Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Asus descarta Android para linha Eee PC

Pioneira no setor de netbooks, a Asus Computer descartou a possibilidade de usar o sistema Android do Google, se mantendo com o Windows, da Microsoft, para sua popular linha Eee PC.

“O Windows é o que a maioria dos consumidores está acostumada a usar”, afirmou Jerry Shen, CEO da empresa, durante evento para investidores nesta quinta-feira (29/04) em Taipé.

O primeiro trimestre do próximo ano dará “mais de uma oportunidade” para softwares rivais, assim como chips alternativos, afirmou ele.

A companhia também planeja manter o uso de chips de PCs, baseados na arquitetura x86, com o executivo afirmando que são mais atraentes para netbooks, principalmente, pela riqueza de softwares específicos.

Processadores criados para telefones, como a linha ARM, tem vantagens diferentes. Os chips Snapdragon, da Qualcomm, são muito baratos, afirmou ele.

Netbooks criados usando o chipset Snapdragon e sistemas móveis podem ser melhores para internet, multimídia e aplicações 3G, descreveu. O Android roda em processadores como os ARM. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    israroot (usuário não registrado) em 4/05/2009 às 4:04 pm

    Num tem probrema. Nóis intala um Linux in sima.

    Anderson Silva (usuário não registrado) em 4/05/2009 às 4:06 pm

    Por essas e outras que nao compro mais produto ASUS…

    Fmiranda (usuário não registrado) em 4/05/2009 às 4:23 pm

    “Por essas e outras que nao compro mais produto ASUS…”

    Nem as placas-mãe com linux??

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 4/05/2009 às 4:46 pm

    E assim o monopólio é alimentado. É por causa de pessoas assim que a tecnologia não anda a passos mais largos. É injusto depender de apenas UM fornecedor de alguma tecnologia e ficar à mercê deles. Por mais que existam outros sistemas excelentes para desktop, eles acabam sendo sufocados por causa da acomodação de pessoas assim.

    @Fmiranda:

    Como é? Onde eu posso ter mais informações sobre isso?

    Cardoso (usuário não registrado) em 4/05/2009 às 5:48 pm

    Então eles deveriam produzir netbooks com Linux, coisa que os números demonstram que ninguém quer comprar? Desde quando a ASUS virou uma ONG?

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 4/05/2009 às 6:13 pm

    @Cardoso:

    Não exatamente. Mas é injusto cobrar por um software que, nem todos vão usar.

    Defendo o seguinte: Todas as fabricantes deviam manter a opção de equipamento SEM sistema, afinal, não são só os leigos que compram computador.

    Uma ou outra empresa tem, mas TODAS deviam fazer isso, dar a opção de o usuário comprar o sistema que desejar e então usar. O que se vê é uma VENDA CASADA.

    Em outras palavras, nem com Windows nem com aquelas distribuições porcas. Totalmente sem sistema, mas mantendo uma linha para quem quiser com algum sistema.

    Aliás, parece que você é usuário Windows ou odeia o Linux. Faço-te algumas perguntas: É agradável ter que DEPENDER “deles” para usufruir de alguma coisa e esperar a próxima versão (depois de X anos e ainda por cima ter que comprar essa versão) até que algum recurso seja adicionado? Você já leu bem o contrato de licença do Windows? Acha aqueles termos “saudáveis” para o mundo ATUAL de tecnologia?

    alukard (usuário não registrado) em 4/05/2009 às 8:03 pm

    A DELL costumava vender uma linha que vinha sem sistema, ou melhor, vinha com o FreeDOS 1.0. Mas ela se eximia de dar qualquer assistência de hardware.

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 4/05/2009 às 9:46 pm

    @alukard:

    É… Eu tomei conhecimento deste caso da Dell, só não sabia desta última parte.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 4/05/2009 às 9:51 pm

    Que eu saiba, a Asus não descontinuou sua linha de netbooks com o Linux Xandros, ela apenas descartou o Android.

    E pode até ser que a maioria adquira PCs com Windows, mas há a opção de se adquirir o EeePC com Linux (e se não gostar da distribuição, ela poderia ser trocada pelo usuário sem problemas). Se algum fabricante de netbooks deve ser criticado por oferecer apenas o Windows como sistema operacional, esse fabricante não é a Asus. Aliás, fabricante que só oferece netbook com Windows é o que não falta.

    E, a meu ver, seria bom que os fabricantes vendam os netbooks e outros computadores sem sistema operacional, entretanto, creio que essa deve ser apenas mais uma opção, e não a opção padrão de compra, uma vez que comprar computador sem sistema não seria o mais adequado para quem é leigo na informática.

    Sergio A. (usuário não registrado) em 4/05/2009 às 10:25 pm

    @MidnightHunter

    Porque você não procura conhecer um pouco mais da verdadeira história do ‘Monopólio’, de quando a IBM foi parceira da MS e deu preferência para o MS-DOS vir pré-instalado em seu IBM-PC. Muitos não se dão conta do quanto a IBM foi culpada pelo ‘Monopólio’.
    Sem falar nos próprios concorrentes da MS, que mesmo tendo produtos superiores (Apple II, CP/M e futuramente o OS/2) não tiveram a mesma visão de negócios que Bill Gates teve.

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 4/05/2009 às 11:17 pm

    @Sergio A.:

    Sei perfeitamente disto. Tudo isso não é novidade pra mim.

    A questão é: o monopólio existe sim e não é bom que exista.

    Conheço perfeitamente a história toda. Minha crítica é: Só porque existe o monopólio (ou tentativa de monopólio) nós não temos que achar isso natural e continuar alimentando.

    E só porque ele teve essa “visão de negócios” você acha justo ficar “escravo” da empresa dele e seus contratos?

    Se você gosta disso, boa sorte. Não é preciso ser um gênio pra perceber as verdadeiras intenções da MS.

    lee (usuário não registrado) em 5/05/2009 às 3:34 am

    Defendo o seguinte: Todas as fabricantes deviam manter a opção de equipamento SEM sistema, afinal, não são só os leigos que compram computador.

    Pode crer que qualquer empresa faz isso, oferece o máximo de opções possíveis, até para que atinja mais mercados, DESDE QUE seja lucrativo e condiza com as estratégias da empresa.

    Agora, ela não é obrigada a oferecer algo que dê prejuízo pra ela ou que simplesmente ela não tem interesse em oferecer pelo bem da humanidade ou pela satisfação de meio gato pingado. E ninguém é obrigado também a comprar um Eee se ele vier com um sistema ou chip de um fabricante que você acha feio, bobo e malvado (como é maravilhosa essa tal de liberdade, né?), embora eu ache que isso seja burrice, já que você não perde nada do que se espera de um netbook só porque ele roda Windows num processador da Intel (muito pelo contrário).

    Aliás, eu nem sei porque essa revolta toda, já que o Eee pode vir tanto com o Xandros quanto com Windows XP, e a notícia apenas diz que foi descartada a inclusão do Android entre as opções (o que é uma pena).

    Mas se viesse só com uma opção, também não teria problema nenhum. Infelizmente, era o que o mercado permitiria a Asus fazer. E, infelizmente, não deu pra Asus mudar a arquitetura do equipamento só pra incluir o Android, primeiro porque certamente não seria rentável, depois porque a arquitetura atual, mais especificamente os chips x86 da Intel, é o que a Asus considera ideal pro tipo de experiência que ela quer oferecer a seus clientes.

    Aliás, logo no começo o Eee só vinha com o Xandros, e continua vindo só com o Firefox pra navegador, OpenOffice pra escritório, e ninguém reclama de monopólio. Que coisa, não?

    lee (usuário não registrado) em 5/05/2009 às 3:43 am

    Uma ou outra empresa tem, mas TODAS deviam fazer isso, dar a opção de o usuário comprar o sistema que desejar e então usar. O que se vê é uma VENDA CASADA.

    VENDA CASADA? :S

    Quer dizer então que porque SÓ vem com chip da Intel há também uma venda casada de chip? Por que tudo que é plástico aí vem da fábrica X é venda casada de plástico da fábrica X? Por que todos os parafusos são do fabricante Y é venda casada de parafusos da fábrica Y?

    Menos, né..

    Ela oferece o que acha que vai dar mais lucro. Antes, apenas o Xandros. Agora, também Windows XP. Com Firefox, Openoffice, Skype e todo o resto, e plásticos da fábrica X e parafusos da fabricante Y.

    O produto É esse. O SO, softwares e material fazem parte do pacote da máquina e da experiência que a Asus está oferecendo.

    Aí, você compra ou não.

    Cardoso (usuário não registrado) em 5/05/2009 às 8:46 am

    @MidnightHunter

    FYI eu não uso Windows faz tempo, meu PC quebrou e estou sem tempo de consertar. Eu uso UNIX, mais precisamente OSX, já ouviu falar?

    Qual a sensação de depender “deles” para esperar novos recursos?

    A mesma sensação de depender do pessoal da Mozilla para novos recursos do Firefox, do pessoal do Apache, para correção de bugs, do pessoal do PHP, para resolução de problemas de performance.

    Entenda: Nem todo mundo é programador, dizer que qualquer um pode modificar o kernel do Linux e por isso é mais livre é patético. MUITO pouca gente tem expertise pra isso, quem tem evita ao máximo, 99% dos usuários quer pegar o computador e USAR, para outras coisas além de ficar xaxunando código.

    No mercado de netbooks então temos um perfil de profissionais móveis que a última coisa que precisam é de um computador em branco.

    De resto, a licença do XP para netbooks custa US$15,00. Fazer esse mimimi todo por causa de 30 dinheiros só mostra que você é pobre.

    @lee, pelo que sei venda casada é quando só se pode comprar um produto (ou serviço) se também adquirir outro produto (ou serviço). Na nota fiscal diz o que se está comprando. Nunca vi uma que falasse dos parafusos, mas já vi as que têm SO discriminado. Pela lei brasileira o vendedor não pode lhe obrigar a pagar o SO se não se quer. A EULA da MS também garante isso (e azar o dela se não garantisse).

    Existem casos que o fabricante/vendedor oferece uma configuração de computador, mas esta não é oferecida com Linux ou sem SO. Assim alguém poderia comprar e exigir o dinheiro do SO de volta. Pode até ser um bom negócio para o comprador e péssimo para o vendedor, visto que aumentaria seus custos com a estrutura montada para receber e tratar essas devoluções. Se muita gente resolvesse fazer isso, aposto que os vendedores sempre teriam a opção de sem SO disponível.

    Cardoso,

    Você é muito desagradável quando apela usando sarcasmos e brincadeiras ofensivas ! Quem costuma pagar tudo sem chiar é justamente pobre e por isso ele é pobre. Vai ver se rico paga alguma coisa a mais sem precisar ou querer.

    Compilar kernel ?! Você não deve usar linux há mais de 10 anos ! E você pode USAR linux até sem precisar instalar e mesmo no seu PC antigo ou no seu Mac.

    A verdade é que as principais razões responsáveis pela “boa vontade” dos fabricantes de hardware em compactuar com a venda casada do windows são:

    - aquele monte de crapwares (softwares inúteis ou muito ruins, versões de avaliação de softwares comerciais, antivírus comerciais com tempo de validade de 1 ano, etc) PAGAM aos fabricantes de hardware para serem colocados nos computadores. Como quase todos rodam exclusivamente no windows, usar linux ou mesmo vender o computador sem sistema representa uma diminuição de receita para o fabricante de computadores. É um círculo vicioso difícil de quebrar, ainda mais no caso de notebooks e netbooks, que não são possíveis de serem montados com peças avulsas compradas no mercado por pessoas físicas.

    - a Microsoft impõe uma pressão para isso ao praticar uma política de preços diferenciada para seus softwares OEM. Não há uma tabela pública de valores nem uma regra clara de descontos em função do volume de licenças vendidas (é tudo feito por contratos secretos entre as empresas). Assim, quem é amiguinho da empresa e coloca “A XXXX recomenda o Windows Vista” e coisas do gênero no site e produtos recebe descontos maiores.

    - no caso dos netbooks a Microsoft está praticando DUMPING ao vender licenças OEM de windows xp a preços muito abaixo do normal e mesmo tendo prejuízos nisso só para manter o mercado longe da tentação de se vender máquinas com outros sistemas operacionais. Mas podem apostar que tudo vai voltar ao “normal” daqui a pouco com o Windows 7 entrando e o XP saindo do menu de opções para micros baratos. E para a pobretada eles vão fazer o favor de vender o Windows 7 Starter Edition.

    Infelizmente abusos de mercado só podem ser combatidos por leis e ações antitruste, vide o caso da Comunidade Européia contra a Microsoft e a Intel. Como não há agências reguladoras para informática e as que existem aqui parecem estar mais do lado das empresas do que dos consumidores, vamos continuar com esse abuso por muito tempo.

    luiz (usuário não registrado) em 5/05/2009 às 10:20 am

    @Cardoso
    De resto, a licença do XP para netbooks custa US$15,00. Fazer esse mimimi todo por causa de 30 dinheiros só mostra que você é pobre.

    Então que dizer qe agra o problema eh com os pobres. rsrssrrs.

    Mais então…
    Na minha opinião o linux eh o sistema que melhor poderia se beneficiar desses netbooks, pra mim ta pra nascer SO melhor para ficar na internet (orkut, msn) que o linux.

    Silvestre (usuário não registrado) em 5/05/2009 às 11:33 am

    A Asus está corretíssima em manter o Windows para sua linha popular de netbooks.
    Várias empresas e governos erraram feio em tentar vender Linux para classe popular.É o mesmo caso se a Apple se tornasse uma ONG e começar distribuir o Macosx em computadores populares.Todo mundo formataria e instalaria o Windows piratão como acontece hoje com o Linux.
    O usuário leigo não sabe diferenciar nada, não reconhece qualidade em um sistema, ele só quer usar o que já sabe usar, e está corretíssimo.

    Se as empresas quiserem focar a venda de produtos com Linux para uma base futura de até 10% de usuários que corresponde a alguns milhares de clientes potenciais, vai ser feliz.
    Mas tem que ser vendido com sofisticação, pois é um produto diferenciado para usuários experientes, com bom nível intelectual e são pessoas exigentes, conhecem bem seus equipamentos e sabem o que esperar de um Sistema Operacional.

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 5/05/2009 às 1:16 pm

    Pessoal, pela última vez: Vocês não percebem que a MS está fazendo de tudo para dominar o mundo da informática? Vocês acham tudo isso muito natural. Por mais que eles entreguem um produto por um preço baixo ou tentem convencer que são bonzinhos, na verdade, eles querem que todos usem seus produtos e assim, não haverá razão para usar outro sistema ou outros programas, já que o foco está com eles.

    Há alguns anos, eu morei em uma cidade em que havia apenas uma empresa de viação. Como só existiam eles, toda semana o preço da passagem mudava (sempre para mais). Eles habilitavam e desabilitavam linhas quando bem queriam, mudavam os horários e muito mais. Daí você pode pensar: Mas a empresa é deles, eles fazem o que bem entenderem. Veja por outro lado: Se vão oferecer um serviço à população, que seja, pelo menos, com um pouco de decência, por que, TEM GENTE QUE PRECISA DISTO. E a prefeitura se via pequena diante do porte da empresa, acabava não fazendo nada ou talvez até (não tenho certeza) se vendendo para os caras.

    Resultado: quando uma empresa consegue envolver todo o mercado, eles acabam ditando as regras do jogo. Daí você pode pensar: mas existem leis anti-truste. Só que eu digo: o dinheiro corrompe as pessoas, inclusive aquelas que trabalham com as leis.

    Isso é muito sério. Pensem no caso da empresa de viação que citei acima. Quem nunca viu algo assim acontecendo?

    E Cardoso, Vê se cresce, menino. Você pode estar enganando a si mesmo por achar que sabe muito, quando esse “excesso de conhecimento” pode te destruir. Seja mais humilde.

    Sergio A. (usuário não registrado) em 5/05/2009 às 6:30 pm

    “Vocês não percebem que a MS está fazendo de tudo para dominar o mundo da informática?”

    Ela domina mesmo, todo mundo sabe disso, só que isso não afeta em nada a minha vida, assim como um monopólio da Red Hat ou da Apple também não afetaria.
    Acredite nenhum de nós seria mais rico ou mais pobre por causa disso.

    Edson Sanchez (usuário não registrado) em 6/05/2009 às 3:17 am

    O Sergio A., disse tudo, é nossa vida, nossas escolhas, nossos destinos, nenhuma empresa ou governo pode nos amarrar em monopólio algum. Concordo totalmente com o Manoel Pinho e Midniht, somos achacados pelo monopólio da MS. E infelizmente pelas empresas que se vendem a estratégia de negócios a la “RECOMENDAMOS O USO DO WINDOWS VISTA” (este singelo elefante branco, aguardem o elefante branco gelo, ops, Windows Seven).Gosto muito de linux, já experimentei vários e continuo testando, muitos são ótimos, alguns complicados e/ou grandões(Ubuntu, Suse, Fedora, mas tem lá suas rezões). Prefiro os compactos e práticos (Slitaz, Puppy, estes sim para netbooks!). E realmente a maior parte dos seres humanos, não sabem experimentar coisas boas ou pensar e escolher o melhor, apenas o que for mais fácil e menos “cansativo”, isto sempre me deprime.

Este post é antigo (2009-05-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.