Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo traduzido: Uma nova fundação de código aberto

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Tradução do artigo publicado originalmente no LWN.net, e traduzido por Roberto Bech, sobre a nova fundação de código aberto bancada pela Microsoft:

“Em circunstâncias normais, uma fundação que vise à promoção de uma maior participação das empresas de software comercial nos projetos de software livre seria vista como algo positivo. Começar essa fundação com um caixa de um milhão de dólares também parece ser um bom indicativo de sucesso, ao menos a curto prazo. Mas se essa fundação for patrocinada (e bancada) pela Microsoft, imagina-se que ela seja recebida com uma boa dose de ceticismo. E foi exatamente o que aconteceu após o recente anúncio da formação da Fundação CodePlex. Por Jake Edge”

Leia o artigo: http://www.guiadohardware.net/artigos/fundacao-codeplex/” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Suhanko (usuário não registrado) em 29/09/2009 às 10:15 am

    Um milhão não é nada.

    Chato (usuário não registrado) em 29/09/2009 às 3:48 pm

    Um milhão não é nada.

    Mauro (usuário não registrado) em 29/09/2009 às 3:59 pm

    A MS provou, prova, e com esta iniciativa provará novamente que, para ela, ‘ética’ é uma fraqueza desejável e normalmente encontrada em seus clientes e concorrentes, mas NUNCA nela mesma.

    Para quem ainda não acredita que o Mono foi bancado ‘indiretamente’ pela MS (via Novell, e não _pela_ Novell,) para injetar suas patentes dentro do GNU/Linux, e que o Icasa DE FATO é um traidor da comunidade GNU, uma vez que passou a trabalhar contra a mesma sem antes declararar formalmente sua saída; muito pelo contrário, ainda faz pose de membro. Leia as matérias dos links seguintes e _tente_ contestar. Só com lógica, sem achismos nem emoções, é impossível.

    http://www.infoq.com/news/2009/09/Intel-Port-Silverlight-to-Moblin

    http://team.silverlight.net/announcements/intel-and-microsoft-announce-collaboration-to-provide-great-experiences-for-atom/

    ‘Ceticismo’, diz a matéria ? ‘Repulsa’ é mais sincero, e diante das circunstâncias, NÃO é políticamente incorreto. É até mais suave do que deveria.

    Li (usuário não registrado) em 29/09/2009 às 11:54 pm

    Tem sujeira dessa MS pra tudo conteh lado na net rsrs …

    tava so checando uns links aqui, acabei achando outros rivais …

    http://www.opera.com/press/releases/2003/02/14/

    Mauro (usuário não registrado) em 30/09/2009 às 8:51 am

    Ao que tudo indica, a MS está numa fase de ataque total ao GPL. Tem de tudo, inclusive aliciar desenvolvedores:

    http://www.phpclasses.org/blog/post/102-Microsoft-promotes-
    the-careers-of-PHP-professionals.html

    O que a MS está esquecendo é que ‘o que não mata, engorda’. Está criando um ambiente mais duro, mais hostil. Darwin explica porque o que vamos ‘perder’ são os piores, fortalecendo ainda mais o núcleo.

    As técnicas da MS sempre funcionaram contra empresas, mas desta vez está lidando com uma comunidade baseada exatamente nos conceitos que ela SEMPRE evitou: ética e liberdade, e que considera dinheiro, mas não o idolatra.

    Para a MS, isso é algo como atacar um inimigo que você não conhece nem entende. E que nunca vai entender. Porque a ÚNICA forma de entender é adotar a mesma postura, e isso é contra os ‘princípios’ da MS ;)

    Harry (usuário não registrado) em 30/09/2009 às 10:57 am

    O sítio proibe o uso de GPLv3. E nas discussões presentes no sítio, o que mais vi foram reclamações contra pessoas que usam GPL e pedidos para que mudem para licenças “menos restritivas”.

    Estou procurando um lugar para colocar meus códigos, mas certamente não será este.

Este post é antigo (2009-09-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.