecer nas suas páginas pessoais material para seus alunos. O professor Paulo Feofiloff por exemplo tem um ótimo conteúdo sobre algoritmos, grafos e outros assuntos de computação:

    http://www.ime.usp.br/~pf/

    O professor Luis Renato fornece suas notas de aula de estatística e probabilidade:

    http://www.ime.usp.br/~lrenato/121.html

    Há os livros de processos estocásticos dos professores Pablo Ferrari e Antonio Galves:

    http://www.ime.usp.br/~pablo/abstracts/libro.html

    http://www.ime.usp.br/~pablo/book/abstract.html

    O prof. Fabio Kon coloca todas suas notas de aula na sua página:

    http://www.ime.usp.br/~kon/

    Sem falar no seu livro de introdução a computação em Java disponível gratuitamente na página do CCSL:

    http://ccsl.ime.usp.br/files/books/intro-java-cc.pdf

    Na página do prof. Julio Stern tem muito material:

    http://www.ime.usp.br/~jstern/

    Bom, eu podia ficar aqui o dia todo colocando mais links…

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 1:18 pm

    uma coisa que acho HORRIVEL: na UFRN, aqui em natal, existe um projeto “revolucionario” de integração online via web, o sigaa, feito em (arg) java, com ajax e tals. só tem um problema: TODO material que os professores colocam pros alunos, só está disponível pros alunos *daquela turma*. apostilas, exercicios, tudo, tudo..

    antigamente, os professores colocavam os materiais em coisas do tipo : http://www.dca.ufrn.br/~adelardo/index.php?corpo=academica.php e com isso eles eram indexados pelo google. hoje em dia, quase nenhum faz mais isso, deixam no sigaa e pronto!

    endereço da coisa: http://www.sigaa.ufrn.br

    e o pior é ver eles reinventando a roda sempre que fazem qualquer coisinha lá (por exemplo: colocaram um forum para alunos, mas reescrito do zero, sem bbcode ou nada do tipo) :(

    Márcio Lima (usuário não registrado) em 13/04/2009 às 10:33 pm

    Li uma pergunta que ficou na cabeça: o que não existe no Youtube?

    Acho que é por isso que a caixa de busca do Youtube hoje tem uma demanda maior que a do Yahoo…

Este post é antigo (2009-04-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.